Ontem, na primeira parte do artigo com dicas de mobilidade urbana para a Rio 2016, mostramos um resumo dos bloqueios de trânsito e alterações viárias na cidade durante o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, bem como dos horários de funcionamento dos meios de transporte durante as competições.

Hoje, na segunda parte, o objetivo é mostrar algumas opções de roteiros saindo de diversos pontos da cidade até os principais Parques Olímpicos determinados como sede das instalações, bem como a previsão de tempo entre as mesmas. Opto sempre por todo o trajeto em transporte coletivo, a não ser que isso seja impossível.

Também tomo como dado que o Metrô Linha 4 estará inaugurado e funcionando durante o período das competições, bem como a Transolímpica e o rabicho da Transoeste entre o Jardim Oceânico e o Parque Olímpico. A estação do BRT Madureira considerada é a Madureira/Manacéia.

Para quem vem de Niterói, a caminhada entre as barcas e a estação Carioca do metrô é de 800 metros, porém as barcas são um tanto isoladas dos outros modais de massa e a caminhada ainda é o melhor meio de se chegar ao metrô. A solução desse problema será a linha 2 do VLT, mas que com previsão de conclusão apenas em dezembro, é certo que não ficará pronta a tempo dos Jogos Olímpicos.

20160612_0910111 – Parque Olímpico de Jacarepaguá/Riocentro

Em termos de mobilidade, estas duas subsedes podem ser tratadas como uma somente, pois a distância entre elas é de aproximadamente dois quilômetros – ou uma estação do BRT. O Parque Olímpico irá se utilizar das estações Rio II e Centro Olímpico, enquanto o Riocentro terá como opções as estações Riocentro, Olof Palme e Morro do Outeiro.

A princípio os estacionamentos dos shoppings Via Parque e Barra Shopping podem ser uma opção de estacionamento, mas, como alertado ontem, os bloqueios de trânsito tendem a deixar o tráfego insuportável nesta região.

  • Do Centro/Zona Sul: Metrô Linha 1, transbordo na estação General Osório, Metrô Linha 4, transbordo na estação Jardim Oceânico, BRT serviço especial Centro Olímpico, destino final nesta estação. Lembrete: todos os transbordos e desembarques neste caso são em estações terminais – finais de linha.
  • Zona Norte (Subúrbios da Central): trem, estação Madureira, transbordo, BRT serviço especial Centro Olímpico, descida nesta estação;
  • Zona Norte (Tijuca, Grajaú, Andaraí); o mesmo que o recomendado para o Centro e Zona Sul;
  • Zona Norte (Subúrbios da Leopoldina): aqui há duas opções. A primeira é pegar o BRT parador e descer na estação Rio II, sem transbordo – mas esta é uma alternativa mais longa. A segunda é pegar o BRT parador, descer em Vicente de Carvalho e pegar o serviço olímpico especial expresso até as estações Centro Olímpico ou Riocentro.
  • Ilha do Governador/Aeroporto do Galeão: aqui nem tem o que se pensar. Venha de carro, táxi ou ônibus até o Galeão ou à estação do Fundão, pegue o BRT direto até Vicente de Carvalho, desça e na mesma estação pegue o serviço olímpico expresso até a estação Centro Olímpico ou Riocentro, dependendo do ingresso. Na volta, a única diferença é que talvez seja melhor descer do serviço especial em Madureira (não em Vicente de Carvalho) e de lá pegar o expresso até o Galeão.
  • Zona Oeste: aqui também há duas opções. Nas localidades atendidas pelo BRT Transoeste, a alternativa é descer na Alvorada e pegar o BRT Semi-Expresso sentido Galeão. Descer na Estação Rio 2. Para as localidades atendidas pelo trem, a alternativa é descer em Magalhães Bastos e pegar o BRT Transolímpico direto até a estação Morro do Outeiro.
  • Baixada Fluminense: aqui há três opções. Para quem vem de São João de Meriti, a alternativa é pegar a Linha 2 do Metrô na Pavuna (lembrando que esta linha irá fechar à meia noite), descer em Vicente de Carvalho e utilizar o serviço especial do BRT até o Terminal Centro Olímpico ou a estação Riocentro. Para as localidades atendidas pelo trem, descer em Madureira e utilizar o mesmo serviço especial do BRT. Para quem vem da Dutra ou da Washington Luiz, venha de ônibus, desça no Fundão e siga o itinerário dos moradores da Ilha do Governador.
  • Niterói: barca, ande até a estação Carioca do Metrô e siga o itinerário de quem vai do Centro/Zona Sul.

Arena Deodoro2 – Deodoro

  • Do Centro/Zona Sul/Tijuca: Metrô Linha 1, transbordo na estação Central, trem, descida nas estações Vila Militar, Magalhães Bastos ou Ricardo de Albuquerque, dependendo da estação. As duas primeiras estações são do ramal Santa Cruz dos trens, enquanto que a terceira pertence ao ramal Japeri.
  • Zona Norte (Subúrbios da Central): trem, descer nas estações recomendadas acima;
  • Zona Norte (Subúrbios da Leopoldina): BRT Transcarioca, descer em Madureira, trem, descer nas estações recomendadas;
  • Ilha do Governador/Aeroporto do Galeão: BRT no Galeão ou no Fundão (expresso), descer em Madureira, trem, descer nas estações recomendadas;
  • Zona Oeste: trem, descer nas estações recomendadas acima. Vale lembrar que caso a estação seja Ricardo de Albuquerque, desça em Magalhães Bastos e utilize o serviço de ônibus especial que está previsto.
  • Baixada Fluminense: trem, descer nas estações recomendadas acima. Caso as estações sejam Magalhães Bastos ou Vila Militar, há a necessidade de troca dos ramais na estação de Deodoro.
  • Niterói: barca, ande até a estação Carioca do Metrô e siga o itinerário de quem vai do Centro/Zona Sul;
  • Barra da Tijuca: BRT (Alvorada ou Jardim Oceânico), descer na estação Morro do Outeiro e pegar o BRT especial Transolímpico até Magalhães Bastos.

20150719_1343153 – Maracanã/Maracanãzinho

Para esta área um lembrete se faz necessário: à exceção dos dias 5 e 21, dias de cerimônias e onde tanto o Metrô Linha 2 como os trens irão funcionar até as duas da manhã, nos dias de vôlei as opções para quem irá assistir os jogos do Brasil (última sessão) que incluem estes modais NÃO poderão ser utilizadas.

  • Do Centro/Zona Sul: Metrô Linha 1, transbordo em Botafogo, Metrô Linha 2, descida nas estações São Cristóvão ou Maracanã. Ou pegar a Linha 1 e descer nas estações São Francisco Xavier ou Saens Peña – a distância é praticamente a mesma e esta opção poderá ser utilizada à noite, embora seja bem mais longe do Maracanãzinho que as estações da Linha 2.
  • Zona Norte (Subúrbios da Central), Zona Oeste, Baixada Fluminense: trem, descer nas estações Maracanã ou São Cristóvão. No retorno noturno, a única opção será os ônibus – esperamos que haja reforço no número de carros. E lembrando que os moradores da Zona Oeste ou da Baixada ainda precisarão trocar de coletivo na Leopoldina ou na Cidade Nova, que não são exatamente o lugar mais seguro do mundo na madrugada…
  • Zona Norte (Subúrbios da Leopoldina): trem (ramal Saracuruna), descer na estação São Cristóvão. Nas sessões noturnas do vôlei, a opção será os ônibus igualmente.
  • Ilha do Governador/Aeroporto do Galeão: BRT no Galeão ou no Fundão (expresso), descer em Madureira, trem, descer nas estações recomendadas (Maracanã ou São Cristóvão). No retorno noturno, a opção seria pegar um ônibus, descer na Leopoldina ou na Cidade Nova e pegar outro coletivo. Mas com a limitadíssima oferta de linhas para a região, especialmente de madrugada, a sugestão é sair da área de bloqueio de trânsito e optar por um táxi ou Uber. Àqueles que não forem a jogos do Brasil ou outros noturnos a sugestão é deixar o carro no shopping Nova América e pegar o Metrô Linha 2 na estação de mesmo nome.
  • Niterói: barca, ande até a estação Carioca do Metrô e siga o itinerário de quem vai do Centro/Zona Sul. No retorno noturno, a opção é pegar um ônibus na Leopoldina, porque o serviço de barcas também fecha cedo;
  • Barra da Tijuca/Recreio: BRT (serviços especiais, Transoeste ou Transcarioca, dependendo de onde se estiver). Se o leitor estiver mais próximo do Jardim Oceânico, pegue o Metrô linha 4 e siga o itinerário de quem irá da Zona Sul (inclusive no retorno noturno). Se estiver mais pelos lados do Parque Olímpico, pegue o BRT serviço especial na estação Centro Olímpico, desça em Madureira e vá de trem.

20160514_1627044 – Engenhão

Curiosamente, o itinerário é o mesmo que as opções para Deodoro. A diferença é que a estação a descer é a do Engenho de Dentro – e não há necessidade de troca do trem pois todos os ramais atendem a esta estação. A exceção é para quem vem da Barra da Tijuca, que deverá pegar o BRT Transcarioca expresso até Madureira e lá tomar o trem sentido Central do Brasil até o Engenho de Dentro.

Ressaltando que o Engenhão é mais distante para quem vem da Zona Oeste e da Baixada Fluminense e mais perto para quem vem do Centro/Zona Sul/Tijuca.

5 – Arena do Vôlei de Praia

Aqui um outro lembrete se faz necessário: o Metrô deixa bem distante, a mais de 1 quilômetro. E nas sessões noturnas, haverá o mesmo problema da inexistência de trens e do Metrô Linha 2 – e a região onde fica a arena precisará de um grande reforço de segurança neste horário.

  • Do Centro/Zona Sul/Tijuca: Metrô Linha 1, descer na estação Cardeal Arcoverde.
  • Zona Norte (Central/Leopoldina), Zona Oeste, Baixada: Trem, descer na Central, Metrô Linha 1, descer na estação Cardeal Arcoverde. No retorno noturno, descer do Metrô no Centro ou na Tijuca e tomar um ônibus;
  • Ilha do Governador/Aeroporto do Galeão: BRT no Galeão ou no Fundão (expresso), descer em Madureira, trem, descer na Central, Metrô Linha 1, descer na estação Cardeal Arcoverde. Àqueles que não forem a jogos com encerramento previsto para depois das 11 da noite a sugestão é deixar o carro no shopping Nova América e pegar o Metrô Linha 2 na estação de mesmo nome, trocando para a Linha 1 na estação de Botafogo.
  • Niterói: barca, ande até a estação Carioca do Metrô e siga o itinerário de quem vai do Centro/Zona Sul.
  • Barra da Tijuca/Recreio: BRT até o Jardim Oceânico, Metrô linha 4 e siga o itinerário de quem irá da Zona Sul, trocando de trem do metrô na estação General Osório.

20160612_0906436 – Entre Arenas

Aqui algumas sugestões de itinerário entre arenas. Os tempos determinados não contam o processo de saída e entrada de instalações, nem de espera por transporte. Para o itinerário inverso, basta trocar a ordem apresentada.

  • Parque Olímpico – Maracanã/Maracanãzinho: aqui há duas opções, mas acredito que pegar o serviço especial do BRT na estação Centro Olímpico, descer em Madureira e pegar o trem será mais rápido. Uma hora e 30 de deslocamento, talvez.
  • Parque Olímpico – Deodoro: pegar o BRT Transolímpica na estação Morro do Outeiro e descer em Magalhães Bastos. Cerca de 40 minutos;
  • Parque Olímpico – Engenhão: serviço especial do BRT na estação Centro Olímpico, descer em Madureira e pegar o trem. Aproximadamente 50 minutos;
  • Engenhão – Maracanãzinho/Maracanã: trem no Engenho de Dentro, descer em Maracanã ou São Cristóvão. 20 minutos.

Claro que o objetivo aqui não foi esgotar as opções. O Moovit, aplicativo de celular que será o oficial de rotas de transporte coletivo para a Rio 2016, deverá ajudar bastante.

Entretanto, ainda que o argumento seja de que a esmagadora maioria dos detentores de ingressos para o vôlei seja da Zona Sul e da Barra, espero que reconsiderem ao menos a decisão de encerrar o serviço de trens antes do término das sessões noturnas, porque deixar extensas áreas da cidade e da Região Metropolitana dependendo do serviço de ônibus me parece bem temerário, para se dizer o menos. O caso da Linha 2 do Metrô, segundo consta, é definitiva a decisão – inclusive no dia da final do vôlei feminino.

Dúvidas? Utilize a área de comentários.

Atualização: este blog acabou voltando ao assunto em artigo de 1º de agosto: http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/2016/08/rio-2016-ingressos-mobilidade-outras-coisas/

Comentem lá, por gentileza – a área de comentários deste foi fechada.

Imagens: Arquivo Ouro de Tolo

[related_posts limit=”3″]

361 Replies to “Dicas de Mobilidade Urbana para a Rio 2016 (II)”

  1. Pedro, muito boas as informações.

    Eu particularmente tenho uma pergunta: chego ao Santos Dumont e vou para o Engenhão.

    Na volta, vou do Engenhão para a Rodoviaria.

    Quais são os meios de transporte que voce me recomenda considerando que tenho tempo de sobra para chegar ao estadio olimpico?

    Obrigado

    1. Santos Dumont – Engenhão: pegue o VLT, desça na Carioca, pegue o Metrô e depois o trem
      Engenhão para a Rodoviária: trem, desça em São Cristóvão e ali tome um táxi, porque não é muito distante.

      1. Clóvis,

        Se o transito estiver insuportável, tome o exato caminho inverso que fez para chegar ao Engenhão: Trem, metro até a Carioca e VLT.

  2. Muito boas todas as dicas!

    Também senti falta de falar sobre os deslocamentos Rodoviária – Arenas – Rodoviária, e ainda de/para a Marina da Glória, para quem vai ver a vela. e região portuária, que será ponto atrativo com um dos telões com transmissão dos jogos e a pira olímpica.

    Abraço!

    1. Cleber, sobre a Marina optei por elencar os principais venues olímpicos até pelo tempo exíguo para pesquisa. Sobre a Rodoviária, o caminho é pegar o VLT ou um Ônibus até um ponto de confluência com o Metrô.

    2. Cleber, complementando: para a Zona Portuária a melhor dica é o VLT mesmo. Ele tem conexão com o metro da Carioca, como o Pedro já disse, e também estações saindo da rodoviária e do Santos Dumont.

        1. Olá, achei esse site procurando dicas de mobilidade durante as olimpiadas e estou encantada, vcs estão de parabéns.
          Agora minha dúvida, vou ficar em um local bem próximo ao jardim oceanico, e partindo do princípio que o bendito metro linha 4 e a transoeste estiverem funcionando, acho que não vou ter grandes problemas pra me deslocar. Minha única dúvida é em relação a como chegar no engenhão? Já procurei algumas rotas mas achei todas muito confusas. Preferiria uma rota com menos baldeação e se fosse possível metro, já que é uma área do rio que eu não conheço e tenho medo de me perder.

          1. Tereza, com menos baldeações? BRT até a Alvorada, BRT Transcarioca direto até Madureira e trem até o Engenhão. Não tem mistério.

          2. Realmente, este site é muito melhor que os oficiais. Também tenho a mesma dúvida em relação a sair da Barra para o Engenhão. Pensei em pegar o Metrô da Linha 2 até a Central e lá pegar o trem para o Engenhão.

  3. Pedro, sei também que não vai ser uma das rotas mais frequentes, mas agradeceria ajuda, pois estou um pouco receoso em relação a este trajeto. No dia 13, saio teoricamente às 20h do Parque Olímpico e vou para o Vôlei de Praia, último horário.

    Qual o trajeto a ser realizado, o tempo estimado e a segurança da área, pois pelo que entendi, deverei caminhar um pouco, talvez.

    Obrigado!

    1. Vamos lá: BRT serviço especial, Metrô Linha 4 no Jardim Oceânico, Metrô Linha 1 na estação Gal Osório, desça na estação Cardeal Arcoverde. Uma hora, mais ou menos – um pouco menos, talvez.

      Olha, a arena da vôlei de praia fica entre os bairros de Copacabana e Leme, é uma zona antiga de prostituição na cidade e também é um local antigo de episódios de violência. Eu sinceramente acredito que reforcem enormemente a segurança, então não deve haver grandes problemas no trajeto. Mas ainda assim é bom ficar atento, bem atento, porque ali normalmente é bem tenso no final da noite e início da madrugada.

      1. Discordo. Andei nesta semana pela orla de Copacabana, por volta das 22h, e já me senti bastante seguro. Com todo o movimento de torcedores e o aumento do efetivo de segurança durante as Olimpíadas, deverá ser bastante tranquilo. E mais, recomendo o passeio pela orla, tanto na ida quanto na volta, mesmo depois da última sessão.

  4. Pedro,
    Boa tarde, tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pela ótima cobertura!

    Gostaria de saber o que você me sugere para os deslocamentos abaixo, destacando que chego no Rio (Galeão) às 15:45hs no dia 06 e meu primeiro evento será no Maracanãzinho às 20:30hs; nesse caso posso ir direto para o evento ou passar antes na casa da minha mãe para deixar a mochila; ela mora em Jacarepaguá e fica há uns 15 min (de carro) do Via Parque.

    Dia 06: Maracanãzinho às 20:30 e Engenhão às 22hs (minha intenção é assistir ao primeiro jogo de vôlei no Maracanzinho e o segundo do futebol no Engenhão);

    Dia 07: Maracanãzinho às 09:30hs; Arena Carioca 1 (Basquete) às 14:10hs; Arena do vôlei de praia às 15:30hs (como são 04 jogos, vou abrir mão do primeiro jogo porque o basquete terminará às 16hs); Arena Carioca 1 às 22:30hs;

    Dia 19: chegada no Santos Dumont às 16:10hs e evento às 17:30hs no Maracanã;

    Nos dias 20 e 21 os horários estão mais espaçados e os deslocamentos basicamente serão entre a Arena Carioca e o Maracanãzinho.

    Desde já te agradeço pela ajuda!

    Abraços!

    1. Já dá para dizer que irá perder alguns eventos, porque os deslocamentos estão bem apertados. No primeiro dia tô achando apertado ir a Jacarepaguá e voltar, melhor ir direto. Vale l
      lembrar que o Engenhão no dia 6 o segundo jogo começa às 22 horas, ou seja, não dá tempo.

      Dia 7 também está bem apertado, mas como o jogo do Brasil no vôlei deve durar cerca de uma hora no máximo pode ser que dê tempo.

    2. Paulo,

      Dia 6 não tem jeito, ou você escolhe Maracananzinho ou Engenhão. Mesmo que a Rússia passe o rodo na Argentina (o que é até provável), tal jogo não deverá durar menos de 1h. MEsmo dando tudo certo e você saia do Maracananzinho as 21h30, precisará de muita sorte para chegar as 22h no Engenhão para ver Brasil x Suécia.

      Para piorar sua situação, o melhor jogo dessa sessão noturna Maracananzinho é justamente Itália x Servia que será logo após Russia x Argentina.

      O melhor nesse dia é você escolher ficar de vez no Engenhão ou no volei. Tentanto acertar dois passarinhos você pode acabar ficando sem nenhum.

        1. Pedro e Rafael, obrigado pelas dicas! Levarei em consideração essas informações para montar minha logística. Obrigado!

          Abs

          1. Pedro e Rafael,

            Apenas compartilhando com vocês a logística que defini, com a disponibilização de novos ingressos do basquete, eu consegui há pouco EUA x China às 19hs na Barra. Sendo assim, vou disponibilizar pra revenda o vôlei desse dia que começa às 20:30hs.

            Dessa forma, chego às 15:45hs no Galeão e de lá vou direto pro basquete na Barra, que vai acabar às 20:45hs. De lá vou pro Engenhão onde o jogo começa às 22hs. Os horários e tempos de deslocamento continuam requerendo atenção, porém, os intervalos aumentaram e o deslocamento – Galeão // Barra // Engenhão – ficou mais favorável do que ter que descer para o Maracanãzinho, vocês concordam?

            Abraços!

          2. Paulo??, Irada a ideia de ir do jogo de basquete p/ o do futebol. Fiquei pilhado na ideia e acho que irei fazer o mesmo. Meus jogos do dia 6 serao o hand feminino e basquete eua x china(os 2 com certeza). E estou tentando comprar cat C p/ ver a sarinhaJU002 e se nao conseguir irei comprar do tenis ou tenis de mesa(zoa nao da escolha do tenis de mesa rsrsr, mas eh q se escolher o tenis irei perder metade do jogo masculino de simples ai, ao meu ver, nao vale a pena). E fechar o dia com o futebal feminino seria muito loko. PS: PEDRO espetacular o site!!!! E se precisar de ajuda de ingresso que ainda nao conseguiu avisa nos q agente agiliza(eu tenho fb038, bv034 e at013 que estou tentando trocar por te029, te031 ou te033).

  5. Pedro, já li isso em algum lugar, mas você confirma que os serviços especiais de BRT funcionarão 24 horas durante os jogos? Como vou ficar ao lado do parque olimpico, imagino que nessa terrível volta dos jogos de volei noturnos deva ser necessário pegar o trem até o Madureira e de lá o BRT, mas aí já estaremos perto de uma, duas da manhã e se não tiver BRT fica inviável qualquer coisa.

    1. Por partes:

      1) O BRT irá funcionar 24 horas;
      2) Repare no texto que o trem também não estará disponível para o retorno noturno do vôlei. Somente no Engenhão e em Deodoro, que acabam mais cedo.

      1. Rapaz, então não vai ter trem nem metrô na saída do volei? A única opção, portanto, seria pegar a linha 1 do metrô, andando um bocado em local perigoso no meio da madrugada, até a linha 4, e depois o BRT em Alvorada????

        Imagino os milhares de turistas, perdidos, andando até a Saens Peña no meio da madrugada.

        Se for assim, acho inviável assistir o volei. Esquema absurdo, diria até patético, de transporte. Indigno para uma Olimpiada.

        1. Tem mais. Talvez não dê tempo de pegar a Linha 4 em Gal Osório, que fechará a 1h30. Para quem não é da Zona Sul, a única opção será o ônibus.

          O que ouvi de uma pessoa da organização foi que a alegação de quem decide é que o número de pessoas que não vem da Zona Sul para assistir ao vôlei é muito pequeno para justificar a extensão do funcionamento tanto do trem como do Metrô, então a ideia é apenas aumentar o efetivo de algumas linhas de ônibus e que o pessoal “não Zona Sul” se vire com estes para chegar em casa.

          E me parece óbvio que haverá policiamento ostensivo para os turistas e para a nossa classe média chegarem em segurança à estação São Francisco Xavier…

          1. Sim, Pedro. Vá lá que o volume não justifique. Mas estamos falando de Olimpiadas. Não teremos duas mil pessoas usando determinado modal. Mas teremos, sei lá, 800. Sendo que 500 são estrangeiros. A proposta é deixar essas 800 pessoas, no fim da linha 1, sem qualquer opção de transporte.

            A constante mudança de modais (metro, trem, BRT) já é confusa em demasia. Os lugares são muito distantes entre si (Deodoro, Maracanãzinho, Jacarepaguá). E deixar centenas de turistas-torcedores, em General Osório, perdidos e desamparados, é algo espantoso.

            Qualquer um com experiência em países desenvolvidos sabe: o estrangeiro sequer irá cogitar algo dessa natureza. Ele vai aos jogos partindo do pressuposto que haverá transporte. Encontrar estacções fechadas, em locais desconhecidos, será uma experiência muito desagradável pra gente, imaginem para os turistas d efora.

          2. Ainda tem isso… Aliás, só quero ver se irão reforçar o policiamento na Leopoldina e na Cidade Nova pro pessoal da Zona Norte tentar fazer baldeação de ônibus. Ali de dia já é tenso, imagina na madrugada…

            E morador da Ilha, pelo visto, terá de se jogar no Rio Maracanã, sair na Baía de Guanabara e ir a nado… #ironicmodeon

      2. o certo seria que todos os meios de transporte público funcionassem 24h por dia de 3 a 21 de agosto! Mas infelizmente o objetivo desse prefeitinho de merda é prejudicar a vida dos cariocas! Eu vou sair de madrugada também no maracanãzinho pois consegui comprar ita x mex e bra x eua. Eu poderia ao sair andar pela av. professor eurico rabêlo e dobrar na av. professor manoel de abreu. Pelo google maps tem 3 linhas que passam na minha casa que é na penha. Espero que elas estejam operando nesse dia. Pensei no Uber mas quando há uma demanda alta o Uber fica caríssimo! Espero que não cortem os ônibus para a zona norte também! poxa.. ninguém aí troca brasil x eua por brasil x méxico? rs

    2. Volei para quem mora na Zona Norte ficou impossível. Ainda acho que irão se arrepender amargamente dessa decisão.

      1. Estão se lixando pro povo da Zona Norte, a verdade é essa.

        Ainda tendo a facilidade de um estacionamento próximo, estou reavaliando várias das minhas sessões do vôlei por conta desta verdadeira palhaçada.

      2. Mas é certo mesmo que não teremos trem e metrô depois de meia-noite? Onde isso foi confirmado? Mandei um email para a Supervia e me disseram que a programação dos horários para as olimpíadas não foram definidas.

  6. Pedro, estava aguardando esse post, novamente muito bom. Tenho uma dúvida do Pq Olímpico da Barra ao Aeroporto Santos Dummond no dia 21, qual o tempo estimado e qual seria a melhor alternativa de transporte. Ainda creio que seria interessante saber se haverá guarda volumes nos ginásios para evitar atrasos em voos e ônibus.

    1. 1) Não haverá guarda volumes;
      2) BRT, Metrô Linha 4, Metrô Linha 1, descer na Carioca e pegar o VLT. Cerca de 2 horas.

  7. Pedro,
    Parabéns pela excelente inciativa, que aliás lhe faz merecer talvez até reconhecimento por parte do COI e da Prefeitura.
    Pretendo assistir a mais de 20 sessões com minha esposa e meu filho de 4 anos e estou um pouco preocupado com a logística e deslocamentos.
    Tenho duas dúvidas:
    1- estou entendendo que para quem vem da ZS de metrô e depois BRT até o Parque Olímpico, o transbordo será feito somente na Região Oceânica, ou seja, nao haverá necessidade de passar pelo ou descer no Terminal Alvorada, correto?
    2- voce vê como viável estacionar em algum shopping no Recreio e vir de BRT para o Parque Olímpico / Riocentro pela Salvador Allende?

    1. 1 – Sim, sem necessidade. Mas o Cartão de Transporte Olímpico se fará necessário;
      2 – O problema é que você terá de ir à Alvorada e trocar para a Transcarioca. Não será exatamente rápido, mas me parece possível sim.

    2. Ir de carro não é viável, além das faixas olímpicas de uso exclusivo da família olímpica os estacionamentos dos shoppings próximos estão reservados, vá de metro linha 4 e BRT no Jardim Oceânico.

  8. Conheci hoje o site, excelente guia. Uma pergunta, saio de Niterói para ir aos jogos de basquete no Centro Olímpico. Indo de transporte público, quanto tempo em média você acha que pode demorar o percurso? Os jogos que terminam após a meia-noite eu posso seguir o trajeto que vc postou?

    1. Por partes:

      1) Depende do lugar de Niterói, mas pode colocar aí de 2 a 2 horas e meia;
      2) A barca fecha meia noite, então o caminho é pegar um ônibus em algum dos lugares de transbordo – não conheço exatamente as opções;

      1. Sairei do centro de Niterói, consultei no site vá de ônibus e tem um ônibus que sai do centro do Rio e vai até o Centro Olímpico (325), será que não é melhor? Pq ainda tem que comprar o cartão olímpico?

        1. Os bloqueios de trânsito deixarão as linhas de ônibus a uma distância “incaminhável” do Parque Olímpico. O BRT será a única opção para acesso ao Parque Olímpico, e a estação Centro Olímpico, em frente à entrada do Parque, somente se acessará com este Cartão Olímpico segundo informado.

          1. Mas a ideia é justamente essa (risos). Como escrevi ontem, o que se comenta em off é que o COI estaria fazendo pressão para baixar este custo ou mesmo tornar o transporte gratuito aos detentores de ingressos, conforme colocado na candidatura em 2009.

          2. Parece que a Prefeitura/Governo do Estado ganhou a queda de braço e os preços serão estes. A conferir.

          3. Não acho que o transporte deve ser de graça, mas R$ 25 é absurdo!
            Nem nos dias q terei 3 sessões em locais diferentes vale o preço considerando o valor regular

          4. Olha, só vale para usar a Linha 4 e os serviços expressos do BRT, mas tá caro sim. Imagina em uma família com 4 pessoas? 100 reais por dia!

          5. mas não posso soltar com o BRT em outra estação usando o bilhete único e andar até o centro olímpico?

      2. Prezado Pedro
        Primeiramente muito obrigado pela iniciativa e pelas excelentes icas.
        Carioca ma morando em São Paulo, vou aos jogos e, por conta dos preços absurdos das diárias dos hotéis, estava pensando em me hospedar na casa de uma tia em Niterói.
        E essa informação de que a barca está fechando a meia noite me pegou de surpresa.
        Tanto que nem acreditei e fui no site da concessionária.
        Verdade.
        Como puderam acabar com esse serviço de madrugada??
        Antes era barca a cada 1 hora, mas pelo menos tinha.
        Vou mudar o meu planejamento.
        Valeuuu

  9. Pra quem sai do parque Olimpico e vai para o Maracanãzinho, não é mais rápido ir de BRT especial até Jd oceânico e, de lá, pegar o metrô? Sou de SP e não sei direito qual a melhor rota, vou fazer esse caminho pelo menos três vezes durante os Jogos.

  10. Seria viável acessar o Engenhão a pé deixando o carro no Norte Shopping? O estacionamento do Norte Shopping tem hora pra fechar?

    1. Também quero saber!
      Tenho os ingressos das duas semis do basquete e do handebol e irei em um de cada, esperando a definição de qual será a dos EUA.

      Apostaria no deles às 19h, baseado nos jogos da primeira fase.

  11. Boa noite Pedro, muito boa as dicas.

    Mas estou com dúvidas…

    Dia 11/08 haverá dois jogos de basquete feminino começando as 15:30 na Arena da Juventude – Deodoro, primeiro Brasil x França e depois Japão x Austrália. As 20:30 começa a sessão de vôlei no Maracanãzinho. Esta previsto para terminar o jogo de basquete as 19:30, tenho 1 h para chegar no Maracanãzinho. Eu conheço um pouco o Rio de Janeiro, mais na região do centro e zona sul. E eu não sei onde fica Deodoro, o que tenho que fazer para sair da Arena da Juventude e ir pro Maracanãzinho, qual (is) o meio de transporte que pego para ser mais rápido. Pelo horário terei 1 h para chegar e não perder um ponto de quer, mas como o jogo do Brasil é só depois, fico mais aliviado. O problema mesmo é o deslocamento.

    1. Robson,

      Em tese, a Arena da Juventude é perto da Estação Vila Militat de trem e o trajeto pode ser feito em uns 30 ou 40min. Porém, por algum motivo que eu e Migão não sabemos, o Guia do Espectador manda quem usa tal instalação a entrar e sair pela estação Magalhães Bastos, que fica a longos 1,5km de caminhada. Ou seja, só de deslocamento já é bem apertado.

      Se ainda formos colocar na conta o tempo esperando o trem (com sorte 10min) e o tempo de espera para entrada no Maracananzinho (que esperamos ser em torno de 20min para quem não tem mochilas ou bolsas) 1h é muito pouco, quase nada.

    2. Pegue o trem nas estações Vila Militar ou Magalhães Bastos e desça na estação Maracanã. Uma hora não dará, mas é um deslocamento relativamente simples.

  12. Lembrem que além do deslocamento tem o tempo de entrada e saída das arenas e espera do transporte.
    Só nisso vai quase 1 hora (dica passada por um amigo que foi em Londres, então…)

    1. Eu acho aqui que a saída das arenas em si não será demorada, questão é o deslocamento até os locais de transporte.

  13. Muito bom o texto, seus posts estão ajudando muito!

    Segue abaixo a previsão da minha agenda. Vejo problemas pro dia 14 e 15, nos outros acredito que seja tranquilo.
    Ficarei do lado do RioCentro, com possibilidade de ir a pé (20 min) pro Parque Olímpico.

    6 – Lagoa (remo); Barra (esgrima); Copacabana (volei de praia)
    7 – Deodoro (canoagem; rugby); Barra (basquete)
    8 – Barra (judô; ginástica; tênis)
    9 – Deodoro (hóquei; basquete); Barra (basquete)
    10 – Deodoro (rugby; basquete)
    11 – Deodoro (hóquei; basquete)
    12 – Deodoro (hóquei; basquete)
    13 – Barra (handebol); RioCentro (tênis de mesa; badminton)
    14 – Barra (tênis); Engenhão (atletismo)
    15 – Deodoro (hóquei) Copacabana (volei de praia); Maracanã (voleibol)
    16 – Maracanã (futebol); RioCentro (levantamento de peso)
    17 – Barra (taekwondo; luta livre; basquete)
    18 – Barra (polo aquático; handebol); Engenhão (atletismo)
    19 – Lagoa (canoagem); Barra (handebol; basquete)
    20 – Barra (ginástica; handebol; polo aquático)
    21 – Barra (basquete; handebol)

  14. Boa noite Pedro, parabéns pelo iniciativa!
    Li nos últimos dias alguns artigos que contradizem com os horários de metrô divulgados no site Cidade Olimpica. Veja um exemplo:
    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/olimpiadas/rio2016/noticia/2016/05/metro-rio-tera-esquema-especial-de-funcionamento-durante-olimpiadas.html
    Se for verdade, acho que aliviaria quem for assistir aos jogos de vôlei da última sessão..

    Aproveitando, tenho duas dúvidas:
    1) Eu estarei hospedado ao lado do metrô Jd.Oceânico. Como a linha 4 fecha 1h da manhã, você vê alguma outra alternativa para eu voltar do Maracanazinho para o hotel após esse horário?
    – Algum ônibus a partir da estação Gen. Osório?
    – Há algum BRT 24hs que passe em alguma estação da linha 1 do metrô? (pois aí eu poderia voltar até o Parque Olímpico da Barra e de lá pegar o BRT especial para o Jd. Oceânico).
    2) Qual é a melhor opção para eu ir do meu hotel até o Engenhão?

    Muito obrigado! Abs

    1. Kadu,

      1) esse será outro gargalo do Maracananzinho. Não existe BRT nem próximo da Linha 1. Talvez a melhor solução seja rezar para ter ainda ter um ônibus da linha 301 ou 302 passando na Tijuca para te levar de volta a Barra e depois rezar na passagem pelo Alto da Boa música de madrugada.

      2) em horários normais, BRT até o Alvorada, de lá pega um BRT direto rumo a Madureira e pega o trem voltando para o Engenhão.

    2. Essa matéria do G1 está desatualizada.

      Sobre as dúvidas, de Gal Osório para a Barra neste horário a indicação seria pegar um táxi.

      1. Acho que vai ser a única opção Pedro. Vamos torcer para que esses horários mudem até lá. Obrigado!!

      2. Kadu, Conforme foi dito, a opção mais segura é pegar um taxi da praça General Osorio ate a Barra. Se os taxis estiverem cobrando valores absurdos e resolver encarar. Vc pode andar cerca de 400m ate a praia de Ipanema e pegar na Av. Vieira Souto os ônibus Integrada 1 ou Integrada 8 se quiser saltar perto da saída do metro Jardim Oceanico.

        1. Aliás, só quero ver se a Prefeitura vai conseguir disciplinar nosso serviço de táxis durante o período dos Jogos

  15. Boa noite,

    Tenho uma dúvida: quem descer na estação de BrT de Madureira, como será o deslocamento para a estação de trem do mesmo lugar? É próximo? São interligadas?

    William

  16. Tem alguma previsão pra como devem ser distribuídas as partidas das quartas do vôlei de quadra feminino e masculino, de acordo com as classificações de cada grupo? E quais horários são mais prováveis para o Brasil jogar, caso termine em 1º ou 2º colocado?

    Também queria saber a mesma coisa pros EUA no basquete masculino, que deve se classificar em 1º. Será que colocariam no último horário ou vocês acham que devem manter a faixa de horário, colocando na sessão de 18h45 às 20h30?

    1. Isadora, pelo que se comenta “extra-oficialmente”, mas é quase certeza, o vôlei masculino e feminino brasileiro jogarão sempre no horário nobre (último horário).

      Quanto ao basquete masculino, a dúvida é um pouco maior e também estou sofrendo com isso, pois é possível termos um Brasil x EUA nas quartas de final. Se esse confronto se confirmar, há possibilidades do jogo ocorrer no horário das 14h. Se não tivermos EUA x Brasil, então acho que o Brasil joga 14h e o EUA às 19h (maior chance) ou 22h (menor chance). Brasil às 22h sem chances, pois coincidiria com o vôlei.

      1. Pois é Luiz, também fiquei achando que o vôlei poderia continuar na última sessão. Mas no dia 16 vão ocorrer as semifinais do vôlei de praia a partir das 23h e no dia 17 vai ser a final feminina e disputa pelo bronze do vôlei de praia às 22h. Será que por conta disso o Brasil no vôlei de quadra não jogaria na sessão anterior (18h às 20h)?

        E outra dúvida, esses jogos das quartas são definidos só após confirmada a classificação da primeira fase ou eles precisam definir esse chaveamento um pouco antes?

        1. Vôlei na hora da novela da Globo? Eu corro pelado pela Ilha do Governador se isso acontecer rs

        1. mas não era mais simples o jogo do Brasil ser das 20 até as 22h e a novela começar depois. Inves das 21 passaria pra 22. 1 hora a mais não mataria ninguém!

          1. Pode cair uma bomba atômica no Brasil que a Globo não muda o horário da novela… #ironicmodeon

    2. Vamos lá:

      1) Vôlei: Brasil joga sempre à noite até as semifinais;
      2) Se não der Brasil e EUA – que deverá ser às 14:30 – acho que os EUA devem jogar às 18:45.

      1. Tenho a sessão do vôlei de praia à noite, mas não queria perder o Brasil nas quartas do vôlei de quadra feminino (ainda não tenho ingresso pra essa última sessão).

        Mas então vocês acham que o Brasil jogaria mais cedo na sessão do vôlei de praia (16h00 – 17h50)? Ou os jogos do Brasil no vôlei de quadra e de praia poderiam ser no mesmo horário, já que o de quadra tem maior audiência?

        Obrigada pelas informações.

  17. Ola Pedro preciso de mais uma dica. Vou chegar somente no sabado dia 6/8 no Rio de carro vindo de Sao Paulo e vou ficar no Recreio. Sei que voce nao tem bola de cristal, mas qualquer opiniao ajuda para quem nao é do Rio. Qual seria a melhor hora para chegar no Rio (Mais seguro e menos Transito). Obrigado

    1. Nesse dia estará tudo um caos por conta do ciclismo de estrada, mas sugiro chegar na parte da tarde, após o término desta prova

  18. Olá, pode ajudar a paulista perdida? rs
    Meu jogo de basquete é às 22h30. Vou pegar o BRT especial, que circulará entre 00h e 2h e sairá do Centro Olímpico indo até o Centro. Preciso ir ao Aeroporto Santos Dumont. O melhor é descer na parada Cinelândia ou na Praça XV? Consigo táxi facilmente nessa região para ir até o aeroporto mesmo nesse horário? Obrigada

    1. Em condições normais, acharia perigoso esperar para pegar um taxi de madrugada no centro. Não sei se terá segurança extra nesses pontos de paradas desse BRT especial. Se não quiser arriscar, salte na ultima parada de Copacabana – Posto 2, Botafogo ou Largo do Machado e pegue o taxi.

  19. Boa noite Pedro, saindo da barra na altura do Pepe qual a mehor forma de chegar no parque olimpico da barra??

    1. Dependendo da disposição ou do ponto de partida, sugiro andar, ou pegar um taxi/uber até o estação Jardim Oceanico e pegar o BRT especial até o Parque Olimpico. Precisará comprar o cartão olimpico.

      1. Obrigado pela atenção, como estarei com a família posso pagar a passagem normal ? pq irei só um dia ao parque olímpico não sei se compensaria pagar o cartão olimpico.

        1. Para a forma mais confortavel e rapida, vc precisará ter o cartao olimpico de 1 dia (25 reais por pessoa, para poder pegar o BRT na estacao Jardim Oceanico que irá para o Parque Olimpico. Para economizar, vc teria que ir de onibus, taxi ou uber ate o Terminal Alvorada, depois pegar o BRT da Alvorada ate a parada RIO2 . E na volta, fazer o inverso. Com bilhete unico sairá ida e volta 7,60. Sem bilhete unico, 15,20 por pessoa.

  20. Mais uma pergunta Pedro, claro se vc tiver essa informação,pensei em usar Uber , mas até que ponto carros podem chegar do parque olímpico da barra???

    1. Carros somente com credenciais poderão chegar a uma distacia razoável para Parque Olmpico da Barra. Para esse local, o BRT é a melhor e quase única opção.

  21. Mandei um email para a supervia e eles me disseram que ainda não possuem a programação definida para as olimpíadas. Porém acho difícil que eles não operem com vagões extras após as sessões noturnas do vôlei masculino e feminino no maracanazinho. Seria a maior burrice! Para certos lugares nem tem como voltar de ônibus.

    1. O divulgado oficialmente é isso. Entretanto, soube que estão reavaliando isso devido à pressão. A conferir.

  22. Pedro, parabens pelo excelente site! Saio de Petrópolis e vou a sessões de basquete e ginástica no Parque Olímpico e a sessão de atletismo no Engenhão. Pretendo ir de carro até o Rio e procuro por opções. Penso em parar no Norte Shopping e ir a pé para o Engenhão. Já para o parque olímpico pensei em parar no Via Parque e de lá pegar algum transporte. Acha viável nos dois casos? Tem algum transporte para o Parque olímpico a partir do via parque? Obrigado!

    1. Se não se importar em pagar caro pelo estacionamento, talvez seja melhor deixar o carro no Galeão e ir de BRT a partir daí para o Parque Olímpico. O Norte Shopping é viável para os setores Leste e Norte do Engenhão.

      1. Na copa foi tranquilo, agora nas olimpíadas to com medo da barragem ser muito distante. obrigada por responder!

        1. no dia do Brasil x EUA ao sair do Maracanazinho vou tentar o Uber, porém tem um problema que o preço da corrida pode subir até 5x dependendo da demanda. Se ficar muito caro não vai compensar. Hoje fiz um teste e deu 28 do Maracanazinho até minha casa. Se for esse preço pego sem dúvida! rs

  23. Moro na Penha. Os ônibus 621 – Penha – Saens Pena, 623 – Penha – Saens Pena (Via Túnel Noel Rosa) e 630 Penha passam no Maracanã e deixam no meu bairro. O ponto é lá pela Av. Manoel de Abreu com a Eurico Rabêlo. Espero que essas linhas operam depois de meia-noite.

          1. agora tá tranquilo. Consegui no site brasil x méxico que será à tarde. Poderei voltar de Trem!!! Brasil x EUA já está na revenda

        1. mas pelo que entendi você tem carro certo? Não tem nenhum estacionamento perto do Maracanã para você estacionar? Aí era só andar até lá na volta.

  24. putz! agora li no site oficial do “cidade olímpica” que para desembarcar com BRT diretamente no centro olímpico é obrigatório usar o “cartão especial superfaturado para carioca e turista troxa” que se for por apenas um dia tem que pagar 25 mangos! Ai.. ai… Eu tenho um jogo de basquete Brasil x Argentina e Judô no dia 8 às 10h. Vou vender o Judô e ficar só com o basquete mesmo! Senão vou ter que pagar 50 reais de passagem! Teria alguma estação do BRT que deixe perto do Centro Olímpico e aí eu poderia ir andando até lá? Tipo se soltasse na alvorada e fosse andando até o Centro Olímpico…

    olha o que consta no site:

    “SERVIÇOS ESPECIAIS: 24h (SOMENTE PORTADOR DO CARTÃO DE TRANSPORTE DOS JOGOS)
    Vila Militar – Recreio
    Jardim Oceânico – Centro Olímpico
    Vicente de Carvalho – Centro Olímpico”

    http://www.cidadeolimpica.rio/transporte-publico/brt-2/?tipo=cartao

    1. Não, Bruno, o cartão de 25 reais permite usar quantos modais forem necessários no período de 24 horas.

      1. Sim, mas justamente isso. Se eu fosse num dia apenas para assistir o judô e nada mais e fosse em outro dia para o basquete. Como esse cartão de 25 só vale por 24 horas corridas, teria que pagar dois cartões de 25 sacou? Absurdo! BRT é 3,80 né? Então 3,80*4 = 15,20! Mas não tem uma parada que em certos horários o BRT ou outro transporte só aceitaria esse cartão especial impedindo que pessoas com o bilhete único embarcassem? Pensou se for assim em todo o jogo do Brasil?

  25. Migão,

    Muito esclarecedor esse segundo post, sanou minhas dúvidas em relação à primeira matéria.

  26. Migão to meio confuso: Quem não tiver o cartão especial de transporte (o super caro pra trouxa dar dinheiro pro prefeitinho de merda), pra chegar no Parque Olímpico onde ocorrerão as provas de Basquete, Judô, etc. e mora na Penha (zona norte) como eu, poderá pegar o BRT (TransCarioca) até a Estação Rio 2 e ir andando de lá? É muito longe?

    1. Pode e a distância até a entrada do Parque Olímpico é de uns 500 a 600 metros. Mas um aviso: o serviço normal será uns 40 minutos mais demorado que o expresso saindo de Vicente de Carvalho para chegar.

      1. Mas eu moro na Penha, daqui tem expresso pra Barra que para no Rio 2. Sobre demorar tudo bem.. eu saio mais cedo. Tô de férias em Agosto. Vi no Maps que não é muito longe não, dá pra andar numa boa. Espero que nessa área tenha segurança. Mas a minha partida de basquete será a tarde, já ajuda.

  27. Prezados,

    da Barra utilizando o BRT, depois linha 4 e metrô até Maracanã. Vocês acham que esse percurso demoraria quanto tempo?

    E esse mesmo percurso até o Engenhão?

    1. Nos dois casos, BRT + metrô via Vicente de Carvalho e BRT + trem via Madureira serão mais rápidos

  28. Não acredito! Acabei de comprar duas inteiras categoria A para Itália x França e Brasil x México no site! Eram os únicos dois ingressos que apareceram!!! Coloquei imediatamente para revenda meu ingresso de Brasil x Eua e Itália e México. Eu estava preocupado pois esse jogo ia acabar de madrugada e eu não teria trem e nem metro para voltar do Maracanãzinho. Porém agora tá tranquilo, pois o jogo do Brasil x México acabará à tarde e será em um Domingo. Poderei voltar de Trem tranquilo pra casa!

  29. Boa tarde Pedro, parabéns pela iniciativa, vc não tem noção de quanto pesoas com vc ajudam nessas horas. Pegarei um BRT do terminal alvorada, queria saber se é obrigatório comprar o cartão especial? ou posso pagar o valor normal da passagem? Estarei com minha família por isso a dúvida!!

  30. Pedro…nao sei como voce consegue dar conta dessa ajuda toda…mas realmente parabéns!
    Seguinte: vou estar no Rio em duas datas durante olimpiadas (dia 14 e do dia 20 ao 22)

    Dia 14 – estarei sozinho e chego no stos dumont as 10:30 e vou direto assistir a ginastica no parque olimpico a tarde…saindo de lá vou tb direto para o engenhao ver as provas do atletismo a noite
    Portanto…qual o melhor trajeto do stos dumont para o parque olimpico e depois direto para engenhao?

    Dias 20 a 22 – nesse caso etarei com toda a familia (mulher e duas meninas pequenas + mtas malas..rss)
    No dia 20 chego pela manha no galeao e vamos nos hospedar no leblon…nao sei nao, mas estou com medo de transporte publico se tiver baldeaçao, devido as malas e crianças de colo…acho que vou de taxi ate o hotel..o que achas?
    Nesse mesmo dia 20 temos uma unica programaçao olimpica…a final do futebol
    No caso o que vc recomendaria do Leblon (proximo a praça antero quental) até o Maracana? Taxi é roubada por causa do transito?
    Ja no dia 21 temos ginastica no parque olimpico apenas…nesse caso o melhor seria metro linha 4 certo? Antero quental ate jardim oceanico, certo? Como tenho uma criança de quase 2 anos…ela paga o cartao transporte olimpico? Se eu nao quiser comprar esse cartao..venderao passagens avulsas nesse dia na linha 4 para quem tem ingresso pros jogos?
    Por fim…no ultimo dia…retornaremos do leblon agora até stos dumont…algum transporte publico direto? Ou novamente taxi por causa de malas e crianças

    Mto mto obtigado desde ja

    1. 14 – VLT, Metrô, Linha 1, Metrô linha 4. Pro Engenhão: serviço especial do BRT, Madureira, trem sentido Central
      20 – Metrô;
      21 – Sim e sim

  31. Bom dia Pedro,
    Para quem vai para o Santos Dumont, é melhor pegar o VLT na estação Cinelandia ou Carioca? Qual é mais perto?
    Obrigado

  32. Olá Pedro, uma dúvida:
    Pra ir do Galeão até o Parque Olímpico da Barra, vi que vc sugere o BRT expresso até Vicente de Carvalho e depois o BRT especial até o Centro Olímpico.
    Uma dúvida: este primeiro BRT que sai do aeroporto não vai direto até o Parque Olimpico (estação Rio2). Vc acha que é mais rápido descer na Vicente de Carvalho e pegar o outro BRT do que continuar no primeiro até o final?

    1. Simples, Eduardo: o expresso que sai do Galeão NÃO PARA no Rio II. O que para é o Semi-Expresso, que sai do Fundão e tem umas 10 paradas a mais até a estação Rio II. Vai dar uns 40 minutos a mais, pelo menos.

      Usando o serviço especial tô imaginando cerca de 1h15 do Galeão ao Parque Olímpico, mais o tempo de transbordo em Vicente de Carvalho ou Madureira. Essa será minha opção, aliás – sou morador da Ilha

      1. Aqui na Penha o expresso alvorada para no Rio II. Acho que seria minha melhor opção já que para ir ao basquete vou usar o BRT e com o cartão normal do bilhete único.

  33. Pelo que eu entendi, o cartão olímpico só será imprescindivel para quem utilizar o brt e a linha 4 do metrô, correto? Para usar as linhas 1 e 2 mesmo após as sessões noturnas poderei usar o bilhete normal?

    1. Metrô linha 4 e BRT transolímpico, Jorge. Os outros corredores BRT já existentes e as linhas 1 e 2 do metrô aceitarão o bilhete normal.

      Aliás, não existe gratuidade para o cartão olímpico. Se você tiver 150 anos terá que pagar também.

  34. Moro na taquara . Aqui tem a BRT Taquara.será que ela vai até a estação Rio 2? Ou parque olímpico? O que vc me sugere?

  35. Pedro, graças à sua preciosa ajuda concluí quase todo o meu planejamento de mobilidade para os jogos. Mas tem um detalhe que não tá fechando.

    Dia 10, quarta feira, irei ao Rio somente para ver o boxe, no Riocentro. Posso parar o carro em qualquer lugar da cidade e acabar de chegar de BRT. Só que me recuso a ser roubado pelo cartão olímpico. Estarei com 4 pessoas, seriam 100 reais. E eu tenho a flexibilidade de parar perto de qualquer estação de BRT e pagar uma condução só.

    Qual a melhor opção pra chegar no Riocentro nessas condições? Eu teria mesmo de rachar à pé com a família da Rio II até o Riocentro? Não tem um BRT que me deixa mais perto sem o cartão olímpico?

    1. Para o Riocentro só o Cartão olímpico mesmo. A estação é da nova Transolímpica e os bloqueios de trânsito ficarão muito distantes – a estação Rio II, da Transcarioca, fica a 3km de distância.

      1. A Salvador Allende estará bloqueada? Será que não consigo deixar o carro no Recreio e acabar de chegar de taxi?

  36. Boa tarde, Pedro.

    Parabens pelas dicas. As suas informações estão ajudando a todos!

    Estou com dúvidas em relação a linha Jardim Oceânico-Centro Olímpico, e preciso saber o seguinte! Se puder conhece as informçãoes ou indicar algum site que possa encontrar as informações, por favor, me ajude!!!

    1. Essa linha especial(Jardim Oceânico-Centro Olímpico) será uma linha direta sem baldeação?
    2. Qual seria a trajetória dessa linha?
    3. Qual seria o intervalo entre as saídas?

    Agradeço antecipadamente!

  37. Muito parabéns para vc, pois esta informando mais do que o coi. Porém tenho algumas dúvidas, não sou do rio então não conheço bem. Qual seria o melhor trajeto do jardim oceânico até o engenhão? Vc menciona trem, mas não é perigoso? Teria alguma alternativa pelo metrô?

    Também gostaria de saber como vou do maracanãzinho até o parque olímpico da barra? No dia 10 tenho ingresso pro vôlei pela manhã e de judô pela tarde, gostaria de saber qual o caminho mais rápido.

    1. Maracanãzinho – Parque Olímpico: trem, Madureira e serviço especial de BRT até o Parque Olímpico. O cartão será necessário.

      Nesta época pode usar os modais de transporte sem susto.

  38. Boa tarde Pedro gostaria de saber como faço pra poder ir da baixada fluminense para a barra no caso rio 2 pois vou trabalhar pelas olimpíadas e não sei o melhor trajeto

    1. Trem, desça em Madureira e se a estação do BRT é a Rio 2, pegue o BRT semiexpresso

  39. Boa Noite. Gostaria de saber como poderei retornar da Arena de Volei de Praia – Copacabana, após as 3h da manhã, para Niteroi.

    1. Olha, única opção que vejo é pegar um táxi até a Praça 15 e pegar um ônibus ali

  40. Pedro Migão, bom dia!

    Parabéns pela paciência, generosidade e magnífico trabalho que você realiza. Chegarei à tarde ao Rio, em um domingo (07/08), pelo Galeão. Meu hotel fica na Lapa, próximo à Escadaria Selarón, onde deixarei minha bagagem. No mesmo dia irei assistir a uma competição na Barra (Rio Centro, pavilhão 3). Por gentileza, quais dicas de transporte você me daria para os trechos: GaleãoHotel e HotelRio Centro.

    Desde já, obrigado por sua atenção.

    Eduardo Santana

    1. Do Galeão vá de táxi. Da Lapa ande até o Metrô e faça o roteiro descrito no artigo

  41. Enviei a seguinte mensagem à Comissão de Direitos do consumidor da ALERJ e à Defensoria Pública do RJ:

    Prezados, o que vou relatar abaixo deve merecer uma atuação da Defensoria no âmbito dos Direitos Coletivos, mais especificamente o Direito do Consumidor.

    UMA CIDADE OLÍMPICA QUE DIFICULTA A MOBILIDADE DE QUEM TEM INGRESSO

    Vou exemplificar o problema:

    Irei assistir o Boxe com a família no Riocentro. De onde irei, basta uma única condução, via BRT. Então não vou comprar o cartão olímpico, pois eu teria de gastar 100 reais. Comprando o bilhete unitário gastaria 30 reais.

    Neste caso eu teria de descer na Estação Rio 2 e caminhar com a família 3 km até o Riocentro. Pois não há uma forma de chegar numa estação mais próxima (tipo Riocentro ou Morro do Outeiro) sem o cartão olímpico, pois a prefeitura IMPEDIRÁ quem tem ingresso de usar tais estações, bem como todo o BRT transolímpica e a linha 4 do metrô.

    Ou seja, se alguém que more a apenas uma condução desses locais quiser chegar pra usufruir seu ingresso, terá que pagar o preço equivalente a SEIS CONDUÇÕES, ou seja, os 25 reais do cartão olímpico. Há, no mínimo, um enriquecimento sem causa do município.

    O RIO ESTÁ PARA SER A PRIMEIRA CIDADE OLÍMPICA A DIFICULTAR E ENCARECER O TRANSPORTE PÚBLICO.

    Mas ainda há tempo de mudar esse cenário sombrio. Basta liberar o acesso ao BRT transolímpica e à linha 4 do metrô a quem tem o ingresso pelo preço de uma única passagem.

    Não precisa acabar com o cartão olímpico, ele é bom para quem precisa de várias conduções. Mas PROIBIR o expectador que não o tem de chegar ao seu local de competições pelos modais expressos é um absurdo que tem que ser corrigido.

    1. parabéns pela iniciativa. Eu procuraria o Ministério Público diretamente. Se tem um órgão que se mobilizaria rapidamente, este é o MPRJ. E pelo que li uma vez, os estrangeiros haviam sido informados que o preço do ingresso incluiria o transporte para os locais de competição. O que aumenta o absurdo

    2. Acho o preço dos cartões olímpicos um absurdo. E a falta de flexibilidade também.

      No meu ponto de vista, ficaria MENOS chateado se o preço da passagem fosse até um pouco mais caro mas que eu pudesse carregar apenas o necessário para o meu uso.

      Quem é que vai conseguir gastar R$25 reais em passagens se os locais de prova são distantes? E as filas, os transbordos, o tempo de deslocamento? Não dá tempo pra ficar rodando pela cidade mil vezes a ponto de justificar esse preço. Acredito que, na média, o preço cobrado pelo cartão seja mais de 3 vezes o custo da tarifa normal, por pessoa. Imaginem para uma família. Ou seja, só quem sai ganhando é a prefeitura. Parece coisa de gente “esperta” que quer se dar bem em cima de turista. Francamente, isso é de envergonhar.

        1. Pedro,

          Embora sejam concessões estaduais, a resposta que a RioCard me enviou, sobre esse assunto, dá a entender que essa decisão é conjunta com a prefeitura, sim. Entendo que o município é quem tem a competência e a responsabilidade de organizar a cidade, embora diversas esferas governamentais estejam envolvidas. De qualquer forma, estenda minha indignação a todas as esferas de governo que possam ter influenciado nesse planejamento de custos. :-P

          1. A versão oficial é essa, mas pelo que apurei é responsabilidade do governo do estado. Como também é deste a opção de deixar os moradores da Zona Norte dependendo apenas de ônibus ao final dos jogos do Brasil no vôlei.

    3. penso exatamente como vc. moro na tijuca e se fizer o percurso de ônibus e brt gasto 7,60 ida e 7,60 volta = 15,60. Somos 5, então cada dia terei que desenbolsar 125,00 reais. Isso é o mais puro absurdo!!!!
      tenho um jogo na praia, será que vou ter que desenbolsar 25 rais tb?????
      estou revoltada, minha vontade é vender meus ingressos!

      1. Elaine, faça uma reclamação formal. O pessoal aqui já deu algumas sugestões. Eu já usei até o facebook e o reclameaqui. E atrase a compra dos cartões ao máximo. Outro dia fui a uma das lojas da RioCard no centro, na hora do almoço, achei bem tranquilo. Ainda não estavam vendendo os cartões olímpicos, mas penso que não haverá dificuldade pra compra-lo em agosto.

        1. eu estou esperando que o Ministério Público entre na jogada e obrigue o Governo a diminuir esses preços, que são claramente abusivos. O metrô estará em período de testes, nem deveria ser cobrado.

  42. Pedro, parabens pelo seu site, realmente um dos poucos com informações disponiveis sobre o tema.

    Eu no entanto fiquei com uma duvida. Moro na cidade e dia 06 de agosto tem a prova de ciclismo que vai bloquear ruas no Recreio, Barra e Z.Sul.

    Minha pergunta é: Quem trabalha no Recreio e pega o BRT Transoeste vindo de C. Grande, Sta Cruz, etc, conseguirá chegar no trabalho? Porque no site do cidadeolimpica não fica claro quais vias estarão interditadas, se o tunel da Grota Funda estará interditado, o BRT irá funcionar normalmente?

  43. Do Maracanãzinho para o Parque Olímpico qual o trajeto mais rápido? Seria viável fazer em cerca de 1h, já que tenho 2 ingressos com tempo apertado? Se for pouco tempo, vai existir oportunidade de tomar taxi nas arenas?
    Parabéns pelo post!

    1. 1) Não, até porque no Parque Olímpico só da estação do BRT até a instalação pode contar aí uns 20 minutos;
      2) No Parque Olímpico não, os bloqueios de trânsito serão muito extensos

  44. Bom dia. Em primeiro lugar parabéns pelo site, pelo que pesquisei é o único lugar para tirar dúvidas.
    Não moro nem conheço o Rio e a grande maioria dos eventos que vou assistir serão no Maracanãzinho e estarei hospedado em Ipanema na rua Visconde de Pirajá.
    Pergunto, preciso adquirir o cartão olímpico ou poderei utilizar metro linhas 1 e 2? E se preferir ir de ônibus neste trajeto posso usa-lo ou será privativo de que tem o cartão Olímpico?
    Se puder sugerir a melhor forma de ir de Ipanema para o Maracanãzinho eu agradeço.
    Obrigado

    1. Metrô Linha 1, pegue em General Osório (terminal), desça em Botafogo e pegue a Linha 2. Desça em São Cristóvão ou no Maracanã dependendo de qual for seu portão de entrada.

      Se for retornar após à meia noite, pegue a Linha 1 direto em São Francisco Xavier.

      1. Apenas para confirmar, para fazer este trajeto não precisarei adquirir o cartão olímpico, certo?

        1. Certo, Fernando. Não vai precisar do cartão olímpico de Ipanema para o Maracanãzinho. Pode comprar o bilhete normal na própria estação. Custa R$4,10.

  45. Migão.boa noite.

    Vou ficar perto da Estação do Metrô Cardeal Arcoverde(L1).

    Vou assistir provas de atletismo no Estadio Olímpico. As provas devem acabar em torno das 23:00 h a 23:30 h.

    Você sabe informar qual o horário do ultimo trem que vai sair do Estadio Olímpico Engenho de Dentro para Central do Brasil? Na estação Central do Brasil tem conexão com Linha 1 do Metrô?

    Muito obrigado pela Ajuda.

    1. Bruno, não sei lhe dizer os horários dos trens. Talvez seja possível saber os horários no site da concessionária, supervia.com.br. Não olhei.

      Mas sei afirmar que na estação central passa a linha 1 do metrô sim.

      1. Eduardo,

        Obrigado pela resposta relativa ao metrô.

        Enviei um email para supervia pedindo a informação sobre o trem. Quando tiver alguma resposta coloco no site.

  46. Boa noite Pedro e parabéns pelo post e atenção! Muitas das minhas dúvidas foram sanadas, porém persistem duas:

    1-Chego no galeão meia noite e gostaria de saber se nesse horário a única opção q encontro pra ir pro Flamengo é taxi mesmo?

    2-Verei sessão de atletismo acabando 12:30 no dia 16 e tenho a final da ginastica artistica Às 14h do mesmo dia, qt tempo vc acha q será o deslocamento do engenhão pra o parque olímpico nesse horário? obrigado!

  47. Seu site é de grande utilidade, pois nada está muito claro em relação ao transporte.
    tenho algumas perguntas pedro: sou moradora do rio, moro na tijuca, e vou assistir a um jogo de volei de praia em copacabana. Sou obrigada a usar o bilhete roubo (como apelidou uma amiga minha) de 25 reais? Acredito que não…
    minha amiga também mora na tijuca e vai assistir jogos no engenhão. ela consegue chegar lá de ônibus de linha regular? da casa dela ao engenhão ela só precisa pegar um ônibus, que custa 3,80. será que ela vai precisar pagar o bilhete roubo tb????
    Há alguma estação próxima que eu possa saltar para não ter que pegar esse brt especial? Mesmo que eu precise andar? Alguém mencionou que se pode saltar no riocentro e andar 3 km. Procede????

    1. Vamos lá:

      1) sim, pode;
      2) sim, mas o coletivo vai deixar na Dom Helder Câmara ou na Rua Piauí – dependendo do setor, é uma boa caminhada;
      3) sim, Rio II da Transcarioca

      1. Acho que a estação do BRT Rio 2 vai ficar insuportável e saturada por causa dos preços do cartão olímpico.

  48. Boa noite `Pedro

    Parabéns pelo site.

    Gostaria de uma opinião sua.

    As sessões de natação irão terminar pela meia-noite juntamente com outras sessões(Basquete, Handebol, etc).

    Centenas de pessoas estarão saindo do Parque Olímpico ao mesmo tempo para pegar o BRT Especial.

    Você acha que vai ser possível chegar na Estação do Jardim Oceânico antes das 01:00h?

    Grato pela Ajuda

  49. Uma pergunta tenho um jogo que termina as 17:45 na Barra e inicia outro as 20:00 no engenhão.. é possível?

  50. Li quase todos comentários, todos moradores do Rio com dúvidas imensas, fico imaginando um marinheiro de primeira viagem como eu, pior ainda para um gringo falando só inglês, vai ser terrível..

  51. Muito bom esse site. Varias informações super-valiosas! Parabéns!

    Duas perguntas:

    1) Qual será a melhor opção de transporte para o retorno para a Zona Sul das sessões noturnas de atletismo no Engenhão?

    2) Nesses dias de sessões noturnas de atletismo, tenho algumas sessões diurnas no Parque Olimpico da Barra. Quanto tempo devo reservar para fazer o translado “sem stress” do Parque Olimpico para o Engenhão?

    Obrigado!

  52. Caros
    Não consegui achar um Site que mostre como ir de ônibus do Recreio ao Parque Olímpico. Todo mostram as rotas atuais.
    Pergunto: Com poderei ir da Av. Glaucio Gill 344, Recreio, até o Parque Olímpico durante as Olimpíadas? Agradeço muito se puder me ajudar.

  53. Bom dia,

    Tem alguma dica pra quem sai de Petrópolis? Ia de carro, mais vi que vai ficar fechado em volta do engenhão e também fico meio cismado pois não conheço muito bem as ruas e tal. Vou ver Brasilx suecia fut feminino e vôlei de praia. Dia 6 e 7. Alguma sugestão?

  54. Sou de SP, irei de carro pela Dutra a um jogo de Basquete no domingo (07/08) às 14hs. Qual o melhor local para deixar o carro e pegar o transporte coletivo? E qual o itinerário?

    1. Não será barato, mas deixe o carro no aeroporto do Galeão e lá pegue o BRT expresso até Vicente de Carvalho. Nesta estação pegue o BRT serviço olímpico especial – o cartão olímpico será necessário.

  55. Pedro..
    Blz?

    Cara.. estarei na Av. Adolpho de Vasconcellos, entre a Barra e Recreio, e tenho dúvidas quanto ao trajeto desse ponto para o Parque Olímpico, Copacabana, Maracanã e Engenhão. Eu gostaria de opções para não utilizar o RIOCARD visto que estarei em 4 pessoas e o custo ficará bem alto. Tem alternativas?

    Obrigado pelas dicas.. ótimo site
    Abraço
    Allan

      1. E para Copabacana? Compensa pegar o BRT até madureira, trem até Central do Brasil e linha 1 ou 2 do Metrô? Retorno na ultima sessao do volei de praia creio que só onibus comum, não tem BRT próximo, correto?

  56. Boa tarde.
    Chegarei no Rio, através do Santos Dumont, dia 21, apenas para ver a final do volei masculino. Qual o meio de transporte que devo utilizar para chegar ao Maracanazinho? E para o retorno ao aeroporto?
    Obrigado pela atenção dispensada.

  57. Migão, acho uma falha que no mapa de transporte que a Prefeitura liberou e que tem na página Cidade Olimpica, não há qualquer observacao sobre o BRT especial noturno do Parque Olimpico ate o Centro que passará pela Zona Sul. E olha que alem do seu blog(como sempre) foi noticiado pela imprensa.

      1. Pensei nisso quando nao vi no mapa. Acho que eles irao dar uma esticadinha no metro da linha 4. Deve ser mais facil fazer isso, que viabilizar essa linha de BRT especial.

  58. Migão, eu moro bem perto do Pq Olímpico, na Estrada dos Bandeirantes. Mas estarei com a minha mãe, mais velha, e é uma caminha de meia hora ou mais. Acho pesado para ela. Posso pegar o BRT em Curicica e descer no Rio 2 sem o cartão dos jogos? Acho uma absurdo pagar R$ 25 para andar poucas estações… Quais serão as estações exclusivas para o cartão dos jogos no BRT da Barra? Obrigada! :)

    1. Curicica pra Rio II pode. O cartão olímpico será obrigatória na Transolímpica, no rabicho entre o Jardim Oceânico e o Parque Olímpico e nos serviços especiais de BRT

  59. ola´Pedro

    Ficarei em Ipanema. Tenho ingressos p/ beach vôlei as 16:00hs e p/ atletismo as 20:15hs no Engenhão no mesmo dia. Qual o melhor jeito de assistir aos 2 eventos? Taxi é uma boa no meu caso ou devo comprar o cartão dos jogos ,sendo que os meus ingressos são para Atletismo , vôlei e beach vôlei?
    Obrigada ,suas informações são SALVADORAS !!

    1. Tá bem apertado, mas saia do vôlei de praia, pegue o Metrô até a estação Central e então o trem. Desça na estação Engenho de Dentro.

      1. Obrigada Pedro.!!!Além deste dia com 2 eventos com horários apertados que vc já me esclareceu ,os meus outros ingressos são para VOLEI no dia 18 as 13:00hs e depois de novo vôlei as 22:15 hs no maracanazinho. SAINDO DE IPANEMA ,QUAL O MELHOR JEITO? COMPRO O TAL CARTÃO DOS JOGOS?
        JURO QUE NÃO TE INCOMODO MAIS E TE AGRADEÇO DE NOVO .PARA NÓS QUE NÃO SOMOS DO RIO O QUE VC ESTA FAZENDO NÃO TEM PREÇO!!!

        1. Metrô linha 1 em Ipanema, desça em São Francisco Xavier e caminhe até lá – cerca de 1 quilômetro

  60. Boa noite! Tenho uma dúvida: vou trabalhar como voluntária na Vila Olímpica na Av Olof Palm, onde estarão hosedados os atletas . Moro próximo ao Shopping Nova América. Qual é a maneira mais prática de chegar? Pego o ônibus 613 ao lado do Shopping ou tem outras opções?

  61. Boa noite! Tenho uma dúvida: vou trabalhar como voluntária na Vila Olímpica na Av Olof Palm, onde estarão hospedados os atletas . Moro próximo ao Shopping Nova América. Qual é a maneira mais prática de chegar? Pego o ônibus 613 ao lado do Shopping ou tem outras opções?

    1. Eu acho que o 613 não vai te atender por causa dos bloqueios de trânsito. Se for isso, pegue um ônibus até Madureira e lá o BRT serviço especial.

  62. Muito obrigado pela informação Pedro!

    Eu não tenho muito problema para conectar os locais mas agora sei que vou ter que comprar o RioCard para chegar na zona da Barra.
    Minha dúvida tem a ver com a segurança perto da Rodoviária Novo Rio. Eu já cheguei nela perto de manhã uma vez e achei que tinha que ficar esperto. Naquela vez eu e meus amigos pegamos ônibus na Terminal Padre Henrique Otte mas agora estou só eu, tenho que ir até Glória e o ponto de ônibus próximo à rodoviária fica do outro lado do viaduto, na Av. Francisco Bicalho.

    Eu moro em Buenos Aires, Argentina então conheço onde dá para ir a pé e onde não mas queria saber se você acha perigoso fazer aquele curto trajeto a pé às 7 ou 8 da manhã. Aliás, eu vou ter um mochilão, caso alguém ainda tiver dúvidas de que sou gringo.
    Estou achando que pegar táxi até o metrô poder ser caro demais mas se alguém tiver idéia do custo pode até me fazer mudar de opiniáo.

    Do mesmo jeito, para voltar eu preciso ir na rodoviária à noite. Até qué horas vocês acham prudente chegar lá?

    Obrigado vocês!

    1. Federico, temos de ver como ficará o esquema de segurança, mas neste horário da manhã, tomando precaução dá para se caminhar

  63. Pedro, muito obrigado pelas dicas.

    Sou de Pernmabuco, e nos dois dias que estarei aí precisarei sair do Maracanã com destino ao Centro Olímpico. Qual a melhor opção nesse caso?!

    Agradeço tua atenção!!

    1. Pegue o trem sentido Deodoro, desça em Madureira e pegue o serviço especial do BRT. O Cartão Olímpico será necessário.

  64. Parabens pelo site, ótima iniciativa. Tenho uma duvida, chegarei no aeroporto do Galeão por volta das 8:45h do dia 16/08 e irei direto para o estadio olímpico (engenhão) assistir as provas de Atletismo, qual o meio de transporte mais rapido? Agradeço desde ja a atenção.

  65. Boa noite
    Você saberia me informar qual é a melhor forma de transporte para ir e voltar da rodoviaria novo rio até o parque olimpico, pois não encontrei nenhum lugar indicando este trajeto.
    Muito obrigado
    Alan

  66. Qual o melhor jeito de ir da rodoviária para o Engenhão e do parque olímpico devolta para a rodoviária?

    Abraço

  67. Boa noite! Antes de tudo obrigada pela disposição em ajudar. No dia 08/8, vou de Niterói para a Arena Carioca 1 assistir o basquete. Pretendo ir de carro até algum ponto do Rio e de lá pegar uma condução até a Arena. Você poderia me dar uma sugestão de onde devo ir de carro que eu possa deixa-lo e pegar outra condução?

    1. É uma boa pergunta. Sobre estacionamento, vai depender muito do horário. Se for de dia, o estacionamento da Catedral no Centro pode ser uma opção

  68. Pedro Migão, esqueci de acrescentar na dúvida da mensagem anterior de Niterói par a Arena Carioca 1 que o jogo de basquete às 19:00 e já comprei os cartões olímpicos.

  69. Boa tarde,
    Gostaria de saber quando vai abrir a estação que fica depois do rio 2. Em frente ao condomínio villas da barra.

  70. Pedro
    Blz?

    Gostaria de saber como funciona as integrações entre onibus comum, metrô e BRT ai no Rio de Janeiro e os respectivos valores. Pensei em solicitar um riocard pré-pago para utilizar ai durante as olimpiadas. Será que consigo mesmo sem morar ai?

    Valeu..
    Abraço

  71. Pedro,

    Eu sou morador da região do parque olímpico e pego um ônibus que vem do recreio todos os dias em frente a estação do RIO 2 para o centro do Rio.

    Gostaria de saber se terei como fazer o mesmo trajeto durante os jogos?

    Caso negativo, onde esse ônibus irá passar?

    Desde já agradeço….

  72. Vou ver Bra X Rus …. Maracanazinho domingo dia 14/08. O jogo acabará quase uma da manhã! Vou sair do ginásio e ir para a Rodoviaria! Conseguirei achar taxi facilmente!????

  73. Migão.

    Eu vou desembarcar no Galeão por volta de 19hrs do dia 11, tenho os cartões olímpicos para locomoção.

    Uma dúvida, você acha que será tranquilo o deslocamento entre o galeão x barra x recreio com BRT, vou estar com malas, uma por pessoa.

    Devido as malas é mais recomendável eu pegar um táxi ou um ônibus fretado para fazer esse trajeto, ou ir de BRT até o Recreio utilizando os cartões ?

    Valeu

    1. Utilize os cartões. Agora, você pode ter problemas se for com as malas direto para os locais de competições

      1. Legal Migão.

        Em primeiro momento pretendo apenas realizar esse transfer entre o Galeão e o Recreio utilizando o BRT.

        As competições vou assistir no dia seguinte.

        Obrigado.

  74. Bom dia Pedro, minha pergunta é um pouco diferente, nao sei se vc poderá me ajudar.
    Preciso fazer mudança residencial da Gavea para Recreio.Existe alguma autorização diferenciada para transito do caminhao, ou simplesmente está proibido..ou quando posso faze-la…algum telefone onde eu possa me informar melhor? helpme!
    obrigada
    Angela

  75. Oi Pedro
    Queria uma ajuda, pois não conheço o Rio.
    Para quem vai chegar de São Paulo pela via Dutra, onde seria bom deixar o carro?
    E quais meios de transporte usar para chegar ao RioCentro no dia 06/08?
    Muito obrigada.

    1. Ele deixou essa resposta para mim:
      ————————————————–
      Pedro Migão disse:
      11 de julho de 2016 às 15:24
      Não será barato, mas deixe o carro no aeroporto do Galeão e lá pegue o BRT expresso até Vicente de Carvalho. Nesta estação pegue o BRT serviço olímpico especial – o cartão olímpico será necessário.
      —————————————————

      Se achar outro esquema melhor me avise.

      1. Oi Pedro / Machado
        Essa opção do Galeão fica bem distante. Não valeria a pena deixar o carro em algum lugar mais próximo ao riocentro?

        1. Não, porque o caminho via BRT vai ser mais rápido por conta dos bloqueios de trânsito generalizados para carros particulares

    2. Não vai sair barato, mas deixe no Galeão e pegue ali mesmo o BRT expresso até Vicente de Carvalho. Desça e pegue o BRT especial até o Riocentro. O Cartão Olímpico é necessário

  76. Pedro, parabéns e obrigado por todas as notícias e esclarecimentos. Sou do interior de São Paulo e tenho uma dúvida, ficarei hospedado na Zona Sul, e vi que posso utilizar a Linha 2 do Metrô para ir ao jogo no Maracanãzinho no sábado às 20:30h, porém estes jogos terminam após 00:30h. Caso eu não possa retornar de Metro, como faria pra voltar pra casa? Desde já obrigado.

    1. Pegue a Linha 1 na estação São Francisco Xavier, cerca de 1 quilômetro do Maracanãzinho. O fechamento é apenas da Linha 2, que serve à Zona Norte

  77. Olá!
    Enfim, sabe se os estacionamentos dos shoppings Via Parque e Barra Shopping poderão ser utilizados no domingo 07/08? No caso do Barra Shopping, pode ser utilizada a Estação Barra Shopping do Brt especial? Obrigada!

    1. 1) parece que não, mas não vi nada oficial ainda;
      2) sim, mas somente com o Cartão Olímpico;

        1. Boa informação. O Via Parque é que estará com a totalidade do estacionamento bloqueada, ao que parece

  78. Estarei saindo do Rio dia 14/08, percurso Ipanema-Galeão. Meu voo sai 12:45, e percebi que nesse dia terá maratona. No site cidade olímpica, dizem que os bairros afetados são:
    Botafogo, Catete, Gloria,Centro, Saude e Cidade Nova. Terei problemas para chegar no aeroporto do Galeão?

  79. Pedro,

    Utilizarei o BRT do Galeão para chegar ao maracanãzinho, no domingo dia 14.
    Como faço para comprar o bilhete que dá acesso à esse sistema?
    Ou aceita dinheiro normalmente?
    Outra coisa, após os jogos das 22 h no maracanãzinho, será fácil conseguir taxi para a rodoviária???
    Obrigado.

  80. Parabéns pela iniciativa.M melhores informações até agora. Utilidade pública!
    Saindo do Fundão em direção ao parque olímpico na Barra. Alguma opção para fugir do Cartão olímpico? Obrigada!

    1. Dá para ir no BRT expresso e descer no Rio 2, mas é menos seguro e leva uns 40 minutos a mais

  81. Boa tarde, estarei vindo de São Paulo de carro no dia 13/08 para assistir o basquete na Arena da Juventude pela manhã. Qual o melhor local para estacionar o carro para chegar lá de transporte publico? Após o jogo, iremos para Botafogo. Obrigada

    1. Deixe em Botafogo mesmo, pegue o Metrô e depois o trem na Central do Brasil ou na estação Maracanã

  82. Pedro, obrigada pelas dicas. Minha mãe tem entradas para o Parque Olimpico da Barra, mas ela anda com dificuldade. Vc sabe se a estação do BRT vai ficar muito longe da entrada? Se la for de cadeira de rodas teria onde guarda-la durante os jogos? Muito obrigado. Ana

    1. 1) haverá transporte do BRT até o Parque Olímpico para pessoas com dificuldades de locomoção;
      2) segundo o informado, sim

  83. Pedro
    Primeiramente obrigado pela iniciativa do site.
    Excelentes dicas.
    No dia 08 tenho 3 sessões no Parque Olímpico da Barra, a primeira começando as 10:45h.
    Chego no Santos Dumont as 08:10h, ou seja, tenho duas horas e meia para o deslocamento.
    Veja se estou correto, conforme suas dicas, o deslocamento será:
    VLT Santos Dumont até Estação Cinelândia do Metrô + Metrô Linha 1 até Estação General Osório + Metrô Linha 4 até Estação Jardim Oceânico + BRT até Centro Olímpico.
    Voce acha que as 2 horas e meia serão suficiente?
    Acabo vendendo o ingresso da primeira sessão, tênis, paguei caro para perder.

  84. Olá, meu etinerario é o seguinte :
    Galeão – Arena Voley de Praia (Copacabana)
    Arena Volley de Praia(Copacabana) – Parque Olimpico (Barra da Tijuca)
    Parque Olimpico (Barra da Tijuca) – Galeão

    Pode me ajudar por favor com as suas dicas de melhor transporte ?
    Muito obrigado, abs

    1. 1) Tem um ônibus executivo que sai do aeroporto e passa por Copacabana, só não sei o número exato;
      2) Metrô Linha 1, desça em General Osório, Metrô linha 4, desça no Jardim Oceânico, serviço especial de BRT até o Parque Olímpico;
      3) Serviço especial BRT Parque Olímpico sentido Vicente de Carvalho, BRT expresso Galeão;

  85. Olá, o evento no Estádio Olímpico na noite de 13/8 terminará à meia-noite. você acha que eu vou ser capaz de levar à meia-noite o trem até Madureira e depois o BRT até Jacarepaguá? outra pergunta, eu sei que a estação de trem e estações de BRT são acessíveis para cadeiras de rodas, mas quando eu chegar ao Madureira, é a transferência do comboio para o BRT acessível para cadeiras de rodas? obrigado!

  86. Boa Tarde, Pedro

    No dia 11 de agosto tenho sessão no Parque Olímpico da Barra às 10:00 horas.
    Vou sair no primeiro voo de São Paulo pro Rio.
    Chegando aí direto pra Arena.
    Na sua opinião, o melhor é descer no Santos Dumont ou no Galeão?
    Estou acreditando que talvez o BRT por Vicente de Carvalho seja melhor.

  87. Olá, vocês sabem se é possível saltar na Rio2 e ir andando até o RioCentro? Usarei sempre a transcarioca, estação Rio2, pra chegar ao Parque, sei que até o RioCentro é uma caminhada, mas é melhor do que morrer na mão do DuduCard, vulgo RioCard Olímpico. Eu me programei todo fugindo desse cartão especial – o que é fácil pra quem é morador da cidade e manja dos “paranuês” do péssimo transporte público do Rio -, mas o RioCentro ainda é uma incógnita, porque sei que há o bloqueio para carros, mas não sei se há para pessoas que não moram no bairro, embora eu esteja com o ingresso para a partida naquela venue.
    Obrigado. =)

    1. Do Rio 2 até o Riocentro dá algo em torno de 3/4 quilômetros, fora a caminhada dentro da instalação

  88. Bom dia Pedro!!!!!
    Li suas publicações desde o dia 22/06 até a atual. Muitas informações me foram úteis, mas ainda quero me certificar.
    Sou do Paraná e irei para os jogos de 09/07 a 19/07. Ficarei em Niterói. Pretendo usar as barcas sempre que possível e:
    1- a partir da Praça XV para o Parque Olímpico vou caminhando até a Estação Carioca do Metrô. E a partir daí? Pelas suas informações anteriores o Metrô é a melhor opção da Praça XV para o Parque Olímpico, Certo?
    2- Qual a melhor opção da Praça XV para o Maracanã e ou Maracanâzinho?
    Obrigada desde já.

    1. 1 – Na Carioca você pega o Metro, linha 1 e segue até a estação General Osório, lá você fará o transbordo para a Linha 4, e de lá seguirá até a estação Jardim Oceânico, a última da linha 4, já na barra, nela você fará a conexão com o BRT Transoeste, chamado de chamado Lote Zero, por passarelas. No BRT você segue até o Terminal Centro Olímpico, lá por uma longa passarela você sairá na calçada do Parque. Esse trajeto só pode ser feito com o RioCard olímpico, o cartão especial dos jogos.

      2 – Na estação Carioca você pega a linha 2 sentido Pavuna (letreiro verde) e salta na estação São Cristóvão do metro, dali você caminha alguns poucos minutos até a maracanazinho e o maracanã. Provavelmente, como na Copa, estará tudo sinalizado. Para esse caminho você não precisa do RioCard olímpico (aquela facada), você pode comprar o bilhete do metro, unitário R$ 4,10.

  89. Pedro Parabéns pela ajuda !!
    Vamos de carro p rio moramos no norte fluminense. . Pensamos em estacionamento perto da rodoviária ou próximo ao Santos drumond . O que vc sujere? Vamos a provas somente no centro olimpico. Desde já muito obrigada! Li

  90. Olá, conheci o site hoje buscando noticias sobre a mobilidade nos jogos. Ficarei no Leblon e irei a jogos no Maracanãzinho a tarde e a noite, pelo q entendi a ida será pelo metro linha1,mas minha preocupação é a volta, pelo q li n terá metrô, quero saber se haverá taxi no entorno do ginásio para volta ? E para arena do vôlei de praia qual alternativa? Também tenho dois ingressos para Barra dia 14/08 e 20/08 e pelo que entendi precisarei da linha 4 e Brt? Serei obrigada comprar o riocard pra ir a Barra?

  91. Oi!! Ficarei hospedada no ibis budget centro, irei pra o engenhao um dia e lá começa 20:15 e também volei na ultima sessão de 22:00, queria saber se existe a possibilidade de pegar um taxi nessa volta,tô com muito medo!!! O metro da carioca fica a 7 minutos andando e em uma area pessima ( não correria esse risco…) Queria saber se tem essa possibilidade de taxi/uber ou qual seria o transporte publico ideal…

    1. Taxi e Uber funcionam normalmente no período, aconselho sempre uber, mas fora do perímetro restrito das venues, ou seja, fora do bloqueio para carros de pessoas que não morem no bairro. Você caminhará até o fim do bloqueio, claro que haverá todo o aparato de segurança, e ali pegará um taxi/uber. Eu não acredito que terão estacionados por ali, o ideal será chamar pelos app de taxi ou usar o uber mesmo e pegar naquela região. O mais seguro na região do Maracanã é seguir pela São Francisco Xavier sentido tijuca e pegar por ali mesmo, não sei até onde o bloqueio vai, mas aquela região é segura a essa hora sem os jogos, imagino que com eles será mais ainda.

  92. Boa tarde, Pedro.

    Parabéns pelas dicas!

    Uma dúvida: posso usar o Barra Expresso 614 (Alvorada/ Del Castilho) como alternativa para ir do Parque Olímpico para o Maracanã? Ou é melhor o BRT até Madureira?

    Obrigado,

  93. Olá, Pedro.
    Moro em Curitiba e não conheço quase nada do RJ. Estarei aí por 4 dias, hospedada no Ramada Encore Ribalta, próximo ao parque olímpico de golfe. A maioria das competições que vou assistir é no Parque Olímpico da Barra. Pela suas dicas acredito que a melhor maneira de chegar lá é pelo BRT, trocando a linha no terminal alvorada ou utilizando as linhas especais, nos horários que a linha que vai até o parque do golfe esteja funcionando. Porém irei assistir a um jogo do Brasil, no maracanãzinho, último horário. Qual a melhor maneira de voltar até o hotel?
    Obrigada pelo post, foi de muita ajuda!

    1. Deborah,

      Temos um problema. O último horário do Maracananzinho deverá terminar entre 0h30 e 1h. Porém tanto a linha 2 como a linha 4 do metrô fecharão antes disso, a 0h. Como resultado, simplesmente não tem como você sair de transporte urbano de massa para voltar ao seu hotel.

      A promessa é que haverão ônibus para suprir tal demanda, mas não sabemos até que ponto isso realmente funcionará, especialmente para a Barra. Assim, vejo 3 opções:

      1º confiar nos ônibus da madrugada e pegar um ônibus para ir para a Barra (e lá provavelmente pegar outro ônibus ou BRT até o seu hotel).

      2º ir de metro linha 1 até Ipanema e de lá pegar um taxi para o seu hotel (imagino que dê uns R$ 30 ou 35 reais)

      3º pegar um taxi do Maracanã direto para o seu hotel (creio que dê uns R$ 60 ou 70)

      1. Somente o cartão olímpico já garante o acesso ?

        Posso me deslocar com o cartão da barra para a zona sul sem apresentar ingressos ?

  94. Amigo, obrigado pelas dicas. Para pegar o BRT em no Fundão ou em Vicente Carvalho e ir a Estação Rio 2 no dia 21/08 para o basquete vou precisar comprar o famigerado cartão olímpico?

    1. Só se quiser chegar (bem) mais rápido utilizando a linha expressa desde Vicente de Carvalho

      1. Valeu amigo. Se eu pegar o BRT em Olaria ou no Fundão fará diferença? Mesmo assim serei obrigado a ter o cartão olímpico?
        Muito obrigado pelas dicas. Nota dez!

        1. Faz diferença que no Fundão você pode pegar o serviço semi expresso. Neste caso, desça na Rio 2 e o cartão olímpico não será necessário

  95. Olá Pedro, estarei indo ao RJ durante os Jogos Olímpicos e minha estadia e horários serão bastante apertados.
    Gostaria apenas de conhecer alguns pontos turísticos principais como o Cristo e o Pão de Açúcar e algumas praias, no entanto imagino que no período a procura será grande.
    Seria possível visitar ambos Cristo e Pão de Açúcar em apenas um dia inteiro? (até umas 19:30) E se sim qual a melhor forma de fazê-lo? Lembrando que estarei em Botafogo

    Desculpe caso esse não seja o tópico apropriado é que não achei lugar melhor

    1. Até consegue, mas de forma bem apertada e saindo bem cedo de Botafogo. Ambos ficam relativamente perto de Botafogo.

      Se não me engano a entrada para o Cristo redentor está sendo vendida antecipadamente pela internet

  96. Boa tarde, estarei indo de São Paulo de carro no dia 06/08 para assistir o basquete na Arena Carioca I pela tarde. Qual o melhor local para estacionar o carro fora da interdição?? Qual local tem estacionamento 24 horas?

    Muito Obrigada

    1. Não vai sair barato, mas deixe o carro no Galeão, pegue o BRT até Vicente de Carvalho e nesta estação pegue o BRT serviço especial até o Parque Olímpico

  97. Boa noite Pedro! Parabéns pelo site! Não conheço nada do Rio e preciso de ajuda… Chegarei no Santos Dumont as 20h30m do dia 6. Ficarei hospedado na Barra, bem proximo ao centro olímpico. A dona do quarto que aluguei pelo Airbnb me ofereceu um carro com motorista para me levar do aeroporto até o local. Vc acha que levará quanto tempo ese trajeto de carro? Minha preocupação maior, na verdade, é na volta. Meu vôo sai dos Santos Dumont as 6h25m da manhã da segunda, dia 08. Que horas terei q sair da Barra para chegar a tempo e qual o melhor meio de transporte?

    1. Pode contar aí umas três da manhã para pegar o vôo, até antes se tiver bagagem. Quanto ao traslado, os bloqueios de trânsito no Parque Olímpico ficam um pouco distantes, talvez seja melhor usar o BRT

  98. Boa noite Pedro!
    Td bem?
    Ficarei na barra e no dia 13 assistirei o último jogo de voley….Vc sugere a ida de carro até uma “metade” do caminho para facilitar o retorno até a barra? Caso afirmativo, qual local?
    Obrigado

      1. Pedro boa noite!
        Obrigado pela resposta, quanto tempo devo levar do parque olímpico…..para o Maracanazinho? No dia 13/08 saindo umas 19h?
        abs

  99. Olá, boa tarde!
    Por favor, meu itinerário, será no dia 21/08, para assistir a Maratona, no Sambódromo:
    Aeroporto Santos Dumont para o Sambódromo
    Sambódromo para a Rodoviária Novo Rio.
    Agradeço muito sua atenção e ajuda.
    Márcia

  100. Pedro,
    Boa tarde, tudo bem? Queria tirar mais algumas dúvidas sobre as opções de deslocamento com você; em tempo, já tenho o cartão olímpico. Vamos lá:

    1) No dia 06/08 estarei num jogo de basquete na Arena Carioca 1 que vai terminar às 20:45hs, e quando acabar, vou para o Largo do Anil, que em uma situação normal, está a 15/20min da Barra. Mas como não estaremos numa situação normal,para eu pegar um táxi, qual local você me sugere? Via Parque? Barra shopping?

    2) Com a entrada em funcionamento da linha 4 do metro (oremos!), qual é o deslocamento sugerido entre a Arena do vôlei e a Arena Carioca 1 e quanto tempo deve durar?

    3) No dia 21/08 vou sair da final do basquete (vou assistir ao jogo mas não vou assistir a cerimônia de entrega de medalhas) e meu destino final será o aeroporto santos dumont. Minha ideia é fazer o deslocamento do item 2, e quando chegar em Copa, pegar um taxi até o aeroporto. Vc acha que essa é a melhor opção? Como essa final será praticamente a última competição e o encerramento será no Maracana, a princípio, acho que não terei problemas para conseguir o texi em Copa. O que vc acha e qual a sua estimativa de tempo para esse deslocamento ponto a ponto nessas condições que eu descrevi?

    Valeu!

    Abraços!

    1. 1) Via Parque;
      2) Trem, desça em Madureira, pegue o BRT expresso olímpico. Nada de Metrô. 1h30 a 1h40;
      3) Venha de metrô até a estação Cinelândia e pegue um BRT. Os bloqueios de trânsito do Maracanã irão impactar o Centro da cidade

      1. Olá Pedro!

        Obrigado pelas respostas! Só fiquei com algumas dúvidas, rs… Vamos lá:

        2) Estranhei os modais que você me sugeriu, pois estamos falando do deslocamento entre Arena do Volei (Copacabana) e Arena Carioca 1 (Barra); o esquema aqui não seria via metro?

        3) Tem BRT da Cinelândia para o Santos Dumont? E se eu pegar um taxi em Copa e chegar ao Santos Dumont pelo sentido da zona sul, mesmo assim você acha que haverá impacto por causa dos bloqueios do Maracana?

        Abraços!

        1. 2) eu entendi que seria o Maracanãzinho. Sendo Copacabana, muda tudo – aí é metrô e BRT;
          3) VLT, não BRT

  101. Boa noite Pedro…mto bom o site! Dicas melhores do que as do Comite.
    Estou indo para uma sessão de Handebol no dia 12/8 as 19:50, saindo do interior do estado (Friburgo/RJ) de carro…como posso fazer? Estava pensando em estacionar o carro em algum de lugar e ir de BRT. Pelos comentários vc sugeriu o Galeão? Estou sozinho…é seguro ir do Galeão até o Parque Olimpico pelo BRT? E o retorno? A sessão termina por volta de 00h. O retorno seria tranquilo sozinho até o estacionamento do Galeão?
    A estação é dentro do aeroporto?

    OBRIGADO…Parabéns pelas dicas!

    1. 1) Sim. BRT expresso até Vicente de Carvalho, troca de carro, BRT direto até o Parque Olímpico;
      2) Durante os Jogos, sim. É o percurso que irei fazer, inclusive
      3) Sim, mas na área externa

  102. Pedro, você sabe me dizer se o Bolt participa da fase preliminar e primeira fase dos 100m rasos? Qual é o melhor setor do Engenhão pra assistir essa prova?

  103. Pedro, chego no aeroporto GIG, para assistir os jogos de Handebol, qual o percurso que tenho que fazer?

    Meu voo de volta é as 18 horas, se sair da era as 16 chega em 1 hora até o aeroporto? Sabe se é possível estimar o tempo do percurso. Obrigado

    1. BRT Galeão – Vicente de Carvalho, troca de carro, BRT até o Parque Olímpico. Ao menos 1h30 a 1h40 na volta, no mínimo

  104. Minha filha vai trabalhar no Rio centro, nos moramos no Rio Comprido, por favor nos indique o vinho mais prático. ( Ela e voluntária/

  105. Boa noite. As dicas são ótimas. Porém gostaria de saber se existe algum transporte especial para pessoas com dificuldade de mobilidade. Tenho ingressos para a abertura no Maracanã e para o Engenhão. Obrigada.

  106. Tudo bem?Qual a sua sugestão de transporte entre o Galeão e o Maracanã?Brt+Metro?Taxi?o que vc me sugere como mais tranquilo

    1. Complementando Pedro.Vou para final de futebol e chego ao meio dia do dia 20 no Galeão

  107. Alguém pode me ajudar dando uma dica como faço para me deslocar de Botafogo ao Parque Olímpico da Barra de forma mais ágil e barata ?
    obrigado

    1. Metrô Linhas 1 e 4 e BRT, sempre descendo nos terminais. Barato é que não será – o Cartão Olímpico é necessário

  108. No dia 19 pretendo assistir a final do futebol feminino, previsto para se iniciar as 17:30, e em seguida pretendo assistir ao Atletismo no Engenhão, as 20:10, mesmo que chegue um pouco atrasado..
    1) Da pra ir de trem do Maracanã ao Engenhão, ou precisa fazer baldeação na Central? Quanto tempo demora o trajeto?
    2) Melhor o trem ou o taxi?

  109. Pedro, tudo bem? Obrigada por nos auxiliar nos deslocamentos. Realmente suas indicações são muito melhores que as oficiais. Parabéns. Vamos ver se entendi direito. De Copacabana para o Engenhão é metro até a Central e de lá trêm até a estação Engenho. Isto? Vi que o Maracanazinho é perto da rodoviária…O que vc me indica? Por último: de Copacabana até a Arena Carioca 1 é Metro + Brt? São trajetos longos?

      1. Para fazer a integração metrô X trem na Central utiliza o mesmo cartao ? Ou precisa comprar outro passe?
        Obrigado

      2. Super obrigada. dicas anotadas e fotografadas rs. Mais uma pergunta da Rodoviária até Copacabana (Paula Freitas) o que você indica? Vai dar tudo certo ebaaaa!

  110. Boa noite! Adorei suas considerações sobre o transporte durante as Olimpíadas. Gostaria de saber o tempo previsto de viagem da Estação Dão Cristóvão do metrô até o Parque Olimpico usando as linhas 1, 2 e 4 do metrô integrado ao BRT. Grata!

  111. Bom dia Pedro, novamente parabéns por todo o trabalho e empenho, seus posts são incriveis. Consegui realizar o sonho de ver algumas sessões, fui refazendo o plano conforme os ingressos iam sendo liberados, todo dia no site mas valeu a penas. Sou do interior de SP, concentrei tudo em 2 dias no Parque Olimpico.

    Dia 06/08
    Chegada: 07:50 no Galeao

    10:30 – 13:00 Ginastica Masculina
    15:30 – 18:10 Finais Judo
    19:00 – 20:45 Basquete Masculino
    22:00 – 00:25 Finais Natação

    Dia 07/08

    09:45 – 13:00 Ginastica Feminina
    15:30 – 18:10 Finais Judo
    19:00 – 20:45 Basquete Masculino
    22:00 – 23:55 Finais Natação

    Ficarei hospedado Rua Antero Manoel de Sá Filho, 125 apartamento 602, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22795-250, Brasil.

    Vou direto do Galeao para o Parque Olimpico devido ao horario, ja vi seu post e comprei o riocard (a contragosto mas necessario) para o trajeto.

    Creio que pelo cronograma conseguirei ver todos os eventos.

    Minha preocupação é para ir embora do Pq Olimpico devido ao horario e também não localizei o tamanho da mochila que pode entrar nas arenas, se ha algum tamanho especifico, já li algo a respeito que dizia mas oficialmente não localizei nada visto que vou levar minhas roupas e alguns itens para passar estes dois dias e meio (volto segunda de manhã).

    Abraços e muito obrigado.

  112. Boa tarde, eu queria saber se podemos ir direto do Galeão até o Rio Centro de BRT. Grata!

  113. Pedro boa noite!
    Obrigada pela ajuda.
    Estou próximo a estação BRT BOSQUE MARAPENDI (BARRA)
    Assistirei BRASIL X ITALIA no dia 13/08 no Maracananzinho…….Qual a melhor forma de retornar? Pois não entendi bem oq vai funcionar no horário da madrugada!
    Abs

    1. E aproveitando…..
      Para ida ao parque Olímpico da Barra, existe opção com melhor custo x beneficio do que o BRT JARDIM OCEÂNICO X PARQUE OLÍMPICO?
      Pois estaremos em 5 pessoas e pagar o cartão para uma única viagem (ida e volta) é de doer….
      Valeu

  114. Bom dia Pedro! Parabéns pelo site! Por gentileza encarecidamente uma ajuda tua. Serei médica radiologista voluntária nas olimpíadas. Totalmente voluntária! ?. Eu não sou do rio, portanto terei bastante gastos. Muito amor pela medicina e pela radiologia ?.
    Ficarei hospedada em Botafogo na casa de uma tia e trabalharei na policlínica da vila olímpica. Meu turno de trabalho inicia entre 6h30 e 7h00 da manhã. Irei de metrô e depois BRT. Gostaria de Saber se você tem alguma ideia do tempo que levarei entre o metrô de Botafogo e a vila olímpica neste horário de 6h00 da manhã. Voluntários têm preferência no transporte, mas mesmo assim é bastante longe, como você certamente sabe. Estou estão um pouco tensa com esta questão do deslocamento.

    Desde já agradeço muito! Um abraço e obrigada por todas as informações do site!!!

    Roberta Carvalho.

    1. Roberta, o caminho é simples: Metrô linha 1 até General Osório, transbordo à Linha 4 na mesma estação até o terminal Jardim Oceânico e nesta pegar o serviço especial de BRT até o Parque Olímpico. O cartão olímpico e a credencial são necessários e o tempo estimado é de 1 hora.

  115. Dia 8 assisto Volei Brasil e Argentina, último jogo terminando após 00h. Como volto do Maracanzinho pra Copacabana? Vai ter transporte publico no horario? é seguro?

    1. basta pegar o metrô na estação são francisco xavier, da linha 1. dá uns 800 metros de caminhada. é seguro sim.

Comments are closed.