Bom, como os leitores podem ver, ainda não terminei a leitura do livro sobre a história do petróleo. Mas avancei bastante e devo ter lido uns 60% do exemplar.
Enquanto isso, venho lendo algumas coisas em paralelo. Uma delas foi este livrinho, uma série de crônicas corporativas chamado “Eu Odeio Meu Chefe”. 
De autoria do publicitário Beto Ribeiro – autor do divertidíssimo e para lá de politicamente incorreto “Poder S/A”, é uma descrição dos tipos de chefe encontrados em uma corporação, bem como de tabus e outros comportamentos corporativos.
O autor, em misto de coisa séria e galhofa, divide os tipos de chefe em vinte e três espécimes, a saber: “Sim”, “Não”, “Grito”, “Sei que sou bom demais”, “Benchmark”, “Indicação”, “Novela Mexicana”,  “Reunião”, “Tropa de Elite”, “Paz e Amor”, “Vergonha Alheia”, “Teoria da Conspiração”, “Pinóquio”, “Come Nada Quieto”, “171”, “Feedback”, “Quem, Eu?”, “Duas Caras”, “Sonhar Não Custa Nada”, “Crepúsculo”, “Ao Mestre com Carinho”, “Dono” e “Bom” – este último não existe segundo o autor.
Descreve estes espécimes e “ensina” como se defender e tirar proveitos destes. Inclui ainda algumas dicas de “como irritar seu chefe” como arremate deste capítulo.
A segunda parte do livro trata basicamente de dois assuntos: comportamento corporativo e a (falta de) utilidade do setor de Recursos Humanos. Em descrições muito engraçadas, o autor vai desmascarando práticas muito comuns do mundo corporativo e em especial da área de RH.
Incorpora ainda uma cartela de “bingo corporativo” para reuniões, um “guia prático do estagiário e do trainee” e dicas de moda empresarial e de comportamento, entre outros assuntos.
Livrinho curto, que se lê em uma ida ou volta para o trabalho – se o leitor não estiver dirigindo, claro. Deve ser lido mais como algo sarcástico do que levado a sério, embora algumas indicações do livro dêem o que pensar. Um exemplo:
“Missão: os textos das Missões criados pelo RH para conceituar para que afinal serve uma empresa só não são piores que as poesias toscas em dia de eliminação de Big Brother Brasil. Missão não serve para nada. Ninguém lê. Nem mesmo quem a escreveu.” (do capítulo “As Bobagens Top do RH”)
Na Saraiva, custa R$ 29,90. É garantia de boas risadas. Mas se preocupe se reconhecer demais sua empresa no livro… (não, isso não ocorreu comigo)