Neste sábado soteropolitano, temos mais uma edição da coluna “A Médica e a Jornalista”, assinada por Anna Barros.
O tema de hoje são os palpites para a entrega do Oscar, o prêmio mais importante da indústria cinematográfica – e que eu não acompanho desde que Fernanda Montenegro foi indicada a melhor atriz por “Central do Brasil”…
Vamos ao texto.
Oscar 2011
Não é novidade para ninguém que eu amo cinema. Acompanho todas as premiações, principalmente o Globo de Ouro e o Oscar. No último dia 25 de janeiro saíram as indicações da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, que premia os melhores do ano com o famoso troféu do carequinha Oscar. Esse ano, o prêmio será entregue no dia 27 de fevereiro. 
A minha torcida é pelo filme “A Rede Social”, de David Fincher (trailer acima). Assisti ao filme e fiquei pensando nele por três dias. Geralmente, é o que acontece quando eu gosto muito de um filme, quando há algo que me prende ou chama a atenção. 
Mas ele ganhou nos últimos dias um concorrente de peso que foi indicado a doze Oscars e ganhou o prêmio da Associação de Produtores – cujos votantes fazem parte da Academia que vota no prêmio máximo do cinema americano: O discurso do Rei. 
“A Rede Social” concorre a oito, mas eu cravo em melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro adaptado e melhor trilha, os mesmos prêmios que levou nos Golden Globes. Para a categoria de ator, eu aposto em Colin Firth que interpreta o rei gago George, que é pai de Elisabeth II, numa performance arrebatadora. E melhor atriz, Natalie Portman como a bailarina problemática de Cisne Negro, filme que estou ansiosa que estreie para que eu confira. E o melhor roteiro, eu aposto no de ‘A Origem’, de Christopher Nolan, outro excelente filme da safra de 2010. Um filme que penetra no mundo dos sonhos e do subconsciente com Leonardo Dicapprio. E nos faz refleitr muito sobre o poder que podemos ter de persuadir alguém com uma idéia. 
O que me move em ‘A Rede Social”, além da história bem contada e bem dirigida por David Fincher, é a maneira como Mark Zuckerberg teve uma ideia ou copiou uma ideia brilhante questionando a ética, assunto tão em voga atualmente; e a forma como o empreendimento começou, mesclado com cenas de dois processos que Mark sofreu. 
Jesse Eisenberg poderia correr por fora na categoria de Melhor Ator, mas esse ano é de Colin Firth. Jesse vira um nerd, meio autista, meio brilhante, que parece imitar direitinho o modo de ser do verdadeiro e genial Mark Zuckerberg. A história é instigante. 
Será uma noite de muitas surpresas e de muita expectativa para os cinéfilos, os aficcionados em cinema. Penso que é interessante a Academia colocar 10 filmes na categoria de Melhor filme. Democratiza o prêmio e faz com que todos tenham real chance. Na categoria melhor ator coadjuvante aposto em Christian Bale, de ‘O Vencedor’, que faz o irmão do protagonista e que é um viciado em drogas. Para Melhor Atriz Coadjuvante, eu aposto em Melissa Leo, de O Vencedor, também. 
O Brasil ficou de fora da disputa de Melhor Filme Estrangeiro, com ‘Lula, o filho do Brasil’, de Fabio Barreto. Na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, eu aposto em ‘Biutiful’, de Alejjandro Inarritu, o mesmo de Babel, em que o excelente Javier Bardem, concorre a Melhor Ator. 
Na trama, Bardem interpreta Uxbal, um médium que passa por dificuldades com esposa e filhos. Para sustentá-los explora africanos e chineses ilegais na Espanha. Após descobrir que possui uma doença terminal, Uxbal decide tomar outros rumos na vida, até então sem perspectivas. O filme mexicano é a minha aposta. 
Correm por fora na categoria Melhor filme e Melhor Atriz, ‘Inverno da Alma’, filme independente, vencedor do Sundance, o grande festival de filmes independentes, em que Jennifer Lee, a jovem atriz, arrebenta com sua atuação. É um filme para ficar de olho. 
Esse ano, os mestres de cerimônia serão Anne Hatheway e James Franco. Prometem entreter e agradar a todos com suas presenças. Para as mulheres, o tapete vermelho é um momento de entretenimento em que observamos os mais bem vestidos e os mais cafonas, e ficamos atentas aos trajes das estrelas de cinema. 
E a lista dos indicados está aí abaixo. Façam suas apostas e comentem. Após a entrega do prêmio voltaremos a discutir o assunto e ver quem acertou mais nas principais categorias. Torço também para Harry Potter e as relíquias da morte, na categoria Melhor Direção de Arte, e para a categoria Melhor Documentário, em que concorre Lixo Extraordinário, que é um filme brasileiro que fala do artista plástico Vik Muniz e de sua capacidade de criar arte com material vindo do lixo. 
A TNT transmite a festa dia 27 de fevereiro, às 22h, e a TV Globo, também , provavelmente após o Big Brother Brasil, que já é de praxe, infelizmente, porque corta os primeiros premiados, provavelmente com a excelente jornalista Maria Beltrão e José Wilker, nos comentários.
Melhor filme
Cisne Negro
O Vencedor
A Origem
O Discurso do Rei
A Rede Social
Minhas Mães e meu Pai
Toy Story 3
127 Horas
Bravura Indômita
Inverno da Alma 
Melhor diretor
Darren Aronovsky – Cisne Negro
David Fincher – A Rede Social
Tom Hooper – O Discurso do Rei
David O. Russell – O Vencedor
Joel e Ethan Coen – Bravura Indômita 
Melhor ator
Jesse Eisenberg – A Rede Social
Colin Firth – O Discurso do Rei
James Franco – 127 Horas
Jeff Bridges – Bravura Indômita
Javier Bardem – Biutiful 
Melhor atriz
Nicole Kidman – Reencontrando a Felicidade
Jennifer Lawrence – Inverno da Alma
Natalie Portman – Cisne Negro
Michelle Williams – Blue Valentine
Annette Bening – Minhas Mães e meu Pai 
Melhor ator coadjuvante
Christian Bale – O Vencedor
Jeremy Renner – Atração Perigosa
Geoffrey Rush – O Discurso do Rei
John Hawkes – Inverno da Alma
Mark Ruffalo – Minhas Mães e meu Pai 
Melhor atriz coadjuvante 
Amy Adams – O Vencedor
Helena Bonham Carter – O Discurso do Rei
Jacki Weaver – Animal Kingdom
Melissa Leo – O Vencedor
Hailee Steinfeld – Bravura Indômita 
Melhor longa animado
Como Treinar o Seu Dragão
O Mágico
Toy Story 3 
Melhor filme em lingua estrangeira
Biutiful
Fora-da-Lei
Dente Canino
Incendies
Em um Mundo Melhor 
Melhor direção de arte
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I
A Origem
O Discurso do Rei
Bravura Indômita 
Melhor fotografia
Cisne Negro
A Origem
O Discurso do Rei
A Rede Social
Bravura Indômita 
Melhor figurino
Alice no País das Maravilhas
I am Love
O Discurso do Rei
The Tempest
Bravura Indômita 
Melhor montagem
Cisne Negro
O Vencedor
O Discurso do Rei
A Rede Social
127 Horas 
Melhor documentário
Lixo Extraordinário
Exit Through the Gift Shop
Trabalho Interno
Gasland
Restrepo 
Melhor documentário em curta-metragem
Killing in the Name
Poster Girl
Strangers no More
Sun Come Up
The Warriors of Qiugang 
Melhor trilha sonora
Alexandre Desplat – O Discurso do Rei
John Powell – Como Treinar o seu Dragão
A.R. Rahman – 127 Horas
Trent Reznor e Atticus Ross – A Rede Social
Hans Zimmer – A Origem 
Melhor canção original
“Coming Home” – Country Strong
“I See the Light” – Enrolados
“If I Rise” – 127 Horas
We Belong Together – Toy Story 3 
Melhor Maquiagem
O Lobisomem
Caminho da Liberdade
Minha Versão para o Amor 
Melhor curta-metragem de animação
Day & Night
The Gruffalo
Let’s Pollute
The Lost Thing
Madagascar, Carnet de Voyage 
Melhor curta-metragem
The Confession
The Crush
God of Love
Na Wewe
Wish 143 
Melhor Edição de Som
A Origem
Toy Story 3
Tron – O Legado
Bravura Indômita
Incontrolável 
Melhor Mixagem de Som
A Origem
Bravura Indômita
O Discurso do Rei
A Rede Social
Salt 
Melhores Efeitos Especiais
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I
Além da Vida
A Origem
Homem de Ferro 2 
Melhor Roteiro adaptado
A Rede Social
127 Horas
Toy Story 3
Bravura Indômita
Inverno da Alma 
Melhor Roteiro original
Minhas Mães e meu Pai
A Origem
O Discurso do Rei
O Vencedor
Another Year”

One Reply to “A Médica e a Jornalista: "Oscar 2011"”

  1. Na minha opinião existe um grande paradoxo entre as duas primeiras frases desse texto: “(…) eu amo cinema. Acompanho todas as premiações, principalmente o Globo de Ouro e o Oscar.”

Comments are closed.