No dia de ontem, 16 de junho, alcançamos a marca simbólica de 50 dias para o início dos Jogos Olímpicos de 2016, cuja Cerimônia de Abertura será dia 5 de agosto. E menos tempo para o início efetivo das competições, que se dará no dia 3 com o futebol feminino do Brasil estreando no Engenhão.

Hora, então, de fazer uma resumo e um check list de tudo o que temos determinado e o que ainda falta em termos de estrutura e definições para àqueles que virão assistir às competições. Obviamente, não esgotaremos o assunto, mas a ideia é dar um panorama geral. Por tópicos.

1 – Obras

Aqui temos de dividir em duas vertentes: as instalações esportivas em si e as obras de mobilidade.

No primeiro caso, se está na etapa de montagem das arquibancadas temporárias nas arenas que assim foram projetadas, bem como a montagem da estrutura destinada ao vôlei de praia. Esta última chegou a ser embargada por falta de licença ambiental, mas já foi retomada esta semana. Também estão começando a se montar as tendas de acesso dos espectadores às instalações. A princípio, nada nesta área preocupa em termos de prazos.

20160612_090255Sobre as estruturas fixas/definitivas, o velódromo (acima, à esquerda) está bem atrasado em sua parte externa e será entregue apenas maquiado do lado de fora, como expliquei no artigo de ontem. Por dentro, a informação de jornalistas especializados é que está praticamente pronto, faltando apenas a finalização das estruturas como rede de esgoto e energia. Outra estrutura que ainda não está finalizada é a vila dos tratadores em Deodoro, mas esta andou rapidamente nos últimos meses e deverá estar concluída a tempo.

No que toca às obras de mobilidade, falta entregar o BRT Transolímpica – que está em ajustes finais e será inaugurado para testes no início de julho – e o grande drama desta Rio 2016: a Linha 4 do Metrô. A expectativa é de que esteja disponível, mas apenas para os detentores de ingressos e credenciais e funcionando “no grito” (como se diz aqui no Rio de Janeiro), sem testes. A conferir.

2 – Ingressos

A entrega se iniciou na sexta feira passada e se estenderá até meados de julho. Ainda não recebi nenhuma das minhas remessas, mas meu irmão, por exemplo, já está com as entradas em seu poder. O Comitê tem enviado email e disponibilizado na conta pessoal o número de rastreamento dos Correios. Segundo o site da Rio 2016, caso não haja ninguém para receber o envelope este ficará disponível por sete dias na agência mais próxima. Caso ainda assim não haja a retirada, serão devolvidos e transformados em etickets.

Os ingressos comprados neste momento serão enviados sob a forma de etickets no final de junho. Se o leitor ainda não comprou seus bilhetes, ainda há bastantes sessões interessantes no site oficial de vendas, inclusive algumas finais disputadas. As bilheterias físicas tem sua abertura prevista para esta segunda quinzena de junho. Ainda não foram divulgados os locais, mas acredito que a rede de shoppings da administradora Aliansce, parceira do Comitê, deverá ser utilizada para tal.

20160526_2002253 – Mobilidade Urbana

Os guias do espectador divulgados recentemente trazem instruções sobre a chegada aos parques e arenas, mas há ainda algumas questões pendentes. A primeira delas é quando começará a ser vendido o “Cartão Olímpico” de transportes, sem o qual não se poderá utilizar algumas estações de BRT e do Metrô. Há rumores de que será a partir do próximo dia 21, mas não há confirmação oficial até o momento.

Por outro lado, ontem a Prefeitura divulgou em seu site “Cidade Olímpica” um roteiro completo dos modais de trânsito, serviços especiais e bloqueios de trânsito. Pretendo publicar artigo com um resumo no início da semana que vem, mas vale a leitura.

O segundo tema é a divulgação e aprofundamento de alguns pontos constantes dos próprios guias do espectador – principalmente, os acessos para o Parque Olímpico de Deodoro. Conversando com pessoas da Prefeitura soube que a ideia é aumentar a distância das instalações até os meios de transporte a fim de facilitar a dispersão do público, o que explicaria a caminhada de 2,5km recomendada como trajeto oficial para a Arena da Juventude, por exemplo.

20160612_0917384 – Estrutura dos Parques Olímpicos

Até o momento, o que se sabe sobre a estrutura disponível nos Parques Olímpicos se resume ao que foi divulgado nos Guias do Espectador e às observações feitas por quem esteve nos eventos-teste. Mas ainda há questões importantes a serem esclarecidas, como se haverá tomadas de recarga de celular, as opções de alimentação disponíveis, o que haverá no live site próximo ao Centro Aquático e mesmo o esquema de segurança nas cercanias das instalações.

Outra dúvida é se haverá wifi gratuito ao público dentro das instalações. Oficialmente nada foi dito nem definido, mas segundo o que apurei existe a possibilidade de haver, mas restrito apenas aos clientes da Claro, operadora patrocinadora da Rio 2016. A conferir.

Diga-se de passagem, o sinal de 4G melhorou bastante entre o primeiro evento teste em que estive e este último na Arena Carioca 1. Com o reforço nas antenas previsto, deverá ser o suficiente, ao menos em Jacarepaguá.

5 – Definições Institucionais

Na última terça feira foram revelados o design das medalhas, os uniformes de entrega e o layout do pódio e o lema dos Jogos Olímpicos, que foi definido como “Um Mundo Novo”. Falta divulgar a música tema, o que também não deve demorar.

Sobre o slogan, tenho a impressão de que originalmente era uma sentença mais extensa e que foi alterado para não parecer alusão ao delicado momento político atual do Brasil. É algo que nunca o público em geral saberá, mas me pareceu isso.

Também começam a pingar aqui e ali algumas informações sobre as cerimônias, como a existência de uma bateria com 480 ritmistas e a participação da coreógrafa Deborah Colker. A abertura dos Jogos Paralímpicos contará com uma roda de samba com as participações de Teresa Cristina, Diogo Nogueira, Monarco, Xande de Pilares, Hamilton de Holanda e Pretinho da Serrinha.

Aliás, ainda há ingressos para a Abertura Paralímpica, inclusive a Categoria D (R$100).

E segue a contagem regressiva…

Imagens: Rio 2016 (medalhas) e Arquivo Ouro de Tolo

[related_posts limit=”3″]

20160612_115109

16 Replies to “A 50 Dias da Rio 2016”

  1. A questão do transporte na final do Volei Fem está me tirando o sono pq estarei com dois idosos. Pensando seriamente em não ir com receio de passar aperto.

    1. Quer uma dica? Os bloqueios de trânsito no Maracanãzinho não serão tão distantes, ao contrário do Parque Olímpico. Contrata um transfer ou feche um táxi antes.

      1. Eu levarei meu irmão que é aposentado por invalidez na final do vôlei. Acho q sairá alguma reportagem na Globo reportando a dificuldade pelo metro estar fechado nas primeiras rodadas noturnas e irão rever horário. Se não, vou chamar um uber.

        1. Por partes:

          1) sobre o fechamento do Metrô, o que eu soube é que a Globo já entubou e não irá tocar no assunto;
          2) pelo Guia do Espectador, seu irmão tem direito a transporte até o local do Uber, do táxi ou o meio de deslocamento escolhido.

  2. Migão, recebi hj um sms com o texto que os meus ingressos estão esperando por mim. Para eu ir na bilheteria do Shopping Leblon. Não li sobre isso em nenhum outro lugar. Vc sabe se já estão entregando mesmo os ingressos no shopping Leblon?

    1. Oficialmente nada foi anunciado, mas soube por um leitor que desde ontem a bilheteria do Shopping Leblon já se encontra disponível para compra e, pelo visto, retirada de ingressos.

  3. Fui pegar meus ingressos no shopping Leblon hoje. Não sei se a atendente não foi bem treinada, mas foi confuso e estressante. Se não tivesse levado impresso meus vários pedidos, não teria saído de la com todos ingressos. Ouvi frases como
    “Alguns ingressos seus foram enviados pelo correio” – não escolhi sedex em nenhum pedido
    “vc so tem 3 ingressos a receber” Tinha dezenas a receber
    ” bem aqui estão todos seus ingressos que faltavam” – ainda faltavam mais 2 pedidos, que so após eu fornecer os números, foram localizados.
    Apesar deles entregarem com identidade e cartão de credito, aconselho,se tem vários pedidos, é que tenham s números dos pedidos com vc e CONFIRAM BEM!!
    Ao meu lado, uma pessoa tb estava se estressando com o atendente.

    1. Com tudo isso e com toda a burocracia de procuração para retirar ingressos em nome de terceiros – ainda que o cônjuge – fiz bem em trocar minhas compras em bilheteria para Sedex e eticket. Os relatos de que a venda está confusa são vários.

  4. Migão, pelo o que o RioBarra disse sobre a linha 4, o funcionamento vai ser iniciado no dia 1º de Agosto exatamente pra executarem todos os testes de segurança. Como a instalação dos trilhos já terminou há um tempo, acredito que esse seja mesmo o motivo do atraso no começo de operação.

    1. O período de testes deveria ter sido bem maior, convenhamos. Na verdade, a Rio 2016 será o teste, o que não é o mais adequado

  5. Migão,

    Liberaram, agora há pouco (por volta de 12:30), ingressos categoria C (R$ 240) para o bronze do basquete masculino. Assim que fui selecionar a aba desceu até “6”, levando a crer que foi uma quantidade considerável.

    Apostando em uma medalha tupiniquim, confesso que me animei o comprei.

    Com o Dream Team desmontado quem sabe os vovôs brasileiros da NBA não conquista um improvável ouro? Rsrsrs

    Sonhar não custa nada.

    Mas, para isso, tenho que adquirir um ingresso para a final. Quem sabe não liberam mais alguma coisa para a final?

    Aproveitarei, assim, a véspera de feriado no RJ com uma overdose de basquete no Parque Olímpico.

    Boa sorte a todos nós!

Comments are closed.