Na última quarta feira, à noite, o Comitê Rio 2016 divulgou e disponibilizou para download aqui os “Guias do Espectador”. Separados por esporte e, dentro destes, por instalação, os Guias trazem informações sobre os esportes, as instalações, as regras, as formas de se chegar, o tempo de abertura da instalação antes de cada sessão e o mais aguardado: a setorização das arenas.

Da forma como está estruturado acredito que os guias serão impressos e entregues junto com os ingressos via Sedex, para servir de consulta aos detentores de ingressos. É algo a se conferir quando chegarem os primeiros pacotes.

Cada Guia tem uma estrutura básica semelhante: a capa, as chamadas “dicas de ouro” (abaixo), informações básicas sobre os esportes, as opções de transporte para acesso às arenas, a setorização destas e uma página com os patrocinadores da Rio 2016. A partir da leitura de todos os guias, pode-se colocar alguns pontos que merecem atenção.

Dicas de Ouro - BasqueteO primeiro deles, obviamente, é a alocação de lugares. À exceção do fato de algumas arenas terem reservado lugares nobres aos seus convidados, eu pelo menos não consegui estabelecer uma lógica de alocação. Porém, nas três Arenas Cariocas os lugares categoria C no segundo piso parecem ter um custo benefício muito melhor que os Categoria A imediatamente abaixo. Especialmente no caso do basquete isso parece ser claro.

Aliás, este blog acertou 90% das projeções das arenas que efetuou anteriormente, de forma que não houve grandes surpresas quando da revelação nos guias. Pessoalmente, fiquei com dúvidas quanto a algumas arenas como a da Juventude em Deodoro, onde alguns setores não estão muito claros quando comparamos com nossos lugares determinados no site. Algo que somente com os ingressos físicos nas mãos teremos maiores certezas.

Outro ponto a se chamar a atenção é a localização dos “ingressos de hospitalidade”. Como escrevi em post anterior, a descrição dos pacotes e dos ingressos pela Latam dava conta que seriam lugares periféricos nas arenas. Entretanto, como se vê abaixo no mapa do Maracanã para a Cerimônia de Abertura, são lugares com boa visibilidade da sessão – à exceção, talvez, do Maracanãzinho.

hospitalidade aberturaNote o leitor, também, que os mapas de setores indicam pontos como os locais de acessibilidade, lojas oficiais, posto médico em cada andar e áreas de assistência a detentores de ingressos. Nas arenas temporárias também há a indicação dos pontos para venda de alimentos e bebidas. Aliás, será permitido ao espectador levar itens pequenos e embalados de alimentação como biscoitos, chocolates e barras de cereal – mas não bebidas.

Um ponto que deve ser observado é que os mapas de acesso, além de indicarem os meios de transportes indicados, também mostram onde será a entrada na área das instalações. Para a Cerimônia de Abertura, por exemplo, o Maracanã só terá abertos os portões D, E e F; quem tiver lugares perto dos acessos A, B e C terá de entrar por um destes portões e dar a volta já dentro da área de competições, embora fora do estádio.

Outro exemplo é o Riocentro, onde a entrada no complexo será por uma das ruas laterais. Por exemplo, o boxe, que ficará no pavilhão mais distante desta entrada (abaixo), irá gerar uma boa caminhada dentro da área até chegar à entrada. É algo que deverá ser levado em consideração nos tempos de deslocamento. Isso é algo que os guias não contemplam: a distância indicada é até o portão de entrada na área de instalações, não até a venue em si. E em alguns casos a diferença é considerável.

entrada RiocentroA propósito, não entendi a indicação da estação Magalhães Bastos da Supervia para o acesso à Arena da Juventude, aos campos de hóquei e do rugby. Da estação até a entrada da instalação são 1,5km, e desta até a Arena da Juventude, mais 1km. Ou seja: uma caminhada de 5km entre ida e volta, tendo a estação Vila Militar uns 900 metros mais perto.

Dando meu exemplo pessoal, estarei na Arena da Juventude com meus pais – já idosos – e duas crianças. Fazê-los caminhar cinco quilômetros tendo uma opção que diminuiria o deslocamento não me parece ser algo lá muito racional. Outra coisa que me chamou a atenção é que, ao que parece, a estação Centro Olímpico em Jacarepaguá não irá atender aos usuários da Transcarioca.

Entretanto, o caso mais preocupante é o do Maracanãzinho. O Guia indica a Linha 2 do Metrô como principal ponto de escoamento, mas está confirmado que esta irá fechar à meia noite, antes do término da última sessão – com jogo do Brasil em quase todos os dias fechando a programação. A promessa é de que irá haver um reforço dos ônibus, mas para muitas localidades isso não funciona – sem contar que tira a possibilidade do Shopping Nova América ser utilizado como ponto de apoio, algo que funcionou com sucesso durante a Copa do Mundo. E mesmo a estação da Linha 1 que atende ao Maracanãzinho é um tanto quanto distante, ainda mais para se caminhar de madrugada.

sem metrôO que vai acabar acontecendo é que, como os bloqueios de trânsito (caso se mantenham os efetivados na Copa) não serão assim tão distantes do ginásio pelo lado da Avenida Maracanã, vai acabar muita gente nos jogos do Brasil que não viria de carro optando por este meio de transporte e deixando nos estacionamentos particulares que existem em ruas como a São Francisco Xavier, a Ibituruna e a Mariz e Barros, entre outras. Eu mesmo irei acabar optando por este transporte e deixando em um dos prédios da Cia onde trabalho, que é relativamente perto.

Aliás, os guias deixam claro que carros particulares que não sejam os da organização e táxis não terão acesso às áreas bloqueadas das instalações. Isso não deve ser um grande problema em áreas como o Maracanãzinho, o Maracanã e a arena do vôlei de praia, cujos bloqueios não devem ter seus limites muito longe das instalações. Mas no Parque Olímpico da Barra – que fica em Jacarepaguá, aliás – se o bloqueio for na confluência da Embaixador Abelardo Bueno com a Avenida Alvorada nem andando se conseguirá um táxi, por exemplo. Deodoro, que fica em área militar, idem.

Uma dúvida que tem surgido nos últimos posts é sobre o posicionamento das provas de atletismo. Olhando o mapa abaixo e o que presenciei no evento teste do atletismo (sugiro uma olhada nas fotos), pode-se dizer que a largada dos 100 metros rasos será em frente aos setores de 111 a 113 (inferior) e 510 a 512 no superior – Setor Oeste, próximo ao setor Norte.

mapa boltA chegada desta prova será em frente aos setores 101 a 103 no inferior e 501 a 503 no Superior. O salto com vara, com Fabiana Murer, será melhor visualizado no Setor Norte – 116 a 124 e 214/215 – enquanto que os saltos em distância e triplo estarão no Setor Leste – 126 a 135 e 526 a 535. Aliás, quem pagou R$1,2 mil nestes setores inferiores (126 a 135) não verá quase nada dos 100 metros rasos.

Finalizando o texto – mas não o assunto – os guias merecem uma leitura atenta. Devem se tornar ainda mais claros após o Plano Definitivo de Mobilidade ser divulgado, com as orientações práticas sobre o deslocamento das pessoas. Há também outras questões menores que não estão muito claras, como o acesso às instalações após o início das sessões e especificamente para o caso do tênis se, dada a longa duração das sessões, será permitido sair e voltar.

Voltaremos ao tema.

Imagens: Reprodução dos Guias – Comitê Rio 2016

[related_posts limit=”3″]

109 Replies to “Algumas Notas sobre os Guias de Espectadores da Rio 2016”

  1. Ola Pedro. Otimo texto. Sei que é demais mas preciso pedir essa informação. Tenho dois lugares para ver os 200m. Setor 127 fila V (cat. A) ou 141 fila A (Cat B). Sei que os dois são ruins, mas como não tenho noção de como é o engenhao, aqjudaria muito uma opinião. Obrigado

      1. Espero que tenha ficado com 141, fila A, na categoria B porque a largada eh do lado oposto do estadio mais ou menos no 111.

  2. Não vou cansar de reclamar sobre essa questão do metrô, Pedro. É um absurdo! Minha mãe e meus sogros estarão comigo nos jogos de vôlei e vão ter que andar pra caramba!

      1. Absurdo mesmo! vou passar por isso duas vezes em dois dias seguidos. Sexta e sábado, 19 e 20/8.

  3. Migão, antes de sair o mapa, comprei 2 ingressos catA para o dia14 dos 100m masc em um dos setores com péssima visão por ser do lado oposto a reta. Como vc colocou em post anterior, acho errado classificar como A esses setores, ainda mais nos dias 13 e 14 que tem os 100m. Mesmo nas provas mais longas, acho errado um ingresso categoria A não permitir vc ver a chegada direito. Como ia ficar muito revoltado de ter pago 1200 reais e não ver direito, resolvi arriscar e comprei outros 2 ingressos perto da chegada, após muitas tentativas. E irei rezar para todos os santos, para que consiga revender os outros 2.

    1. Fiz a mesma coisa, Maurício. Estou oferendo os ingressos anteriores da reta oposta com um bom deságio para uns conhecidos. Os melhores lugares do Engenhão só foram disponibilizados agora!

      1. Jonas, eu coloquei para revenda. Se não vender ate 10 dias do evento, irei cancelar a revenda e fazer o mesmo que vc.

    2. A gente sabe que o atletismo tem esta particularidade, mas neste dia em especial eu teria dividido de forma diferente as categorias.

    1. Parabens!!! que inveja ter conseguido no 109. O meu era no 126. Sorte que conseguir revende-los e acabei comprando na cat B. Irado mesmo eh que o Bolt esta recuperado e agora eh torcer q esteja 100% ate os jogos.

  4. Migão, comprei abertura e vendo agora é no bloco 119 setor K, deve ser show o local, não?
    Obrigado pelas informações e mapas de locais

    1. Um ótimo lugar, sem dúvida alguma. Não sei se vale 4,6 mil reais (pra mim não vale), mas é ótimo lugar.

      1. Pedro, para abertura consegui categoria C fiquei com o bloco 305 lá é muito ruim? Já que não dá para pagar 4.600 em um ingresso hehehe

          1. Na semifinal fiquei no 312 como o jogo começa as 13hrs vc sabe se é um local que pega sol? Se tem uma boa visão do campo? Não conheço o Maracanã.

      2. Olá Migão. Comprei para a final dos 100m. Sabe me dizer como é a posição do bloco 512, nivel 5, fileira AA? Não achei em nenhum lugar a posição dos assentos.

  5. Gostaria de saber se esses guias contêm informações sobre deslocamentos feitos pelos BRTs e também se há informações relativas às interligações entre as instalações olímpicas, exemplo: “acabei de assistir uma partida na Arena da Juventude (Deodoro) e desejo me deslocar via BRT para o Parque Olímpico da Barra”…

  6. Meus ingressos para final de natação categoria B são em locais aparentemente muito piores do que os meus ingressos Categoria C. Possivelmente proximo as pilastras que impedem a visão. Só não desfaço porque são finais.

  7. Bom dia Pedro

    Qual é o endereço de email para solucionar um problema que tenho na minha conta na Rio16?

    Grato

  8. Tenho uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês: se tenho 1 meia entrada idoso ou estudante e pretendo usar sem ser nenhum desses, pago a outra metade e estou liberado, certo?
    E o contrário, se tenho uma inteira e pretendo levar meu pai que é idoso, posso ser restituido em 50%?
    Grato

    1. o ingresso de meia entrada pode ser substituído por um de inteira na bilheteria, mas o contrário não ocorre. Aliás, não é possível nem a substituição de uma meia de estudante por uma de idoso, segundo o comitê organizador. Absurdo!

        1. o “absurdo” se refere apenas à impossibilidade de substituição de uma meia de estudante por uma de idoso… fiz a consulta acerca de tal possibilidade e falaram que eu deveria pagar a diferença para o valor de uma inteira. Acho que não faz o menor sentido essa cobrança

          1. De meia pra inteira até entendo a necessidade de complementação, para idoso já é meio estranho mesmo.

      1. então se quiser vender uma meia entrada de estudante para uma pessoa que não possui esse direito, a mesma pode no dia do evento substituir por uma inteira?

  9. Aliás, segundo o site Surto Olímpico o design das medalhas será revelado nesta terça, dia 14

  10. Tenho um ingresso de semifinal do basquete Categoria A mas no bloco 201. Acho que não faz o menor sentido um ingresso A no segundo nível, visto o que estava publicado a cores durante a venda de ingressos.

    1. Fernando, o que se comenta é que a FIBA requisitou os melhores lugares da arena para convidados. Não sei se procede

    2. Fernando, apesar de não estar previsto no mapa de vendas, até aceitaria categoria A no segundo andar nos setores centrais, mas já´ verifiquei ingressos A no segundo andar nas quinas da arena.

  11. Tem coisa pior, Fernando. Peguei um lugar categoria A atrás da tabela, segunda fila, ainda no sorteio. Ainda bem que consegui revender.

  12. Bom dia Pedro,

    Teremos um post do evento teste do volei? estou ansioso pelas suas impressões pois serei espectador de vários jogos na arena. Seu relatos sao a única fonte para nós nos informarmos fora das informacões oficiais que em geral pouco esclarecem e não tocam nos pontos críticos como acessibilidade, conforto, visualização etc, etc etc…
    Afinal existe grades nas primeiras A dos setores inferiores e superiores?

    obrigado
    abs

  13. Acho que essa questão do metrô no Maracanãzinho vai ser resolvida facilmente! Se não for agora, será logo após a Cerimônia de Abertura onde o sistema vai ser testado ao limite pela quantidade de espectadores.

    1. Regis, nos dias de Cerimônia a Linha 2 vai fechar somente às 2 da manhã. O que torna ainda mais incoerente isso tudo

  14. Pedro, boa tarde! Uma dúvida de leigo de quem vai de fora para o Rio. Estava lendo a matéria no UOL Olimpíadas sobre o estúdio da Globo e lá diz que vai ter inclusive um telão. A dúvida: só circula pelo Parque Olímpico quem tiver ingresso para os eventos da redondeza, ou qualquer um poderá desfrutar do espaço e, por exemplo, assistir aos eventos neste telão?

    Ah! Enviei meu número para entrar no grupo do WhatsApp mas acho que ainda não me incluíram! rsrs

    Obrigado!

    1. Luiz, durante os Jogos somente quem tiver ingressos poderá acessar a área do Parque Olímpico de Jacarepaguá e, consequentemente, estas áreas citadas. Quanto ao grupo, não recebi seu email, se puder reenviar agradeço.

      Aliás, quem escreveu esta matéria do Uol foi um grande amigo meu.

  15. boa! vou ver brasil x estados unidos e brasil x Itália! Estou surpreso com o horário do dia 13, achei que iam passar o jogo do brasil pra sessão da tarde, por causa da semifinais do futebol.

    1. Neste dia à tarde tem um Brasil e Argentina que deverá ser decisivo no basquete masculino, talvez seja essa a explicação.

      1. sim, mas o 2º horário da sessão da tarde encaixaria perfeitamente entre os eventos. ainda bem que não pensaram nisso, rs. essa sessão tinha disponibilidade menor do que a da noite.

        1. Na verdade se repetiu o mesmo padrão da tabela do vôlei feminino, com a diferença do Brasil no masculino estrear pela manhã e não à tarde – por causa da transmissão do Campeonato Brasileiro de futebol, que inacreditavelmente não irá parar durante a Rio 2016…

          1. isso mesmo, Pedro. Se a seleção de futebol se classificar em 1º em seu grupo, o jogo de quartas de final (na arena Corinthians)será 22hs, coincidindo com o jogo brasil x Itália no vôlei (22h30). Como eu estou nem aí pra futebol nas olimpíadas, tudo bem!

    2. Muuuuuito estranho o horário do vôlei no sábado dia 13!! Mesmo horário que as quartas de final do Brasil no futebol (se o Brasil passar em primeiro, claro). Essa foi uma GRANDE SURPRESA PRA MIM!!!

    3. vôlei tem que ser a noite pq o basquete brasileiro caiu a tarde. a globo não quer concorrência. imagina simultâneamente vôlei do brasil na globo e basquete com o brasil na band? peguei o mesmo ingresso que você.

  16. Os únicos ingressos que queria e não consegui foram as finais de volei masculino e feminino, vocês acham que ainda tenho chance ? Tenho acessado o site direto e esta semana consegui um ingresso masculino, ainda faltam 2…Vocês tem dica do melhor horário ? Tempos atrás 6:00 da manhã era o ótimo, já não é mais…

    1. Maria, boa noite! Acompanhando as divulgações de quinta-feira, acho provável ainda ter liberação do vôlei, mas as finais estão realmente difíceis. Faz um tempo que larguei o vício do site de ingressos rs, mas as duas dicas que posso dar:

      1)Aproveite as quintas, meio dia, quando há liberação de ingressos. Mesmo que essa semana não seja o vôlei, há chances de diversos esportes terem ingressos liberados. Eu consegui ginástica no dia que vôlei era o destaque, por exemplo.

      2)O melhor horário de liberação, até pouco tempo atrás, pelo que acompanhei, era 16h00. Não sei se ainda procede.

    2. tenho olhado o site todo dia, acho muito difícil que esses ingressos apareçam para revenda. Acho que só será possível comprá-los mais perto do evento, se o comitê liberar novos lotes de ingressos. Eu acredito muito que esses ingressos concorridos vão aparecer, e eu me baseio na minha experiência da copa do mundo. Consegui praticamente todos os meus ingressos, incluindo quartas de final (consegui 2 vezes) e semifinal (graças a deus não foi a do brasil, rs) pouco antes ou até durante o evento.

      Sempre tem gente que desiste ou delegações que devolvem ingressos.

      1. Na Copa tbm consegui esses ingressos durante a competição.
        Comprei oitavas, semis e final na manhã seguinte ao jogo Brasil x Camarões.

        Hoje foi o último lote grande anunciado, mas ainda acredito que possa tem mais (poucos) alguns.

        1. Ainda acho que irão liberar ingressos de mata mata de esportes coletivos após o fechamento das primeiras fases. A conferir

    1. Esse é fraco. Só entre os leitores daqui tem uns 20 com 5 mil reais em ingressos para revenda

  17. Pedro, uma coisa que não me responderam até agora é como será o esquema de transporte público no trajeto entre Parque Olímpico e Maracanã. Um exemplo: vou ficar no Méier (próximo ao Maraca) e preciso saber como voltar pra casa às 1h da madrugada após uma sessão do basquete lá na Barra. Já tentei encontrar a resposta para a questão mas até agora nada aceitável.
    Você pode me ajudar?

    1. O ideal seria BRT mais trem, mas este não deverá estar funcionando. Venha de BRT até Madureira, serviço especial e expresso, e pegue um táxi

  18. Nas duas vezes que liberaram venda de ingressos para a abertura, fiquei com o dedo colado no F5 e não consegui comprar. Maior frustração. Tentei pegar ingresso de 200 reais. Fica a informação se alguém ler isso e tiver interesse em me revender (não procuro cambistas). O fato é que agora só se encontram os ingressos caríssimos da abertura e nada dos de categoria inferior. Será que ainda vão liberar novas revendas desses ingressos? Por tudo o que vi, estão segurando uma quantidade razoável de ingressos chegarem no sistema antes de abrirem a venda. Estarei no Rio de 2 a 8 de agosto e queria muito ver a abertura! Pelo menos, comprando no escuro, já acertei na escolha do vôlei masculino e do futebol feminino, ambos para jogos do Brasil e em lugares muito bons. Estou aguardando a tabela do vôlei de praia, que não gostei muito do lugar pelo mapa de assentos.

  19. Olá,
    Gostaria de sabe ser posso entrar em um evento muito tempo após o inicio. Exemplo: tenho ingressos para a abertura do futebol no RJ, o ingress vale por duas partidas sendo que a primeira não me interessa muito. Posso chegar mais tarde?

  20. Cara, comprei final dos 200 metros e o Usai Bolt talvez se classifique apenas para os 100 metros ou nem venha pra cá! Putz!!! Espero que não acorra isso…. quem vai comprar meu ingresso sem o Bolt?????

  21. Puxa, econtrar tamanha ajuda neste site foi incrivel!! Assim como eu, várias pessoas tem preparado sua logistica através de suas dicas e impressões. Em relação ao ingresso nas arenas, como meus tickets são na maioria de estudante, pensei em levar um binóculo. O que vc acha? Será que vão permitir a entrada? Mais uma vez obrigado por seus posts!!!

  22. Ingressos novos da ginastica ritimica estao com setores 27 e 30, que não constam no guia. Você sabe onde ficam? E que lado da arena vai ser a “frente” do tablado?

  23. Ola Pedro…
    Sensacionais estas suas dicas…Merece um ingresso da abertura no gramado!!!
    Sobre os guias, tenho algumas dúvidas:
    1- Será permitido entrar nas arenas com binóculo (visto que boa parte de meus ingressos é de estudante). Quais arenas vc acha realmente necessário?
    2- Haverão pontos para carregar aparelhos celulares? Será que vão permitir a entrada daqueles carregadores universais? Vou para o parque olimpico de manhã e só volto a noite…aí já viu né?
    Obrigado pelas dicas!!!

    1. Obrigado. Pior que não recebi até hoje meus ingressos…

      Respondendo:

      1) a princípio sim;
      2) não sei se haverá pontos para recarga, mas carregadores portáteis serão permitidos

  24. Sensacional a materia Pedro!!!! Irei desacreditar se vc conseguir me dizer se na arena carioca1(do basquete) o assento numero 1 comeca do lado esquerdo ou direito da sessao? Pergunto isso pq pela fotos que eu vi estou preocupado em ficar atras do placar com visao parcial da quadra. tipo na sessoes 218 ou 220, 209 ou 207.

    1. O placar não ficará no mesmo local onde esteve no evento do vôlei. Não haverá esse problema

  25. No meu ingresso esta marcado o horário das 17;30 hrs. Posso entrar mas cedo pois o jogo do brasil de basquete será as 14:30 hrs em deodoro?

  26. Boa Tarde PEDRO,
    Bloco 503, fila K, assento 11 e 10 é ruim para Atletismo, final de 100m raso?
    Obrigada

  27. bom dia minha localização na arena do volei de praia é:
    corrredor 03
    bloco :205
    fila:u
    assento:23
    poderiame mandar o mapa de localização

  28. Basquete arena carioca 1 comprei o ingresso Cat A e fui informado que estou no bloco 214 la em cima ae pergunto… proximo a quadra é qual cat?

  29. Olá!
    Não consegui localizar no mapa os blocos 300. Gostaria de saber se o bloco 375 fica de frente para a reta dos 100m.
    Os ingressos para esse bloco custam 1.200 reais (categoria A), mas não achei a localização deles em lugar algum.

  30. Bom dia Pedro, estou querendo comprar entradas para a final dos 100m, no bloco 375 fila C, mas tem nenhum mapa mostra onde fica essa bloco. alguém pode me ajudar???

    1. Ana, estamos na mesma. Se eu descobrir, venho avisar pra vc. Por favor, avise aqui também, caso descubra antes de mim. Tá bom?

  31. Ola Pedro. Tenho dois lugares para ver os 200m. Bloco 130 e bloco 109. Qual você acha que seria melhor? Agradeço sua ajuda. Obrigado.

  32. Pedro, estou comprando ingressos para cerimonia de encerramento das paralimpiadas. Consegui os seguintes lugares e nao sei qual escolher:
    – Categoria A / Nivel 1 / Bloco 102;
    – Categoria A / Nivel 1 / Bloco 102 / fileira N / assento 17;
    – Categoria B / Nível 1 / Bloco 130 / Fileira X / Assentos 22 e 23;
    – Categoria B / Nível 1 / Fileira X / Assentos 15 e 16;
    – Categoria B / Nível 1 / Bloco 130 / Fileira R;

    Não sei qual comprar? Qual é o melhor lugar do estadio para assistir as festas de encerramento? Qual desses que eu achei você compraria?

    Muito obrigada desde ja pela ajuda!

    Bjs
    Dani

Comments are closed.