Dando seguimento à série de posts sobre a venda de ingressos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, hoje é dia de abordar duas questões: a nova fase de venda que ocorre e a alocação dos lugares pelas arenas.

Desde o último dia 14, o Comitê Rio 2016 tem liberado sempre às quintas feiras (ao meio dia) lotes de bilhetes para sessões então indisponíveis. Na ordem, tivemos as sessões do futebol, as cerimônias de Abertura e Encerramento e o atletismo e na última semana o vôlei. A expectativa é que tenhamos semifinais e finais do basquete masculino na próxima quinta feira, porque é a única final disputada que ainda não voltou à venda.

O que as pessoas talvez não saibam é que vem sendo liberados ingressos para praticamente todos os esportes no que eu e mais alguns aficionados chamamos de “Ticket Time”. Nos últimos dias, sempre entre quatro e quatro e meia da tarde o Comitê Rio 2016 tem disponibilizado bilhetes de todos os esportes, e muitas sessões antes disputadas entre estas.

20160417_134502Na última sexta feira, por exemplo, todos os esportes tinham bilhetes disponíveis. Até esportes que estavam indisponíveis há tempos como o remo, a canoagem e o tênis, entre outros. No momento em que escrevo (tarde de domingo) sessões como as finais do judô, do futebol masculino e a Cerimônia de Encerramento estavam disponíveis no site.

O Comitê não dá informações sobre estas liberações, mas prestando atenção e observando se percebem duas coisas: uma que muitos são ingressos de revenda e outra, que novos lotes de ingressos fora dos anunciados foram colocados à venda.

Aliás, estas últimas liberações deixaram incertezas sobre a real lotação das arenas e das sessões, muitas delas tidas como esgotadas. Um bom exemplo é o vôlei: com baixa disponibilidade de entradas há meses, após a liberação da última quinta feira praticamente todas as sessões ainda tem pelo menos uma categoria de ingressos disponível. Até sexta à tarde até as semifinais estavam com ingressos à venda.

Marina-da-Gloria-credito-Renato-Sette-Camara-Prefeitura-do-Rio-1Fica claro que se criou uma escassez de entradas que não correspondia à realidade de ocupação das arenas e das sessões. Então não sabemos quais sessões estão realmente esgotadas e quais apenas tem entradas ainda não liberadas para venda.

Por outro lado, como escrevi nas redes sociais no último sábado, não há a menor necessidade de se comprar entradas com cambistas. Com um pouco de paciência e pesquisa no site pode-se conseguir todas as entradas desejadas sem precisar recorrer a este tipo de expediente – que é ilegal, bom que se diga.

Um outro ponto é que se observando o mapa de setores das cerimônias de abertura e encerramento, por exemplo, pode-se perceber o posicionamento de algumas ações. Os setores centrais do Maracanã na Abertura (abaixo), nas filas mais distantes do campo de jogo são categoria B do lado da tribuna de imprensa e D do outro lado. Fica claro que algumas ações da cerimônia serão de frente para as tribunas e de costas para o outro lado.

O_ZO_MRC_mapAssim como a imensa categoria E atrás do gol à direita das tribunas (acima, em azul escuro) dá a entender que ali ficará algum tipo de estrutura que irá impedir a visão total da cerimônia de Abertura a quem estiver com ingressos desta categoria. Afinal de contas, os ingressos em azul claro ao lado do setor azul escuro custam 3 mil reais, enquanto a categoria E sai a 200.

Um outro ponto interessante é que foram liberados na última sexta feira ingressos de categoria C para o remo e a canoagem de velocidade, que dividem o mesmo venue no Estádio de Remo da Lagoa. Fica a impressão que retomaram o projeto de colocar lugares temporários, antes abandonados.

Parque-Olímpico_Arena-Carioca-1-credito-Renato-Sette-Camara-Prefeitura-do-Rio-1Alocação de Lugares

Outro ponto interessante e que eu queria abordar há algum tempo é a alocação de lugares aos ingressos comprados. Agora, quando se compram entradas o sistema automaticamente determina os setores, filas e lugares (estes últimos nas arenas que terão lugares marcados) em que as entradas serão alocadas. Há cerca de um mês os ingressos comprados nas fases anteriores tiveram seus lugares alocados – isso se encontra em sua conta no site.

Neste momento apenas o Maracanã e a Arena Olímpica possuem suas setorizações conhecidas – uma pesquisa rápida no Google traz as imagens. Segundo consulta por email feita junto ao Comitê, a setorização das demais arenas estará disponível “em breve”. Mesmo nos eventos teste as novas arenas ainda não tem a sinalização dos setores exposta.

Ainda assim, mais uma vez se fazendo um trabalho de cruzamento de informações pode-se ter uma ideia de onde nossos ingressos foram alocados. Já se pode dizer que, ao contrário do mapa disponível, a Arena Carioca 1 teve categoria A alocada no segundo andar do ginásio, ao menos nos setores centrais.

Parque-Olímpico_Arena-Carioca-3-credito-Renato-Sette-Camara-Prefeitura-do-Rio-1Observando os meus ingressos alocados e algumas simulações de compras feitas no site, já podemos afirmar algumas coisas sobre os setores e sua localização nas arenas.

Na Arena Carioca 1, pode-se dizer que os setores 209 e 219 serão atrás das tabelas, certamente um de cada lado. Por outro lado, 201, 213, 214 e 215 são setores centrais, porque tiveram categoria A alocada no segundo andar. Possivelmente setores como o 207, 208, 217 e 218 também estarão localizados atrás das tabelas.

Carioca 2: o setor 221 é categoria C, na ponta do venue. Ou seja, 220 e 219, por exemplo, também não serão setores centrais na arena. Eu arriscaria um palpite: a setorização em termos de “número do setor/localização na arena” deverá ser praticamente a mesma nas três Arenas Cariocas.

O Centro Aquático Olímpico é um pouco diferente, porque a categoria C não ocupa todo um setor, apenas a parte mais alta dele. Ainda há a questão dos lugares atrás das pilastras de sustentação, que pertencem à categoria B – e ninguém sabe se foram vendidos ou não os lugares sem visão total da piscina. Os setores de categoria B são todos com visão em diagonal ou atrás das raias, como o 108, o 206, o 212 e o 218. Categoria A, por exemplo, é o 213. 222 é C, atrás das raias.

Parque-Olímpico_Maria-Lenk-credito-Renato-Sette-Camara-Prefeitura-do-Rio-1No Maria Lenk, comparando a alocação de categorias entre os saltos ornamentais e o polo aquático fica claro que o 101 é na ponta da piscina dos saltos e quanto maior o número mais para perto da piscina do pólo aquático e nado sincronizado.

Já o Maracanãzinho é um pouco diferente. A separação das categorias é por fila e não por setor, então seria o caso de se saber onde ficará o setor 201 e contar daí até o final. Mas já se pode afirmar que os setores inferiores são em menor número que os superiores.

Uma curiosidade é que vendo imagens do Engenhão em reportagem do RJ-TV da Rede Globo percebe-se que o setor provisório atrás dos gols – com 15 mil lugares, 7,5 mil em cada um – é mais baixo que os setores centrais. Isso deverá melhorar a ventilação dentro da instalação. A setorização também não está disponível, mas o setor 214, por exemplo, é um destes nas cadeiras temporárias.

Parque-Olímpico_Arena-do-Futuro-credito-Renato-Sette-Camara-Prefeitura-do-Rio-2Voltando ao Parque Olímpico, a Arena do Futuro também tem uma categoria C parecida com as Arenas Cariocas, atrás do gol. Mas é semelhante ao Centro Aquático no sentido de que todos os bilhetes de categoria B são de visão enviesada ou atrás dos gols – neste caso no piso inferior da instalação. Blocos 102, 214, 215 e 216 são categoria A, 101, 205 e 206 B, 211, 219 e 222 categoria C.

Vale lembrar que há correspondência entre setores inferiores e superiores em termos de localização. No mais, é aguardar o Comitê Rio 2016 disponibilizar mais bilhetes e o mapa completo das arenas.

Imagens: Rio Media Center e Arquivo Ouro de Tolo

[related_posts limit=”3″]

132 Replies to “Mais Ingressos para a Rio 2016”

  1. O que tenho:

    Judo: C207, C208, C218, C219, B222, A119, A107,
    Voleibol: D302, D311, C206
    Abertura: D310, C309
    Basquetebol: C209, C219, C208, C207,
    Ginastica Artistica: C303, D310
    Levantamento de peso: B202
    Volei de praia: B216, C 220, C 221, C201
    Ginastica Ritmica: D304
    Ginastica Gala: D303
    Rugby: B3
    Boxe: B313
    Atletismo: D143, D 117
    Handebol: C220
    Luta livre: C207
    Taekwondo: B217
    Hipismo: B1

    Talvez te ajude nas analises

    Abraco

    1. Ajuda bastante sim, especialmente na Arena Carioca 1. Fica claro que ops setores atrás das tabelas são de 207 a 209 de um lado e 217 a 219 do outro. A Carioca 2, ao que parece, segue exatamente o mesmo padrão, como eu suspeitara no texto.

      E descobri que meus ingressos no Engenhão são exatamente no meio do estádio.

      1. Pedro,
        duas perguntas:
        Como vc sabe da disposição das cadeiras no Engenhão, conseguiu um mapa?
        Vc acha que não há mais ingressos para as finais do vôlei de quadra?
        Obrigado,
        Hercules.

        1. 1) Cruzando informações.
          2) Acho que ainda deverá haver liberações, mas pequenas.

      2. Migão, vc tem ideia no Engenhão onde fica o setor 137, pelas informações cruzadas que possui? Obrigado.

  2. Interessante notar que, mesmo com a grande disponibilidade de ingressos para finais antes encerradas, seja por nova liberação do Comitê Rio 2016 ou por revenda de ingresso, a liquidez dos ingressos continua muito forte.

    Por exemplo, quando o Migão escreveu esse texto no domingo, todas as finais do judô estavam disponíveis, mesmo que com apenas 1 ou 2 ingressos. Agora, em menos de 24h, 5 das 7 finais já estão esgotadas. As 2 que ainda tem ingressos, só tem 1 ingresso Categoria A em uma e 2 ingressos Categoria A em outra.

    Outro exemplo que estou acompanhando com lupa são as finais do handebol. A carga de novos lugares disponibilizados pelo Rio 2016 foi grande e junto a essa carga, ainda provavelmente deve ter tido alguns ingressos disponibilizados para revenda.

    O resultado é que tanto a final feminina como a masculina ficaram com grande disponibilidade. No sábado, em qualquer uma das duas, era possível comprar 4 ingressos juntos seja para a Categoria A ou para a Categoria B.

    Hoje a Categoria B da final masculina já acabou e a da final feminina só tem ingressos solitários.

    Mesmo as categorias A, que ainda tem disponibilidade de 4 assentos conjuntos, também estão tendo bom ritmo de venda. Quando simulei uma compra no sábado, o site me ofereceu 4 assentos em um setor. Simulei nova compra no domingo na hora do almoço, já me foram ofertados 4 outros assentos completamente diferentes. Quando fui dormir, os assentos já haviam todos mudado por uma 2ª vez.

    No almoço desta segunda feira, os 4 assentos mudaram pela 3ª vez. Ou seja, o ritmo de vendas não está fraco e não deverá demorar muito para esgotar mais uma vez.

    1. Só que aí a gente não sabe se é esgotar a disponibilidade ou esgotar a lotação. Eu começo a suspeitar que podemos ter cotas reservadas para venda em bilheteria próximo ou durante a competição, especialmente mata-mata de esportes coletivos após a primeira fase.

      E o vôlei parece ter sido um caso fora da curva; tenho impressão que seguraram demais os bilhetes. O ruim é que as informações do Comitê sobre o assunto sempre são extremamente vagas e imprecisas.

    2. Criar uma falsa escassez de ingressos faz parte da estratégia de vendas, até porque criar “escassez” é uma forma de persuadir as pessoas. Acredito que tenham muitos ingressos ainda, mas cabe lembrar que uma hora alguns esportes vão ficar muito difíceis para adquirir ingressos. Vale lembrar também, que de acordo com o regulamento de venda de ingressos, a partir de JUNHO o site estará liberado para a compra por estrangeiros e a demanda deve aumentar MUITO, pois nossos vizinhos têm penado muito para conseguir ingressos com preços que pagamos aqui.

      1. Regis, eu publiquei post recente sobre as vendas para o publico internacional. Os preços não estão muito acima dos nossos, o problema é que não há ingressos! Eu também prevejo um aumento muito grande da demanda depois de 1º de junho.

  3. Muito bom o post!
    No chamado “Ticket Time” eu comprei a final da Ginástica Ritmica por equipes que tanto almejava.

    Uma coisa que gostaria de relatar é que após a reabertura da revenda o reembolso não está acontecendo com a celeridade de antes.

    1. Mas eles avisaram que ingressos colocados para revenda que serão entregues via Sedex só serão reembolsados após a devolução física dos mesmos. O que está ocorrendo também é que quando devolvemos está demorando bem mais para retornar ao site.

      Consegui uma final do judô também.

    2. Nessa segunda fase de revenda, você irá receber em até 30 dias APÓS as Olimpíadas, a menos que devolva o ingresso físico em locais que ainda estão a definir. Olhe o resumo abaixo da resposta que recebi de uma consulta ao Rio 2016:
      Seguinte, entrei em contato com a organização para obter informações sobre a revenda:

      1) Se você optou pela entrega por Sedex ou já retirou algum ingresso na bilheteria, que você quer revender, você deve INUTILIZAR o ingresso;

      2) Não é necessário a devolução do ingresso físico, caso você não se importe em receber o ressarcimento em até 30 dias após o fim das olimpíadas, se os ingressos forem vendidos;

      3) Se você realizou o cancelamento ou pôs ingressos na revenda e tentou utilizá-los durante os jogos ou vender, você perde o direito ao ressarcimento;

      4) É necessário a devolução do ingresso físico, caso você queira receber antes do prazo de 30 dias após o fim dos jogos. O endereço para remessa por carta registrada ainda será definido;

      5) No caso anterior, o valor dos ingressos serão reembolsados no prazo de até 30 dias após a revenda em consignação.

      6) Prazo limite para por em revenda é de 3 dias antes do evento.

      1. Exatamente isso.

        Desconfio que entre primeira fase e mata mata de esportes coletivos vão permitir colocar para revenda em cima da hora, mas é um palpite.

      2. O ruim é que estão demorando a enviar, e assim demoramos a devolver, o que torna a data do reembolso imprevista. Os ingressos já constam como revendidos no saite.

        Outro detalhe: HOJE (12/05) apareceu finais do volei. PEguei 2 categoria D do feminino. LEgal demais.

        Pedro, me põe no grupo de vcs ou fórum, não sei.

        Abraço e obrigado,

        1. Na verdade eles estão demorando a colocar para revenda, alguns que pus há 15 dias ainda não entraram.

          Eu peguei 4 da final do vôlei masculino hoje, mas confesso que minha ideia é utilizar como moeda de troca se não conseguir a final do basquete masculino. Quanto a grupo, na verdade não temos, mas pode-se pensar nesta ideia.

  4. Hola Pedro, soy de Argentina, aqui NO nos venden entradas para Atletismo, tiro con arco, basquet, gimnasia, etc.
    Yo conseguí un amigo brasilero que me compraría unas entradas (ingressos) a su nombre, podré tener algún problema ya que yo no soy brasilero?
    ME conviene la entrada física o la digital? muchas gracias

    1. Acredito que não haverá problemas, eu mesmo tenho ingressos no nome da minha esposa e de amigos.

      Também acho que o ingresso em forma eletrônica irá funcionar, mas precisamos aguardar o que o Comitê irá dizer.

    2. Hola Mauro, no sé si te sirve porque hace tiempo que preguntaste.
      Yo hice eso que decís hace un tiempo (antes de que las ventas estuviesen habilitadas para extranjeros) y un amigo compró las entradas para mí y se las enviaron por sedex. Todas tienen su nombre así que pregunté a la organización de los juegos cómo funciona. En las condiciones dice que se pueden usar entradas a nombre de familiares o amigos y lo que yo dudé es si hay que presentar algo para “atestiguar” que a uno le dieron la entrada y no la robó. Copio abajo mi pregunta y luego la respuesta:

      Um amigo vai dar para mim ingressos como presente de aniversário. Segundo a perguntas frequentes: A única exceção para transferência de ingresso é caso o titular da conta transfira o ingresso para um membro da família, amigo ou colega que conhece o titular pessoalmente.
      Meu amigo vai me dar os ingressos assim que eles chegarem pelo correio. Devo presentar eles nos locais do jogos com mais alguma informção que verifique que meu amigo deu eles para mim?
      Obrigado

      Você poderá utilizar os ingressos sem problemas e não é necessário nehuma apresentação de documentos.

  5. Olá Pedro, parabéns excelente matéria. Fiquei chateado ao ver que alguns ingressos do basquete que adquiri da categoria A foram alocados para o segunda andar pois a sessão começa com 200.

    Principalmente para 1200,00 para ficar no segundo andar na final foi decepcionante.

    Alias preciso de mais 1 ingresso para a final do basquete, vc que acompanha mais de perto , viu surgir nesses “ticket time” ??

    1. A final do basquete é o único ingresso que me falta, e nunca vi no “ticket time”.

      Mas em uma final até entendo colocarem no segundo setor porque devem haver muitos convidados. Dose é o mapa mostrar uma coisa nas fases anteriores e na hora de alocar os lugares colocar no segundo piso…

      E obrigado

      1. Pedro, ontem (5/5) saiu ‘ticket time’ do basquete da final masculina. 1 mísero ingresso na categoria C, o qual não consegui colocar no carrinho.

        1. Eu preciso de 4, mas é lógico que se tivesse visto teria tentado pegar mesmo que fosse um só.

          Pretendo montar uma operação de guerra pro dia 19 rs

          1. Pedro, desculpe a indiscrição… Mas qual será a sua programação pro dia 19? Vai começar na Barra e terminará no Maracanãzinho?

          2. Se bem que no caso estava falando de 19 agora, quando teremos novos ingressos disponíveis para a final do basquete.

      2. Pedro, e sobre as fileiras. Acredito que A significa mais proximo da quadra.

        Parabens pelo trabalho.

  6. Boa tarde.

    Até finais concorridas de alguns esportes eu vejo algumas vezes mas quase nunca vejo ingresso de tênis disponível e quando aparecem são em geral quadras secundárias e fases classificatórias. Será que estão segurando esses ingressos pelos problemas das obras ou se quem comprou não está revendendo de forma alguma?

    Queria muito ver bons jogos, alguém conseguiu tênis??

    1. Boa tarde, Leandro

      Neste exato momento em que escrevo ainda há duas sessões preliminares disponíveis, mas há umas três horas apareceu até final feminina no site. De qualquer forma, o Comitê já anunciou que o tênis estará dia 26 nas “liberações de quinta feira”.

      1. Nossa que azar!!! onde que eu encontro esses calendário de liberações para saber quais os esportes que estarão disponíveis em cada quinta?

        obrigado

        1. Eles tem enviado para o email cadastrado, mas reproduzo abaixo aqui:

          “Quinta-feira é dia de
          ingressos Olímpicos!

          Os fãs de ginástica vão ter muito o que comemorar esta semana. Amanhã, 5/5, às 12h*, serão liberados novos ingressos para todas as modalidades de ginástica e para as apresentações de gala.

          Mas se você prefere os esportes náuticos, também vai poder encontrar mais ingressos de canoagem e remo. Fique ligado!

          Maio é o mês dos novos lotes

          Em maio, toda quinta-feira é dia de ingressos para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Veja quais outros esportes terão ingressos liberados e não perca essa chance!

          12/5 – Natação e polo aquático

          19/5 – Basquetebol

          26/5 – Judô, tênis, ciclismo e cêrimonias de abertura e encerramento”

  7. Pedro, boa noite!
    O bloco 119 na arena 1 também seria atrás da tabela?
    Tenho ingressos deste bloco. Como não conheço a arena, VC sabe me dizer se é um bom lugar?
    Obrigado.

    1. Ao que parece sim. Mas embaixo acho que terá visão melhor que setores categoria B enviesados.

      Há diversas imagens da Arena Carioca 1 em outros posts, dá para ter uma idéia. Abraço

  8. Pedro, VC fez algum post falando do possível horário do jogo de basquete dos USA no dia 06?
    Se não fez, me diga qual seria o possível horário?
    Valeu.

    1. Eu escrevi artigo anterior sobre o Dream Team, mas a principio a seleção americana joga às 19 horas no dia 6. Mas a tabela divulgada pela FIBA está sujeita a modificações de horário.

      Eu inclusive tenho bilhetes para este jogo.

  9. Realmente criaram uma falsa escassez de ingressos. Eu, por exemplo, na ânsia de querer assistir algumas modalidades a qualquer custo, saí comprando várias míseras sessões preliminares que apareciam. Comprei encerramento de 2000 reais pra depois ter todas estas chances agora. Pior que o limite do cartão não permite mais, já que a revenda e o reembolso será postergado agora. Conheço gente que comprou a abertura pela TAM em pacotes de 3500 e , na última liberação, conseguiu botar no carrinho a abertura de 600 reais kkkkk. É de chorar!! Acho que eles seguraram demais os ingressos.

    1. Eu sou um “Mr Ticket” clássico, mas até que não fiz compras deste tipo. O que está me arrebentando é a demora na definição das tabelas dos esportes coletivos.

      Eu abordei estes pacotes da TAM em artigo anterior.

      1. Pedro, a demora da definição dos esportes coletivos está matando todos! estou cheia de suposições em relação aos jogos de Basquete na primeira fase, pois teremos jogos bem interessantes, mas ainda não localizei nada sobre os horarios…

        Sabe de algo?

        1. Acredito que a tabela preliminar divulgada deverá sofrer poucas alterações de horário. E duvido que o Brasil estreie dia 7 às 22:30, mesmo horário da estreia do vôlei.

  10. Estou tb com alguns desses problemas:

    1) comprei alguns ingressos pq achava que não conseguiria mais natação e vôlei (seguraram tanto agora tem de sobre) e depois consegui, agora esta difícil saber o prazo para reembolso.

    2) Tabela dos jogos dos esportes coletivos muito conflitantes e finais concentradas nos último dia , (basket,handball e vôlei masculino praticamente no mesmo horário é uma completa falta de noção de organização pois limita muito quem gosta desses esportes. Além da falta de informações das tabelas.

    3) Demora para a setorização vc acaba não tendo ideia se vale a pena pagar a mais ou não em um ingresso mais caro, acho que pelo menos uma base dos blocos deviam estar disponíveis mesmo que alguns lugares ficassem com restrição para a venda.

    Existe alguma informação disponível que ajude a ter alguma resposta?

    1. Vamos lá:

      1) o prazo pra reembolso está em um comentário aqui mesmo, só não lembro se nesse post ou no seguinte sobre mobilidade;
      2) basquete e handebol dá pra pegar as duas finais porque a distância entre as arenas é de uns 300 metros; o que quebrou foi o vôlei longe;
      3) só nesse post mesmo pelo que vi

      Abraços

      1. Israel,

        Não é falta de organização, é falta de tempo mesmo. A final desses 3 esportes sempre são no último de competições desde que passei a acompanhar Jogos Olímpicos em 1996.

        Isso ocorre não por falta de organização, mas por impossibilidade de programação. Os esportes coletivos não são um judô ou uma canoagem que tudo se resolve em 1 ou 2 dois dias. Só a fase de classifcação dura 12 dias, sendo que os Jogos como um todo tem só 17. Então não tem jeito, Volei, basquete e handebol começam já no 1º dia e competições e só terminam no último sem nenhum day-off.

        No caso do último dia de competições, ainda há um complicador: todas as competições tem que se encerrar pelo menos 2h antes do início da Cerimônia de Encerramento, que começa as 20h (com pré-show as 19h15). Porém, ao mesmo tempo os 3 esportes coletivos, além da final, precisam fazer a disputa pelo bronze horas antes. Aí não tem jeito, o dia só tem 24h e a final dos esportes coletivos acabam batendo, não tem jeito.

  11. Bom dia Pedro,

    Meu ingresso na final do basquete masculino é de categoria A e está no bloco 120.

    Vc disse acima que estaria a categoria A no segundo anel. Onde vc imagina seja meu local?

    Grato

  12. Pedro obrigado pela resposta acima.

    Vc percebeu que mudaram o horário da semifinal do futebol masculino, tanto em SP quanto no Rio?

    Será que tem algo com as quartas de final do voley masculino no Maracanãzinho?

      1. Exato. 16 e 17 serão os dias com maior fluxo de pessoas durante a competição. Então sai do horário do rush.

  13. Uma coisa que notei nos meus ingressos, foi que os lugares obtidos no primeiro sorteio foram fantásticos. Exemplo: comprei as quartas de final do futebol masculino, provavelmente com o Brasil em campo, categoria C.
    Peguei simplesmente meio do campo bloco622 local que na copa era categoria 1.
    Seria essa uma tendência?
    Ingressos adquiridos antes, estão em locais melhores que os depois?

    1. Mais ou menos. Já troquei dois ingressos de basquete que havia comprado no sorteio por outros agora nas mesmas sessões porque a localização dos vendidos agora era melhor.

  14. Segue os que tenho, talvez ajude.

    Todos da categoria mais barata.

    Arena do Futuro – 208 – 211 – 219 – 220
    Arena Olímpica – 301 – 304 – 306 – 313 – 314 – 315 – 318
    Engenhão – 215 – 239
    Maracanã – 547
    Aquático Olímpico – 208 – 220 – 221
    Volei de Praia – 201 – 224
    Carioca 1 – 218 – 219
    Carioca 2 – 217 – 219 – 221
    Maria Lenk – 101 – 112
    Rio Centro 3 – 210
    Arena da Juventude – 1
    Centro de Hoquei 1 – 2 – 3
    Estádio Deodoro – 3
    Estádio da Lagoa – 4

    1. Ótimo, só reforça as conclusões anteriores. Obrigado.

      Uma curiosidade é que na Arena Olímpica as faixas de preço são por filas e não por setores, tal qual o Maracanãzinho. E no Maria Lenk o que é A nos saltos é D no nado sincronizado.

  15. Acho que matei a setorização do Maracanãzinho. Os setores das cadeiras vermelhas parecem ser os de número 201, 202 e 203, que não houve notícia de ingressos vendidos para este setor.

    Isto significa que o setor 206, onde estão a maioria dos meus ingressos, é atrás da área de saque, não no meio.

    Os setores “1” são no nível da quadra e os nível “3” aquelas três ou quatro filas destacadas lá no alto de cada setor.

  16. Boa noite Pedro, hoje não rolou o ticket time as 16:00hs?
    Agora pouco as 19:00hs tinham encerramento de 600,00 e pela primeira vez apareceu o de 200,00, consegui um milagre e comprei meia entrada de estudante por !00,00.
    Abraço.

    1. Hoje apareceu alguma coisa durante o dia, mas estes do Encerramento realmente só mais tarde. Aliás, eu acho a categoria C do Encerramento o pior custo beneficio de todas as sessões.

      E amanhã o Comitê desistiu de liberar ingressos da natação. Curioso.

      Abraço

  17. Hoje apareceu a D 4 ingressos e a E que comprei por R$ 100,00 meia entrada apenas um ingresso.
    a D por 600,00 e a E por R$ 200,00 pensa assim tambem?

    1. Acho D e E justos. Mas categoria C no mesmo lugar da D só que de frente pro desfile e não de costas não vale 1.4 mil.

      Meus ingressos pro Encerramento são D, aliás. Abertura também.

    1. Sim, categoria D, pelo celular. Aliás, destas sessões mais disputadas acho que foi a mais tranquila para se comprar aquele dia

  18. Pedro, boa tarde. Você acha que ainda vão liberar ingressos da natação em todas as categorias?
    Gostaria muito de conseguir um dia de finais.
    Vai ser demais!

    Um abraço e mais uma vez parabéns pelo sucesso do blog!

          1. Boa noite Migão!
            Tenho ingressos de atletismo para as paraolimpíadas. Somos um total de 7 lugares e estamos no bloco 146. Recentemente foi divulgado que os assentos serão a livre escolha, mas que os blocos deverão ser respeitados. Consigo assistir os 100 metros em boa posição?

  19. Outra coisa, quando se coloca para revenda ingressos que têm muita disponibilidade no site, fica mais difícil de obter sucesso nessa suposta revenda? Ou não exite uma lógica nesse sentido?
    Valeu. Abs

    1. A verdade é que nesta nova fase da revenda ainda não consegui descobrir muita lógica no processo rs

  20. Pedro, primeiramente parabéns pelo Blog.
    Eu encontrei na internet um mapa de um evento de vôlei que ocorreu no maracanãzinho e que tinha a setorização do mesmo. Porém, não sei se será a mesma das olimpíadas.
    Posso te enviar a foto se vc quiser.
    Abraço

  21. Parabéns pelas matéria e informações Pedro!
    Comprei ingressos de categoria A pra Arena Carioca 1 e apareceu bloco 212, fila B. Pelo que entendi na imagem que aparece no momento da compra, esses ingressos de categoria A pelo valor de R$350 ficam no andar inferior, ou seja, no mesmo nível da quadra sendo ao lado ou atrás da tabela. Seria isso?
    Não faz sentido pagar esse valor (o mais caro disponível) para ficar no segundo andar, de acordo com o que entendi de alguns comentários acima e em desacordo com o mapa disponibilizado no site.
    Abraços

  22. Sério? Absurdo isso aí!
    Desculpa a pergunta, mas como vc sabe disso? Existe alguma posição oficial da organização ou vc ta supondo com base nos cruzamentos que vc fez?
    Obrigado
    Abs

    1. Não existe posição oficial, mas tenho ingressos no mesmo setor onde filas mais próximas são categoria A e outras, mais distantes, B.

  23. Rafael, cruzando informações e simulando compras para jogos da primeira fase em cada categoria, vc consegue “mapear” os setores da arena do basquete.
    Acabou que a categoria A nos principais jogos, ocupa a área central tanto da parte inferior como a superior. Porem em jogos secundários, ela ocupa apenas a parte inferior.
    Isso possibilita Vender mais ingressos categoria A (mais caro) em jogos concorridos e vender mais Categoria B em jogos de menor interesse. Foi o que estava conversando com o Pedro Migão, sobre a diferença de preço e visibilidade entre categoria C e B para os jogos decisivos. Pois não me parecia valer a pena pagar o dobro do valor do ingresso para ficar na categoria B. Pois ela se localizava nas “quinas” da arquibancada.

  24. Boa noite Pedroo
    parabens pelo post!!

    entao gostaria de saber se ainda tem chance de ter novos ingressos das finais do volei de quadra e do tenis…estou querendo da categoria mais em conta!!!

    tenho outros ingressos em interesse tambem mas esses da pra ver se consegue se nao conseguir paciencia agora os 3 acima queriamos muitoo!!!!

    e sobre a final do basquete tambem sera q vai haver algo ainda???

    e como vai funcionar essa venda em bilheteria?? sera somente no Rio???
    preciso arranjar alguem ai pra olhar issoo!!!!!

    aguardo

  25. Olá,
    Onde posso encontrar a setorização do Maracanã? Li que as setorizações já seriam conhecidas, mas não encontrei nenhuma informação a respeito.
    Valeu, abraços.

  26. Olá Pedro, tudo bem ?
    Eu tenho uma dúvida que não consegui esclarecer olhando aqui no seu site, não sei se por desatenção minha ou por não ter a informação mesmo.
    Eu comprei dois ingressos categoria A, pra primeira fase do basquetebol na arena carioca 1, na esperança de que meus assentos fossem bem próximo da quadra, no entanto eu fui olhar o mapa de assentos do google maps e o meu bloco, o 201, fica no segundo andar que corresponderia de acordo com as imagens do site de venda um ingresso categoria B. A dúvida é a seguinte o mapa de assentos do google maps está correto, ou foi realmente sacanagem do site em me iludir que eu teria assentos próximo da quadra?

    1. Não sei se o mapa está correto – parece estar bem próximo do real – mas realmente alocaram Categoria A no segundo piso. Por outro lado, tenho a sensação que primeiras fileiras em cima ao centro podem dar uma visão melhor que atrás da tabela e especialmente enviesado embaixo

  27. Bom dia, tenho ingressos para vôlei nos seguintes lugares:
    Bloco: 205, Fila: A, Assento: 17 e 18
    Bloco: 211, Fila: C, Assento: 1 e 2
    Alguém tem ideia da localização desses blocos e da posição desses assentos no Maracanãzinho?
    Obrigado

    1. Descobriu marcos a localização?
      Tenho no Bloco 306 fila C e não encontrei onde fica também… vlw

  28. NO Maracanãzinho para Brasil x México peguei no CAT A e deu bloco 204. É no nível 1 e na lateral. Será que a visão é boa? Os blocos no centro da quadra no nível 0 não estão mais disponíveis? Tinha pego Brasil x EUA e também no bloco 204 mas já revendi

  29. Me da uma ajuda … sei q ta repetitivo mas meu bloco é 201 na arena carioca 1 p jogo dos EUA contra Austrália … Sério mesmo que vai ser no anel superior não no inferior? Sabe pq eles fizeram isso? Pq pagamos pelo ingresso mais caro para ficar mais perto … E no inferior e no superior é categoria A então?

    1. Também não entendi, mas primeiras filas de setores centrais superiores são melhores que atrás das tabelas embaixo

  30. Para o jogos de Rússia x Irã e Polônia x Cuba no setor D, peguei no bloco 312. Olhei e vi que será atrás da quadra e no alto. Esperado para a categoria mais barata. Alguém sabe se mesmo assim a visão será muito reduzida? Será possível enxergar bem os atletas? Tô querendo a final do vôlei e vou no cat D mesmo! 350 já é caro, mais que isso não dá!

  31. Alguém sabe o que vai ocorrer se a Rússia for totalmente banida dos jogos? Eu tenho ingressos pro jogo Russia x Irá no vôlei masculino. E agora? Substituto?

  32. Migão, me ajuda por favor. É possível trocar uma meia-entrada por um ingresso de inteira na bilheteria autorizada? Meu primo não poderá ir comigo assistir brasil x argentina. O ingresso dele é meia-entrada pois ele é estudante. Eu quero passar o ingresso para meu amigo que disse que quer ir. Porém ele não tem direito ao benefício então precisa ser uma inteira. É possível fazer isso???

    1. Pode-se sim complementar na bilheteria o valor do ingresso de inteira, mas não sei exatamente qual é o procedimento exato.

  33. Tenho os ingressos da abertura no Maracanã, vc poderia me dizer a localização deles ?
    Inteira, B
    Bloco: 230, Fila: N, Assento: 10 – Inteira
    Bloco: 230, Fila: N, Assento: 7 – Inteira
    Bloco: 230, Fila: N, Assento: 8 – Inteira
    Bloco: 230, Fila: N, Assento: 9 – Inteira
    Obrigado
    Sergio C

  34. Bom dia Pedro, tudo bem?
    Você saberia me informar quais os setores da categoria A da natação estão situados mais perto do pódio e quais são aqueles mais próximos dos blocos de partida?

  35. Não vi em nenhum lugar no site de vendas de ingressos que as entradas das cerimonias não poderiam ser trocadas para e ticket, senod obrigatorio a retirada na bilheteria… essa falta de informação tem me dado muita dor de cabeça comprei o ingresso para a abertura no dia 21 de julho optei por eticket não recebi nenhuma negativa e 5 dias depois recebi um email falando que não poderia efetuar a troca, e que as bilheterias do maracana não estarão abertas no dia do evento, vou chegar ao rio no dia 04 o que farei para retirar o ingresso? as outras bilheterias estarão abertas no dia 05/08

  36. Bom dia!

    Tenho ingressos nos blocos 114 E e 108 D. Sabes me dizer a localização deles no maracanãzinho e se são pertos?

    Obrigada

  37. Caros!

    Gostaria de saber se o Bloco: 115, Fila: AA fica no final da lateral do Maracanã, do lado da Tribuna ou do lado oposto??

    Preciso, por favor, deste esclarecimento para não incorrer no mesmo erro do PAN 2007, onde comprei a catetoria mais cara de ingressos para a abertura, mas, infelizmente, fiquei justamente no lado oposto ao da festa (que é virada para a tribuna)… assim, quem pagou menos assistiu melhor!

    Em suma, Categira B (R$3.000,00), Bloco 115 fica no lado da Tribuna (imprensa, VIP, etc)? Do mesmo modo, o Categoria B, Bloco 237 ficaria do lado oposto ao da Tribuna (ou seria o contrário)??

    Aguardo asap!!

  38. Boa tarde!

    Acredito que você possa dirimir duas dúvidas minhas:

    1) A pista dos 100m rasos fica na lateral da entrada leste ou da oeste?

    2) As fileiras mais baixas dos blocos laterais do Maracanãzinho (102, 108 e 115) têm visão prejudicada devido a placas de publicidade, equipamentos de filmagem e coisas afins?

    Obrigado!

  39. Vc saberia me informar como obter informação oficial referente a qual é a categoria estabelecida relativa as cadeiras cativas localizadas no bloco 503 fila L para o evento de abertura a encerramento e os jogos da semifinal e final dos jogos de masculinos e femininos de futebol

  40. Olá!
    No mapeamento do Engenhão não aparece os ingressos do bloco 355, fileira B, que é o que está disponível a venda. Tem ideia de onde é isso? Oeste, Leste? nível?
    Obrigado!!

    1. Estou na mesma dúvida. Já fiquei horas pesquisando na internet e nao achei nada.
      Estou na dúvida sobre o bloco 375. Se souber de algo, não deixe de avisar aqui, por favor.

    2. Oeste fica atrás do banco de reservas e entrada dos atletas e leste fica no lado oposto no sol, dependendo de onde vc fique… :/

  41. Depois de várias tentativas frustradas consegui comprar ingressos para a semifinal do futebol feminino. O problema é que não aparece no site o pedido realizado. O cartão de crédito confirmou o pagamento. E agora? Entrei emcontato com a organizadora do evento e aguardo resposta.

  42. Pessoal, cheguei até aqui procurando sobre o mapa de assentos do Engenhão.
    Estou com uma dúvida para comprar o ingresso da final dos 100m no atletismo, Categoria A, os blocos que começam com 3xx não consegui achar onde ficam. Já consegui bloco 378 e 399 mas não fechei a compra pois não adianta comprar e assistir do outro lado do estádio!
    Alguem pode ajudar onde encontrar o mapa? Obrigado!

    1. Renan, pelo que puder ver até agora, os blocos 300 são os assentos hospitalidade. Naquele mapa que está no site das Olímpiadas, tem marcado no mapa onde está. Fica entre os blocos 100 e 500. São as cadeiras de camarotes, pelo que vi. São apenas três fileiras (a, b e c).
      Mas não dá pra saber quais blocos ficam no leste ou oeste.

      1. Seguindo sua lógica, tive uma luz. Perceba que a contagem começa sempre na 01 lá em cima do lado esquerdo superior.Seja 101 ou 501. Imagino que os blocos 32x-34x sejam logo na frente da pista dos 100m! O que acham?!?

  43. Boa noite, alguém pode me ajudar com a lógica dos assentos do Engenhão?! Os blocos eu consegui visualizar no site das Olimpíadas, mas as Filas (A,B,C,D,…..,T,U,V,W), como são dispostas?! Quanto menor a letra mais em baixo?! Obrigado!

  44. Alguém sabe a localidade das fileiras “ii” e “jj” do Engenhão?! É mais pra cima ou mais pra baixo?! Obrigado

  45. Boa noite pessoal,

    Estou com a mesma dúvida sobre o assento no Engenhão, não encontro o bloco 3xx por nada!
    Disponível para compra para mim aparece 382, fila A. Quero ver os 100m do Bolt.
    Perder uma grana para não ver a corrida de perto é dose…

  46. Monica, estou com você, alguém poderia tentar confirmar com algum conhecido que foi no atletismo? Ainda não comprei o ingresso por isso. Está R$1.200,00 e pra ficar no outro lado do estádio não dá!!

  47. Alguém sabe se o bloco 207 da Arena do Vôlei de Praia está dentro da categoria A?
    Comprei ingresso Categoria A (o mais caro, de 100 reais) e diz que meu bloco é 207. Porém, no mapa diz que a categoria A são os blocos da centena 100.

    Alguém pode me ajudar?

    Obrigada!

  48. VOCE SABE SE O INGRESSO DO VOLEI MASCULINO DAS 18:00 DE 17/08/2016 VALE PARA O VOLEI DAS 22:00 HORAS DO MESMO DIA. VARIAS PESSOAS ME DISSERAM QUE É SO CONTINUAR NO MARACANAZINHO

Comments are closed.