madrid2011

Nesta sexta feira, a coluna “A Médica e a Jornalista”, da Anna Barros, inicia uma série de artigos sobre a “Jornada Mundial da Juventude”, evento a ser realizado em julho no Rio de Janeiro e que terá a presença do Papa Francisco.

Jornada Mundial da Juventude: um marco de divulgação da Fé Católica

A Jornada Mundial da Juventude é um evento católico criado pelo saudoso Papa João Paulo II em 1985 e que acontece a cada dois ou três anos.  Ela foi criada para reunir o maior número possível de jovens. A primeira JMJ aconteceu em Roma, em 1986.

Em 1987, ela aconteceu em Buenos Aires, na Argentina e quebrou a barreira de um milhão de pessoas. Em 1989, em Santiago de Compostela, cidade mística ao norte da Espanha, na fronteira com Portugal.  Em 1991, ela foi parar na Polônia, terra do Santo Padre, Karol Woitila, em Czestochowa, ocasião em que os jovens do Leste Europeu puderam participar sem problemas por causa da queda do Comunismo, política muito combatida por João Paulo II por ter vivido na pele em sua querida Polônia.

Em 1993, aconteceu em Denver, nos Estados Unidos, com o cenário das Montanhas Rochosas ao fundo, e seu recorde de participantes aconteceu em 1995, em Manilla, nas Filipinas, com quatro milhões de jovens.  Em 1997, ela se deslocou para a Cidade-Luz, Paris. O Jubileu do ano 2000 converteu-se também no jubileu das Jornadas Mundiais da Juventude com dois milhões e meio de jovens em Roma.

A cidade canadense de Toronto foi o palco do encontro de 2002, onde 800 mil pessoas encontraram-se para a última Jornada com o papa-peregrino João Paulo II. João Paulo preparou a jornada seguinte, que foi conduzida por seu sucessor, o papa alemão Joseph Ratzinger, que escolheu como nome pontifício Bento XVI, em Colônia, em 2005.

Bento XVI se encontrou com seus compatriotas, na primeira viagem internacional de seu pontificado. Em 2008, a Oceania recebeu a sua jornada, em Sidney, na Austrália. Em 2011, ela voltou à Europa e teve como sede Madrid, na Espanha (foto). Foi lá que o Papa Bento XVI, hoje papa emérito, anunciou o Rio de Janeiro como sede da próxima, que acontecerá entre 23 e 28 de julho na Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro, e marcará a primeira viagem internacional do novo papa (desde 13 de março), o argentino Francisco.

Durante as JMJs, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Todas as atividades têm o mesmo lema: buscar a Deus. O objetivo da jornada é difundir a fé católica e aumentar os laços de amizade entre os países participantes. É um momento ímpar na vida de qualquer católico.  Todos, jovens de idade e de espírito,  são convidados a participar desse evento grandioso e profundo.  Que venha a JMJ Rio2013. Faltam menos de 100 dias!!!

Forte abraço!

Até a próxima,

Anna Barros