Ontem escrevi aqui post sobre o famigerado “choque de ordem” da Prefeitura carioca, com diversas críticas ao mesmo.

A noite, com calma, li a matéria do jornal O Dia sobre a proibição de vans por parte da Prefeitura, e a conclusão que eu chego é a seguinte, e estarrecedora.

Na prática, o objetivo é devolver às empresas de ônibus o monopólio do transporte rodoviário na cidade.

Para quem não é aqui do Rio de Janeiro, as empresas de ônibus formam o cartel e o grupo de pressão mais fortes do Rio de Janeiro. No Legislativo e no Executivo não se toma nenhuma decisão que prejudique os interesses deste grupo.

Haja visto a concorrência para as concessões de linhas, que estão embargadas no Judiciário faz tempo. Ou a tentativa de diminuir o número de coletivos na Zona Sul e o aumento na Zona Oeste, também embargada.

Resumindo, o que vai acontecer é que as empresas irão acabar com a concorrência das vans e, aos poucos, deixarem de operar com microônibus estas linhas, aumentando a taxa de ocupação de seus coletivos e embolsando estes lucros.

Para um bairro como a Ilha do Governador, esta é uma medida trágica. Não há linhas de trem ou metrô, e as linhas regulares de ônibus, além de quase inexistentes, possuem pouquíssimos carros e sempre caindo aos pedaços. Vai uamentar o número de carros nas ruas e, cosequentemente, piorar o trânsito.

Sei que há problemas em algumas cooperativas de vans, especialmente em ligações com grupos externos à legalidade. Entretanto, era mais fácil regularizar as mesmas, e não entregar tudo de mão beijada às empresas de ônibus.

Sinceramente ? Lamentável. Choque de ordem é apenas em quem não pode se defender.

8 Replies to “Vans & Ônibus: a Verdade”

  1. Não é pra existir van. É pro onibus melhorar o serviço. É simples. É preciso ir a um ponto de onibus para ver a BANDALHA que as kombis e vans fazem. Gritaria, buzinaço. Não é pra van/kombi existir. É pra investir em barca, metrô, trem. Não basta ser van regularizada. É pra abrir licitação de linha de onibus que não serve. É simples. Mas o povão prefere a medida mais fácil. Daqui a 500 anos, talvez haja cidadania.

  2. Liberar ainda mais serviço de kombi/van é dar munição para milícias e traficantes.. é alimentar ainda mais o braço financeiro do tráfico. Jerominhos, Batmans etc agradecem…
    Se vc sofre um acidente dentro do onibus, tem um telefone, um CNPJ, um endereço fixo para recorrer. Se estiver dentro de uma kombi/van, possivelmente terá que falar com o chefe do “movimento” no morro.

  3. O que me causa surpresa é ver que:

    1) Se um serviço é deficiente (onibus), recorre-se a outro que é pior (van/kombi).

    A Ilha do Governador conta hj com mais de 3 mil kombis. 80% ilegal – e mesmo as ditas “legais”, infringem drasticamente as leis (superlotação, banquinhos de plastico dentro, avançam sinais de transito, param fora do ponto, onde quiserem pra pegar passageiro etc.

    O serviço de onibus deixa a desejar. É ineficiente ha mais de 30 anos. Há uma demanda reprimida por parte da população.

    Mas não é liberando van/kombi que se vai resolver o problema. Pelo contrario: vai alimentar o braço financeiro do tráfico, contribuir para a formação de mafias de cooperativas. Vai se colocar mais veiculos nas ruas, piorar ainda mais o trafego.

    O que tem que ser feito?

    1) Analisar as atuais linhas de onibus. A empresa que não cumprir o que manda o edital, deve ser cassada a concessão.

    2) O governo abre novas concessões, licitações de linhas para atender melhor a população;

    3) Investimento em transportes de massa: barcas, metrô, trem. O que ocorre nas barcas da Ilha é uma vergonha: serviço pouco explorado e monopolizado por uma empresa apenas.

    Concorrência faz bem.

    Eu prefiro a instituição. Van/Kombi é ilegal ate a raiz do cabelo.

  4. Fabrício, acho que você não entendeu o texto. Eu não estou defendendo vans e kombis, mas sim mostrando o imoral lobby das empresas de ônibus.

    Vão proibir não por causa dos (pertinentes) problemas que você aponta, mas sim, para não atrapalhar o negócio dos empresários de ônibus.

    Em tempo: regulamentado, penso que vans e kombis podem servir como transportes alimentadores dos grandes fluxos.

  5. Regulamentando van e kombi vc estará colocando mais e mais carros na rua. Em pouco tempo o Rio estará igual a SP, com o rodizio.

    A solução é simples, mas falta vontade política dos governos que se sucedem: cassação de linhas de onibus com serviço deficiente, novas licitações para preencher esse vazio e maciço investimento em transporte de massa (barcas, metrô, trens).

  6. Agora acho que chegamos a um mínimo denominador comum.

    acho que se pode ter vans e kombis como alimentadoras de grandes corredores ou em locais onde as empresas de ônibus não queiram agir.

    agora, depender só dos ônibus na Ilha é dose pra carilha…

  7. Impressionante como os indivíduos tem a capacidade de defender apenas aquilo que os interessam, é claro que existem lados negativos na legalização de todas os trasportes alternativos, pórem existem muitos
    pontos positivos, e éticamente falando na balança entre o bem e o mal a preponderância é o bem maior para a sociedade, ou seja, existe muito mais benefícios do que malefícios para a sociedade na questão da legalização dos trasportes alternativos, milhares de famílias ficarão sem fonte de renda e logo o desespero de um trabalhador pode levá-lo a criminalidade (ponto de vista individual, ou seja o malefício do trabalhador e de sua família, porém pode atingir a sociedade), Mas vejamos (apenas um ponto de vista entre tantos) um ponto de vista social (os benefícios para a sociedade) não ficaremos presos as empresas de onibus, não ficaremos dependendo apenas de uma linha, sem ter outra opção, se não tivermos outra opção as empresas não farão questão de prestar um melhor serviço, mas ágil, rápido, comfortável… não cumprirá horários e assim por diante… Numa perquisa realizada pela rede globo foi constatado que um trabalhador está perdendo cerca de 6 horas por dia por não ter opção de trasporte coletivo, esse mesmo trabalhador esta acordando 1 hora mais cedo e chegando em casa 2 horas mais tarde, ou seja este mesmo trabalhador perdia 3 horas com trasporte para ir e vir de seu trabalho, porém, agora sem outra opção ele perde 6 horas ( O DOBRO )
    Com isso não é apenas o trabalhador que perde mais uma hora de sono (isso é o de menos) Sua família perde 3 horas por dia com esse trabalhador, o mesmo tem 3 horas a menos para educar seus filhos, sendo esses filhos o futuro do nosso País (esse é apenas um de tantos pontos de vista) Nossas crianças já não tem umas opções de EDUCAÇÃO nesse País… temos o ponto de vista das taxas, sem muitas opções de trasportes as empresas de onibus não terão limites de taxas, já foram cobrados centavos por uma passagem, hoje combram-se reais (R$ 2,20),
    onde isso vai parar, ainda dizem que isso não é uma tentativa de devolver às empresas de ônibus o monopólio do transporte rodoviário na cidade ( HAHAHAHA só rindo das pessoas que negam isso ) é fácil falar sobre isso quando se está dentro de casa assistindo tudo por uma tela de tv…

  8. se esse filha da puta do prefeito tirar as kombis das pistas meus irmãos vão voltar pro trafico ñ esquecendo os idosos q preferem pegar kombi pq são humilhadas nos ônibus as crianças q ñ pagam na kombis no õnibus tem q pagar vamos botar fogo nesses onibus prefeito ñ liga pq ele anda de condução particular ele vai é aumentar o indice de desemprego!!!!!!!!!!!!

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