Categorizado | Golden Set

Corinthians/ Guarulhos fatura Taça Ouro e garante vaga na Superliga

corinthians guarulhos

O time do Corinthians/Guarulhos faturou a Taça Ouro e conquistou a última vaga para a Superliga masculina de vôlei. A equipe venceu o Botafogo por 3 sets a 1, parciais de 25/20, 25/20, 28/30 e 25/19 na noite do último domingo, na casa do adversário. O campeonato foi disputado entre os dias 11 e 13 de agosto no Rio de Janeiro, e reuniu Corinthians/Guarulhos, Botafogo, Caramuru/Castro e Rádio Clube/AVP. No início de agosto, a equipe foi vice-campeã da Copa São Paulo, sendo derrotada pelo SESI- SP na final. O próximo desafio será o Campeonato Paulista, com estreia no dia 1º de setembro contra o São José, em Guarulhos.

Liderada pelo bicampeão olímpico e corintiano roxo Serginho, o elenco conta com os experientes Sidão, Riad, Rivaldo e Rafa, além de jovens talentos como Alan Patrick, Gabriel e Fábio. O treinador é Alexandre Stanzioni, vice-campeão da Superliga 2015/2016 pelo Vôlei Brasil Kirin. Para a Taça Ouro, o Corinthians/ Guarulhos contou com os reforços de Bruno Canuto e Sérgio, para suprir as ausências de Gabriel e Fábio, que estão treinando com a seleção brasileira sub-23 para a disputa do mundial da categoria, no final de agosto.

Na estreia, o Corinthians sofreu uma derrota no tie-break para o time do Caramuru/ Castro, o que gerou grande desconfiança sobre o time. No sábado, a equipe venceu por 3 sets a 0 o Rádio Clube, somando quatro pontos na disputa. No entanto, precisou contar com a ajuda do Botafogo para se manter vivo na competição, com o triunfo dos alvinegros cariocas sobre o Caramuru no sábado, também no tie-break.

Dessa forma, com a vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo no terceiro jogo, os paulistas asseguraram um somatório de sete pontos e conquistaram o acesso à elite do voleibol brasileiro. Caramuru e Botafogo somaram seis pontos cada um, e o Rádio Clube não somou nenhum ponto.

O time foi formado em maio e garantiu a possibilidade de disputar a Taça Ouro devido a uma associação com o São Bernardo Vôlei, rebaixado na última edição da Superliga. O Corinthians/ Guarulhos garantiu a última das 12 vagas e se junta ao Cruzeiro, Taubaté, SESI-SP, Campinas, Montes Claros, Minas Tênis Clube, Juiz de Fora, Canoas, Bento Vôlei, Maringá e o SESC-RJ para a disputa da Superliga 2017/2018. A competição começa no dia 14 de outubro e tem sua final prevista para 6 de maio de 2018.

Após o fim da partida, o central carioca Riad Ribeiro concedeu ao blog uma entrevista exclusiva, analisando a participação do Corinthians/ Guarulhos na Taça Ouro, as mudanças do time para as próximas competições e o carinho da torcida pelas ruas de Guarulhos. O atleta de 2,05m é bicampeão da Superliga, tricampeão da Liga dos Campeões da Europa e atuou pelo SESI- SP na última temporada.

Ouro de Tolo: Riad, você pode comentar um pouco da partida de hoje?

Riad Ribeiro: Foi uma partida que a gente controlou muito bem nos dois primeiros sets. Depois, no terceiro set, a gente abriu na metade do set. A gente achou que as coisas iam ficar tranquilas para o nosso lado. Mas aí o Damião acertou uma sequência excelente. Ele foi um monstro no jogo de hoje. Aí o Botafogo chegou junto. Foi uma troca de bolas, com o jogo lá em cima. Eles tiveram duas chances e aproveitaram para fechar o set. O quarto set foi de igual para igual. O mais importante foi que conseguimos não perder a cabeça diante da derrota no terceiro set. Chegou determinado momento do set que a gente conseguiu controlar e administrar para conseguir a vitória. Graças a Deus nosso primeiro objetivo foi alcançado, que era conquistar a vaga para a Superliga.

Ouro de Tolo: Como você vê a evolução do time na Taça Ouro, após uma derrota inesperada no primeiro jogo?

Riad Ribeiro: Foi uma derrota inesperada mesmo, essa é a verdade. A gente entrou em quadra contra o Caramuru com o jogo controlado no primeiro set e demos um vacilo, que foi o mesmo que demos hoje no terceiro set contra o Botafogo. E a equipe do Caramuru não é de se menosprezar, porque eles treinaram para jogar esse campeonato. Estão num nível de treinamento e de jogo, não nível técnico, acima das demais equipes que aqui estavam. E eles vieram com gás total. Mas acho que depois da derrota, colocamos a cabeça no lugar e conseguimos manter a tranquilidade, sabendo digerir a derrota, sem se desesperar. E contamos com a ajuda também do Botafogo, que derrotou no tie-break o Caramuru na segunda rodada. Foi o time que nos colocou vivos no campeonato e agora, infelizmente, está fora da Superliga A. Na minha opinião, já passou da hora de o Botafogo disputar a Superliga.

Ouro de Tolo: Vai ocorrer alguma mudança no elenco para a disputa da Superliga?

Riad Ribeiro: A mudança que vai ter é que o Bruno Canuto e o Sérgio não vão continuar com o grupo após a Taça Ouro. O Canuto tem contrato assinado na Itália e o Sérgio vai pro Catar. Eles vieram ajudar o time na Taça Ouro, porque o Gabriel e o Fábio estão com a seleção brasileira sub-23. Então a gente vai ter que ir para o mercado procurar novos jogadores para a posição de ponteiro, que está um pouco escassa no time. Uma mudança positiva que esperamos é o retorno do Sidão, já para o Campeonato Paulista. Ele vem se recuperando muito bem.

Ouro de Tolo: Como vem sendo a recepção da torcida do Corinthians/ Guarulhos?

Riad Ribeiro: É maravilhosa a recepção. Nas ruas de Guarulhos a gente é reconhecido o tempo todo. As pessoas abaixam o vidro do carro e gritam para a gente: “vai Corinthians”. A gente assiste aos jogos de futebol lá no Itaquerão e todo mundo apoia a gente de uma maneira impressionante. Está sendo muito importante não só o acolhimento da torcida corintiana, mas de toda a cidade de Guarulhos. A gente resgatou o esporte na cidade, e juntamos com a camisa que possui tanto peso e uma torcida maravilhosa como a do Corinthians.

Fotos: Ricardo Haleck/ Vanessa Huback

12 Respostas para “Corinthians/ Guarulhos fatura Taça Ouro e garante vaga na Superliga”

  1. Veronica Correia de lira disse:

    Matéria MT bem escrita! Mais uma vez Vanessa ddando show

  2. Jenifer Santos disse:

    Boa Van! 💪👊❤

  3. Rayla disse:

    Queria a continuação do Sérgio. :( Boa matéria, Huback! ✌👏👏👏

  4. Vera Moura disse:

    Parabéns pela matéria. Mais uma etapa cumprida bjks

  5. Nazare Campos disse:

    Esse blog sempre traz ótimas matérias, gosto muito dessa colunista!
    Acho que esse assunto deveria ser melhor explorado, eu como rubro negra fico enojada como o clube do ex presidente Lula tem inumeras facilidades no futebol e ao que me parece agora também no vôlei.
    Sugiro que vocês investiguem mais essa situacão e deem clareza aos seus leitores, pois eu como carioca vejo um interesse muito grande por parte da midia em promover o clube do Serginho, do que defender a bela e linda campanha que o Botafogo fez nesse torneio, são duas coisas distintas mas me parece muito possível qualquer irregularidade quando tem a marca Corinthians no meio.
    Vanessa mais uma vez meus parabéns e felicidades!

  6. Sergio Coelho disse:

    Boa tarde Vanessa!!! Sua matéria ficou top!!! Parabéns!!!

  7. Poliana disse:

    Van sempre arrasando em suas matérias Boa Van parabéns 👏👏

  8. Luciana Amanda disse:

    Mto boa a matéria, agora vamos ver o que o Corinthians vai mostrar na SL A! Que seja bem vindo!

  9. Robson Sousa disse:

    Matéria show. Só acho que o Botafogo como campeão da super liga B, deveria ter a vaga para a Superliga A. Mas…

  10. Igor disse:

    Com certeza esse time vai dar trabalho hein! Vanessa, parabéns pela matéria!

  11. VINICIUS COSTA disse:

    Parabéns Vanessa, sempre com excelentes matérias.

  12. Daniele Souza disse:

    🔝🔝👏 Amei a entrevista!

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visitas

Facebook