Categorizado | Golden Set

João Rafael: destaque na Itália e convocação para a Seleção Brasileira

joao rafael 11

João Rafael de Barros Ferreira, mais conhecido como João Rafael, tem 24 anos e atua como ponteiro. Nas duas últimas temporadas, atuou pelo Exprivia Molfetta, da Itália, sua primeira experiência em um clube fora do país. Antes disso, o jogador de 1,91m já atuou pelo Medley/ Campinas (atual Brasil Kirin) e o Minas Tênis Clube.

Pela Seleção Brasileira, o jogador pernambucano foi prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, além de integrar as categorias de base desde 2009. A sua excelente atuação nessas duas temporadas pelo time do sul da Itália rendeu ao atleta uma convocação na primeira lista feita pelo novo técnico da seleção brasileira, Renan dal Zotto.

João Rafael deve em breve juntar-se ao grupo no centro de treinamento em Saquarema, assim como seu companheiro de time, o levantador Thiaguinho. A convocação final da seleção será feita após a final da Superliga, que irá ocorrer no próximo domingo, 7 de maio. Está sendo feira uma renovação da Seleção Brasileira, e nomes como João Rafael, Murilo Radke, Thiaguinho e Luan Weber, entre outros, fazem parte da nova geração do voleibol brasileiro que vem se destacando nas competições pelos clubes.

João Rafael contou ao blog a felicidade pela sua convocação, um pouco da sua experiência na Itália e seus planos para a próxima temporada. Confira abaixo a entrevista com o ponteiro que brilhou no Exprivia Molfetta:

Ouro de Tolo: Como foi para você ser convidado para treinar com a seleção brasileira em Saquarema, na primeira convocação feita pelo novo técnico Renan dal Zotto?
João Rafael: É sempre um prazer ir para Saquarema. Estou bastante feliz com esse convite, darei meu melhor lá! Estava esperando por essa oportunidade faz um tempo.

Ouro de Tolo: João, como você analisa sua temporada pelo Exprivia Molfetta (Itália)?
João Rafael: Essa temporada foi um pouco difícil, perdemos uns jogos por besteira, time muito novo, nível muito alto. Infelizmente não fomos para o playoff!  Mas em questão de rendimento pessoal, foi muito bom. Tenho um entrosamento excelente com o Thiago, isso facilitou!

Ouro de Tolo: Quais as principais diferenças do campeonato de voleibol italiano em relação à Superliga brasileira?
João Rafael: Acho que o nível aqui é muito alto, não que a Brasileira não seja, mas todos os times aqui são realmente fortes, com jogadores estrangeiros de nível top. Acho que as tecnologias usadas como o videocheck são uma peça fundamental.

Um erro da arbitragem pode interferir muito no resultado da partida. Aqui na maioria dos jogos os torcedores estão presentes, é muito bom jogar com torcida, o jogo fica muito mais emocionante!

Ouro de Tolo: O que você mais gostou na sua temporada residindo no sul da Itália e o que você mais sentiu falta no Brasil?
João Rafael: As praias, o clima e as comidas daqui são excelentes! O clima é até um pouco parecido com o do Brasil! As pessoas são bastante calorosas, isso ajudou bastante na minha adaptação.

O que sinto mais falta é da família e dos amigos, esse ano foi pesado, desde agosto que não vou para casa, o calendário não permitiu! Porém, faz parte do nosso trabalho!

Ouro de Tolo: Você pretende voltar a jogar no Brasil na próxima temporada? Especula-se que você e o Thiago Veloso possuem proposta do SESC RJ. O que você acha dessa proposta?
João Rafael: Seria bacana voltar sim. O campeonato acabou recentemente, ainda estamos analisando, mas o Rio é uma opção interessante!

14 Respostas para “João Rafael: destaque na Itália e convocação para a Seleção Brasileira”

  1. Rafaela Correa disse:

    Parabéns Vanessa !!
    Excelente matéria.
    Beijoss

  2. Marilaine disse:

    Parabéns pela Matéria Van,espero que ele venha mesmo jogar no Sesc, talento é o que não falta nele.

  3. Marcelo Almeida disse:

    Ótima matéria, como sempre.
    Excelente entrevista.
    Excelente atleta.
    Excelente Vanessa.

  4. Rosana disse:

    Tbm gostaria dele no Sesc, gosto do jeito
    Que joga.
    Parabéns pela matéria.

  5. Robson Sousa disse:

    Boa matéria Vanessa. Renovação na seleção 👏👏👏👏

  6. Daniele Souza disse:

    Boa matéria! Renovar é preciso.

  7. Evelin disse:

    Parabéns Van, ótima matéria, como sempre

  8. Vanessa Fricks disse:

    Excelente matéria, Parabéns.

  9. Vera Moura disse:

    É necessário renovar os atletas.
    Com isso dando oportunidade.
    Ótima matéria, mais uma vez parabéns pela sua matéria. Bjks

  10. Poliana disse:

    Van arrasou como sempre viu parabéns pela materia ….

  11. Beatriz Aviz disse:

    Ótima matéria Huback, parabéns. 👏👏

  12. Rodrigo costa disse:

    Um novo talento para a nossa seleção! Boa sorte João e rumo a mais títulos!

  13. VINICIUS COSTA disse:

    Parabéns, Vanessa.
    Ótima matéria.

  14. Veronica Correia de lira disse:

    Show Vanessa, parabéns!

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visitas

Facebook