A última semana, após os artigos sobre ingressos e sobre a tabela do basquete que publicamos aqui, teve algumas notícias importantes não somente para a competição como para os detentores de ingressos. Em tópicos, vamos a um resumo analítico do que ocorreu.

1 – Layout dos Ingressos

Na última sexta feira o Comitê Rio 2016 divulgou o layout dos ingressos personalizados. Cada modalidade terá seu pictograma específico, seja Olímpica, seja Paralímpica. Os ingressos tem 20 centímetros de comprimento por 10 de largura, e possuem tecnologia contra falsificações.

Entretanto, algo que me chamou a atenção é que, com este tamanho, vai ficar bem difícil não se utilizar de bolsas e trazer os bilhetes nos bolsos, ainda mais quando se tiver mais de uma sessão no mesmo dia.

2 – Nova Entrega a Domicílio e Revenda

Junto com o layout dos ingressos foi revelado também que se abriu uma nova fase para se pedir não somente ingressos para entrega via Sedex como trocar os ingressos comprados via bilheteria ou eticket para esta segunda entrega – como eu fiz, por exemplo.

Contudo, algumas dúvidas ficaram nas informações divulgadas pelo Comitê e repercutidas pela imprensa. A primeira vem das declarações de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, dando conta que “a partir das 13h desta sexta (20), o primeiro ingresso sai da gráfica”.

print entregaSó que aí ficam algumas dúvidas. Como o leitor pode ver no print acima (tirado de minha conta), a informação é de que os ingressos comprados antes de 18 de maio já haviam sido impressos e enviados para que os Correios fizessem a entrega. Então o Presidente do Comitê afirma textualmente que a impressão se iniciou às 13 horas do último dia 20.

O Comitê não deu muitas informações, mas ficam algumas dúvidas: primeiro, quando os ingressos foram impressos? Em caso de impressão apenas a partir da última sexta feira, os bilhetes colocados para revenda após a reabertura do processo serão entregues também? Se não, irá mudar a fórmula de reembolso? Haverá uma única entrega via Sedex ou duas?

Enfim, algumas questões pertinentes e que o Comitê deveria esclarecer. Em entrevista ao ótimo blog Fim de Jogo o Diretor de Comunicação da Rio 2016 Mário Andrada e Silva afirmou que a entrega será feita até meados de junho e que começará pela Cerimônia de Abertura. Isso gera outra dúvida: entregarão diversos Sedex com um ou dois ingressos sessão por sessão ou irão entregar tudo de uma vez tendo como prioridade a primeira sessão comprada pelo espectador? Apostaria no segundo caso, mas, uma vez mais, há dúvidas.

Na mesma matéria informa-se que os mapas setorizados das arenas serão divulgados em junho no site da Rio 2016. A conferir. Outra questão que ficou dúbia foi a informação divulgada de que os espectadores poderão baixar os ingressos para seus smartphones – conforme tecnologia testada no “Aquece Rio”. Isso valerá para todos as entradas compradas ou apenas àquelas que tiverem a opção “eticket” de entrega?

20160417_1303413 – Acesso às Arenas

Foi divulgado também que todos os ingressos terão códigos de barra e que estes serão lidos para o acesso às arenas. Repetiria o procedimento utilizado nos eventos teste, mas sinceramente tenho dúvidas se respeitarão isso com um grande número de pessoas às vésperas do horário de início de uma sessão mais concorrida.

O lado bom disso é que se poderá fazer um boletim de ocorrência e emitir novos ingressos em caso de perda ou roubo – algo que não houve na Copa, onde os ingressos eram “ao portador”.

4 – Funcionamento do Metrô

O Secretário Estadual de Esportes deu entrevista ontem ao jornal O Globo (não coloco o link devido ao pay wall do jornal) detalhando o funcionamento do Metrô durante a Rio 2016. Haverá a extensão das Linhas 1 e 4 até a uma ou duas da manhã na maioria dos dias, mas a matéria é dúbia quanto à Linha 2: em um momento diz que só haverá extensão do horário nos dias 5 e 21, em outro diz que fechará no horário normal apenas dias 6, 7, 12 e 13 – o que já é um problema.

20150719_115213Seja qual for a alternativa, há aqui um problema sério: as duas estações que atendem ao Maracanãzinho (Maracanã e São Cristóvão) irão fechar ANTES do término das sessões de vôlei programadas para cada dia – e com partidas do Brasil provavelmente fechando o dia de jogos. Vai complicar bastante para quem mora na Zona Norte, especialmente se o serviço de trens também não estender seu horário.

Consultei o perfil do Metrô via Twitter e a resposta foi a de que não havia uma definição oficial do esquema de funcionamento. Prefiro acreditar que o fechamento às 11 da noite ou à meia noite será apenas para embarque nas demais estações que não Maracanã ou São Cristóvão, mantendo-se abertas para desembarque até mais tarde. Mas neste momento a situação é esta: quem depender do Metrô e tiver ingressos para os jogos do Brasil no vôlei não poderá usufruir do serviço para o retorno, ao menos não em todos os dias.

A Linha 4, aliás, será para uso apenas de quem estiver trabalhando no evento ou possuir ingressos – e o “Cartão Olímpico” de transporte será indispensável. Haverá necessidade de troca de trem na estação General Osório para acesso ao restante do sistema (Linhas 1 e 2).

13374da7-b803-4768-abbc-58100793d9ce5 – Venda de Ingressos

Foi divulgado também que até agora o número de bilhetes colocados à venda foi de 6 milhões e que 67% destes foram vendidos (cerca de 4 milhões de ingressos). Originalmente seriam 7,5 milhões, mas ainda há contingências sendo analisadas, posições para imprensa e televisão sendo estabelecidas e configuração de arenas sendo refeitas devido à ampliação do número de lugares para portadores de necessidades especiais requerida pela Lei Olímpica recentemente sancionada.

Ou seja, ainda deverá haver liberações de sessões hoje esgotadas, embora em menor quantidade. O Comitê também não descartou a possibilidade das bilheterias físicas de venda de ingressos funcionarem durante a competição.

Neste momento, sessões como finais da natação e do judô e semifinais do vôlei feminino encontram-se disponíveis para compra no site de ingressos. Outra particularidade é que, segundo matéria do site G1, o palco para a cerimônia de Abertura ficará no setor Sul do Maracanã – e isso explica todo este setor colocado como “Categoria E” na venda de ingressos, porque não terá visão total da festa.

Por enquanto é isso. Amanhã estarei na Arena Carioca 2 acompanhando a segunda partida da final do Novo Basquete Brasil e teremos aqui em breve uma análise da arena.

P.S. – Alertado por um leitor, a setorização inferior da Arena Carioca 3 está disponível neste link do Google Maps.

Imagens: Brasil2016.Gov e Arquivo Ouro de Tolo

[related_posts limit=”3″]

63 Replies to “Algumas Notas sobre a Rio 2016”

  1. Oi Migão, bom dia, Tenho dois ingressos para a final do basquete masculino categoria A no setor 212. Tem ideia se são bons lugares? De frente para a quadra? Outra coisa: ainda estou à procura de ingressos para a final do vôlei feminino. Nesses últimos dias você viu algum à venda no site da Rio 2016? Acha que tem alguma chance de aparecer ainda? Grande abraço e parabéns pelos seus artigos, são muito bons!

    1. Marcos, coincidencia, tenho ingressos de cat A para setor 212 em jogo da primeira fase. Isso me parece que pagamos a A e diferentemente do mapinha da arena, vamos para o nível superior…

      1. Por outro lado, se sabemos que 207/08/09 e 217/18/19 são atrás das tabelas, o 212 será um lugar central. Dependendo da fila pode dar uma visão melhor que no setor inferior.

        1. Pedro bo noite. Você possui esse detalhe das posições? Consegue publicar? Também comprei categoria A e recebi 215. Não acho correto colocar para o segundo andar diferente do que foi vendido. Obrigado. Abraços.

          1. Gustavo, olha as imagens que estão em outro comentário. Não sei onde o leitor em questão conseguiu, mas parece bem próximo do real

    2. Marcos, eu comprei meus ingressos para a final do vôlei masculino há duas quintas atrás, quando abriram o judô. Sugiro ficar de olho amanhã porque pode aparecer alguma coisa.

  2. Pedro, sou um assíduo leitor do seu site, mas só agora estou me manifestando por aqui…rs. Aqui na minha cidade há poucos , ou eu simplesmente desconheço qualquer aficcionado pelos ingressos… se eu tivesse encontrado suas dicas um pouco antes, talvez tivesse conseguido alguns tickets preciosos que estou correndo atrás agora ainda. Abraço

    1. De que cidade é, Thiago?

      Acho que ainda irão aparecer ingressos disputados, não se preocupe. É só ficar monitorando o site – especialmente amanhã ao meio dia, quando uma nova leva do tênis será lançada e devem haver novos ingressos de sessões esgotadas.

      1. Sou de Quissamã-RJ. E um autêntico caçador de ingressos. Ontem consegui final de judô ( Cat C) e alguns de tênis primeira fase ( liberados esporadicamente durante todo o dia). Minha maior procura é a natação ( as finais aparecem mas duram pouco ou quase nada). Abç

  3. Mais uma vez, parabéns pelo bom trabalho Pedro. A questão do metrô é realmente preocupante, porém, lembro que no Pan assisti um jogo do Brasil, vôlei feminino, que foi no Domingo, encerrando quase meia-noite, e o metrô ficou até 1h, então prefiro acreditar (mesmo) que não farão essa loucura…

    1. Minha opinião: acho que à exceção de 5 e 21, onde a abertura será total, as estações Maracanã e São Cristóvão ficarão abertas para embarque até um pouco mais tarde e as demais somente para desembarque. Mas não foi isso que o Secretário disse na entrevista.

  4. Pedro, bom dia! Sempre acompanhando aqui! Rs. Uma pergunta de logística para quem conhece a geografia do Rio. No dia 14, minha grande prioridade é a final do tênis masculino, prevista para ir até 20h. A final do Bolt de 100m se inicia 20h20m. Acha que há alguma chance de conseguir assistir aos dois eventos?

    Preocupações: o ingresso de tênis já está garantido, o de atletismo não. Quero a pior categoria pois não é nem certeza que eu chegue na hora, mas, considerando o andamento das vendas, os ingressos que saírem agora não deverão ser do lado oposto ao “lado nobre”, oposto à pista de 100m? Estou quase me convencendo a desistir (vou ver o Bolt no dia 13 pelo menos).

    1. Luiz, se você já verá Bolt dia 13, quer um conselho? Curta a final do tênis e não se preocupe em sair correndo de um lado para outro. A chance de dar errado é grande.

    2. Também estou nessa. Tenho a final do tênis o atletismo, e irei nos dois, não tem como dispensar…
      Vou esperar a agenda definitiva para ver a ordem dos jogos do tênis e provas do atletismo, massei q perderei parte de algum jogo e/ou prova. Mas é certeza q dá pra ver a final masculina a final dos 100m, que será a última prova, por volta das 22h.

  5. Concordo plenamente com o Pedro. Eu iria sair do Engenhão às 18h e perder o jogo de futebol da Argentina para ver um pouco do tênis na quadra central (ingresso que estava com um primo) e ainda ver o basquete às 22h30.

    Decidi desistir do ingresso do tênis (até mesmo porque ainda não tinha me comprometido a ficar com esse ingresso), assistir o jogo da Argentina inteiro e sair com tempo (Aproximadamente 2h30min) para o basquete (Argentina também…rsrss).

    É melhor, pois, como o Pedro falou, se quiser assistir tudo, acaba alguma coisa dando errado e o ideal é deixar um espaço de tempo para deslocamentos maiores.

    Um abraço,

      1. Qual seria o tempo considerado razoável para distanciar uma sessão em Deodoro x Engenhão e Deodoro x Parque Olimpico? Abraço

        1. Nos dois casos deve dar cerca de uma hora, até um pouco menos. De trem são nove ou dez estações até o Engenhão. No BRT TransOlímpica serão apenas três estações até o Parque Olímpico.

          Da maneira como os modais estão colocados Deodoro ficou bem mais perto do Parque Olímpico que este do Maracanãzinho – transição que muitos irão fazer.

  6. Prezado, Quais as informações você dispõe sobre a revenda oficial de ingressos? Como saber se o ingresso foi revendido com sucesso ou ainda está encalhado. Parabéns pelos posts esclarecedores!

  7. Boa noite Pedro,

    Tenho uma duvida ou uma pergunta: na tua opiniao para afinal dos 100m do atletismo (AT005) é melhor bloco 126 (catA) ou bloco 511 (catB)?

    Obrigado

    1. Teria de ver se esse 126 é setor Leste ou Oeste – os 100 metros serão em frente ao setor Oeste

    1. Mapearam hoje, porque até ontem somente a Arena Carioca 3 estava mapeada no Google Maps. Agradeço muito sua informação

  8. Migão, boa noite,vc sabe se foi divulgado quando as bilheterias começarão a entregar os tickets?
    Eu não mudei para entrega por Sedex, porque ainda tenho ingressos para revenda pendentes e tenho esperança de receber o dinheiro 30 dias após a revenda. Pelo que entendi, se eles forem impressos e entregues antes da revenda somente receberei o valor em Setembro. obrigado e parabéns pelas informações muito uteis q obtenho por aqui.

    1. Maurício, o que colocamos para revenda nesta segunda fase não será impresso para a nova entrega via Sedex.

      A previsão para entrega via bilheteria é a partir de primeiro de junho.

      1. Obrigado, não sabia disso. Achava q se não tivesse sido revendido ainda, receberia os tickets. De qualquer forma, talvez ainda coloque 2 ingressos do dia 19 do atletismo que somam uns mil reais para revenda. Estes, por não ter colocado para revenda, eu receberia o ticket impresso e so receberia o valor em Setembro. Eu estou aguardando se um amigo ira querer comprar ou não para colocar para revenda. Pena foi perder os ingressos comemorativos. Curiosidade, vc conseguiu a final do basquete? Eh o único ingresso que falta para mim também.

        1. Infelizmente não consegui. Vou à final do vôlei masculino mesmo.

          Amanhã teremos post sobre a Arena Carioca 2.

          1. Tou na mesma situação. Quem sabe a gente não vê o Brasil ganhar o ouro no vôlei!

  9. Pedro, vc sabe se ainda terão novos lotes a venda igual ocorreu no mês de maio?
    consegui ingresso para tudo que queria exceto ginastica artistica e natação.
    Estou na esperança de aparecer novos lotes desses esportes.

  10. Amigos, somente o e-ticket que pode ser “armazenado” no smartphone. E uma opinião: todos os ingressos do comprador devem vir de uma vez só. Independente do dia que comprou (exceto se comprar um em cima da hora da saída dos seus ingressos ou se ja tiverem saído)…seria muita burrice não fazer desta maneira, pro logística e menos gasto. E o mapa do Engenhão, vai sair quando? Ficarei no Bloco 118.

  11. Boa tarde! Fui ao segundo jogo do Flamengo na Arena Carioca 2 e na volta fiquei duvida, será q a estação do rio2 vai suportar grande volume de pessoal? imagino os oeventos acabando simultaneamente….tenso….visto que o brt nao atende tao bem qto o metro.abç

    1. Rafael, no Parque Olímpico não acabarão todos os eventos de uma vez. E ainda terá a nova estação Centro Olímpico, que deverá ser o principal ponto de escoamento do BRT

  12. outra questão
    será que a prefeitura tbm vai disponibilizar ingressos exclusivos como fez o Estado do rj?

      1. Hj a Prefeitura disse que comprou ingressos e vai “sortea-los”. Com a compra pelo Governo do Estado consegui a semi final do Tenis.

  13. Acabei de comprar ingresso pra semi do futebol feminino e não esta mais disponível a entrega por SEDEX. Apenas bilheteria e e-ticket. Seria esse um sinal de que as entregas estejam já bem encaminhadas?

  14. Que grande absurdo!! Colocaram categoria A do basquete no segundo andar!! Não é isso que diz a figura do mapa do site oficial de vendas. 1200 reais para ficar no segundo andar????? Alguém sabe alguma informação adicional sobre isso?

    Obrigado e parabéns ao Pedro Migão pelo site!!!

  15. Pedro;

    Vc sabe me dizer qual será a semifinal, do Basquete Masculino, provável para os EUA? Ou seja, no caso dos EUA ficarem em primeiro lugar do grupo (o que vai acontecer) a sequencia da tabela os levaria para o jogo de Semi que acontece na parte da tarde ou para a partida da noite?
    Nāo encontro a tabela completa do basquete em lugar algum.

    1. A tabela do mata mata só será definida após a primeira fase, mas acredito nos EUA jogando a semifinal noturna

  16. Poxa, comprei Brasil x México na categoria A e meu portão de acesso é no D1. Terei que andar da estação São Cristóvão até o Maracanazinho. Pensei que ia soltar na estação Maracanã e descer a rampa da UERJ! Que palhaçada… já o jogo que vou no dia 15 da Rússia categoria D é pela entrada C e vou poder soltar na estação Maracanã. Como pode isso???

    1. Provavelmente seu ingresso para Brasil e México é perto da rampa do Bellini, o que deixa mais perto realmente descer em São Cristóvão

  17. Se eu cancelar uma revenda eles me devolvem em e-ticket né? Porém os ingressos impressos voltam a ser reativados? E, um e-ticket de meia entrada pode ser trocado por uma inteira pagando a diferença como em um ingresso impresso?

  18. Pessoal estou numa roubada! Tenho 3 inteiras pro Judô dia 8 às 10 horas. Porém por um problema pessoal eu e meus convidados não poderão comparecer. Agora no site não consigo colocar na revenda pois o limite para isso é 7 dias antes da data do início do evento do ingresso. Na internet mesmo vendendo pelo mesmo preço ninguém se interessou. O que eu faço agora? Existe alguma saída?

  19. Comprei ingresso para o jogo Itália e Irã do vôlei de quadra masculino que acontece das 18 as 20 no maracanazinho, sera que consigo ficar no estádio para assistir a Brasil e Argentina que acontece às 22h ???

Comments are closed.