Há dias que nada é tranquilo, muito menos favorável para nós. Nada sai legal no trabalho, tomamos bronca do chefe, engarrafamento na volta pra casa, Tite insistindo em Bruno Henrique, perdendo clássico, aquela garota grudenta que você não suporta pedindo nudes para o crush; enfim, têm dias que nada dá certo e a única coisa que conseguimos é nos estressar.

Nos estressamos e as vezes acabamos descontando nosso mau humor nas pessoas com as quais convivemos. Mas não é só a elas que fazemos mal; fazemos a nós mesmos também. Falo isso porque o estresse é uma das principais causas do infarto, tema da coluna de hoje.

As doenças cardiovasculares ainda são as líderes de morte no mundo. No Brasil, isso chega a quase 30%. Isso se deve muito ao estilo de vida que levamos aqui: muita correria, alimentação inadequada, pouco tempo para o lazer e para fazer exercício – práticas que diminuem a probabilidade de você sofrer infarto.

infarto-em-casa-saiba-como-agir-4-93A população brasileira está ficando mais obesa e essa não é apenas uma observação daquelas que você percebe quando sai na rua, já é fato comprovado. Isso nos torna muito vulneráveis às causas do infarto, dentre as quais está a obesidade.

O infarto ocorre quando a irrigação de sangue do nosso coração fica comprometida e isso pode ter diversas causas. A principal delas é a obstrução das artérias coronárias (que levam oxigênio ao coração) por placas de gordura, por isso a obesidade é um fator tão determinante para o infarto. Se você está acima do peso, tem colesterol alto, sofre de alcoolismo, é hora de ficar atento.

É importante ressaltar também outros fatores, como hipertensão e o uso de drogas. Como estamos vendo, o infarto é uma doença de causa multifatorial, e, pior: muitas vezes é assintomático. Você pode não sentir nada ao fazer caminhadas, praticar exercícios, mas isso não significa que você não corra o risco de sofrer um ataque cardíaco. Assim como também não significa que o fato de você ser magro te torna menos susceptível de passar por isso. O colesterol alto atinge qualquer pessoa que não tenha uma alimentação balanceada e muitas vezes, até mesmo as que têm, devido a predisposições genéticas. Portanto, é muito importante que se vá regularmente ao médico.

Como já foi dito, o infarto pode ser assintomático. Aquela dor no peito, aquele suor frio podem aparecer quando já for tarde demais e o socorro deve ser praticamente imediato. Como em muitos casos isso demora a ocorrer, o infarto costuma ser fatal. O músculo cardíaco, ou parte dele, não pode ficar muito tempo sem oxigênio, ou morre. E como este órgão é responsável por bombear sangue, o qual leva o oxigênio para todo nosso corpo, é muito perigoso. Se uma pessoa está com sintomas de infarto perto de você, chame imediatamente a emergência. Se essa pessoa ficar desacordada, faça a massagem no peito, comprima-o bem forte, sem medo.

coracao2O tratamento para o infarto pode ser feito com medicamentos ou alguma intervenção invasiva, dependendo da gravidade. Mas nunca é bom deixar chegar nesse ponto, não é? Sempre bato na tecla da prevenção. Se você não trabalha lá no quinto, sexto andar, vá de escada. Se tiver como, vá ao trabalho de bicicleta ou mesma vá dar uma volta. Faça eletrocardiogramas ou exames de sangue.

Evite o estresse. Se seu chefe é um ogro, se seu time perde, se aquela garota descarada dá em cima do seu crush e ele dá bola, não fique mal. Respire fundo, conte até dez, pode até socar o travesseiro para a raiva passar, mas passe bem longe do estresse.

Sua saúde agradece.

One Reply to “Infarto”

Comments are closed.