Muito equilíbrio e muitos erros nos quesitos de pista são a tônica de um desfile de altos e baixos no sambódromo do Anhembi. Após os 14 desfiles, a sensação é de que o equilíbrio geral impede uma campeã incontestável no Carnaval-2016. Pelo menos cinco escolas fizeram desfiles candidatos ao campeonato.

No entanto, os altos e baixos e os erros nos quesitos de pista acabam fazendo uma deixar porta aberta para as outras e vice-versa. Império, Vila Maria, Vai-Vai, Mocidade Alegre e Dragões da Real entram na apuração desta terça-feira sonhando com o título, embora as duas primeiras estejam ligeiramente à frente das três últimas.

Abaixo lista os motivos que credenciam as cinco escolas à disputa do título e o que pode comprometer o sonho:

*Unidos de Vila Maria: Visual de excelente gosto e harmonia fortíssima fazem do desfile da Vila Maria forte candidato ao campeonato. A bateria e a fria reação do público em muitos momentos, aliadas à posição de desfile, podem afastar o sonho do título.

*Império de Casa Verde: Excelente visual, samba rendendo bem e harmonia competente credenciam o Império como favorito; falhas na leitura do enredo e na Evolução comprometem a escola.

*Vai-Vai: Muito luxo, ótima noite da bateria, evolução perfeita e início avassalador contagiando o público podem ajudar a Escola do Povo no sonho do bicampeonato. No entanto, a irregularidade na concepção do visual e o enredo simplório são pontos negativos da Saracura.

*Mocidade Alegre: Visual de impacto e fácil leitura, o melhor enredo do ano e excelente comunicação do público são os trunfos da escola do Limão para reconquistar o título. Porém, Harmonia numa noite complicada e Evolução com problemas no terço final, dificultam muito o sonho do título.

*Dragões da Real: Com um excelente conjunto visual, bateria em ótima noite e uma evolução alegre e com poucos problemas, a Tricolor se candidatou ao título. Por outro lado, a concepção complicada do enredo e o samba, que pouco contagiou o público, pesam contra.

Na sequência, listo os cinco desfiles que mesmo capazes de se repetirem na próxima sexta-feira, não parecem ter força para beliscar o sonho do título:

*Águia de Ouro: O bom acabamento e a excelente harmonia aliada ao bom desempenho do samba credenciam o Águia a disputa de uma vaga nas campeãs. No entanto, a falta de uma melhor setorização do enredo, o desempenho convencional da bateria e o excesso do dourado no conjunto visual limaram o sonho do título em 2016.

*Gaviões da Fiel: O impacto alegórico e a comunicação com o público são os trunfos da Torcida que Samba na apuração de amanhã no sonho de voltar às campeãs após cinco anos. Entretanto, o enredo confuso, o samba arrastado e o convencional desempenho da Harmonia podem complicar e muito esse objetivo.

*Acadêmicos da Tatuapé: Com um chão fortíssimo, um carro de som inspirado e a bateria Qualidade Especial em grande forma, o Tatu da Zona Leste aposta suas fichas em seu chão para poder desfilar entre as melhores na sexta-feira das campeãs. O que atrapalha esse objetivo são os quesitos visuais, com vários carros mal concebidos e realizados, e fantasias simplórias, a escola pode ficar mais um ano sem conseguir seu objetivo.

*Unidos do Peruche: Enredo de fácil leitura e samba do ano tranquilizam a Peruche no seu primeiro objetivo de ficar no Grupo Especial. Outros quesitos como Alegorias e Evolução a credenciam com algo maior, como ficar entre as cinco primeiras do grupo. Por outro lado, Comissão de Frente e Fantasias podem complicar esse sonho.

*Acadêmicos do Tucuruvi: Muitas cores, muita alegria e uma Evolução tranquila ajudam a Tucuruvi a tentar voltar na sexta das campeãs. O que pode impedir esse objetivo foram os costumeiros erros em Harmonia e uma bateria que teve uma noite no máximo convencional, isso segue impedindo o salto definitivo do Zaca para o grupo das grandes escolas.

E por último listo as quatro escolas que decepcionaram e precisam ficar atentas na apuração de amanhã:

*Pérola Negra: Voltando ao Grupo Especial, a Joia Rara decepcionou em praticamente todos os quesitos. Com uma harmonia inexistente e uma evolução fria, a escola não abriu bem os trabalhos no Anhembi. O conjunto alegórico foi bastante infeliz e as fantasias também não eram das melhores. Enfim, é praticamente impossível não imaginar que o Pérola volte a disputar o Grupo de Acesso em 2017.

*Rosas de Ouro: Decepcionante. Essa palavra define o que foi o desfile da Azul e Rosa, com problemas na concepção de todas as alegorias e enredo completamente difícil na pista, a Roseira salvou-se de um desastre completo pelo seu chão. A bateria, mesmo sem ousar ou dar show, foi competente e sustentou com qualidade a boa harmonia da escola. No geral, a escola da Freguesia do Ó não deve cair, mas certamente sofrerá de um resultado muito abaixo do que o previsto.

*Nenê de Vila Matilde: Acima do esperado, mas abaixo do aceitável. Assim podemos definir o desfile da Águia Guerreira no Anhembi. A Harmonia cumpriu o seu papel e cantou o fraco samba-enredo com alegria e entusiasmo, por outro lado, a bateria decepcionou e não teve uma grande noite, assim como em 2015. O visual foi mais de baixos que de altos, mesmo assim, surpreendeu por conta do que se comentava antes do desfile. Num panorama completo, a escola não deve cair, mas é muito provável que feche uma das noites do Grupo Especial em 2017.

*X-9 Paulistana: Com um desfile que beirou a tragédia, a X-9 Paulistana é favorita a queda ao Grupo de Acesso em 2017. Ao menos três carros alegóricos tiveram algum tipo de problema, além disso, o elemento alegórico da Comissão de Frente, por várias vezes empacou na avenida complicando muito a Evolução da escola que já era difícil. Além disso, o enredo apesar de bem concebido em termos de visual se mostrou confuso em alguns momentos. Por tudo isso e aliado a um canto irregular é difícil não imaginar a X-9 desfilando no domingo de Carnaval no próximo ano.

Encerrando os trabalhos, vão aí os meus palpites para o resultado final que eu gostaria e que eu acho que vai acontecer:

Ranking Pessoal:
1. Império de Casa Verde
2. Unidos de Vila Maria
3. Vai-Vai
4. Mocidade Alegre
5. Dragões da Real
6. Águia de Ouro
7. Gaviões da Fiel
8. Acadêmicos do Tucuruvi
9. Acadêmicos do Tatuapé
10. Unidos do Peruche
11. Rosas de Ouro
12. Nenê de Vila Matilde
13. X-9 Paulistana
14. Pérola Negra

O meu palpite para o resultado final:
1. Império de Casa Verde
2. Unidos de Vila Maria
3. Mocidade Alegre
4. Vai-Vai
5. Águia de Ouro
6. Dragões da Real
7. Acadêmicos do Tucuruvi
8. Acadêmicos da Tatuapé
9. Gaviões da Fiel
10. Rosas de Ouro
11. Unidos do Peruche
12. Nenê de Vila Matilde
13. X-9 Paulistana
14. Pérola Negra

E você, leitor, qual desfile te agradou mais e qual é o seu palpite pra apuração? Comentários, elogios, divergências ou xingamentos ao autor podem ser feitos nos comentários. Estarei respondendo a todos.

É isso!

Um abraço!

9 Replies to “Muitos erros e equilíbrio fazem apuração de São Paulo prometer surpresas”

  1. Bruno, basicamente tenho a mesma visão em relação as suas analises. Ja comentei em outros artigos sobre cada um dos desfiles e em relação aos palpites:

    RANKING PESSOAL PRÉ-DESFILES

    1) Dragões da Real
    2) Vai-Vai
    3) Mocidade Alegre
    4) Águia de Ouro
    5) Rosas de Ouro
    6) Império de Casa Verde
    7) Gaviões da Fiel
    8) Acadêmicos do Tucuruvi
    9) Vila Maria
    10) X-9 Paulistana
    11) Acadêmicos do Tatuapé
    12) Peruche
    13) Nenê de Vila Matilde
    14) Pérola Negra

    RANKING PÓS-DESFILES

    1) Império de Casa Verde
    2) Dragões da Real
    3) Mocidade Alegre
    4) Águia de Ouro
    5) Vai-Vai
    6) Vila Maria
    7) Gaviões da Fiel
    8) Acadêmicos do Tucuruvi
    9) Rosas de Ouro
    10) Peruche
    11) Acadêmicos do Tatuapé
    12) Nenê de Vila Matilde
    13) X-9 Paulistana
    14) Pérola Negra

    1. RESULTADO FINAL

      1) Império de Casa Verde
      2) Mocidade Alegre
      3) Acadêmicos do Tatuapé
      4) Vai-Vai
      5) Dragões da Real
      6) Vila Maria
      7) Gaviões da Fiel
      8) Águia de Ouro
      9) Nenê de Vila Matilde
      10) Acadêmicos do Tucuruvi
      11) Rosas de Ouro
      12) Peruche
      13) X-9 Paulistana
      14) Pérola Negra

      1. CORRIGINDO CONSIDERANDO OS QUESITOS DE DESEMPATE

        1) Império de Casa Verde
        2) Acadêmicos do Tatuapé
        3) Mocidade Alegre
        4) Vai-Vai
        5) Vila Maria
        6) Dragões da Real
        7) Gaviões da Fiel
        8) Águia de Ouro
        9) Nenê de Vila Matilde
        10) Acadêmicos do Tucuruvi
        11) Rosas de Ouro
        12) Peruche
        13) X-9 Paulistana
        14) Pérola Negra

        1. ACESSO
          RANKING PESSOAL PRÉ-DESFILES

          1) Tom Maior
          2) Camisa Verde e Branco
          3) Mancha Verde
          4) Leandro de Itaquera
          5) Imperador do Ipiranga
          6) Colorado do Brás
          7) Barroca Zona Sul
          8) Morro da Casa Verde
          9) Independente Tricolor

          RANKING FINAL

          1) Mancha Verde
          2) Tom Maior
          3) Independente Tricolor
          4) Camisa Verde e Branco
          5) Imperador do Ipiranga
          6) Leandro de Itaquera
          7) Colorado do Brás
          8) Barroca Zona Sul
          9) Morro da Casa Verde

  2. Tatuapé em terceiro foi o absurdo do dia, um dos desfiles mais sem graça. É a estrela do enredo, beija-flor é chata até em São Paulo, com uma escola que nunca fez grandes desfiles conseguiu terminar em terceiro em um desfile chato.

    1. Leandro, um dos posts sobre SP foi escrito pelo colunista Leonardo Dahi.

      Já quem assina o texto acima é o colunista Bruno Malta, também conhecido como eu.

      Obrigado pela leitura e comentário.

      Abraços.

  3. Meu Ranking pós desfile era (comentando com meu velho):

    1- Império de Casa Verde (esplendorosa);
    2- Mocidade Alegre… mas achei que o Mestre Sombra exagerou demais nas “paradonas” e evolução a deixariam abaixo da Império;
    3- Vila Maria (moro no Parque Novo Mundo – um distrito, digamos assim, de Vila Maria/Vila Guilherme que é nossa Subprefeitura – e nasci na Vila e gosto demais dela);
    4- Dragões da Real… aquela comissão de frente foi, nada menos, do que espetacular. A singela coreografia e o conto foram muito bem repassados a quem via. Escola rica e luxuosa, mas pecou, e muito, no enredo e em repassar a quem acompanhava. Bateria na cadência perfeita.
    5- Vai-Vai. Minha saracura, querida e amada, me desapontou demais. Achei bem sem graça, embora rica – como sempre – e acho que quinto seria de bom tamanho.

    Decepção Rosas de Ouro e Nenê. Roseira sempre vem nas cabeças (ou quase sempre), mas desta vez foi horrível. Sem graça, sem brilho e não marcou em nada (exceto pela bela rainha – como sempre – de bateria que deu um show de beleza para nós marmanjos). ;)

    Nenê desde a morte do seu Nenê parece ter perdido o brilho. Nunca mais me empolgou. Quero a Nenê de volta. Tatuapé sem graça e num terceiro lugar bem fora de contexto. Águia e Tucuruvi também me decepcionaram em relação as expectativas de superaram seus ótimos carnavais nesse século.

    Fiquei surpreso com a volta triunfal do Peruche.Muito bom ver essa escola tão tradicional num desfile competente e que não deixava duvida nenhuma sobre a permanência. Se trabalharem sério podem surpreender ano que vem.

    Pérola é uma escola bem menor que as outras e após o desfile não tínhamos muitas duvidas de sua queda.

    Decepção do carnaval das 26 escolas de elite no país foi a X-9. Essa queda foi merecida demais pelos péssimos/ruins desfiles que vem fazendo nesses últimos carnavais. Que a escola reaprenda a fazer carnavais que nos deixem enlouquecidos como nos anos que venceu e outros que vinha para as cabeças.

Comments are closed.