Num segundo dia de desfiles superior ao primeiro, o Grupo Especial do Rio de Janeiro termina com uma demonstração de força das duas maiores escolas da cidade: a Portela deixou a Sapucaí como favorita a um título que persegue há mais de três décadas e a Mangueira fez seu melhor desfile desde 2007.

O casamento entre Paulo Barros e a Águia funcionou muito bem e a proposta do enredo “No Voo da Águia, uma Viagem Sem Fim” foi transmitida com correção e o impacto que sempre se espera nos trabalhos do carnavalesco mais famoso da atualidade.

Paulo Barros soube mesclar seu estilo moderno de conceber carnaval às características tradicionais da Portela. A imagem de Moisés abrindo o Mar Vermelho abaixo da águia foi impressionante, bem como as demais alegorias.

O samba-enredo funcionou e o intérprete Gilsinho, de volta à escola depois de dois carnavais na Vila Isabel, teve uma atuação estupenda. Com a Tabajara do Samba mostrando a qualidade costumeira, a Portela realmente fez a melhor exibição do ano.

Considerado favoritíssimo ao título, o Salgueiro fez uma bela apresentação, mas não o suficiente, pelo menos na teoria, para derrotar a Portela. Houve alguns pequenos senões, sobretudo no abre-alas, que passou com a parte traseira apagada, o que deve render a perda de pontos preciosos na apuração.

Outras falhas foram vistas no zepelin levado pela escola, que passou com a parte dianteira murcha, e num dos elementos da ótima comissão de frente, que passou apagado.

No enanto, o samba-enredo rendeu de forma estupenda e a bateria de Mestre Marcão, como sempre deu o recado com extrema competência.

O grande casal de mestre sala e porta bandeira formado por Sidclei e Marcella Alves apresentou-se de forma brilhante, com um figurino de excelente gosto. Brilhou também a ala das baianas, que representou a Ópera Carmem.

mangueira2016aQuem se credenciou a ficar nas primeiras posições foi a Mangueira, que fez seu melhor desfile desde 2007. Estreante na Verde e Rosa, o carnavalesco Leandro Vieira concebeu um conjunto visual excelente, tanto em alegorias como em fantasias.

O único senão foi no elemento Bethânia em Cena, que teve problemas na iluminação e passou apagado em alguns setores da pista. Mas em termos de concepção e realização, um trabalho de competência inquestionável, assim como na divisão do enredo em homenagem a Maria Bethânia.

Impressionou o figurino do casal Squel e Raphael, e a porta-bandeira utilizou uma máscara de látex que dava a nítida impressão de que ela estava careca.

O excelente samba também funcionou muito bem e o fim do desfile foi apoteótico, com o arrastão da alegria atrás da bateria e o público cantando. A Verde e Rosa está de volta aos seus melhores dias.

Outras duas escolas que apresentaram excelentes sambas, Vila Isabel e Imperatriz fizeram exibições muito simpáticas e brigam para voltar no sábado das campeãs, enquanto a São Clemente, a despeito de um bom conjunto visual, não “aconteceu” e ainda teve problemas de evolução.

Palpite para a apuração, analisando o que vi no conjunto e o que os jurados costumam fazer:

1º – Portela
2º – Salgueiro
3º – Mangueira
4º – Tijuca
5º – Beija-Flor
6º – Imperatriz
7º – Vila Isabel
8º – Grande Rio
9º – São Clemente
10º – Mocidade
11º – Ilha
12º – Estácio

É isso, que venha a abertura dos envelopes!

5 Replies to “Portela se destaca em segunda noite de desfiles superiores”

  1. eu acho que a briga pelo título deva ficar entre salgueiro e portela com mangueira e beija-flor correndo por fora, aí, tijuca, imperatriz, vila brigam pelas duas vagas restantes no sábado das campeãs, quanto ao rebaixamento, se não houver má vontade dos jurados acho que a estácio fica e acaba sobrando pra ilha

  2. 1° Salgueiro
    2° Mangueira
    3° Portela
    4° Beija Flor
    5° Imperatriz
    6° U. da Tijuca
    7° Mocidade
    8° Estácio de Sá
    9° Vila Isabel
    10° São Clemente
    11° U. da Ilha
    12° Grande Rio

  3. Meus palpites!

    PRÉ-DESFILES

    1) Salgueiro
    2) Beija-Flor
    3) Unidos da Tijuca
    4) Imperatriz
    5) Mangueira
    6) Mocidade
    7) Portela
    8) Grande Rio
    9) São Clemente
    10) Vila Isabel
    11) União da Ilha
    12) Estácio

    PóS-DESFILES

    1) Vila Isabel
    2) Imperatriz
    3) Beija-Flor
    4) Unidos da Tijuca
    5) São Clemente
    6) Mangueira
    7) Portela
    8) Salgueiro
    9) Mocidade
    10) Grande Rio
    11) Estácio
    12) União da Ilha

  4. Não aguento mais esses tripes/elementos monstruosos das comissões de frente. Acho que já deu. O desfile da portela tava lindo, mas aquele “carro alegórico” na comissão de frente não gostei e achei desnecessário.

Comments are closed.