Na noite de hoje, quinta-feira, New England Patriots e Pittsburgh Steelers abrem na região metropolitana de Boston a temporada da liga americana de futebol americano, a NFL – com transmissão de ESPN e Esporte Interativo. Também há a opção do Game Pass, serviço de streaming internacional oferecido pela NFL.

A temporada se encerra com o SuperBowl, a grande final, sempre disputada no primeiro domingo de fevereiro – em 2016, Carnaval em terras tupiniquins. Este ano o SuperBowl será no estádio do San Francisco 49ers, em Santa Clara (próximo a San Francisco). Será a edição de número 50.

O Patriots, atual campeão, tem o privilégio de abrir a temporada. Irá contar com seu quarterback Tom Brady, que ganhou a apelação referente à suspensão anteriormente impetrada de quatro jogos. Após o jogo isolado de hoje, teremos mais 13 partidas domingo e duas na segunda-feira, completando a primeira semana (rodada) do campeonato.

Para quem quiser começar agora a acompanhar o esporte, aqui o leitor pode encontrar um resumo básico das regras. Ao contrário do que parece, o jogo é muito estratégico e não tem a violência como objetivo, demandando muita inteligência de todos os seus atores. Recentemente saiu em português o livro “Tire os Olhos da Bola”, que detalha questões técnicas e táticas do esporte. Recomendo.

LuckSpikeA liga é dividida em duas conferências, a “Nacional” e a “Americana”. Cada conferência tem 16 times divididos em quatro divisões com quatro equipes cada. Cada vencedor destas divisões e as duas melhores campanhas não vencedoras de cada conferência se classificam aos playoffs, disputados com 12 equipes e em eliminatória simples dentro da conferência até os dois campeões se encontrarem no SuperBowl. Os dois melhores times dentro de cada conferência passam direto à segunda rodada dos playoffs.

Os favoritos

É sempre difícil apontar com exatidão os favoritos, tendo em vista ser uma temporada extremamente desgastante e com alto índice de lesões. Um favorito hoje pode nem chegar aos playoffs se perder seu quarterback lesionado, por exemplo.

Ainda assim, pode-se apontar um grupo de 16, 18 times que devem discutir entre si as 12 vagas aos playoffs. Questões como força da divisão e da tabela também influem bastante no caminho até o “mata mata” de janeiro.

2011_1218_TEN104_larson--nfl_large_580_1000Na Conferência Americana, destacaria Colts, Patriots, Broncos e Steelers ou Bengals como favoritos às respectivas divisões. Para as duas vagas restantes – chamadas de “wild card” – penso que Dolphins, Bills, Texans e Bengals ou Steelers devem ser os principais concorrentes.

O “fantasma” (“dark horse”, na expressão em inglês), além destes? Os Ravens, apesar de passar por reestruturação, são um time copeiro, tem um quarterback “clutch” (em má tradução, decisivo) e podem assombrar seus adversários se conseguirem chegar.

No outro lado, a Conferência Nacional, Seahawks e Packers parecem estar um degrau à frente. Muita gente considera os Cowboys neste grupo, mas não sabemos qual Tony Romo estará jogando. E a divisão da equipe texana é historicamente uma das mais equilibradas da liga, embora haja um leve favoritismo desta. A restante é que me parece uma incógnita: aposto nos Panthers mas sem muita convicção.

Lions, Eagles e Cardinals me parecem os favoritos às duas vagas restantes.

O “fantasma” deste lado é respeitável: o New York Giants tem um dos melhores ataques da liga, mas a defesa não parece muito confiável – apesar da troca do coordenador defensivo. Não é favorito na fase de classificação (longe disso), mas se conseguir correr por fora e obter uma das vagas à fase final vira imediatamente favoritíssimo – algo como uma versão americana do “deixou chegar, fodeu” de certo Rubro-Negro brasileiro…

As demais equipes, a princípio, fazem figuração. Recomendo especialmente paciência aos torcedores do San Francisco 49ers, que atravessa uma temporada de reconstrução – e os jogadores presos durante a offseason não ajudaram em nada o processo.

jp-brady-articleLargeEscolhendo Um Time Para Torcer

Acompanhar o esporte sempre se torna mais divertido quando escolhemos uma equipe para torcer. Abaixo, algumas indicações – independente de fase atual das equipes:

New England Patriots: era uma equipe irrelevante até os anos 2000, quando a dobradinha formada pelo técnico Bill Bellchick e o quarterback Tom Brady levou a equipe a quatro títulos e seis finais – curiosamente, as duas perdidas foram para o mesmo adversário. Tende a voltar para uma posição intermediária quando os dois se aposentarem.

Também é uma das equipes mais odiadas, pela sua fama de trapacear – haja visto o apelido de “Cheatriots” que ganhou nos EUA. Também é uma espécie de “PSDB” da NFL – nunca leva as punições merecidas.

Hoje os Patriots têm a maior torcida no Brasil.

cheeseheads710Green Bay Packers: se você é de esquerda, este é seu time. A equipe é a única que não tem um dono e sim milhares, habitantes da região onde fica a equipe – o estado de Wisconsin. Tanto que é a única franquia que divulga seus balanços financeiros anuais.

Também é indicado a torcedores do Goiás – o escudo é idêntico e também dividem o verde como uma das cores.

Seattle Seahawks: é o time da moda, finalista nos dois últimos anos. Se quer ser campeão a curto prazo, é uma boa pedida.

San Francisco 49ers: está em má fase, mas é um dos preferidos pelo pessoal que acompanha a NFL há mais tempo no Brasil – mérito de Joe Montana, um dos maiores jogadores da história.

Não ganha o SuperBowl há bastante tempo, mas é um dos gigantes.

Tomlin03-2Steelers: além de ser o maior vencedor do SuperBowl, é uma franquia preocupada com ações afirmativas e de inclusão de minorias. Possui uma torcida apaixonada.

O único senão é escrever Ben Roethlisberger, o nome de seu ótimo quarterback, sem recorrer ao Google…

Buffalo Bills: quatro vezes seguidas vice campeões do SuperBowl na década de 90. Não preciso nem dizer a quem indico a torcida pelo time do norte do estado de Nova Iorque…

paytonmanningIndianapolis Colts: Peyton Manning e, depois, Andrew Luck. Muita luck…

Denver Broncos: atual equipe do irmão menos vitorioso da família Manning, também obteve títulos nos anos 80.

Miami Dolphins: outra equipe que tem muita torcida entre os fãs mais antigos devido ao QB Dan Marino, mas que ultimamente vem se especializando em fazer passar raiva seus torcedores. Vamos ver se este ano vai.

Oakland Raiders: o time está uma draga, mas é fácil encontrar material da equipe em lojas brasileiras. Se o leitor quer andar na moda e não se preocupa em perder ultimamente…

New York Giants v Washington RedskinsNew York Giants: para quem está acostumado à pressão insuportável de torcida e imprensa, campanhas ridículas alternando com títulos épicos… Ultimamente tem se notabilizado por campanhas capengas na primeira fase, mas quando chega à fase decisiva, “fodeu”. Lembra muito certo time carioca…

É o time para qual torço, mas quando me decidi foi devido ao fato de ser de NY e por ter sido o vencedor do primeiro jogo que eu vi completo.

Dallas Cowboys: o “America´s Team”. Cinco SuperBowls, mas o ultimo em 1994.

Finalizando, meu palite para o SuperBowl 50: Colts vs Packers. E que voe a bola oval!

P.S. – Site da NFL: www.nfl.com

The Concussion (o melhor site em português sobre o esporte): www.theconcussion.com

Ouro de Tolo e NFL: http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/tag/nfl/

Um jogo da NFL no estádio: http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/2013/11/um-passeio-pela-nfl-giants-24-x-20-raiders/

Imagens: NFL, CBS e Arquivo Pessoal (foto de capa)

One Reply to “E vai começar a temporada da NFL”

  1. Passei a acompanhar o esporte com mais afinco temporada passada, e ainda na primeira fase, escolhi meu time, Indianapolis Colts, confesso que influenciado em boa parte também pelo meu time na NBA (esta já acompanho há bastante tempo) Indiana Pacers. Então, tá tudo em casa…rsrs

    Como fã iniciante no esporte, é sempre um aprendizado ler as colunas sobre NFL aqui.

    Abraços !

Comments are closed.