Quando Paolo Guerrero foi anunciado como a grande contratação do Flamengo para o Brasileirão, a torcida rubro-negra fez uma paródia de um funk. A letra dizia: “Acabou o caô, o Guerrero chegou!”. Trocando em miúdos, o Flamengo decolaria, ninguém seguraria.

Tenho certa restrição a essa facilidade que os torcedores de hoje têm em criar ídolos. O camarada chega, mal pisa na Gávea e já vira “o ídolo”. Não gosto. Mas Guerrero provou, quase que sem querer, que de fato o “caô acabou”. De fato, o Flamengo embalou.

Negar a importância de Guerrero para o Flamengo seria uma bobagem. Ele é um jogador muito acima da média e, quando sai, faz falta. Só que foi justamente a saída temporária de Guerrero para a seleção peruana que provou que esse time é muito bom.

Quando Paolo saiu, o Mengão era 11º. A preocupação era geral. Será que até ele voltar o Flamengo estaria perto do Z4? Bobagem. O time cresceu demais, vem jogando muito e entrou no G4. O Flamengo sempre foi time para estar ali, na briga. Sofreu muito com as pardalzices de seus treinadores (até que Oswaldo de Oliveira soube fazer o óbvio). Guerrero melhorou muito a equipe, mas, quem diria, precisou se afastar temporariamente para o rubro-negro parar de vez com o tal caô. O bordão agora é outro. Bordão de raiz: deixou chegar…

Ponte Preta 0 x 1 Vasco

E quem diria, hein? O Vasco ganhou uma… A gente já sabia que a Ponte vinha mal, mas perder em casa pro Vasco foi realmente surpreendente. Se serve de consolo pro torcedor cruzmaltino, o time hoje joga um futebol de rebaixado. É ruim, péssimo, mas melhor do que um lanterna que fez 16 pontos de 72 que disputou.

O jogo foi ruim. O Vasco está mais ajustado, marcando um pouco melhor, e a Ponte Preta vive uma crise criativa enorme. Pouco faz, pouco chega. Depois que perdeu um jogador expulso, a Macaca animou o Vasco, que atacou com certa competência e fez o gol da vitória. Poderia até ter ampliado e vencido pela primeira vez por dois gols de diferença, mas é melhor dar um passo por vez.

Internacional 1 x 0 Palmeiras

Quando o Palmeiras viveu aquele momento excepcional no Brasileirão e venceu seis partidas em sequência, eu falei aqui que seria muito difícil ser campeão porque logo viria um momento de oscilação negativa, como de fato veio. O time oscilou para baixo e ficou muito pra trás.

Só que isso que está acontecendo com o Palmeiras deixou de ser oscilação faz tempo. A fase é ruim mesmo. O time joga mal, é apático e as coisas não acontecem como antes. Também há uma boa dose de azar. Levar um gol fora de casa aos cinco minutos de jogo desmonta qualquer time. Ficou difícil para um time que já vem mal correr atrás de um resultado.

Isso posto, o Inter dominou a partida quase que de ponta a ponta. Depois do Palmeiras ficar com 10, então, ficou fácil. Era jogo para vencer com folga maior, mas como o Colorado também não jogou bem, as chances não foram constantes e o jogo ficou só no 1 a 0. O Inter faz um Brasileirão muito esquisito e vai ter que remar muito para brigar por G4. Hoje, está mais se aproveitando da fragilidade alheia do que vencendo por suas próprias forças.

atleticomgavaiAtlético Mineiro 2 x 0 Avaí

O Galo mais uma vez não jogou bem. Isso é o primeiro fato a se dizer. Continua marcando muito mal, continua com dificuldades para atacar e segue jogando muito abaixo do que pode. Nem sempre, porém, isso se reflete em um tropeço.

Com duas jogadas bem encaixadas na primeira metade do primeiro tempo, o Galo fez dois gols. Um foi bem anulado, mas um tempinho depois veio o segundo de fato. O Avaí, que até tinha começado bem o jogo, logo perdeu as forças para tentar qualquer coisa. Com o Atlético mal, o segundo tempo ficou bem ruim e a vitória mineira nunca esteve ameaçada. Pra brigar por título, porém, precisa melhorar.

Figueirense 1 x 1 Atlético Paranaense

Jogo bem fraquinho também. A apatia do Furacão em alguns jogos tem sido irritante. O time parece descrente de que pode brigar por G4 e está no piloto automático.

O Figueirense, mais fraco mas mais ligado começou melhor e até marcou um gol, que foi mal anulado. Depois o rubro-negro se acertou e, com um pouco de força de vontade, abriu o placar com Walter.

Foi a senha pra relaxar de novo e sofrer o empate. O gol do Figueira até animou um pouco o jogo no segundo tempo, com o time da casa um pouco mais presente no ataque. O gol não saiu nem de um lado nem de outro, decretando o “empate ruim para os dois”.

Coritiba 1 x 1 Fluminense

Esse jogo é emblemático para entender o futebol brasileiro. A diretoria do Fluminense, dizem, avisou Enderson Moreira que, se perdesse para o Coxa, iria para a rua. Agora vejamos como foi o jogo.

O Fluminense dominou inteiramente a partida. Desde o início, jogou muito bem. Marcou forte, dominou o meio-campo e perdeu um caminhão de gols. Mas bastou uma falha de Gum e quem marcou foi o Coritiba. Quase um pecado.

O Flu seguiu pressionando. O segundo tempo foi um verdadeiro massacre. O que se perdeu de gol e o que o goleiro Wilson pegou foi uma grandeza. De tanto insistir, o Flu, que continuava dominando completamente o jogo, empatou. Tinha tempo de sobra para virar. O jogo caminhava para isso. E…

O Flu recuou. Fez cera, chamou o Coritiba pro ataque e se defendeu miseravelmente até o fim. Uma burrice, uma covardia de Enderson Moreira. E por que? Bom, tento pensar com a cabeça do treinador. Se empata, fica no cargo. Se perde, tá na rua. Você arriscaria seu emprego indo pro ataque? Eu não. Ele errou, claro que errou, mas pra mim esse empate está na conta da diretoria.

Corinthians 1 x 1 Grêmio

Sem dúvida alguma o jogo mais decepcionante do campeonato. Desfalcando os dois times, a CBF estragou completamente a partida. Foi um primeiro tempo pavoroso de ruim. O Grêmio marcando direitinho, o Corinthians mais presente no ataque e quase nada de bom aconteceu.

No segundo tempo, pelo terceiro jogo seguido, o Corinthians voltou muito mal. Foi dominado pelo adversário, que rodou muito bem a bola e abriu o placar com naturalidade. E também pelo terceiro jogo seguido, Tite corrigiu o problema que ele mesmo criou muito bem. Lançou novamente Rildo para dar outra movimentação ao ataque e logo chegou ao empate. Depois o jogo ficou igual e animado com boas chances para os dois lados. O empate foi o resultado mais justo porque o jogo foi equilibrado e os dois jogaram bem menos do que podiam. Campeonato totalmente em aberto entre Corinthians e Galo, com o Grêmio ainda vivo.

Goiás 1 x 0 Sport

De onde menos se espera, as vezes saem uns jogos legais. Goiás x Sport foi assim. Foi uma partida bem divertida, com os dois times se expondo bastante e adotando posturas bem ofensivas.

O campo do Serra Dourada é maior, o que facilita os espaços para quem quiser atacar. Com os dois times propondo o jogo e usando da velocidade, ainda mais falando de duas defesas que não viveram um dia brilhante, as chances apareceram.

O Sport mais uma vez jogou mal. Investiu mais em contra-ataques do que qualquer outra coisa. O Goiás foi mais intenso, criativo, assustou mais, mas tropeçou nas próprias limitações. Errou passes, perdeu gols… O jogo caminhava para um 0 a 0 quando o Goiás encaixou um ótimo ataque e fez o gol da vitória. Teve uma chance ainda melhor logo na sequência, mas perdeu. Vitória justa para um time que, admito, tem feito por merecer a permanência na elite.

flamengocruzeiroFlamengo 2 x 0 Cruzeiro

O futebol é curioso. O Flamengo fez um primeiro tempo muito abaixo da crítica. O Cruzeiro, mesmo tendo hoje um time inferior e enfrentando um Maracanã lotado, se postou muito bem. Atacou, marcou forte, fechou os espaços e teve ótimas oportunidades – e um pênalti claro não marcado a seu favor, de Samir em Paulo André.

Mas um dos sintomas de que um time está bem – e que muita gente prefere chamar de “sorte” – é saber mudar um jogo adverso. O Flamengo soube. Precisou só de um ataque muito bem encaixado no fim do primeiro tempo e abriu o placar com um chutaço de Alan Patrick, que, alias, vive grande momento. Houve falta de Samir, mas a beleza plástica do gol foi notável.

No segundo tempo, algo parecido aconteceu. O Cruzeiro voltou bem, disposto a arrancar no mínimo um empate e o Flamengo parecia nervoso, tenso, assustado. De novo, encaixou mais um ataque brilhante e, com um golaço de Luiz Antônio matou o jogo. Mesmo jogando mal na maior parte do jogo, vitória incontestável e coroada nos 20 minutos finais, com um baile de bola que deixou o Cruzeiro na roda. Pessoalmente, acho que o Flamengo não termina no G4, mas que vai ser ruim segurar, vai.

Joinville 0 x 0 Chapecoense

Jogo fraquinho, apesar das boas chances criadas pelos dois lados. O jogo era pra ser quarta, passou pra quinta por causa dos problemas que a Chape enfrentou no aeroporto e acabou deixando a sensação de que poderia inclusive ter sido cancelado. A Chape tem estado cada vez mais preguiçosa, lenta, sem aquela velocidade e aquela troca de passes do começo do Campeonato. Ainda tem disciplina tática muito boa (por isso sofre poucos gols), mas é pouco. O JEC não jogou bem, dava para ter pressionado mais e vai voltando a ficar em situação delicada no Brasileirão.

Classificação

Captura de tela 2015-09-11 às 14.08.41

Público e Gols
– Mais uma rodada bem ruim em termos de público, rebaixando a média para 16.933 torcedores. Eis a média nos demais anos: 11.826 em 2006, 14.690 em 2007, 15.145 em 2008, 15.736 em 2009, 13.870 em 2010, 13.808 em 2011, 11.867 em 2012, 14.277 em 2013 e 15.111 em 2014.
– Com os gols da rodada, são 542 no Campeonato. Comparando com os demais anos: 636 em 2006, 665 em 2007, 610 em 2008, 692 em 2009. 592 em 2010, 647 em 2011, 595 em 2012, 603 em 2013 e 524 em 2014.

Palpites para a 25ª rodada

Coritiba x Internacional – Sábado, 12/9, no Couto Pereira, em Curitiba
O Coritiba voltou a jogar um futebolzinho sem vergonha, mas o Inter também não vive um momento dos mais notáveis. Jogo aberto e importantíssimo pra ambos. Fico no muro. Empate em 1 a 1.

Palmeiras x Figueirense – Sábado, 12/9, às 21h, no Allianz Parque, em São Paulo
Jogo bom pro Palmeiras afastar a má fase. Não vai precisar exatamente se matar para vencer, terá a torcida ao seu lado e pode virar o jogo no Brasileirão. Tem tudo para isso. 3 a 1 para o Verdão.

Ponte Preta x Santos – Domingo, 13/9, às 11h, no Moisés Lucarelli, em Campinas
Eu nem sei mais o que pensar da Ponte Preta. A fase é terrível, mas jogar em Campinas segue sendo complicado. Não consigo apostar em vitória, mas também acho uma derrota difícil. Empate em 1 a 1.

Corinthians x Joinville – Domingo, 13/9, às 11h, na Arena Corinthians, em São Paulo
Com a Arena lotada, a torcida empurrando e um time muito mais fraco do outro lado, não tem muito mistério. Não acho que vai ser fácil, mas vai ser muita zebra se não der Corinthians. 1 a 0 para o Timão.

Vasco x Atlético Paranaense – Domingo, 13/9, às 16h, no Maracanã, no Rio de Janeiro
O rebaixamento é questão de tempo, mas acho que o Vasco não vai mais ser saco de pancadas completo. Quando joga em casa, tem oferecido resistência. Pegando um time sonolento, mais ainda. Empate em 1 a 1.

Chapecoense x Flamengo – Domingo, 13/9, às 16h, na Arena Condá, em Chapecó
Tenho a sensação de que esse jogo vai dar uma esfriada no Mengão. A Arena Condá deve estar cheia, o que muda totalmente o clima. Uma derrota é normal e creio que acontecerá. Vence a Chape, 2 a 1.

Cruzeiro x Atlético Mineiro – Domingo, 13/9, às 16h, no Mineirão
Um rival beirando o Z-4, o outro firme na briga pelo título. Clássico dos bons. Time por time, o Galo tem mais, mas a necessidade de vitória para ambos equilibra tudo. Emoção não vai faltar. Empate em 2 a 2.

Grêmio x São Paulo – Domingo, 13/9, às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre
O grande jogo da rodada entre dois dos melhores times do Brasil. Em casos como esse, aposto no óbvio. Quem joga em casa, leva vantagem. 2 a 0 para o Grêmio.

Sport x Fluminense – Domingo, 13/9, às 18h30, na Itaipava Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata
Jogo interessante, mas que será prejudicado pelo momento ruim dos dois times. Tão ruim que eu aposto no único resultado que mantém a crise de ambos. Empate em 1 a 1.

Avaí x Goiás – Domingo, 13/9, às 18h30, na Ressacada, em Florianópolis
Quase uma decisão para os catarinenses. O Goiás é um time enjoado, mas o Avaí, apesar da derrota pro Coritiba, é forte em casa. Deve vencer e respirar. Avaí 1 a 0.

Simulador

Mudando novamente de plataforma, aí vai o simulador de hoje.

Captura de tela 2015-09-11 às 14.17.55Fotos: LANCENET! e UOL