(por Rafael Menezes, jogador da Seleção Brasileira de futebol americano)

A convite do Migão, explico aqui o básico das regras do futebol americano para os leitores do Ouro de Tolo. Basicamente, o esporte é dividido em uma batalha entre duas equipes.

Uma equipe de 11 homens tem a posse da bola. É o chamado ataque ou time ofensivo, e tenta avançar com a bola pelo campo – correndo ou lançando – e marcar pontos, cruzando a linha de gol e ficar em uma área chamada end zone.

A outra equipe (também com 11 jogadores) é chamada de defesa ou time defensivo. Ele tenta parar o time ofensivo e fazer com que haja a perda a posse de bola. Se a equipe com a bola não marcar ou é forçada a perder a posse de bola, as equipes ofensivas e defensivas trocam de papéis (o time que estava atacando passa a defender e o time que estava defendendo passa a atacar). E assim por diante, até que todos os quatro quartos do jogo forem jogados

Os jogos são divididos em quatro quartos de 15 minutos, separados por uma pausa de 12 minutos no intervalo. Há também quebra de 2 minutos no final do primeiro e do terceiro quarto quando as equipes trocam de posição no campo após cada 15 minutos de jogo. No final do primeiro e terceiro quarto, a equipe com a bola mantém a posse indo para o quarto seguinte. Isso não acontece antes do intervalo. O terceiro quarto começa com um kickoff (pontapé inicial) da mesma forma como o jogo começou no primeiro quarto.

O relógio para nos passes incompletos, quando um jogador sai de campo, ou quando tem uma falta. O relógio começa novamente quando a bola é recolocada por um juiz.

futebol americano ICada equipe tem três times distintos: o ataque, os jogadores que estão em campo quando o time tem a posse da bola; a defesa ,os jogadores que alinham para parar o ataque da outra equipe; e equipes especiais que só entram em situações em que ocorrem punts, field goal e kickoffs. Apenas 11 jogadores de cada time estão no campo a qualquer momento.

Passemos às pontuações:

TOUCHDOWN = 6 pontos. Um touchdown é a maior pontuação individual em um jogo de futebol americano. Vale seis pontos , e permite que a equipe marcando uma oportunidade para tentar obter um ponto extra. Para marcar um touchdown , a bola deve cruzar da linha do gol para a end zone , a bola deve ser pega na end zone, um “fumble” recuperado na end zone, ou um “kickoff” intocado recuperado pelo time que chutou na “end zone”.

futebol americano IIEXTRA POINT (Ponto extra) ou TWO POINT (dois pontos) = 1 ou 2 pontos.

Imediatamente após um touchdown , a bola é colocada na linha de duas jardas do time que sofreu o ponto, onde o ataque tem duas opções. Normalmente, o ataque vai chutar um ponto extra. Se a a bola passa dentro das balizas , ele ganha um ponto. Ou pode também marcar dois pontos, correndo ou jogando a bola para a “end zone” da mesma forma como se fosse marcar um touchdown. Tentar o “Two Point” é mais difícil do que chutar um ponto extra ; o ataque geralmente escolhe chutar o ponto extra através de seu kicker.

FIELD GOAL = 3 pontos. Se o ataque não pode marcar um touchdown , pode tentar chutar um field goal . Field goals valem três pontos e, muitas vezes são as jogadas decisivas nos últimos segundos de um jogo apertado. Eles podem ser tentados em qualquer lugar do campo em qualquer descida, mas geralmente são chutados dentro da linha de 45 jardas do time defensivo no quarto down. Para um field goal ser “bom” , o kicker deve chutar a bola entre as balizas e por cima do travessão. A defesa tenta bloquear o chute.

SAFETY= 2 pontos. O safety vale dois pontos. O “safety” ocorre quando o portador da bola do time ofensivo é derrubado na sua própria end zone.

Um jogo começa com o “Kick Off”- pontapé inicial. A bola é posicionada na linha de 30 jardas do time que está chutando, e um “kicker” chuta a bola para o time adversário que vai atacar. Um jogador retornador vai tentar pegar a bola e avançar correndo, sendo protegido pelos seus companheiros, em busca do Touchdown. O objetivo do time que chutou é parar o retornador o mais rápido possível para que o mesmo não conquiste território (ou jardas). Do ponto onde o retornador é parado, será o ponto a partir do qual o time ofensivo começará o seu “drive”, ou a série de jogadas ofensivas.

futebol americano IIIQuando um Kick Off é pego na end zone(zona final) do time retornador, o retornador pode ajoelhar-se na zona para sinalizar uma “touchback” – um sinal para parar o jogo. Nesse caso, a bola é colocada na linha de 20 jardas, onde o time de ataque começará a série de jogadas ofensivas.

Cada ataque tem três jogadas (downs) para avançar 10 jardas – lançando ou correndo – e assim ganhar mais três jogadas a fim de continuar conquistando território em busca do objetivo. Caso não consiga avançar estas 10 jardas, tem de devolver a bola ao oponente – o chamado “punt”. Ou tentar a chamada “quarta descida”, que, em caso de insucesso, faz o ataque adversário recomeçar do ponto onde parou.

futebol americano VO “fumble” é quando o time atacante perde a bola em suas jogadas de ataque, seja por deixar cair no campo ou por ter um lançamento interceptado por um defensor. Em caso de “fumble” ou interceptação o time que recuperou a bola inicia o seu ataque do ponto onde a jogada se encerrou – isso se não conseguir um “touchdown”.

Penalidades

ENCROACHMENT – Invasão: Quando um jogador defensivo cruza a linha de scrimmage e faz contato com um adversário antes do snap (partida) da bola. Invasão é uma penalidade de 5 jardas.

FALSE START – Falsa partida: Quando um atacante na equipe ofensiva se move antes do snap da bola, ou quando qualquer jogador de ataque faz um movimento rápido e brusco antes do snap da bola. Esta é uma penalidade de 5 jardas.

HOLDING – Segurando (defensiva): Quando um jogador defensivo segura o jogador adversário que não seja o portador da bola. A pena é de 5 jardas e uma primeiro descida automática.

HOLDING – Segurando (ofensiva): Quando um jogador ofensivo segura o jogador adversário impedindo que o jogador de defesa aborde o portador da bola. A pena é de 10 jardas.

OFFSIDE – Impedimento: Quando qualquer parte do corpo do jogador estiver além da linha de “scrimmage” (linha da bola) quando a bola é colocada em jogo. Offside é uma penalidade de 5 jardas.

futebol americano VIPASS INTERFERENCE – Interferência de Passe: um julgamento feito por um juiz que vê um jogador defensivo fazer contato com o receptor pretendido antes de a bola chegar, restringindo assim a sua oportunidade de pegar o passe para frente. Na NFL, a equipe ofensiva é premiada com a bola sendo colocada no ponto da falta e uma ‘primeira descida’ automática.

PERSONAL FOUL – Falta pessoal: Uma falta ilegal, flagrante considerada arriscada para a saúde de outro jogador. Uma falta pessoal é uma penalidade de 15 jardas.

Posições

ATAQUE

QUARTERBACK – É o jogador que comanda as jogadas.

CENTERS, GUARD, TACKLES – São os cinco jogadores que compõem a linha ofensiva. Um Center, 2 Guards, 2 Tackles. Protege o Quarteback e abre caminho para os corredores.

TIGHT END – Fica posicionado próximo à linha ofensiva. É um recebedor alto e forte para pegar passes, geralmente, curtos e abrir caminho para os corredores.

WIDE RECEIVER – Recebedores rápidos que, geralmente, recebem bolas em longa distância.

FULL BACK – Corredor extremamente forte para corridas mais curtas e abrir caminho para as corridas dos halfbacks . Também protege o Quarterback em jogadas de passe.

HALF BACK – Corredores ágeis para corridas longas. Também recebe passe em determinadas jogadas e protege o Quarterback em jogadas de passe.

DEFESA

futebol americano IVTACKLES E ENDS – São os jogadores mais fortes da defesa que compõem a linha defensiva, pois tem o papel de impedir as corridas do ataque e realizar o sack, derrubar(tackle) o Quarterback quando ele corre para fora dos limites do campo atrás da linha de scrimmage antes que ele possa efetuar um passe para frente.

LINEBACKERS – São jogadores versáteis com o papel de impedir o avanço dos corredores, impedir que o passe do Quarterback chegue ao destino final e, em determinadas jogadas entram em blitz – jogador adicional fora da linha defensiva que corre para derrubar o Quarterback.

CORNERBACK E SAFETIES – Jogadores que atuam na linha secundária. Responsáveis por marcar os widereceivers.

Bibliografia: http://www.nfl.com/rulebook/beginnersguidetofootball

Imagens: reprodução de internet e Giants.com (capa)

[N.do.E.: esta serie deverá ter mais dois artigos: um com o glossário de termos e outro com a organização da NFL, a liga profissional americana.]

One Reply to “Conheça as regras do Futebol Americano”

Comments are closed.