Bem, passado o draft da NBA dá para se ter uma ideia de quem os times irão perseguir no período de free agency – em que jogadores com contrato expirado ficam livres para negociar com quem quiserem – a partir deste dia 1º de Julho.

O maior vencedor – ênfase na parte do “vencedor” – do draft de quinta-feira foi o Miami Heat. A franquia da Flórida, que é um paraíso para os agentes livres por conta de seu bom clima e ausência de impostos sobre a renda, não tinha um time tão ruim assim num Leste mais ruim – então ainda pode ser bastante competitiva já este ano.

062515-fsf-nba-miami-heat-winslow-draft-PI.vadapt.620.high.0A escolha de primeira rodada do time, Justise Winslow, foi comparado a Dwayne Wade pelo seu técnico em Duke. Em nenhum momento do período pré-draft, Pat Riley pensou que tamanho talento estaria disponível na 10ª escolha e, como bom avaliador de talento que é, não deixou o ala de Duke passar. Papai Noel visitou a Flórida mais cedo este ano.

Wade pode ter optado por deixar o seu contrato, mas as chances de alguma outra franquia dar o que ele pede é mínima. Como já falei anteriormente, a Flórida não possui imposto de renda e isso pesa mais do que você pode imaginar. O estado de Nova Iorque ou da Califórnia possuem por volta de 35% de imposto sobra a faixa salarial que uma estrela da NBA ganha (US$20 milhões aproximadamente).

Winslow tem tudo para se desenvolver numa estrela em Miami, ainda mais com a ajuda de Riley. Chris Bosh teve seu primeiro ano sendo a primeira opção no ataque e pareceu lidar bem com a pressão em seus ombros. Wade voltará para ser o principal mentor de Winslow. Shabaz Napier e Mario Chalmers precisam cuidar da armação – ou talvez Goran Dragic volte, quem sabe – e Hassam Whiteside pode lidar com a carga de trabalho de um pivô dominante no garrafão. O caminho parece mais curto do que poderia ser, torcedores do Heat.

O Los Angeles Lakers também foi um vencedor. Entendo que eles tinham a segunda escolha geral, mas eu simplesmente amei a escolha de D’Angelo Russell. Antes mesmo do draft eu falei aqui no Blog Ouro de Tolo que o melhor cenário possível seria eles escolherem o armador de Ohio State ao invés do pivô de Duke, Jallil Okafor.

nba_split1x_608x342À medida que o draft se aproximava, os rumores de que os Lakers escolheriam Okafor só aumentavam, diretamente proporcionais à minha decepção pela escolha. Quando a escolha foi realmente feita, mesmo não sendo um fan ávido de basquete, fiquei bastante contente. A NBA é forte quando os Lakers e Knicks são fortes, assim como a MLB precisa dos Yankees, por exemplo.

Com DeMarcus Cousins, LaMarcus Aldrigde e Kevin Love flertando ir para a Califórnia, o caminho para os Lakers também parece curto. O armador de elite para competir no Oeste eles já têm, vamos ver agora como Byron Scott e Mitch Kupchak trabalharão isso durante a temporada. Talvez não renda relevância imediatamente, o Oeste possui pelo menos 10 times que são dignos de pós-temporada, mas vejo um ano mais próspero, torcedores do Lakers.

Já é dito nos bastidores que este é o último ano de Kobe Bryant (pelo menos com o Lakers), então Russell deve assumir 100% das armações do time após a aposentadoria do Black Mamba. Isso significa que a temporada de 2016-17 deve ser melhor que 2015-16; então tenham paciência, será mais um longo ano.

willie-cauley-stein-nba-draft-2015O Sacramento Kings também se deu bem na última quinta-feira. O pivô de Kentucky Willie Cauley-Stein caiu direto no colo deles. Willie já era considerado a melhor arma defensiva no garrafão do draft e os Kings eram deficientes nesse setor. Era o encaixe perfeito. O pivô será o principal pilar para os executivos dos Kings contruírem um bom futuro.

Já o Oklahoma City viu o pote de doces aberto sem ninguém estar vigiando quando Cameron Payne caiu até a 14ª escolha. Suas habilidades de passe e alcance lateral devem ser muito úteis durante a temporada, dando equilíbrio ao time quando Kevin Durant ou Russell Westbrook estiverem descansando no banco.

Já do outro lado da moeda, os “perdedores” se deram bem mal. O Boston Celtics pareceu acumular dezenas de escolhas nos últimos anos mandando seus veteranos para outros times e recebendo em troca escolhas de draft. Entretanto, esperava-se que em algum momento essas dezenas de escolhas seriam úteis para fazer a franquia comprar uma escolha alta e adquirir um jogador de impacto imediato. Não foi o que aconteceu.

Os Celtics sairam do draft praticamente de mãos abanando. Eles esperaram sentados e apenas assistiram Winslow, Kelly Oubre Jr. e Devin Booker serem escolhidos. Terry Rozier vai brigar por uma vaga na rotação de jogadores de Boston e dificilmente se desenvolverá num jogador de grande impacto. Os torcedores de Boston devem ficam com a pulga atrás da orelha sobre o que Danny Ainge faz ou deixa de fazer.

trey-lyles-draftO Utah Jazz confundiu muita gente na noite do draft ao escolher Trey Lyles. Não bastasse o fato de que a 12ª era considerada “muito alta” para escolher o armador de Kentucky, os Jazz já possuem dois armadores consolidados e talentosos.

Para finalizar, falarei o que acho do time do editor-chefe: o New York Knicks.

Apesar da torcida da franquia ter vaiado quando o ala Kristaps Porzingis foi anunciado – o draft foi realizado no Brooklyn, periferia de Manhattan – eu não achei para tanto. Claro que acharia ideal a escolha do armador Mario Hezonja, mas escolher Porzingis não foi “errado”. Todos – inclusive eu – gostamos de brincar que o Knicks sempre faz algo errado quando tem oportunidade, mas a verdade é que metade da liga escolheria Porzingis neste altura do draft e a outra metade escolheria Hezonja.

Entretanto ao longo do draft não gostei da troca no meio da primeira rodada por Jerian Grant, mas ainda assim ele deve ser útil no horrível e sem talento Knicks. Armador grande que aprendeu a usar o tamanho para ganhar vantagem nas jogadas – apesar de que jogava basicamente contra crianças, inferiores fisicamente – mas não arremessava bem para um formando. A estrada aqui será longa, não vou mentir.

Até a próxima, amigos.

Imagens: NBA, Fox, SI e Espn

One Reply to “NBA Draft – Vencedores e Perdedores”

Comments are closed.