Maior cidade do país, São Paulo é uma das sedes mais importantes da Copa do Mundo de 2014. Depois de uma série de polêmicas relativas ao palco dos jogos na capital paulista, ao veto ao Estádio do Morumbi e a consequente construção da Arena Corinthians, a Terra da Garoa ganhou o jogo de abertura do Mundial, uma semifinal e outros jogos bastante importantes.

Apesar disso, há uma triste constatação a se fazer: São Paulo só terá a experiência de como será um dia de jogo de Copa do Mundo no que tange a transportes, trânsito, acesso ao estádio e de como o mesmo se comportará com capacidade máxima… No dia da partida entre Brasil x Croácia pela abertura do Mundial.

As obras na Arena Corinthians, que já começaram com certo atraso, no ano de 2011, não seguiram o cronograma imaginado por FIFA, Oderbrecht e pelo clube paulista, o que acarretou em, ainda mais depois do acidente no início do ano, que vitimou dois operários nas obras do estádio, uma inauguração tardia, a pouco mais de um mês do jogo inaugural, e apenas dois jogos oficiais.

metrô spNo entanto, esses dois jogos – contra Figueirense e Botafogo pelo Brasileirão – foram realizados com público reduzido. Em ambos, apenas 40 mil lugares foram liberados. Para o primeiro, as arquibancadas móveis não estavam terminadas.

Para o segundo, o laudo do Corpo de Bombeiros para a liberação do setor saiu a poucos dias do jogo e, sob os argumentos de que o metrô não suportaria demanda tão alta de usuários, as móveis novamente não foram testadas. A propósito, cerca de seis mil lugares da nova casa corintiana não estarão disponíveis no Mundial por motivos de segurança.

A despeito dos problemas, é possível prever mais ou menos como será a rotina da capital paulista – e especialmente de quem for aos jogos – no dia das partidas. O problema maior, claro, é no setor dos transportes. Evidentemente, houve todo um esquema montado pela Prefeitura e pela CET (Companhia de Engenharia do Tráfego) para evitar grandes transtornos aos torcedores que comparecerem na Arena, que, apesar de não ser tão longe quanto se fala, situa-se, de fato, afastada do Centro, visto que está localizada em Itaquera, no extremo da Zona Leste.

Os torcedores poderão chegar ao estádio de duas maneiras, de acordo com seu posicionamento no estádio. Quem estiver na entrada Leste deverá pegar os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na Estação da Luz, no Centro. Partirão, alternadamente, dois tipos de trens em dias de jogos. O “Expresso da Copa” irá direto da Luz até Itaquera, em um trajeto que deve durar aproximadamente 20 minutos. Quem pegar o trem parador não demorará muito mais tempo para chegar ao estádio, visto que só existem outras duas estações no trajeto – Brás e Tatuapé.

Já quem ficará do lado Oeste da Arena, deverá usar a linha vermelha do metrô, descendo na Estação Arthur Alvim. Com início na Barra Funda, Zona Oeste, e cruza todo o centro da Terra da Garoa antes de chegar à Zona Leste, passando por várias estações, como República, Sé, Brás e Tatuapé. As linhas do metrô são todas interligadas e tudo deverá estar muito bem sinalizado.

As regiões que devem concentrar o maior número de turistas, que são as que abrigam o maior número de hotéis, são as regiões da Avenida Paulista, principal avenida da cidade, e a Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, já na Zona Sul. Em ambas, a CPTM estará presente com suas linhas e, claro, as sinalizações para orientar os torcedores.

É sempre prudente avisar que quem for aos jogos não deve optar por outros meios de transporte que não os trens e metrôs. Tanto os automóveis, quanto os ônibus, as vans e os táxis serão impedidos de ultrapassar uma área que fica muito distante da Arena Corinthians, o que fará quem optar por esses meios de transporte andar muito mais do que deveria. Além do mais, não haverá estacionamentos especiais e quem optar por parar o carro em certo ponto e seguir a pé ou de metrô, poderá ter problemas com seu automóvel.

Os veículos sobre trilhos, por sua vez, descerão a apenas 900 metros do estádio. Vale lembrar que a Estação da CPTM fica ainda mais perto, mas ela não será utilizada por motivos técnicos.

Quem optar por chegar à capital paulista no dia do jogo que irá assistir, poderá contar com uma linha de ônibus especial – de vagas reduzidas – oferecida para quem estiver no Aeroporto de Guarulhos, saindo direto do mesmo, pelo preço de R$ 36,50 a passagem. Até o momento, não há nenhuma informação sobre esse tipo de serviço no Aeroporto de Congonhas, já na Capital. Quem desembarcar na Rodoviária do Tietê deve optar pelo metrô, que fica colado ao maior terminal rodoviário do país.

Recomenda-se chegar ao estádio com a maior antecedência possível, uma vez que a entrada dos torcedores será lenta, devido às barreiras de contenção. Além do mais, há uma grande possibilidade de ocorrerem protestos em regiões próximas ao estádio que podem ocasionar transtornos desagradáveis a quem estiver chegando à Arena. Apesar da já mencionada lotação reduzida, o transporte público funcionou de maneira satisfatória nos três eventos testes, embora quem tenha chego um pouco mais tarde tenha pego vagões bastante lotados.

Lembrando que, quem for a Brasil x Croácia na partida de abertura, terá que se antecipar um pouco mais, visto que antes da partida há a cerimônia de abertura, que irá começar uma hora e meia antes do pontapé inicial. A saída do estádio é um momento mais crítico que a chegada, visto que todos saem ao mesmo tempo e, assim, quem puder esperar um pouco para deixar o estádio – ou quem quiser deixar o mesmo um pouco antes do apito final – terá menos problemas.

Ainda quanto aos trens e metrôs, vale lembrar que a passagem custará três reais e, quem tiver necessidades especiais deverá procurar um serviço chamado “Atende”.

Outra opção para quem quiser curtir a Copa na Capital Paulista é a FIFA Fan Fest, com uma unidade em cada cidade sede e outras muitas espalhadas pelas principais cidades do Mundo. Em São Paulo, ela estará localizada no Vale do Anhangabaú e, tal como em todas as outras, exibirá todos os 64 jogos do Mundial em um telão com atrações musicais antes e depois dos jogos. Embora os outros meios de transporte possam chegar até lá, recomenda-se as estações Anhangabaú, São Bento, Sé, República e Luz, que ficam a, respectivamente, 300, 300, 600 e 700 metros da Fan Fest.

ibirapueraSaindo um pouco do âmbito das partidas, temos também algumas dicas de passeios para quem for se hospedar na maior cidade do país. Um bom lugar a ser visitado é o Parque do Ibirapuera, uma das últimas grandes áreas verdes do município e um local muito bonito. Afastado do centro da cidade, recomenda-se a ida de táxi. Vale lembrar que é lá que fica o único ponto de retirada de ingressos na Capital – o outro em São Paulo é no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

São Paulo pode não ser uma cidade de belezas naturais, mas tem muitas boas opções de lazer para todos os gostos e bolsos. Quem quiser fazer comprar tem dos mais refinados shoppings centers as lojas do Brás, ou a 25 de Março, passando pela Rua Oscar Freire, com lojas de grife. Voltando ao comércio popular, tem a Rua Santa Efigênia, especializada nos eletrônicos, ou a Rua Teodoro Sampaio para quem quer dar uma olhada em produtos musicais.

A Avenida Paulista também merece uma visita. Além dos diversos prédios comerciais, galerias e megastores, a mais paulista das Avenidas tem uma infinidade do que se chama de “tribos” com os mais variados estilos e costumes. Considerada a capital da gastronomia, São Paulo oferece restaurantes de qualidade em várias culinárias. Churrascarias, cantinas, frutos do mar, japoneses, árabes, além de casas especializadas em comidas brasileiras podem até ser caras, mas valem o que se paga. Quem quiser pagar menos, porém, pode comer aquela feijoada, aquele sanduíche de mortadela no Mercadão ou o tradicional pastel da Feira do Pacaembu. Isso sem falar nos milhares de bares espalhados pela cidade e concentrado em regiões como a Vila Madalena.

Tem também o samba. Estamos longe do Carnaval, mas a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo promoverá, nos dias 9, 10 e 11 de junho (lembrando que a Copa começa no dia 12) a “Carnival São Paulo World”, uma grande exposição sobre as escolas de samba locais. Nos dois primeiros dias, os turistas poderão acompanhar uma exposição de fotos e fantasias em um centro de convenções no chamado Parque Anhembi.

sambódromo spNo dia 11, vem o ápice da festa. Para começar, um show com o Quesito Melodia, formado pelos intérpretes Vaguinho (Acadêmicos do Tatuapé), Darlan Alves (Rosas de Ouro) e Douglinhas Aguiar (ex-Pérola Negra, hoje dedicado somente ao grupo), já no Sambódromo do Anhembi, interpretando sambas antigos e de meio de ano. Na sequência, ocorrerá o sorteio da ordem dos desfiles dos Grupos Especial e de Acesso do Carnaval 2015 e, por fim, um enorme desfile com membros das 22 escolas filiadas à Liga (14 do Especial e oito do acesso), inclusive em uma superbateria formada por ritmistas das agremiações. Quem quiser levar sua fantasia, será bem-vindo, mas, com foco nos turistas estrangeiros, o desfile terá, em seu final, a participação de quem quiser, mesmo sem fantasia, sentir como é um desfile de escola de samba. A entrada é franca e basta chegar ao Sambódromo no dia para participar e desfilar no fim do cortejo.

Além disso, as escolas de samba realizarão, no período, festas em suas quadras para anunciar enredos ou fazer suas finais de samba-enredo, como a Mancha Verde, que fará sua final em sua quadra no dia 19 de junho.

Telefones e sites para contato

Metrô – 0800 770 7722
CPTM – 0800 055 0121
Viaquatro (Linha 4 do metrô) – 0800 770 7100
Informações por Telefone (Prefeitura) – 156
Informações sobre o trânsito – 1188
SAMU – 192
Dique-Denúncia – 181
Polícia Militar – 190
Corpo de Bombeiros – 193
Site da Prefeitura – www.cidadedesaopaulo.com
Para os turistas – www.visitesaopaulo.com
Copa do Mundo – www.spnacopa2014.prefeitura.sp.gov.br
CET – www.cetsp.com.br

Jogos:

Brasil x Croácia – 12/06, 17 horas;
Uruguai x Inglaterra – 19/06, 16 horas;
Holanda x Chile – 23/06, 13 horas;
Coréia x Bélgica – 26/06, 17 horas;
1F x 2E – 01/07, 13 horas;
W59 x W60 – 09/07, 17 horas;
 

(com Affonso Romero)

One Reply to “Cidades da Copa: “São Paulo, uma Copa sem testes””

Comments are closed.