Yankee-Stadium-April-16-2013-at-705-PM

Nesta quinta feira, a coluna “Made in USA”, do advogado Rafael Rafic, nos traz uma guia da liga americana de beisebol, que se iniciou neste mês. Veremos mais à frente se as previsões do colunista se revelarão corretas.

Guia da Major League Baseball

A temporada de baseball começou na primeira semana de abril, então já até passou da hora desta coluna fazer um guia prático da temporada da MLB. Peço desculpas aos leitores por só fazê-lo agora, porém meus compromissos com o xadrez me impediram de escrever antes.

Para começar, aviso que houve uma mudança interessante pela qual eu clamava há tempos: todas as divisões agora tem o mesmo número de times, cinco. Antigamente eram 16 times na Liga Nacional (NL) e apenas 14 na Americana (AL), o que fazia que com a divisão central da NL ficasse muito inchada (seis times) enquanto a divisão oeste da AL ficasse com minguados quatro equipes. Para solucionar esse problema o Houston Astros saiu da NL e foi para AL – e aqui temos a mudança substancial da temporada. 

As ligas na MLB funcionam de forma parecida com as conferências da NFL, porém, diferentemnete da NFL, as Ligas da MLB jogam com regras diferentes. Enquanto a AL permite que se substitua o arremessador na lista de rebatedores por um jogador específico para rebatidas (o rebatedor designado, DH), na NL o arremessador (que costuma ser muito ruim rebatendo) é obrigado a rebater. 

Por causa disso as ligas, inicialmente, não jogavam entre si. Apenas se enfrentavam na final (a World Series). Após a introdução das series interligas, em 1997, elas foram concentradas em um bloco único, normalmente no fim de maio. Justamente por isso, as ligas tinham números diferentes de times, já que precisaria ter um número par de times em cada liga. 

Com a mudança feita, pela primeira vez na história centenária da MLB os jogos interligas estarão espalhados por todo calendário, de abril a setembro. Feita esta introdução, vamos ao guia. 

O que é? Major League Baseball (MLB), a principal liga dos Estados Unidos 

Quando começou? 31 de março 

Quando termina? 29 de setembro (a temporada regular), 31 de outubro (data prevista para o sétimo e último jogo da World Series, se necessário) 

Quantos jogos? 2430 na temporada regular. Cada time joga 162 jogos na temporada, e por isso todos os times jogam quase todos os dias. 

Brasileiros jogando? Por enquanto apenas o Yan Gomes, primeiro brasileiro na liga, que é catcher no Cleveland Indians (e atualmente titular, já que o dono da posição está na lista de lesionados). É bem possível que em junho ou julho André Rienzo vire arremessador de meio de jogo do Chicago White Sox. 

All Star Game? 16 de julho (terça-feira) no estádio do New York Mets, o Citi Field. 

Quem se classifica para os playoffs? Os campeões de cada divisão (6). Os 2 melhores times de cada liga que não foram campeões de divisão (os wild-cards) disputam em jogo único as 2 vagas restantes para os playoffs. 

Onde assistir? No Brasil a única opção que resta é a ESPN, que costumava transmitir um jogo toda 4ª feira e todo domingo. Porém cada vez mais ou eles passam a transmissão apenas para o HD ou simplesmente não transmitem. Pelo menos os jogos mais importantes como o All-Star game e a World Series a emissora tem passado. 

Mas para quem já gosta do esporte e quer acompanhar com afinco a temporada não resta outra opção senão comprar o pacote de TV da própria liga, o MLB.TV para poder ver todos os jogos (pelo menos fora dos EUA) ao vivo pela internet. Minha satisfação acompanhando a temporada aumentou imensamente desde que comecei a comprar tal pacote. 

Quem é quem? Aqui, como solicitado pelo editor, vamos analisar divisão por divisão. 

Liga Americana 

Divisão Leste (AL East) 

Times (na ordem de classificação em 2012): New York Yankees (no alto do post, o estádio), Baltimore Orioles, Tampa Bay Rays (outrora Devil Rays, antes de evangélicos comprarem o time), Toronto Blue Jays e Boston Red Sox. 

Aposta para o título: New York Yankees 

Já começamos pela divisão que desperta as maiores emoções. Primeiro porque ela concentra os 2 times que promovem há mais de 90 anos a rivalidade mais espetacular dos Estados Unidos e que nos últimos 10 ou 15 anos foram os dois times mais dominantes da liga: Yankees e Red Sox. Por conta desses dois times riquíssimos (e altamente gastadores) a divisão sempre era a mais difícil de qualquer esporte americano. 

Porém Rays e Orioles fizeram boas temporadas nos últimos anos, incomodando os 2 times principais e o Blue Jays gastou muito “fazendo a limpa” no mercado de jogadores livres nessa pré-temporada (até o início da temporada era o favorito em casas de aposta para o título). Aliado a isso, Yankees e Red Sox passam por fase de reestruturação e tem times com muitas interrogações. 

Porém, com 3 semanas de jogos, o Red Sox está pegando fogo (11-4) e o Yankees, após uma primeira semana de dar raiva neste escriba (torcedor do mesmo), também embalou e já ocupa a segunda posição da divisão no momento em que escrevo, sábado à tarde (9-6). 

Acredito que o Blue Jays gastou muito mal o dinheiro na pré-temporada, assim como o Red Sox gastou. Essa sequência inicial do Red Sox não deve se sustentar até setembro por falta de arremessadores, problema que o Orioles também tem. Já o problema do Rays é exatamente o inverso: tem arremessadores fantásticos, mas perdeu muita força no bastão. 

Por isso ainda acredito que apesar do time mais fraco no papel em relação a 2012, o Yankees repetirá o título da divisão já que tem o time mais equilibrado dos cinco.

Divisão Central: 

Times (na ordem de classificação em 2012): Detroit Tigers, Chicago White Sox, Kansas City Royals, Cleveland Indians e Minnesota Twins. 

Aposta para título da divisão: Detroit Tigers. 

Se em terra de cego quem tem um olho é rei, quem tem dois é o que? É exatamente o que ocorre com o Detroit Tigers nessa divisão. Atual campeão da Liga Americana, o Tigers tem um time muito bom tanto nos arremessos quanto nas rebatidas e é um dos favoritos para o título da World Series. Enquanto isso, todos os outros times da divisão são bem fracos. É obrigação do Tigers dominar essa divisão. 

Porém a situação era a mesma no ano passado e o Tigers só passou a liderar a liga no fim de julho. Nesse ano eles não querem repetir o papel ruim e já saltaram na frente desde o início: o time lidera a divisão com 9-6. 

Divisão Oeste (AL West); 

Times (na ordem de classificação em 2012): Oakland Athletics, Texas Rangers, Los Angeles Angels of Anaheim, Seattle Mariners e Houston Astros (novo na divisão). 

Aposta para título da divisão: Los Angeles Angels of Anaheim; 

Aqui temos o bi-campeão da Liga Americana em 2010 e 2011, o Texas Rangers. Porém o desmonte após o fim de 2012 foi tão forte que não aposto um centavo neles nesse ano. 

O Los Angeles Angels of Anaheim tem o time mais estrelado e mais caro sendo para mim, por falta de concorrência, o favorito. 

Porém o Oakland Athletics do genial executivo Billy Beane (figura central do filme Moneyball) mais uma vez construiu um time muito promissor de jovens baratíssimos.

Era um time que eu achava que não faria nada em 2012, viria bem em 2013 e disputaria os playoffs em 2014. Porém, para a surpresa de todos, o Athetics já ganhou a divisão no ano passado. O Athletics já começou a temporada muito quente e, nesse iniciozinho de liga é o melhor time da Liga Americana com 12-4. É a única ameaça (bem forte, alias) que vejo ao Angels. 

Apostas para o wild-card da liga: Oakland Athletics e Tampa Bay Rays 

Liga Nacional

Divisão Leste (NL East);

Times (na ordem de classificação em 2012): Washington Nationals, Atlanta Braves, Philadelphia Phillies, Miami Marlins e NY Mets;

Aposta para classificação: Atlanta Braves 

É uma divisão em que vejo claramente dois times muito parelhos entre si: Nationals e Braves. Os dois times tem bons arremessadores titulares e bons times de rebatida. Minha preferência para o Braves ficou por conta da maior confiança que tenho nos arremessadores de meio e fim de jogo (ou arremessadores reservas como alguns chamam) do Braves em relação aos do Nationals. 

Porém o novo jogador para ficar de olho fica no Mets: o garoto Matt Harvey ganhou as 4 primeiras partidas que arremessou e tem arremessos monstruosos. Desde já é candidato a novato do ano. 

Ainda temos o Phillies que merece algumas palavras, já que tem um time muito bom no papel. Porém o mesmo é formado por jogadores bem mais velhos e que já estão demonstrando claros sinais da idade. Não vejo com chances em uma temporada longa de seis meses. 

Por hora, o Braves também começou muito quente e tem atualmente a melhor campanha de toda MLB, com 13-3.

Brewers

Divisão Central (NL Central);

Times (na ordem de classificação em 2012): Cincinatti Reds, St Louis Cardinals, Milwaukee Brewers (acima, o estádio dos ‘cervejeiros’, Pittsburg Pirates e Chicago Cubs;

Aposta para o título da divisão: St. Louis Cardinals 

Essa é, de longe, a divisão mais parelha da MLB. A exceção do Cubs, que fica um pouco atrás, os outros 4 times são muito equilibrados e parecidos, ficando na média da MLB. Assim qualquer um deles poderá ser campeão da divisão que não ficarei surpreso. Deve ser uma divisão embolada até os últimos dias, como já está nesse começo de temporada. 

Minha aposta se deve a algo que aprendi nesses 10 anos que acompanho baseball. Entre times parelhos, normalmente vai melhor aquele que tem o melhor grupo de arremessadores. Dos 4 times, acho que o Cardinals tem o melhor grupo. Ainda sim, essa minha visão é discutível e longe de ser maioria. 

Divisão Oeste (NL West);

Times (na ordem de classificação em 2012): San Francisco Giants, Los Angeles Dodgers, Arizona Diamondbacks, San Diego Padres e Colorado Rockies;

Aposta para título da divisão: San Francisco Giants;

Nessa divisão temos o atual campeão da World Series, o San Francisco Giants. Não é uma divisão forte, com dois times que claramente não disputam nada: Padres e Rockies, apesar do último estar na fugaz liderança nessas três primeiras semanas. Ainda tem o Diamondbacks, que até pode surpreender, mas deve apenas ocupar o meio da tabela pela minha análise.

Assim, sobraram Dodgers e Giants. O primeiro foi comprado em 2012 por um grupo liderado por Magic Johnson (isso já foi tema de outra coluna minha) e investiu bastante dinheiro. Tanto dinheiro que é bem capaz do Dodgers fazer em 2014 o que era absolutamente impensável para qualquer time até 2011: passar o Yankees e se tornar a folha de pagamento mais cara dos esportes americanos. 

Porém, mais uma vez o dinheiro foi mal gasto, mesmo que a situação não seja tão desesperadora quanto a de Blue Jays e Red Sox, e o Dodgers ainda não tem um grupo de arremessadores confiável. 

O Giants também não tem um sólido grupo de arremessadores, porém Tim Lincecum e Barry Zito já provaram em temporadas passadas que quando eles estão arremessando bem, eles são top 20 da MLB. A impressão que me passa nesse início de temporada é que ambos voltaram a arremessar da forma que sabem e voltarão com força total. Assim justifico a aposta. 

Apostas para o wild-card: Washington Nationals e Los Angeles Dodgers;

(e-mail para o colunista: rafaelrafic@pedromigao.com.br)

4 Replies to “Made in USA – “Guia da Major League Baseball””

  1. Pedro,
    Você sabe se existe alguma “lógica” na composição dos jogos, como é feito na NBA (cada time joga 2 vezes entre as conferências, 3 vezes dentro da divisão e 4 vezes contra as outras divisões da mesma conferência, totalizando 82 jogos para cada equipe)?
    Abraços.

Comments are closed.