Nesta quinta feira, véspera de feriado para nós cariocas – amanhã é dia de São Sebastião, Padroeiro da cidade e também da “Tabajara do Samba”, a bateria da Portela – e primeiro dia de férias, nossa coluna “Final de Semana” faz uma homenagem àquela que por muitos é considerada a maior cantora do Brasil.

Há exatos trinta anos, em 19 de janeiro de 1982, falecia precocemente a gaúcha de Porto Alegre Elis Regina Carvalho Costa. Ou, simplesmente, Elis Regina. Com apenas 36 anos, vítima de overdose de cocaína, talvez causada pela sua eterna inquietude.

Mas não vamos falar de coisas tristes e, sim, relembrar aquela que, mesmo partindo muito antes do que gostaríamos, nos deixou um legado imortal.

Coloco aqui dois vídeos, um com a interpretação de “Folhas Secas”, de Nelson Cavaquinho, e outro com a sua definitiva interpretação de “Tatuagem”, de Chico Buarque.

Elis tem dois filhos cantores, mas ambos optaram por seguir seus próprios caminhos. no que fazem muito bem, haja visto que ela era inigualável.

E por uma destas coincidências que somente a vida fará nos proporcionar, estarei iniciando amanhã viagem pelo Sul do Brasil, encerrando na Porto Alegre natal da “Pimentinha”, como Elis era conhecida. Passo alguns dias na Serra Gaúcha e depois estarei dois dias na capital gaúcha, que não conheço – tenho especial interesse em conhecer o centro de cultura dedicado à memória do poeta Mário Quintana.

Retorno ao Rio dia 31. O blog será atualizado normalmente estes dias, diariamente como sempre, mas a interação na área de comentários e por e-mail estará bastante incerta.

E viva Elis!

One Reply to “Final de Semana – "Trinta Anos Sem Elis Regina"”

  1. Prezado,

    a mim parece que vai ter uma febrinha passageira.

    Deste ‘esporte’ passo ao largo, a começar pelo nome: Futebol, quando a pelota é um ovóide de revoluçao e se usa o pé em raras ocasiões, além, claro, da indumentária em armas.

    Prefiro o seu irmão, ou pai, o Rugby, que, pelo menos, é divertido.

    Os americanos inventaram esportes melhores, hoje bem mais populares no mundo.

    Abraço.

Comments are closed.