Neste sábado, temos mais uma edição da coluna “Bissexta”, do advogado Walter Monteiro. Mas um texto diferente do habitual: respirando os ares platinos próximos a Porto Alegre, cidade do colunista, a coluna de hoje é sobre a música em espanhol da América do Sul.
Para Além do Umbigo – Música em Espanhol
Às vezes temos a tendência de criticar o egocentrismo norte-americano, que valoriza apenas a sua própria cultura. O problema é que nós, brasileiros, muitas vezes agimos de forma semelhante ou até mais intensa do que os ianques quando se trata do consumo de música. É fato que músicas cantadas em inglês são ouvidas naturalmente por aqui (embora via de regra quase ninguém entenda patavinas do que está sendo dito), mas ‘torcemos o nariz’ para músicas interpretadas em espanhol. 
É mais fácil um artista brasileiro fazer sucesso no imenso mercado hispânico do que um cantante do idioma de Cervantes ser acolhido em nossa terra, exceto em pequenos nichos especializados. A maioria dos brasileiros associa música em castellano a boleros e tangos lamuriosos (ou seja, música dos nossos avós) ou a ritmos caribenhos praticados em aulas de dança de salão. As únicas exceções ficam por conta da estrela planetária Shakira (de quem gosto muito, diga-se de passagem) e da banda mexicana Maná.
Ou seja, fazemos com nossos vizinhos o mesmo que os americanos fazem conosco, eles achando que ainda estamos na era de Carmem Miranda e nós que os hermanos ainda estão no ‘chá-chá-chá’.
Eu sou fã de músicas cantadas em espanhol. Já estudei na Espanha e na Argentina, adquirindo familiaridade com os hits do mundo hispânico. A grande vantagem de um artista que cante em espanhol é que ele é ouvido do México até o Chile e na própria Espanha quase que indistintamente, o que lhe dá múltiplas oportunidades mercadológicas. Resolvi compartilhar alguns dos meus artistas prediletos. Alguns razoavelmente conhecidos no Brasil, outros nem tanto.
Vamos a eles, com uma coleção de vídeos do You Tube..
FITO PAEZ (acima) – maior astro argentino, volta e meia faz shows no Brasil, foi gravado por Paralamas e Titãs;
KEVIN JOHANSEN (acima) – argentino, Paulo Moska e Paula Toller já cantaram com ele. Tive a sorte de vê-lo algumas vezes, uma delas no Centro Cultural Carioca, para menos de 50 pessoas, até troquei uma ideia com ele.

NO TE VA A GUSTAR – banda uruguaia, já esteve em Porto Alegre, não sei se andou por outras cidades brasileiras.
AMARAL – direto da Espanha, sucesso estupendo quando eu estudava lá.
JULIETA VENEGAS – a mexicana é a mais conhecida desta lista, por conta da música “Ilusión”, que gravou com Marisa Monte. Quando faz shows no Brasil, os ingressos se esgotam rápido. O DVD MTV Unplugged (com Marisa Monte e Jacques Morelenbaum) é para ser assistido de joelhos, de tão bom que é.
MOLOTOV – banda mexicana com um som mais contemporâneo.
LA OREJA DE VAN GOGH – outra que vem direto da Espanha. Escorrega um pouco para o brega e canções românticas, mas faz imenso sucesso e tem seu valor.
SODA STEREO – Lá pelos anos 90 fez um sucesso na América Hispânica só comparável à Beatlemania. A banda argentina acabou, mas os integrantes se reuniram uns três anos atrás. Infelizmente seu líder e vocalista, Gustavo Cerati, sofreu um AVC ano passado e agora está em estado vegetativo.
Podia continuar estendendo a lista para outros ilustres desconhecidos, mas é melhor fazê-lo de forma individual, para quem quiser render mais assunto sobre o admirável mundo ibero-americano.
Amor, Salud Y Tiempo para disfrutarlos.

One Reply to “Bissexta – "Para Além do Umbigo – Música em Espanhol"”

  1. Boas dicas, vou conferir. Ao contrário da maioria gosto de musicas em espanhol (inclusive os boleros dos nossos avós, rs). Ouço muito Maná, gosto da banda.

Comments are closed.