É meio estranho se fazer um balanço de um desfile com o resultado já divulgado, mas não consegui entrar ontem no computador e a apuração, ao contrário de outros anos, foi na Quarta Feira de Cinzas. Entretanto, vale a pena o comentário porque o resultado oficial deste grupo não teve muita sintonia com o que se viu.
1 – Difícil é o Nome
Cheguei com o desfile já iniciado, mas do que vi a agremiação de Pilares se apresentou em um nível abaixo das demais, o que é normal para quem vem da Intendente Magalhães. A meu juízo seria rebaixada, mas acabou beneficiada pelas punições a outras escolas e se manteve no grupo.
2 – Independente de São João de Meriti
Achei a escola em um nível acima da anterior, inclusive com mais “corpo” em termos de alegorias e fantasias. A escola foi punida por ter trazido um homem na ala de baianas e acabou rebaixada para o Grupo C. Merecia melhor sorte.
3 – Sereno de Campo Grande
Apontada como uma das grandes favoritas, pecou na frieza de seu desfile, com alas e alas sem cantar o (fraco) samba. Acabou na quinta posição, mas se ficasse mais abaixo não seria nenhum despautério.
Sua apresentação foi prejudicada pela forte chuva que caiu neste exato momento.
4 – Acadêmicos do Sossego
A escola de Niterói veio cantando o sol e, por encanto, a chuva parou. Fantasias e alegorias caprichadas, uma bateria razoável – que trazia Mestre Nilo Sérgio da Portela como convidado – e muitas moças bonitas nas alas.
Entretanto, sob uma Harmonia desastrosa – que já havia fracassado na Acadêmicos do Dendê em anos anteriores – a escola estourou o tempo, perdeu 2,5 pontos e ainda foi penalizada por trazer alegorias de outras escolas em mais meio ponto.
Resultado: o que seria um excelente – e merecido – quinto lugar se transformou na décima primeira posição e no rebaixamento. Pena.
5 – Lins Imperial
Em uma palavra: patética. O abre alas, que se vê parte acima, já dá uma boa idéia do que (não) foi o desfile. Péssima em alegorias e fantasias e com um samba onde o refrão do meio, além de ter três vezes a palavra “favela”, ainda tinha a melodia idêntica ao samba da Caprichosos de Pilares de 1998.
Rebaixada na última colocação, uma das poucas justiças destes julgamentos absolutamente equivocados deste ano.
6 – Arranco
Outra considerada favorita, o enredo sobre a mulher brasileira foi defendido com eficiência. A excelente bateria fez o samba, do qual não gostava, render, mas em várias alas viam-se componentes sem chapéus.
Destaque para as moças (acima) vestindo o uniforme do glorioso Colégio Pedro II, onde estudei. A escola obteve o quarto lugar, o que considerei de bom tamanho.
7 – União do Parque Curicica
Um desfile chato, com uma samba sofrível, uma bateria que parecia de bloco e alegorias mal acabadas, como se vê acima. O resultado? O vice campeonato.
O leitor entendeu? Nem eu.
8 – Tradição
Apesar de trazer pela décima vez seguida o mesmo Condor no abre alas – desta vez vestido de cangaceiro – a escola fez seu melhor desfile desde que caiu para este grupo. 
Embalada pelo melhor samba da noite, ganhador do Prêmio Sambanet, com fantasias bem adequadas – e distribuição de chapéus de palha ao público – e cantando, imaginava que a escola estaria entre as quatro primeiras colocadas.
Enganei-me: obteve apenas o sétimo lugar.
9 – Unidos de Padre Miguel
Longe da opulência de outros tempos – comentava-se que o patrono da agremiação “fechou as torneiras” – ainda assim a Padre Miguel saiu da avenida como uma das favoritas ao título.
Fantasias e alegorias bem cuidadas e de leitura clara, samba a contento, excelente bateria. Acabou em terceiro lugar.
10 – União de Jacarepaguá
Acabei não desfilando pela escola (meus joelhos não resistiram), mas foi típico desfile para “meio de tabela”: bons enredo e bateria, fantasias funcionais, carros desiguais. Sexto lugar.
11 – Mocidade de Vicente de Carvalho
Outro típico desfile de meio de tabela. Com o mesmo enredo da Vila Isabel, trouxe um desenvolvimento simples, entretanto mais lúdico. Pecou na bateria, que tinha um número de componentes reduzidíssimo – e acabou penalizada por isso.
Acabou em nono, beneficiada (pelo segundo ano seguido) por punições a escolas rivais. Poderia ter ficado mais em cima um pouco.
12 – Paraíso do Tuiuti
Comentava-se antes do desfile de que a escola era a grande favorita a subir para o Acesso A, mas pelo menos a amarela e azul justificou na pista. 
Homenageando o cantor e compositor Caetano Veloso – que, incrivelmente, desfilou pela escola ainda que às seis da matina da Quarta Feira de Cinzas – a escola fez um desfile valente e que a credenciou ao título – apesar do pequeno contingente.
Pode ter sido apenas coincidência, mas o título foi justo. Está bem entregue.
A pontuação final foi a seguinte:
1 – Tuiuti: 299,4 pontos 
2 – União do Parque Curicica: 298,2 pontos 
3 – Unidos de Padre Miguel: 298,1 
4 – Arranco: 298 pontos 
5 – Sereno de Campo Grande: 297,8 pontos 
6 – União de Jacarepaguá: 297,6 pontos 
7 – Tradição: 296,7 pontos 
8 – Difícil é o Nome: 295,9 pontos 
9 – Mocidade de Vicente de Carvalho: 295,1 pontos 
10 – Sossego: 294,9 pontos 
11 – União de São João de Meriti: 294,7 pontos 
12 – Lins Imperial: 292,9 pontos
Mais tarde, um balanço geral deste polêmico carnaval 2011.

8 Replies to “Impressões – Acesso B”

  1. Bem difícil entender as cabeças dos jurados. Ao menos o título foi merecido, pelo que vejo. Independente de qualquer coisa, uma pena ver Tradição no Acesso B por mais 1 ano. Pior, saber que a Caprichosos se juntará a este grupo no próximo ano. O que ocorre com essas escolas? Despreparo de quem comanda? Temo pela Portela.

  2. Grande Migao, eu te vi lá nas frisas do setor 3! hehehehe Eu estava na arquibancada do mesmo setor.

    Sobre a União Pq Curicica, eu achei bem interessante. Com excessão desta alegoria q também achei falhíssima, gostei bastante das alas, samba, bateria, desfilantes cantando, tudo nos conformes e nivelado para um Acesso B. Eu fui na intenção de ve-la e as demais de Jacarepaguá e das três (Tradição e União) a Pq Curicica foi a que mais gostei.

    Mas gosto é gosto.

  3. A União do Parque Curicica não veio tão ruim assim, merecia estar entre as 4 com certeza.

    A bateria veio boa, o samba não é sofrível, ele apenas não rendeu na avenida o esperado, até pq na eliminatória existiam sambas melhores, mas enfim.

    O que pecou mais foi harmonia e alegoria.

    A roupa da porta-bandeira tava pesada também, ela deve dificuldade na apresentação, pois é magrinha e não é muito alta.

    Na Tradição tinha gente de chinelo, tênis e sapato, assim não dá né, saudades da Tradição.

    Jacarepaguá vem crescendo no carnaval carioca:

    Uma escola no especial,
    três no grupo B
    duas no grupo C

  4. Bateria da Curicica parecida com bloco tu deve tá de sacanagem ou nao entende nada de bateria , foi à unica bateria com todo respeito as outras do nosso grupo que mais ousou no total de 6 paradinhas, trouxe desenhos bem trabalhados na ala de tamborim, ritmo compacto e consistente do inicio ao fim, nao somos os melhores do grupo mas temos uma excelente bateria na media do grupo B, agora se vc tem raiva ou algo pessoal com alguem da bateria, nao precisa se vingar escrevendo essas baboseiras seja imparcial amigao !!!
    Bateria AUDACIOSA !!!!!!!!!

  5. Curicica – Uma bateria que parecia de bloco ??? Desfile chato?

    Tem coisas que nem dá vontade de responder, o trabalho mostrado pela bateria do mestre celsinho demosntrou muita qualidade e estava no mesmo nível das melhores do grupo, tenho toda certeza dissoe a escola apresentou um enredo de fácil entendimento com uma excelente leitura, falhando em alguns momentos sim, mas o desfile no geral foi muito bom. Em relação ao resultado geral do grupo, não tem grandes coisas estranahs não, levando consideração as punições e o julgamento que não é feito apenas de um ou dois quesitos, mas de vários. mas como dizem sempre, Cada um tem sua opinião né.

  6. Bateria da Curicica BLOCO ????
    Literalmente a pessoa que escreveu esse comentário, não deve entender nada de bateria, faz jus ao nome do blog > Ouro de Tolo, porque só um tolo para escrever tamanha loucura, realmente merece uma medalha de ouro, eu sou diretor dos tamborins da Curicica há 10 anos e aceito críticas com FUNDAMENTOS !!!
    Ouro de Tolo, se liga nesses ítens abaixo que vou lhe descrever :
    1º É a única bateria do grupo B que 90% dos ritmistas são da “casa”;
    2º É a única bateria do grupo B, e do A também, que a ala dos tamborins não dependem de enxertos, vá no 1º corte de samba e verás, são todos da “casa” ( média de 20 tamborins ;
    3º Bossas e paradinhas originais e autênticas;

    De forma alguma quero menosprezar outras baterias, mais a bateria da Curicica atualmente é a mais original e compacta em relação aos outras baterias dos grupos de acesso.

    Conclusão Medalha de Ouro de Tolo : Bateria boa é aquela que se copia o ritmo de outra bateria famosa, e é enxertada de ritmistas que só chegam no dia do desfile ? ou é aquela com essas mesmas descriçoes, que colocam mestres consagrados como Odilon, Ciça,Paulinho … na frente da bateria, para intimidar os jurados ?

    Respeito sua opinião sobre a bateria da Curicica, mais acho que para se comentar algo sobre alguma coisa, principalmente se esse comentário for público, tem que ter fundamento, te digo uma coisa, eu sou uma pessoa muito imparcial, se a bateria da Curicica fosse ruim/bloco eu seria o 1º a concordar com você, se quiseres ver e ouvir baterias de bloco, vá nos CORTES de samba de ALGUMAS baterias do grupo de acesso A e B, e depois veja essas mesmas baterias no desfile oficial, aí sim você irá entender com mais clareza, o que lhe descrevi nesse longo e enfático comentário.
    Bom 2011.

Comments are closed.