Rapidinho, antes do resultado, o comentário das escolas do Grupo Especial pela visão de quem acompanhou pela televisão: nosso colunista Fabrício Gomes.
Uma Visão dos Desfiles pela Televisão
SÃO CLEMENTE
Achei a São Clemente muito bonita, fantasias maravilhosas, principalmente as da bateria, que tiveram um efeito muito bonito. Outro destaque pra mim foi a ala que representava o mar, ficou legal o efeito panorâmico.
As alegorias estavam boas também, em se tratando de uma escola que está subindo de grupo. Fábio Ricardo, mestre das cores. Ponto negativo foi realmente o samba: não rendeu o esperado. Não empolgou. No geral, gostei bastante do VISUAL clementiano. 
IMPERATRIZ 
Gostei do desfile da Imperatriz. Me surpreendeu positivamente, desfilou melhor, mais vibrante e mais bonita que ano passado. A bateria do Marconi fez um show a parte. Paradinhas, cadência… mandou muito bem, confirmou ser uma das melhores do carnaval.
O samba foi bem executado também, acho que Dominguinhos esteve bem melhor que ano passado. A escola desfilou bem colorida. Gostei muito da comissão de frente, os doutores da alegria. Enfim, parabéns a Imperatriz. 
PORTELA 
Fez um desfile bom, correto, sem grandes novidades. A bateria veio muito bem, muito bem vestida. Sheron Menezes esbanjou alegria, simplicidade e empolgação, fazendo bem seu papel. Inegável que, se comparado com o ano passado, essa Portela, mesmo com incêndio, desfilou melhor, com fantasias e alegorias melhores.
Alias, em alegorias, acho que foi apenas mediana. Vi algumas bem legais e ricas, outras já batidas e mal acabadas (tinha uma, com um sol girando atrás, que o José Ilan postou um comentario no twitter bem engraçado, dizendo que era uma espécie de Vila Isabel retrô 1978).
A comissão de frente achei bem simples e fraca, a da São Clemente foi melhor do que esta. Até agora, Imperatriz teve a comissao de frente mais emocionante da noite. (Até agora, 01h33 da manhã). Desfile correto da Portela, com altos e baixos, infinitamente melhor do que ano passado. 
UNIDOS DA TIJUCA 
Simplesmente fantástica, mais uma vez, a escola. A comissão de frente, como bem disse Paulo Barros no fim do desfile, quando perguntado qual o segredo dela, definiu que o conceito esse ano não era SEGREDO e sim MISTERIO, de causar impacto.
Ele anteviu que o ilusionismo da comissao de frente nao causaria impacto aos jurados e o que fez? Colocou a lápide, subindo de nivel, para que os jurados vissem todos os componentes da comissao.
A lápide na comissao de frente.. o ilusionismo e teatralização dos componentes desta.. o carro do Harry Potter… o carro magnifico do Avatar… os carrinhos que se transformavam em Transformers… o Indiana Jones, o Tubarão que engolia nadador.. Pena que correu bastante no fim, graças a um carro que desacoplou na dispersão. 
UNIDOS DE VILA ISABEL
Gostei muito desse desfile. Muito luxuoso, organizado e seguindo uma cronologia no enredo. A escola surpreendeu. O samba não rendeu o esperado (considero um ótimo samba). Acho que fez desfile pra voltar no Sábado – e porque não, ser alçada a estar entre as favoritas também?
MANGUEIRA
O negócio é o seguinte: visualmente não esteve a altura da Vila e nem da Tijuca – talvez no mesmo patamar da Imperatriz. Mas no quesito EMOÇÃO, foi hors-concours essa noite. Me faltam verbos para explicar o que senti vendo esse desfile. Chorei muito em alguns momentos.
Acho que a posição de desfile da Mangueira foi mais do que apropriada: ÚLTIMA A DESFILAR. Por favor, fechem o sambódromo após esse desfile da verde-e-rosa, todo mundo pra casa. Outra escola vindo agora, seria brincadeira.
O samba fez a diferença. 21 segundos de paradinha (uma paradona).
“Sonhei que “Folhas secas” cobriam meu chão
Pra delírio dessa multidão
Impossível não emocionar
Chorei… Ao voltar para minha raiz”
IMPOSSIVEL NÃO EMOCIONAR vendo um desfile desse. Mangueira, parabéns! Demais!!!! 
UNIÃO DA ILHA 
Que pena que a Ilha não foi julgada. Se fosse, credenciaria-se, ate o momento, a voltar no Sábado. Um desfile leve, com efeitos visuais (não confundir com efeitos especiais), cores lights, bem desenvolvido cronologicamente e com competência por seu carnavalesco.
Emocionou também o final do desfile, com o povo do barracão. A bateria cheia de bossas foi maravilhosa. O Triton (instrumento) utilizado, fez diferença. Que paradinhas! Ilha melhor a quilômetros de distância da Portela. 
MOCIDADE 
Um desfile de contrastes o da Mocidade. Inegável a evolução do carnavalesco Cid Carvalho. Fantasias mais luxuosas que anos anteriores. Alegorias que se alternavam entre ótimas e outras que não acompanhavam a qualidade. Muitas cores. Over demais (apenas impressão minha?)
Achei que o samba não rendeu. Em certo momento do desfile, me senti sonolento. 
SALGUEIRO 
O que posso dizer? Um desfile maravilhoso em luxo nas fantasias, nas alegorias, na comissão de frente… impecável no desenvolvimento do enredo. Foi muito bom ver os tempos romanticos do cinema nas primeiras alas, nos cinemas de rua (Odeon, Palacio, Gloria…).
Um desfile autoral de Renato Lage. Vinha bonita a escola.
O gigantismo de alguns carros atrapalhou.
E no final foi uma correria. Vai perder pelo menos 1 ponto em cronometragem, fora as penalidades em harmonia e evolução.
Uma pena!
BEIJA-FLOR 
Um desfile com luxo, emocionante por parte da presença do Roberto Carlos.
Mas já vi Beija-Flor melhor desfilando noutros anos. A impressão que tive é que a escola não esteve a altura do enredo. O carro em que ele desfilou era de uma cafonice religiosa enorme. Alegorias pouco esclarecedoras. Comissão de frente normal apenas.
Vi escolas melhores este ano. MAS… pode ser que ganhe, pois fez o certinho de sempre e tem imenso poderio ofensivo nos bastidores.
Como Chico Buarque foi o vencedor em 1998 (o juri deu as notas pelo Chico e não pela Mangueira), não duvido que dêem notas agora pelo Roberto Carlos (e não pela Beija-Flor). 
PS – Não assisti Grande Rio e nem Porto da Pedra.

One Reply to “História & Outros Assuntos: "Uma Visão dos Desfiles pela Televisão"”

Comments are closed.