Com o final da festa e a volta ao trabalho, é hora de um balanço geral deste carnaval. Vamos por tópicos:

1 – Os resultados

Em uma palavra: lamentáveis.

No Grupo Especial aconteceu exatamente o que comentei aqui mesmo na terça feira: a Beija Flor conquistou o título na base da força política. A diferença de pontos para as outras escolas e as notas de alguns jurados foram simplesmente anormais. Na prática, a escola nilopolitana não foi julgada.

Vale lembrar que de 2003 para cá a Beija Flor foi seis vezes campeã e mais uma ocasião vice. É um domínio absolutamente irreal – novamente para se escrever o menos. Parece óbvio – e quem acompanhou com mais atenção o noticiário pós-incêndio da Cidade do Samba há de concordar comigo – que os “estratos de poder” da Liesa estão influenciando o resultado final do carnaval.

Neste julgamento absolutamente equivocado, lamente-se também o absurdo que foi feito com a Unidos do Porto da Pedra (foto acima).

Na Lesga o quadro não mudou. Desfilei pela Renascer, brinquei muito, sou campeão, mas sejamos justos: não dava. Aliás, tirando as rebaixadas o resultado final não tem nada a ver com o que se viu na avenida. Um resultado definitivamente esquisito.

Sobre Acesso B, comentei no post anterior.

Parece claro que o julgamento das escolas, de todos os grupos, precisa ser repensado. Iria mais longe: a estrutura de poder e da organização da festa deve e precisa urgentemente sofrer reformas a fim de manter a credibilidade do negócio.

2 – Os desfiles

Talvez este tenha sido o ano mais fraco da última década, com sobras. As escolas do Especial claramente seguraram seus investimentos após o incêndio e o que se viu foi algo absolutamente burocrático. Some-se a isso sambas ruins, a chuva intermitente e temos o quadro final. Diria que o desfile valeu pela emoção da União da Ilha e da Mangueira, por alguns espasmos de Paulo Barros e pelos brilhantismnos estéticos – emboras de propostas diferentes – de Porto da Pedra e do Salgueiro. A vitória da Beija Flor não pode ser considerada injusta, embora a apuração tenha sido, como escrevi no ítem acima, surreal.

Nos Grupos de Acesso, em que pese ter sido prejudicado pela chuva o Grupo A também teve um desfile fraco, um pouco melhor por termos sambas de melhor qualidade – Alegria, Renascer, Viradouro, Estácio, Império Serrano e Caprichosos passaram bem no quesito. A se lamentar também o estado de “terra arrasada” que Paulo de Almeida deixará na escola de Pilares, relegada ao Acesso B. A nova diretoria terá muito trabalho para colocar a casa em ordem.

O Grupo B também esteve abaixo de outros anos, talvez pelo fato de alguns “mecenas” terem retraído os investimentos este ano, ao que parece.

3 – Meus Desfiles

Este ano não tenho do que me queixar. Após um 2010 complicado, os quatro desfiles que fiz este ano foram, cada um a seu modo, muito bons.

Comecei com um desfile delicioso e alto astral (apesar da chuva torrencial) na ala de Compositores da Renascer de Jacarepaguá (acima), com um grupo ótimo e muito animado. Ainda mais consagrado com o título posteriormente, embora saibamos que tenha sido um resultado absolutamente insólito.

Embora o desfile da Caprichosos de Pilares tenha sido ruim, os bons sambas e bateria fizeram que tenha sido uma apresentação muito boa para se brincar. Lamento apenas por meu gás ter se acabado no Setor 9 após uma noite inteira em pé tomando chuva – e já tinha desfilado naquela noite.

Falarei depois mais detidamente sobre a Portela, mas não tenho do que me queixar. Apesar de ter vindo fazendo “ponta de ala” do lado dos camarotes, que em certos momentos é estressante, consegui brincar bastante e me divertir. A fantasia facilitou a evolução e a harmonia deixou a gente brincar.

Complemento escrevendo que, às vezes, o carnaval nos permite viver alguns momentos mágicos. Foi o que vivi na União da Ilha este ano. Um desfile absolutamente emocionante, já com toda a carga de vir, a convite, na histórica Ala dos Compositores da agremiação insulana, e que se revelou um dos grandes momentos do carnaval.

Escrevi no Twitter que este ano a “amante” (União da Ilha) me emocionou mais que a “esposa” (Portela). Foi isso.

Infelizmente acabei não desfilando na União de Jacarepaguá. Os meus joelhos não resistiram.

4 – Outros Assuntos

É impressionante como a Globo atrapalha as escolas. A minha ala na Portela vinha à frente do quarto carro, que trazia a irmã do jogador de futebol Wagner Love. A Globo parou a evolução da escola na concentração para filmar o carro, bem como nos Setores 1 e 3 entrava na ala empurrando todo mundo. No dia seguinte, na Ilha, o mesmo problema. Aliás, os profissionais da emissora se acham acima dos outros, em um caso típico de “sabe com quem está falando”.

Outro ponto: o excesso de bicões na lateral da pista, em especial do lado dos camarotes. O que tem de “moças de fino trato”, namoradas e assemelhadas de gente importante e penetras de todo tipo utilizando crachás de “transito livre” e coletes de imprensa é algo absolutamente inacreditável. Por outro lado, sites como o “Galeria do Samba” não tem direito a uma credencial destas, o que é um absurdo – quem cobre a festa o ano inteiro fica de fora dela.

A situação é tão dramática que, na Portela, diversas vezes tive de abrir caminho na pista de desfiles na base da cotovelada ou girando o resplendor da fantasia para bater nas pessoas e fazê-las recuar. O espaço é do desfilante, não dos bicões. Depois do Setor 5 a situação melhora um pouco e o espaço aumenta, mas esta questão das credenciais e coletes de imprensa precisa ser revista.

Outro ponto é o acesso à concentração para quem tem ingressos do lado par. Além do caminho por trás dos camarotes ser bastante tortuoso, para se dizer o menos, você desemboca diretamente no Setor 1, no meio da escola que está desfilando. Para desfilar na Portela tive de passar no meio da Imperatriz, levando pelo menos dois empurrões (merecidos) de diretores de Harmonia. Isso precisa ser revisto de forma a fazer o componente que irá desfilar “desembocar” direto na área de armação, como é no lado ímpar.

A propósito, o entorno para quem fica no Setor 6 é no mínimo inadequado. Acessos estreitos e pouca organização.

Bom, amanhã com uma edição especial da coluna “Cinecasulofilia” encerro a cobertura especial deste carnaval, que não foi a ideal, mas a possível. Ainda teremos um texto sobre a Portela semana que vem, mas estou aguardando o desenrolar de algumas situações para poder finalmente escrever o texto.

5 Replies to “Balanço Geral do Carnaval”

  1. Este foi um dos piores carnavais na Sapucaí nos últimos anos. A vitória da Beija Flor esperadíssima, ainda mais com o apoio da Globo.
    A Portela, que tristeza, vai de mal a pior. E eu sofro pq não sou portelense de ontem. É na alma que dói ver esta absurda administração da minha tão amada Escola.
    Concluo que um país onde Roberto Carlos é o rei, Adriano, o imperador e vai por aí, não dá pra ser diferente mesmo. Desolador o quadro geral!

  2. Olá, também sou portelese (só curiosidade)
    Concordo com cada palavra que você escreveu. Não aguento com essas “abas”, não sei da onde surge tanto crachá de livre acesso. Também não achei injusta a vitória da beija-flor, mesmo sendo do jeito que foi. Inclusive porque não aguento as pessoas que só conhecem o carnaval da globo dizendo que é um absurdo a Tijuca não ganhar… Ou eu não entendi o enredo, ou o Paulo Barros fugiu do tema.
    “Esta noite levarei sua alma” Para Pandora? =/ Alguém me explica, por favor. Claro que algumas notas foram muito injustas, mas…

    Quanto a Portela, que bagunça. Foi triste ver a escola passar daquele jeito, porém melhor do que no ano passado. Entretanto, por pior que tenha sido, meu coração portelense falou mais alto e me emocionei logo quando a bateria entrou e principalmente quando a águia, naquele azul, fez a curva…

    Bom, você já disse tudo. Muito bom o seu texto, parabéns.
    Até

  3. Eu parei com a Portela em 2005, quando para piorar tudo ainda barrou a velha guarda.

    Tinha que ter tomado outros rumos dali em diante, ficou agonizando até hoje pois se contentou com o não rebaixamento.

  4. Pedro, não te conheço, mas esse teu blog é muito bom bicho. Principalmente a série “Samba de Terça”
    Torço pela Mangeuria… amo essa escola. Pra mim ela foi a verdadeira campeã deste ano. Eu esperava um resultado menos estúpido do que o resultado da apuração deste ano… mas…
    Pra mim o resultado seria
    1- Mangueira
    2- Salgueiro
    3- Mocidade
    4- Vila Isabel e Imperatriz
    5- Porto da Pedra e São Clemente
    6- Beija – Flor
    Unidos da Tijuca
    Das que não estavam competindo, a melhor foi a União da Ilha. Portela veio linda e Grande Rio tamb´´em
    Pra mim o carnaval 2011 foi superior à 2010 e à 2009

Comments are closed.