Leio em vários sites pela manhã algo que, se confirmado, é muito sério: que os senadores Álvaro Dias e Sérgio Guerra, ambos do PSDB, estão negociando com uma empresa americana, sediada em Houston – “Meca” da indústria mundial do petróleo – para que a mesma os auxilie na CPI da Petrobras, fornecendo consultoria a fim de enfraquecer a posição da empresa brasileira.

Deixa ver se eu entendi: eles estão negociando com americanos, obviamente interessados em uma fatia (grande) do pré sal, para torpedear o interesse nacional representado pela Petrobras ?

Isso, se confirmado, é muito sério. Digno de Calabar.

Por outro lado, explicita os interesses de certos setores contrários ao controle do petróleo do pré sal pelo Estado brasileiro. Tais setores defendem a utilização como commodity e a subordinação da política energética brasileira aos objetivos norte americanos.

Reafirmo o que escrevi em tópico anterior sobre o tema: no mundo inteiro o petróleo é política de Estado. O que as propostas enviadas ao Congresso explicitam é o alinhamento do Brasil aos grandes países produtores mundiais, que possuem legislações parecidas.

Outra questão preocupante é a disposição do pré-candidato à Presidência, José Serra, de mudar a legislação via medida provisória caso eleito, conforme matéria da Folha de São Paulo este final de semana. Suas idéias vão na direção de dar maior espaço ao setor privado e externo, reduzir o papel da Petrobras e manter o sistema atual de concessões.

Um tema palpitante como este tem, necessariamente, de passar pelo Congresso nacional para debate, como o Presidente Lula está propondo. Não ser imposto via Medida Provisória, ainda mais, como tudo indica, para tornar a repartição de renda do óleo claramente favorável à apropriação por poucos agentes privados, muitas vezes alienígenos ao Brasil.

Porém, infelizmente, segundo notícia do site de O Globo, a oposição já deixou claro que vai mudar o projeto “de forma a atender os nossos interesses”. Ou seja, perderam a eleição, entretanto acreditam que têm o dever de impor as suas políticas e não as votadas pela maioria esmagadora da população, claramente dissonantes.

Fica cada vez mais evidente que a oposição está colocando as proposições pessoais acima dos objetivos da Nação. Lamentável.

(Foto: G1)

6 Replies to “Caem as máscaras ?”

  1. Cara, como diz o Sílvio Luiz, “desta mortadela eu entendo um pouquinho”…

    Na verdade comerça a vazar na imprensa uma disputa arduamente travada nos bastidores.

  2. Alvaro Dias o da peruca, este cara representa um dos setores mais eficientes dentro do Congresso, que é onde tiver como eu arrumar uma grana, eu estou dentro, mesmo que seja contra o Interesse Nacional.

Comments are closed.