Como escrevi em post anterior, sábado era dia de acertar contas com o passado. E isso me motivou a largar o conforto do pay per view e voltar ao Maracanã, apenas pela segunda vez este ano – a outra ocasião tinha sido a final do Ruralito contra o Botafogo.

Antes, bastante trabalho: shopping, levar a esposa e as filhas em Ipanema e, aí sim, rumo ao Maracanã.

Cheguei por volta de cinco e dez, estacionei no prédio da Petrobras próximo e rumei à bilheteria. Pouca gente, mas com um “curral” para a compra de ingresssos que, em um jogo mais cheio, vai dar problemas. Sábado foi rápido.

Encaminhei-me para as cadeiras azuis e uma surpresa: pela primeira vez em 30 anos, não vi um único ambulante nas cercanias do estádio. Mais um efeito da operação choque de ordem. Aliás, concordo que se deve disciplinar, mas, uma vez mais, se pune apenas quem trabalha.

Outro ponto negativo, mas que falarei em outro post, é a proibição da venda de cerveja nas cercanias e dentro do estádio. Caso clássico de “tirar o sofá da sala.”

Cheguei às cadeiras inferiores e ainda vi boa parte do segundo tempo da preliminar, América e Cardoso Moreira, pela Segundona aqui do Rio. Vitória do América.

Aproxima-se o início do jogo e eu estava bem nervoso. Eram cinco anos de espera. Além disso, tal qual 2004, o Santo André ganhou o sorteio e inverteu o lado do campo. Detesto quando isso acontece.

O time facilitou meu coração. Fez um gol logo no início e manteve-se no ataque. Porém logo recua e a hora em que o adversário pressiona… cai a luz de parte dos refletores e jogo interrompido. Na volta, pênalti e segundo gol.

Intervalo. A vingança está se consumando.

No início do segundo tempo, o time sente o esforço do primeiro tempo e os efeitos da balada constante, cai um pouco o ritmo. Mas, aos poucos, retoma o controle do jogo, com boas atuações de Petkovic e Zé Roberto – chamado o tempo todo de “Zé Boteco” pela torcida.

Final de jogo, lançamento primoroso de Rafael Galhardo – grande promessa – Pet bagunça os adversários e Zé Boteco, no rebote, fecha a conta e passa a régua: três a zero. A Nação estava vingada.

Saída tranqüila, ainda abasteci o carro no Posto Escola, chegada sossegada em casa. O oposto de 2004.

Certos jogos não valem títulos, mas alcançam tal patamar para o torcedor. São Paulo em 82, Fluminense em 86 e Fortaleza em 2005 estão neste caso, só para citar jogos onde eu estava no estádio. Sábado entrou neste rol. Finalmente, me sinto vingado daquela maldita noite.

Ainda quebrei um tabu de quatro anos sem ver o time vencer ao vivo em Campeonatos Brasileiros, desde o citado contra o Fortaleza. Tá certo que foram três jogos, mas… as vitórias que vi foram em outras competições.

Página virada.