Tive a sorte, e tenho a honra, de ser ex-aluno do Colégio Pedro II. Para quem não é aqui do Rio, trata-se de um dos colégios mais antigos (quase 200 anos) e mais tradicionais da cidade. Ele é um colégio público ligado à esfera federal.

Digo, sem medo de errar, que muito do que sou hoje devo àqueles três maravilhosos anos que passei lá. Fiz o chamado Segundo Grau, entre 1989 e 1991.

Além de ter uma excelente qualidade de ensino, tanto que a nossa turma foi uma das que obteve a maior aprovação para universidades públicas da história, aprendi muito sobre a vida. Conquistei amigos que conservo até hoje.

Se eu fosse contar as boas histórias daquele tempo, precisaria de um outro blog.

Uma coisa que era muito legal é que estudavam alunos de todas as classes sociais. Conviviam o filho do diplomata e o filho da empregada doméstica. Nos formava para a vida e para o sucesso.

Me recordo do 624 (Praça da Bandeira – Mariópolis) superlotado que eu pegava naqueles tempos. Do terceiro ano voltado para o vestibular. Das brincadeiras e dos sustos. Do buraco jogado na mesa da professora no primeiro ano. Da formatura no Tijuca Tênis Clube. Dos amigos se incentivando durante as provas do vestibular. As primeiras paqueras…

Trouxe pelo menos três amigos que são quase irmãos para mim. Mas sei que todos que estão nestas fotos formam uma família unida e que sempre terá um abraço amigo se precisarmos.

Em 2011 completaremos 20 anos de formatura. O tempo passa…

Certamente voltarei mais vezes ao tema. Todavia, depois de alguns posts meio reclamões e sobre as mazelas da vida, queria escrever um pouquinho sobre gratidão, amizade e companheirismo. Dou muito valor a isso.

Infelizmente, não tenho uma única foto daqueles tempos. O que vi, vi de outras pessoas. Se bem que, no meu caso, acho que é até melhor que não existam fotos…

P.S. – Por falar em fotos, estas são do nosso reencontro depois de muito tempo, em agosto de 2005. E eu tinha 15 quilos a menos…

8 Replies to “Colégio Pedro II – Gratidão e Nostalgia”

  1. Pedro, parabéns pelo blog! Achei muito interessante você falar das diversidades com as quais convivíamos, tinha até deficientes visuais, lembra-se? Sinto muitas saudades daquele tempo. Agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de ter sido aluna do nosso magnífico CPII, também agradeço ter tido a oportunidade de te conhecer. Você é um grande amigo!
    Obs: Não esqueça de acrescentar que aprendíamos apenas com as aulas do colégio, não precisávamos de reforço com professores particulares, nem cursinhos de pré-vestibular.
    Um grande beijo.
    Rejane.

  2. OI Pedro,
    Adorei ver o post é muito bom lembrar daquela época, eu por vários motivos não me formei com voces, mas tenho muitos amigos daquela época… Me lembro que vc pega 624 comigo rsrs o tempo passa muito rápido! afff
    Beijos querido e parabéns pelo blog!
    Carla Neiva

  3. Pedro, meu nome é Marcio e eu estudei no Pedro II de 1975 a 1977, ja naquela época o Pedro II era considerado um dos melhores colegios do Rio.
    Ler o seu blog me tras muitas recordaçoes boas, inclusive a rivalidade que havia entre Pedro II e Visconde Cairu, rivalidade divertida, muito famosa na época, so que nao havia violencia e sim guerra de ovo podre, pintar o uniforme do enemigo e coisas assim…
    Agora estou tentando encontrar alguns dos amigos de turma, tenho o nome de varios deles mas estou tendo dificuldades, ja tentei ate no ORKUT.
    Na época se chamava COLEGIO PEDRO II EXTERNATO FREI DE GUADALUPE – SEDE, estive nas turmas 1HB – 1975, 2HB – 1976 e em 1977 nao lembro o nome da classe.
    Quem sabe nao tem alguem por ai que seja daquela época? Ou os filhos de alguem daquele tempo….
    De qualquer jeito foi muito bom ler o seu blog, abraços.
    Marcio.

  4. gostaria muito de rever meus amigos, estudei de 1970 até 1977.meu nome solange maria m pereira no Humaitá,Centro.

Comments are closed.