Venho tocando paralelamente a este blog um projeto no Youtube, abordando temas que fogem ao escopo abordado neste Ouro de Tolo. É o canal “Otimismo Pra Quê”.

Normalmente, às sextas feiras abordo por lá temas mais culturais. Essa semana, excepcionalmente falo sobre carnaval, estabelecendo sinergia entre os dois projetos.

Comento em vídeo as recentes declarações do governador do estado do Rio de Janeiro Wilson Witzel no sentido de retomar o controle e a administração do Sambódromo, na esteira da crise entre as escola e a Prefeitura.

O vídeo está abaixo.

Além disso, ontem se realizou o sorteio da ordem de desfile do Grupo Especial, em plenária realizada na sede da Liesa. Ficou da seguinte forma:

Domingo (23/2)

  1. Estácio de Sá
  2. Viradouro
  3. Mangueira
  4. Paraíso do Tuiuti
  5. Grande Rio
  6. União da Ilha
  7. Portela

Segunda-feira (24/2)

  1. São Clemente
  2. Vila Isabel
  3. Salgueiro
  4. Unidos da Tijuca
  5. Mocidade
  6. Beija-Flor

Penso que tivemos dois dias equilibrados, com as principais favoritas, à exceção da Portela, agrupadas em blocos sequenciais. A Beija Flor trocou com a Mocidade a pedido desta, devido à preferência da escola de Padre Miguel em se concentrar pelo lado dos Correios.

Vale lembrar que o Paraíso do Tuiuti escolheu sua ordem de desfile, quarta de domingo. Entretanto, deu azar de “colar” com a Mangueira na ordem pelo segundo ano consecutivo – as duas escolas contém muitos componentes em comum. O mesmo ocorreu com Vila Isabel e Salgueiro.

Outra curiosidade é que pelo terceiro ano consecutivo União da Ilha e Portela desfilarão em sequência. A Águia desfilará de dia pela primeira vez desde 2006 na competição oficial – em 2017 encerrou o Desfile das Campeãs já com o dia claro.

Penso que o sorteio foi meio ingrato com a Mangueira, após todo o frisson causado pela divulgação de seu ótimo enredo. O mesmo valeria para a Viradouro – mas que foi vice campeã em 2019 nesta mesma posição de desfile.

Faltam apenas Portela (que deve anunciar neste final de semana) e Estácio de Sá (dia 30) a revelarem seus enredos para 2020. A União da Ilha divulgou uma inovação: o desfile será montado a partir do samba escolhido – tema livre a partir do mote “personagens de rua”, o que, para muitos, é o Orixá Exu.

A conferir.

Imagens: Ouro de Tolo

 

2 Replies to “Sorteio do Desfile, o Sambódromo e o Governador”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.