Na última sexta-feira, Fluminense e Vôlei Bauru se enfrentaram pela segunda rodada do returno da Superliga. Em um jogo duríssimo, o time carioca venceu a partida, por 3 sets a 2, com parciais de 23/25, 25/21, 25/20, 22/25 e 15/13. O troféu Viva Vôlei, de melhor jogadora da partida, ficou com a oposta e capitã tricolor Renatinha. Do lado do Vôlei Bauru, o destaque ficou por conta da recém-contratada Tifanny Abreu.

Em seu terceiro jogo pela equipe de Bauru, a oposta vem se destacando e sendo a bola de segurança da equipe. A atleta goiana, de 33 anos e 1,90m de altura, é a primeira transexual brasileira a conseguir autorização da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) para jogar entre as mulheres. Tifanny recebeu no início de 2017 a permissão, atuando no voleibol feminino pela primeira vez desde fevereiro, pelo Golem Palmi, da segunda divisão italiana.

Desde julho, Tifanny está em Bauru, participando dos treinamentos e se recuperando fisicamente. Em dezembro, a oposta foi contratada pela equipe, e fez sua estreia no dia 10, contra o São Caetano, pela última rodada do primeiro turno da Superliga. Depois, foi destaque na vitória contra o Pinheiros e recebeu o troféu Viva Vôlei, marcando 25 pontos.

A atleta vem recebendo muito carinho do povo brasileiro, sobretudo dos seus fãs, que a apoiam mesmo nos jogos fora de casa. No entanto, Tifanny vem sendo alvo de muitas declarações polêmicas, como a da ex- jogadora Ana Paula, que declarou que a jogadora não poderia atuar na Superliga feminina, por acreditar que seu gênero de nascimento lhe favorece perante às outras mulheres no esporte.

Mas a lei é clara: se a atleta transexual fizer a transição e possuir menos de 10 nanogramas no sangue, poderá atuar no voleibol feminino em todo o mundo, mesmo sem ter feito a cirurgia de mudança de sexo. Para ter uma ideia, a oposta tem apenas 0,2 nanogramas do hormônio.

Tifanny já havia jogado as Superligas A e B masculinas no Brasil (Juiz de Fora e Foz do Iguaçu), além de atuar por outros campeonatos nas ligas da Indonésia, Portugal, Espanha, França, Holanda e Bélgica antes de fazer a transição de gênero, concluída quando defendia um clube da segunda divisão belga. Tifanny começou a sua transição no final de 2012, passando pela cirurgia de mudança de sexo em 2014, e nos anos seguintes fez o tratamento hormonal, finalizado em 2016.

O blog Ouro de Tolo entrevistou a oposta, ao fim da partida entre Fluminense e Vôlei Bauru. A coluna Golden Set acredita que o amor deve vencer sempre o preconceito, e apoia a atleta e pessoa Tiffany. Confira abaixo a conversa com a atenciosa atleta, que sonha em atuar pela seleção brasileira.

Ouro de Tolo: Tifanny, o que você poderia comentar da partida?
Tifanny Abreu: Eu já esperava um jogo difícil. É um time que defende muito bem e vem com muita força no ataque. Foi um bonito jogo para se assistir, mas no final elas venceram. Nós cometemos muitos erros. Agora, é seguir em frente, porque a Superliga é longa.

Ouro de Tolo: Como você analisa o seu desempenho nessas três partidas que você jogou pelo Vôlei Bauru?
Tifanny Abreu: Eu estou em uma crescente. Melhorando os treinamentos. Espero ajudar sempre a equipe, para que possamos conquistar mais vitórias.

Ouro de Tolo: Tifanny, como tem sido o carinho dos fãs e da torcida de Bauru?
Tifanny Abreu: Os fãs são maravilhosos. Eu estou realmente encantada com todos eles. Eles estão demais! Fizeram vídeos maravilhosos de apoio a mim. E eu estou super feliz com todos eles.

Ouro de Tolo: Inicialmente, você veio para o Vôlei Bauru para se recuperar fisicamente, participando dos treinamentos do grupo desde julho. O que te motivou a aceitar a proposta da equipe?
Tifanny Abreu: Eu tive uma proposta legal. E eles cuidaram muito bem de mim. Então, foi muito bom ter ficado aqui, perto da minha família. Há muito tempo eu não passava o final de ano com a família. Foi ótimo ter ficado no Brasil.

Ouro de Tolo: Tifanny, você realizou a sua transição fora do Brasil, ficando muito tempo fora do país. Como foi voltar a morar aqui?
Tifanny Abreu: Então, foi tudo novo para mim de início, mas me acostumei novamente com o calor do povo brasileiro e estou feliz de estar aqui.

Ouro de Tolo: Qual o recado que você dá para quem está passando pela mesma situação que a sua, e quer seguir no esporte sendo trans?
Tifanny Abreu: Jamais desista. Se você buscar o seu espaço, você vai conseguir. As pessoas vão te dar o seu espaço no momento certo.

Ouro de Tolo: Tifanny, o que você pensa a respeito das declarações de que você não poderia jogar a Superliga feminina?
Tifanny Abreu: Essas declarações são pensamentos deles. Eles podem pensar, mas têm que primeiro respeitar. Não deve desrespeitar a pessoa Tifanny, nem faltar com o respeito à jogadora. Só espero que respeitem a lei, que é antiga, e que eles guardem o pensamento para eles.

Fotos: Gisa Alves/ Neide Carlos/ Marcelo Ferrazoli/ Vôlei Bauru

[related_posts limit=”3″]

22 Replies to “Tifanny: quebrando barreiras na Superliga feminina brasileira”

  1. Muito legal a materia
    tive a oportunidade de conversar com a Tifanny no ultimo treino do Bauru contra o Fluminense
    pessoa muito legal e trata muito bem as pessoas

  2. Essa tifanny arrasaaaaa quero ela no sesc próxima temporada 😆, Vanessa vc lacrou na reportagem parabéns 👏👏👏

  3. Parabéns pela matéria, Vanessa. Além de informativo, seu texto é suficientemente sensível em desnudar as principais vertentes do assunto, fomentando o debate sem inflamá-lo. Por mais reportagens assim!

  4. Parabéns Van ótima matéria! Desejo muito sucesso Tifanny!!! Não vi jogando ainda mas gostaria de ver jogo!!

    1. Parabéns Van ótima matéria! Desejo muito sucesso Tifanny!!! Não vi jogando ainda mas gostaria de ver jogar!!.

  5. Muito boa a matéria!!! Agr eh esperar Tifanny na seleção :) Duas opostas de força 0/ Vamu com tudo pro Mundial!!!

  6. Mesmo cheio se tabus estamos em um país com mentes formadas… quero que a Tiffany consiga alcançar os objetivos dela pq provavelmente ela tenha lutado muito pra isso,e já que está fazendo acontecer devemos apoiar!! Ótima matéria Huback

  7. Em relação a opinião da Ana Paula não acho que foi polêmica. Ela tem o direito de Opinar. E assim , como ela acredito que haja sim , uma desvantagem. A parte hormonal não invalida o morfofisiologico .os ossos , músculos são masculinos..em uma recuperação, em uma dieta e etc o organismo masculino responde diferente do feminino.
    Creio que uma liga exclusiva deveria ser criada.
    Se for falar de igualdade. A FIVB deve deixar de ser hipócrita e começar a pagar as premiações iguais.
    Já que as mulheres recebem bem menos do que os homens. Aliás, o 3° lugar masculino e recebe muito mais que o 1° lugar feminino.

    Princípio da igualdade é ” tratar os desiguais na medida das suas desigualdades. E, aos iguais na medida das suas igualdades.

  8. Seja bem vinda, Tiffany ao vôlei feminino ! Você é exemplo do rompimento das barreiras do preconceito.
    Parabéns pela bela reportagem, Vanessa!

  9. Vanessa, arrasou em mais uma ótima matéria. Um assunto polêmico mas também muito delicado e você soube com maestria contornar as dificuldades que é lidar com assunto tão impregnado de preconceito. Esse assunto ainda vai causar muito. Parabéns, Huback!

  10. Gostei da matéria e achei as perguntas bem pertinentes. No vôlei não há espaço para preconceito. Se a atleta segue o regulamento temos que torcer para que ela tenha sucesso e venha a reforçar o vôlei brasileiro. Parabéns, Vanessa!!!

  11. Oie Vanessa Huback e Tiffany Abreu, ficou excelente a matéria. Eu já tinha visto também a da Veja São Paulo “VITÓRIA HISTÓRICA” e fala de toda a trajetória da Tiffany. Não tive ainda a oportunidade de vê-la atuando pelo Bauru ao Vivo. Só pela TV e gostei muito e um maravilhoso reforço. Praticamente ganhou o jogo contra o Pinheiros. Mas agora no segundo turno quando o Bauru vir a Sampa, faço questão de ir assistir. A gente só lamenta esta falta de respeito né? Acabamos de ter uma novela na Globo só falando disto e fazendo a sociedade se dar conta do assunto. E mesmo assim não aprendem! Mas o que ela falou é a mais pura verdade: “O AMOR DEVE VENCER O PRECONCEITO” e viveremos um mundo melhor com certeza! Parabéns! Beijooos. VITAL

Comments are closed.