Enfim se encerra a procissão…

…Um campeonato chato, muito chato, talvez o campeonato brasileiro mais chato que já existiu e o Corinthians tem nada a ver com isso se tornando com toda justiça e merecimento campeão. Culpa dos outros 19 clubes e da Libertadores.

Sim, Libertadores, esse sonho brasileiro e pesadelo de nosso campeonato. Na segunda rodada do brasileirão o Palmeiras já poupava o time visando a competição sul americana e vários times fizeram isso por inúmeras rodadas. O Grêmio abriu mão da competição para se dedicar as copas, Libertadores e Copa do Brasil, conseguindo triunfo na Liberta. Ver times reservas em campo tornou-se algo corriqueiro tendo como acréscimo o fato de mais times terem se classificado para a Libertadores 2017 e por consequência mais times poupando.

O aumento na Libertadores 2017 atrapalhou o brasileiro e o excesso de vagas atrapalha para 2018 também. Ficou muito mais fácil se classificar e o que era merecimento virou obrigação. São Paulo e Bahia, décimo primeiro e décimo segundo apenas na competição chegam a última rodada com chances. Graças a classificação para a final da Sul Americana do Flamengo é capaz do nono colocado se classificar. Nono, quase meio de tabela.

Em cima está tudo decidido, os quatro primeiros já estão lá, o quinto também já está na fase de grupos, a briga vem do sexto para baixo.

A classificação dos sonhos agora é o sexto lugar que dá diretamente vaga nos grupos na Libertadores. A posição hoje é do Flamengo, mas vejo o Vasco favorito por ter um adversário que luta por mais nada enquanto um cansado Flamengo terá que jogar contra um desesperado Vitória na Bahia.

O Flamengo que fez um investimento milionário pode ficar sem vaga na Libertadores via brasileiro e ainda acabar atrás da Chapecoense que um ano atrás nem elenco tinha, menos mal para o rubro negro que a temporada não acaba domingo para ele e pode mesmo com tudo isso acabar o ano campeão e com muitas recompensas para 2018 como Recopa e Copa Suruga.

O Botafogo passa por um momento esquisito, parece ter acabado suas forças, tem a vantagem de pegar um Cruzeiro reserva e por isso vejo Vasco e Botafogo mais próximos das duas vagas hoje. Flamengo vencendo a Sula pode levar a Chape para a Libertadores, o que seria sensacional. O Atlético está de olho nessa vaga já que pega um Grêmio reserva e de ressaca enquanto a Chape pega um desesperado Coritiba.

No Z4 tudo indefinido. Vitória, Coritiba, Sport e Avaí brigam pela fuga. Vitória e Coritiba tem mais pontos, mas pegam times que brigam por algo, Sport joga em casa contra um desmobilizado Corinthians, Avaí pega fora um descansado Santos. Acho que o Sport escapa, o outro pode ser o Vitória dependendo do fôlego do Flamengo.

Enfim saberemos todas as respostas nesse domingo. Chega ao fim o inusitado campeonato que premiou quase todo mundo e teve o dedo como símbolo. Pois, é, agora é com o dedo do destino e convenhamos.

É melhor que com o dedo do Rodrigo.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

[related_posts limit=”3″]