Categorizado | Golden Set

Torneio das Quatro Nações e a Busca Pelo Mundial

titulo handebol

Esse final de semana foi de título no handebol feminino em São Bernardo do Campo. A cidade recebeu o III Torneio das Quatro Nações, que contou com as participações de Brasil, Chile, Portugal e República Dominicana.

Essa foi a primeira partida da seleção brasileira de handebol feminino esse ano, após o fim da temporada europeia – continente a qual 13 das 21 jogadoras convocadas atuam. O Brasil sagrou-se campeão novamente da competição, após ganhar por 35 a 29 de Portugal, nesse domingo.

A seleção brasileira venceu os três jogos, tendo apresentado maior dificuldade na final, contra Portugal. Os dois primeiros jogos, contra o Chile (40 a 13) e a República Dominicana (36 a 9) não apresentaram grandes dificuldades para as atletas, que ainda estão em começo de preparação para os torneios seguintes esse ano.

Durante os jogos foi feito um rodízio das jogadoras, para dar oportunidade a todas de mostrarem seu trabalho, uma vez que para o Pan- Americano da Argentina, que começa dia 18 de junho, a lista das atletas será composta por apenas 16 nomes.

Com a aposentadoria da seleção de Dara e Dani Piedade, dois pilares da conquista do Mundial de 2013 na Sérvia, esse novo ciclo olímpico está passando por uma renovação, com muitas caras novas e outras que não estavam sendo lembradas nas últimas convocações.

Dentre os novos nomes, estão jogadoras como a ponta esquerda Dayane Rocha (São Bernardo), a goleira Gabriela Moreschi (Larvik – Noruega), a armadora esquerda Mariane Fernandes (São Bernardo) e a pivô Tamires Costa (Pinheiros). Recentemente foi contratado o técnico espanhol Jorge Dueñas, que assumirá a seleção a partir de agosto. Dueñas tem como principais conquistas o bronze tanto no Mundial do Brasil-2011 como nas Olimpíadas de Londres-2012.

Como não poderia ser diferente, a torcida deu um show à parte, sendo muito calorosa com as jogadoras, que retribuíram os fãs com autógrafos e fotos após as partidas. Destaque para a presença dos fieis torcedores do handebol feminino, os Chapolins Brasileiros. São um grupo de cerca de 11 torcedores de Belém, no Pará, vestidos de Chapolin Colorado com as cores do Brasil, e que acompanham as competições esportivas desde o Pan- Americano de Guadalajara, em 2011. Devido à receptividade das jogadoras de handebol feminino após a conquista do ouro em Guadalajara, eles passaram a acompanhar as atletas nas demais competições pela seleção.

Os três jogos do torneio foram importantes para dar ritmo e entrosamento para o novo grupo, que está ainda com pouco tempo de treinamento, mas que terá que brigar por uma vaga no Mundial de Berlim-2017, no Pan- Americano de Handebol, na Argentina. Na final contra Portugal, a equipe cometeu muitas falhas na defesa.

Após o torneio das Quatro Nações e o amistoso da última terça feira, a Seleção segue em treinamento até a sexta-feira (16) e, no sábado (17), viaja para a Argentina para a disputa do Pan, em busca de uma vaga no Mundial.

Após o jogo de sábado, contra a República Dominicana, o Ouro de Tolo entrevistou a goleira Babi (Vaci NKSE – Hungria). A jogadora comentou sobre a sua escolha como capitã da equipe e o que esperar do Brasil no Pan da Argentina.

“Eu me sinto muito honrada por estar desempenhando essa função no grupo. Essa função foi executada por muito tempo e com muita perfeição pela Dara. Estou muito feliz por ter sido escolhida como capitã pelas meninas e agora vou tentar fazer o possível para tentar ajudar a equipe. A gente está passando por uma renovação, mas estamos com um grupo muito certinho. Estamos fazendo um bom trabalho, apesar do pouco treinamento e eu tenho certeza que a gente vai buscar esse título”, afirmou a atleta.

A goleira também comentou sobre o carinho dos torcedores brasileiros, em especial os Chapolins. “Não tenho nem palavras para falar dos Chapolins. Eles estão sempre nos acompanhando. Em novembro estivemos com eles em Belém, foi maravilhoso e surpreendente. O ginásio para 12 mil pessoas estava lotado. Estamos muito felizes pelo handebol estar alcançando esse patamar, e de tantas pessoas estarem nos acompanhando. Agora é o recomeço de uma nova era no handebol, que esperamos por tantos anos e para a gente é pura felicidade saber que as pessoas estão torcendo por nós e acompanhando o nosso trabalho”.

A armadora esquerda Duda, eleita melhor jogadora do mundo em 2014, falou um pouco da sua felicidade com o tricampeonato da Champions Legue pelo Gyor, da Hungria. “Foi como se fosse a primeira vez. Eu fiquei feliz igual. Ficarei o verão todo europeu com sorriso de orelha a orelha. Foi uma temporada excelente para mim e para todo o time. Eu fico muito agradecida de fazer parte desse time, que está sempre buscando títulos, e ano que vem vamos em busca do tetra”.

A armadora também deu a sua opinião sobre a conquista de Rogério Moraes, primeiro brasileiro a ganhar a Champions League Masculina, e a evolução do handebol masculino brasileiro. “A gente esta conquistando o mundo. Não só o feminino, como o masculino também. É muito legal eles quebrarem essa barreira, conquistando um título da Champions no masculino. O Rogério tem muito talento e é muito novo ainda. Se fizer um bom trabalho, ele será um dos tops do masculino também nos próximos anos. E essa temporada acho que o masculino será ate melhor que o feminino. Os homens apresentaram um handebol melhor que o nosso nas olimpíadas. Vieram com uma base muito boa e acredito que essa geração vai apresentar bons resultados”.

Imagens: Cinara Piccolo/ Photo & Grafia

8 Respostas para “Torneio das Quatro Nações e a Busca Pelo Mundial”

  1. Veronica Correia de lira disse:

    Amo handebol, matéria mais uma vez MT bem escrita, parabéns Vanessa

  2. Luciana Amanda disse:

    Adorei! Espero que seja um grande ciclo para os meninos e as meninas do nosso Hande!

  3. Rodrigo Costa disse:

    Bacana ver esportes que praticamente não recebem apoio algum gerando resultados ao nosso país. Torcer por mais triunfos para as meninas, elas merecem!

  4. Evelin disse:

    Show de bola, parabéns as meninas pela conquista. E parabéns Van por mais essa excelente matéria

  5. Daniele Souza disse:

    Show!!! 👏👏

  6. Rosana disse:

    O jogo e a entrevista maravilhoso.

  7. Poliana disse:

    Show arrasou na matéria Van e parabéns as meninas pela a conquista 👏👏👏👏👏😀

  8. Cláudia Gomes disse:

    Bela matéria!!!

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visitas

Facebook