Não dá pra dizer que o Brasil chegou ao fundo do poço porque somos um país criativo e sempre capaz de nos auto-surpreender. Perto da criatividade brasileira, o melhor seriado da Netflix parece episódio do Chaves de tão previsível.

Pois bem, todo mundo já viu o que vem ocorrendo. Entre perplexidade e ironias, vamos vivendo esses últimos dias esperando o capítulo seguinte. Demorei o máximo que pude para escrever essa coluna porque a chance de estar desatualizada domingo é enorme, mas vamos lá.

Acabou o governo Temer, pelo menos eticamente, moralmente acabou. Não dá para duvidar da política nacional, mas apesar de achar quase impossível Michel Temer levar seu governo até o fim não dá para duvidar de nada.

Mas algumas pessoas e empresas desceram do governo, principalmente, as Organizações Globo desceram do governo. A Rede Globo, assim como a Globonews,  adotaram uma posição severa contra o governo e o Jornal “O Globo” em seu editorial pediu sua renúncia e dificilmente alguém consegue governar sem a Globo.

Acredito que seja uma das situações mais prováveis. Vejo o governo Temer com dois finais mais condizentes, a renúncia ao notar que não tem mais pra onde correr e a cassação da chapa Dilma/Temer em 6 de junho pelo STE. O que pesa contra a renúncia é perder o foro privilegiado, provavelmente Michel Temer seria preso algumas horas depois, mas a pressão pela renúncia ficará grande se a crise política não se encerrar.

Ainda tem gente que tenta defender, fala em diálogos inconclusivos, mas pera lá!! Está bem claro o diálogo mesmo com um cara cheio da grana como o dono da JBS não conseguir fazer uma gravação decente. O estímulo a manter a mesada ao Eduardo Cunha (sempre ele) e pior, receber no Palácio na calada da noite um investigado pela justiça assumindo diversos crimes para o presidente da República e esse em vez de se indignar, mandar investigar não só fica quieto como diz “ótimo”.

O impeachment de Michel Temer seria o impeachment mais justo de todos os feitos no Brasil até hoje, mas o mais difícil de sair também pela corja que temos no congresso. Continuo dizendo que tenho poucas dúvidas que cairá, mas e aí? O que ocorrerá depois?

A Constituição diz eleição indireta, com qualquer pessoa podendo se candidatar e o congresso, esse mesmo congresso cheio de acusados da lava jato, elegendo o presidente de forma indireta e esse concluindo o mandato que vai até 1 de janeiro de 2019.

Esse mesmo congresso que até hoje é comandado por Eduardo Cunha. Pensem só o que esse cara sabe dos políticos para fecharem acordo com ele de 500 mil por semana durante 20 anos??Em eleição indireta essas pessoas vão escolher nosso presidente.

Dá pra aceitar isso? Aceitar que esse congresso sujo em mais uma negociata eleja um deles? Você se sente seguro em uma eleição assim? Está na hora desse povo que dorme em berço esplêndido desde 1500 acordar. Por muito menos povos bem mais valentes que o nosso derrubaram o país.

O congresso tem o poder de fazer e votar uma emenda de eleições diretas e isso que devemos exigir. Pelo menos nesse momento é hora de pararmos com “coxinhas” e “mortadelas”, de “manifestação com selfie com PM e patos” e “manifestação de vermelhos para manter mamata”. Esquerda e direita tem uma coisa em comum, o ódio a Michel Temer. A esquerda lhe chama de golpista e a direita de resquício do governo PT Então ou fazemos alguma coisa ou casos como o “Friboigate” continuará nos fazendo de babacas. Todo mundo, de todos os partidos ganhando dinheiro e rindo da nossa cara.

Eu estou cansado de ser feito de babaca e acredito que você, mesmo tendo ideologia contrária a minha, também. Que possamos voltar as urnas e tentar de novo e se errarmos que seja por nossa consciência, por nossa vontade, que não nos imponham um presidente em um grande acordo. Vamos nos unir para tirar Temer e fazer as diretas, depois cada um defendendo seu lado e seus candidatos na urna.

Pois é, trinta e três anos depois teremos que voltar as ruas pedindo eleições diretas porque o Brasil não soube lidar com a democracia. Não pensei que teríamos que fazer isso. Mas nunca é tarde para tentar acertar.

Diretas já!!

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

[related_posts limit=”3″]

2 Replies to “Diretas já”

Comments are closed.