Que os legados da Copa e da Olímpíada seriam poucos, as pessoas sãs já sabiam. É evidente que vibramos no período das duas competições, nos emocionamos, torcemos, mas quem tinha um mínimo de sanidade sabia que chegaria uma conta após os eventos e o pós-eventos poderia ser bem decepcionante.

Mas não vou negar. Nem nos meus piores pesadelos imaginei que fosse ser tão ruim.

A Copa não deixou legado nenhum. Por mais que alguns ufanistas tentem puxar legado e falar que ficaram coisas boas do evento, não, não ficaram nem esportivamente nem economicamente. Além de tomarmos uma tunda de 7 a 1 sendo humilhados em casa e vermos que o nível do nosso futebol não melhorou, ganhamos de presente um monte de arenas sem alma. Lindas no princípio, mas sem nenhuma história, nenhum charme, que aos poucos foram se transformando em elefantes brancos e nem lindas são mais, já que mostram seus primeiros sinais de abandono.

A Olimpíada deixou um pouco. A linha 4 do metrô é um ganho, assim como o VLT, apesar de ainda não ser o que pode, e a melhoria do Centro da cidade. Mas é pouco, muito pouco. A vila de Deodoro está fechada, da Barra também e as modernas arenas construídas viraram enfeites na decoração da cidade. Não conseguimos mais fazer Flamengo x Vasco no basquete porque as modernosas arenas não podem ser abertas. Uma cidade que acabou de sediar uma Olimpíada não tem arena para um simples jogo de basquete.

Os fanáticos encontrarão alguma desculpa para tudo que falei acima, o.k., mas e para aquele único espaço que foi usado para a Copa e a Olimpíada e foi roubado do povo carioca? O Maracanã?

O Maracanã acabou, amigos. Aquele estádio mítico, gigantesco, o maior do mundo que unia todas as tribos, os ricos e pobres na emoção do gol, que tinha a geral e aquelas figuras folclóricas, o espaço que todos nós fomos apaixonados acabou por causa dessa porcaria de Copa do Mundo que hoje tenho certeza que não valeu de nada (Enfiem o OEO OEA sabem aonde…). Por causa da Copa e da Olimpíada destruíram um dos nossos maiores amores, maiores orgulhos gastando um bilhão e trezentos para fazer um estádio frio, sem alma, um “Coxinha stadium” onde pessoas tiram selfies e gritam “Eu acredito”.

Pior do que isso. Estamos arriscados até a não ter mais esse paquidérmico sem alma porque depois de gastarem um bilhão e trezentos milhões dos cofres públicos, do nosso dinheiro, para destruírem o Maracanã, agora lhe abandonaram. Num jogo que envolve política, dinheiro, corrupção e tiragem de corpo da reta, o estádio está sem luz, sem segurança, sem nenhum tipo de proteção sendo a cada madrugada roubado tanto em produtos do “New Maraca” como TVs de Led como acervos históricos de nosso amor assassinado, como o busto de Mario Filho.

Os ladrões entram e levam tudo na cara de pau porque os ladrões que destruíram o Maracanã não estão nem aí para ele. O governo empurra para a Odebrecht, a Odebrecht na “Rio 2016”, a “Rio 2016” no governo e assim dia a dia o Maracanã definha como um doente terminal e ninguém faz nada. Vários querem assumir o Maracanã, entre eles Flamengo e Fluminense, dois dos clubes mais populares do Brasil e dois protagonistas de sua história, e por ganância e falta de sensibilidade quem poderia tomar decisão, não toma.

Hoje o Maracanã é um local sem lei, é terra sem dono porque ninguém quer assumir a merda que fizeram. Acabaram com um local popular, do povo, para fazer um estádio caríssimo, que custa muto dinheiro para manter em dia toda superficialidade e babaquices que inventaram para um local que estava perfeito para quem lhe amava.

Eu só vejo hoje um jeito para o Maracanã. Flamengo e Fluminense junto com seus parceiros assumindo o estádio, dar a quem entende de futebol mesmo. Se não fizerem isso e continuarem enrolando, o 1,3 bilhão vai pro ralo e será preciso uma outra grande reforma para resolver o que estão fazendo agora. E ninguém vai preso!!!

Talvez a solução seja um “Ocupa Maracanã”. Ocuparam tantos locais públicos, então que se ocupe o Maracanã, que ativistas entrem lá, que os “sem teto” entrem lá para morar. É o único jeito do dono aparecer porque aí com certeza alguém vai pedir reintegração de posse e aí é hora de pegar o maldito.

Basta do que estão fazendo com o Maracanã, basta com o assassinato que estão fazendo com a UERJ e com tudo que envolve o estado do Rio de Janeiro. Podem ter certeza que essa história não vai acabar bem. Não se faz revolução com passeios na orla e tirando selfie com o poder público e as pessoas começam a perceber isso.

De todo o coração. Eu preferia que não tivesse tido Pan, Copa e Olimpíada e que o Maracanã fosse ainda aquele que conhecemos um dia. O preço pago foi muito alto. Alma vendida para o diabo.

Devolvam nosso Maracanã, seus vagabundos!!!

Devolvam nosso Rio de Janeiro!!!

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

One Reply to “O Maracanã destruído”

Comments are closed.