Eis que surgiu uma nova rivalidade no futebol brasileiro.

Palmeiras e Flamengo nunca foram “clubes camaradas”. O Palmeiras é aliado do Vasco e Flamengo era do Corinthians até alguns anos atrás. As torcidas de Palmeiras e Flamengo entraram em confronto várias vezes e os times tiveram algumas disputas marcantes, principalmente nos anos 90, quando em 1999 o Palmeiras eliminou o Flamengo da Copa do Brasil nos minutos finais de uma partida com um gol irregular e alguns meses depois o Flamengo venceu a Mercosul contra o time paulista no antigo Palestra Itália.

A rivalidade se acirrou no ano passado e esse ano se encaminha para ser a maior do futebol brasileiro. Começou com a disputa entre eles pelo título brasileiro. Gaiata, a torcida do Flamengo lançou o “cheirinho” dizendo que conquistaria o título mesmo em nenhum momento sendo líder do campeonato. A torcida do Palmeiras se doeu, lançou o “siga o líder” e quando conquistou o título se vingou debochando do “cheirinho ” ao ponto do presidente Paulo Nobre cheirar a taça antes de erguer.

Não parou aí. Inegavelmente Palmeiras, Atlético Mineiro e Flamengo tinham os melhores elencos do Brasil em 2016 e os dois novos rivais decidiram encorpar mais ainda seus plantéis. O Palmeiras, mesmo sendo campeão, contratou diversos jogadores, entre eles Guerra, Felipe Melo, Michel Bastos e William Bigode. O Flamengo contratou menos, mas, além de não perder ninguém fundamental, ao contrário do Palmeiras, que perdeu Gabriel Jesus e Cuca, contratou para posições carentes, como a reserva da lateral esquerda com Trauco e os excelentes Rômulo e Darío Conca.

Deve vir mais um atacante para o Flamengo, que também dará chances aos seus bons jogadores da base. O Palmeiras pode ser que ainda traga um 9, mas não é nada certo. Os dois devem ser mais ou menos os elencos atuais e sem dúvidas são grandes forças do nosso futebol.

Além disso, tem outro fator que acirra a rivalidade. As gestões dos dois clubes. Palmeiras é hoje o clube mais endinheirado do Brasil. Paulo Nobre emprestou dinheiro ao clube por juros baixos que deram a oportunidade que o clube enchesse seu caixa e ficasse com uma boa situação financeira. Paulo Nobre saiu, mas o Palmeiras tem outro ponto a seu favor que é a Crefisa e seus donos que são apaixonados pelo clube, lembrando um pouco a relação do Fluminense com a Unimed, e tendo assim o maior patrocínio único do país.

O Flamengo não teve essas oportunidades, mas também se ergueu. Depois de alguns anos “apertando os cintos” começa a afrouxar aos poucos e usar a tática inteligente, mas que enerva a torcida, de ter paciência oriental para contratar. Observa as oportunidades de mercado, usa a favor seu bom momento estrutural, o CT que é um dos mais modernos do país e atrai bons jogadores em fim de contrato sem gastar em rescisões.

O clube ainda está no vermelho, ainda é endividado, mas não é mais desesperador e como hoje lucra por ano mais que a dívida consegue trabalhar melhor. Além disso, tem fechado ótimos contratos que lhe fazem ter o maior “patrocínio plural” do país juntando todos os seus parceiros fora seu contrato de televisão.

As torcidas perceberam tudo isso e se provocam, brigam, principalmente em redes sociais. O mais curioso é que nenhuma das duas torcidas assume essa rivalidade dizendo que a outra é que se incomoda com ela. Evidente que existe e a maior prova é esse incômodo. Recentemente Felipe Melo, cria do Flamengo, acirrou ainda mais essa rivalidade indo para o Palmeiras. As torcidas sabem que seus clubes são protagonistas esse ano (o que não quer dizer necessariamente que ganharão algo), e que um pode atrapalhar os sonhos do outro.

Sem dúvidas para os padrões do futebol brasileiro atual são dois grandes elencos. Palmeiras tem Prass, Mina, Zé Roberto, Felipe  Melo, Moisés, Tchê Tchê, Dudu, Guerra, Michel Bastos, Jean, Barrios… O Flamengo tem Muralha, Réver, Jorge, Rômulo, Arão, Diego, Conca, Mancuello, Guerrero, Everton, Éderson… Citei onze de cada lado como poderia citar mais jogadores. Esse jogadores seriam titulares em quase todos os times do futebol brasileiro e alguns nem são.

Acho o Flamengo com jogadores mais estrelados, mais craques, com mais poder de decisão, mas acho o Palmeiras com uma quantidade  maior de bons jogadores, o tipo de elenco que pode mudar as peças com mais tranquilidade sem cair o nível. Teoricamente o Flamengo tem mais jogadores para decidirem um confronto mata x mata e o Palmeiras para comandar um campeonato de pontos corridos. Repito, tudo na teoria. Outro ponto a favor do Palmeiras é ele ter estádio e o Flamengo não. Está mais que na hora de o Flamengo resolver esse problema.

Vamos esperar para ver. O que dá para dizer é que nesse momento um confronto Flamengo x Palmeiras pararia o país.

Mas isso é só mais pra frente.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

[related_posts limit=”3″]