Felipe Massa anunciou o fim de sua passagem pela Fórmula 1 ao término desta temporada. Serão, portanto, oito corridas para o torcedor brasileiro se despedir de um piloto que, além de talentoso, mostrou muita dignidade ao longo de 14 temporadas na categoria.

Os críticos costumam argumentar: como pode ser digno alguém que abriu mão de vencer para beneficiar Fernando Alonso e Kimi Raikkonen? Bem, a história da Fórmula 1 mostra que o jogo de equipe – embora condenável em muitas circunstâncias – faz parte, não sejamos hipócritas. E o piloto no fim das contas é o mais prejudicado.

Por isso mesmo, pelas vezes em que estive com Felipe o entrevistando, pelos relatos elogiosos unânimes ao caráter dele que recebi de meus colegas nesses anos todos, pelo respeito a ele no paddock da F1, e pela coletiva honesta e sem rodeios que deu para anunciar sua saída, sim, Massa mostrou muita dignidade.

massahamiltonNo começo, pagou o preço do noviciado na Sauber, depois cresceu aos poucos, conquistou uma vaga na Ferrari, aprendeu com Michael Schumacher, enfrentou Kimi Raikkonen de igual para igual, venceu corridas e ficou perto do título, quase morreu num acidente, depois sofreu com Fernando Alonso na Ferrari e ajudou a Williams a ressurgir. Não é pouco.

Não foi campeão em 2008 pelas circunstâncias. Errou em duas provas (Malásia e Inglaterra), sim, mas tinha a vitória na mão na Hungria até o motor quebrar – quando Massa já tinha reduzido o ritmo -, e em Cingapura a liderança estava tranquila até que uma armação da Renault causou um safety car e um pit stop apressado e desastroso da Ferrari. O título de 2008 teria ficado em ótimas mãos se Massa tivesse sido campeão.

O Brasil teve três gênios (Fittipaldi, Piquet e Senna) e fomos acostumados a vencer com muita regularidade. Quando vieram Barrichello e Massa, dois ótimos pilotos mas não gênios, as críticas muitas vezes foram exageradas. Eles cometeram erros na carreira? Sim, mas diminuir seus méritos em se manterem por muito tempo na F1 com bons resultados só se explica pelo prazer do brasileiro em espezinhar os outros.massawilliams

E Massa foi digno em decidir abandonar a Fórmula 1 sem mágoas, sem desculpas, sem inimizades. Fez o seu melhor dentro da pista. Em certa fase da carreira, esse melhor quase foi o melhor de toda a Fórmula 1. O acidente, por mais que Felipe negue ter afetado sua saúde ou pilotagem, se constituiu num divisor de águas como mostram os números.

Felipe ainda vai curtir essas oito provas que faltam pro fim de sua trajetória na Fórmula 1, e não tenho dúvidas de que vai curtir ainda mais uma nova fase em alguma outra categoria do automobilismo.

Porque ele merece ser feliz!

3 Replies to “Vai ser feliz, Massa!”

  1. Esse episódio em Cingapura é aquela pilantragem envolvendo Flávio Briatore, Fernando Alonso e Nelsinho Piquet?

      1. Obrigado Fred! Putz, nunca me liguei nisso, de que essa pilantragem pode ter tirado o título do Massa… Já não gostava do Briatore por fazer dessas desde 94, agora detesto!

Comments are closed.