Embora a Cerimônia de Abertura seja apenas amanhã, desde ontem as competições de futebol já se iniciaram. Este editor chefe esteve na rodada dupla do Engenhão para Suécia e África do Sul e Brasil e China e faz alguns comentários.

Na chegada, chamou a atenção a venda de bebidas e comida a metros do estádio, no Setor Leste. Normalmente isso não é permitido durante os Jogos, mas pelo menos ontem não houve repressão. Ambulantes também eram vistos a metros do estádio vendendo bandeiras e outras bugigangas.

Na entrada não conferiram a meia entrada e todo mundo que tinha consigo crianças de até 12 anos, como era meu caso, pôde entrar pela fila preferencial. A revista poderia ter sido mais rigorosa: vi sanduíches e até uma long neck de Heineken dentro do estádio.

20160803_140848Um ponto de atenção é que o estacionamento do Norte Shopping não é uma opção: tive muita dificuldade de encontrar vaga. Em dias de lotação máxima será impossível parar ali. Hoje irei testar o combo “BRT + Trem” para acessar o estádio.

Dentro do estádio, a orientação para encontrar seu lugar estava bem falha. Demorei um bocado para achar os meus e tinha muita gente com ingresso de categoria B sentado onde eu estava, que era A. Aliás, os nossos lugares em si deveriam ser B, mas esta é outra história.

20160803_142915A venda de bebidas estava a contento, mas perto de onde ficamos (fui com minhas filhas e meu pai), as opções de alimentação eram muito escassas. Os copos temáticos de cerveja fizeram muito sucesso, e havia de diversas modalidades disponíveis. Basta comprar uma cerveja e o copo vem junto.

Uma dica é comprar tudo o que for utilizar no dia de uma vez só: para retirar estava bem mais rápido que para comprar. Ao contrário do que foi testado, o cartão recarregável não foi adotado como solução.

20160803_174906Os placares eletrônicos instalados são de ótima definição. Mesmo ainda com o dia claro se conseguia visualizar perfeitamente o que estava no ponto oposto ao que me encontrava. O Engenhão não é exatamente o melhor lugar para se assistir a uma partida de futebol, por causa da distância entre as cadeiras e o campo de jogo; mas deu para se ver perfeitamente.

Outro ponto de atenção: quem tem ingressos de categoria A para a final dos 100 metros rasos do atletismo e ficar no Setor Leste verá a prova pelo telão. A prova será em frente ao Setor Oeste e a visibilidade é quase nula. Como havia escrito antes, no setor Leste as categorias mais baratas do segundo e terceiro níveis darão uma melhor posição para se assistir a esta prova.

20160803_144206Sobre os jogos em si, obviamente o futebol feminino está em um estágio de desenvolvimento inferior ao masculino, mas as partidas em si foram agradáveis. Cheguei no meio da preliminar entre Suécia e África do Sul e do que vi observei uma partida bastante disputada e que teria terminado em zero a zero não fosse uma trapalhada daquelas de almanaque da goleira sul africana.

Quanto à Brasil e China, incentivada pela torcida nossa seleção “colocou o chicote na mão” desde o início e a vitória por 3 a 0 poderia ter sido até mais ampla. A tendência é que o Brasil saia com o primeiro lugar da chave com alguma tranquilidade, fugindo assim das maiores potências até as semifinais.

20160803_162706A torcida fez uma farra. Com os preços de ingressos acessíveis, se viu uma diversidade que reflete muito mais o povo brasileiro que a “classe média alta coxinha” esmagadora maioria durante a Copa do Mundo. Outro ponto que me chamou a atenção foi o número de casais lésbicos, bastante expressivo – e sem nenhuma demonstração de homofobia que eu tenha visto, o que é salutar.

Perto de onde estava havia um grupo de pessoas gritando que “a melhor [jogadora] chinesa é a de olhinhos puxados” durante Brasil e China, ou “a melhor sueca é a loira” na preliminar. Olas a todo instante e ao final da partida da nossa seleção os gritos de “olé” se fizeram presentes.

20160803_171706Depois em Belo Horizonte a torcida ironizou a goleira americana Hope Solo cantando “olê olê olê olá… zika, zika…”. Este, pelo visto, será o espírito dos Jogos Olímpicos.

Uma coisa é certa: a Rio 2016 já começou. E poderei dizer a meus netos que vi o primeiro evento competitivo das Olimpíadas realizadas em nossa cidade.

E está só começando! Abaixo, o registro dos hinos nacionais de China e Brasil.

Imagens: Ouro de Tolo

[related_posts limit=”3″]

18 Replies to “Rio 2016: Dia “-2” – Engenhão”

  1. Migão,
    Alguma observação sobre maquinas fotograficas. Tinha somente celulares, ou viu maquinas?
    Gostaria de levar uma powershot que não é profissional, mas estou com medo, pois os manuais não são muito claros.

      1. Obrigada. Ficamos na expectativa de sua matéria sobre o trem para Deodoro. Descer na vila Militar ou em Magaslhaes Bastos.

  2. Na minha entrada vi várias pessoas com as calças na mão, fizeram a galera tirar até o cinto, hahaha.

    E tentei comprar cerveja logo após o jogo, e me informaram que eu não poderia comprar pois “já estamos fechando”. Esse não entendi, pq não deixar a venda de bebidas aberta até uns 30 minutos após o jogo? Talvez seja pra evitar do pessoal ficar por lá bebendo, mas tão jogando dinheiro fora assim.

    1. Esse é um ponto que irei abordar em post. Faltou um pouco de bom senso à maioria dos concessionários de bares

  3. Cheguei cedo, 11h. Consegui vaga tranquilamente no norte shopping.

    Mas sofri com o problema do setor leste. Tive que dar a volta para o oeste, com meu avô de 80 anos. Simplesmente disseram que o leste não iria abrir. Depois parece que conseguiram quebrar o cadeado com um alicate.

  4. Olá! Vi que não pediram carteira de estudante, mas conferiram o nome do documento com o do ingresso, pelo menos?

      1. Ninguém conferiu nada, embora tenha havido alguns relatos de que no Maracanãzinho conferiram meia de idoso. A mim não pediram nada

  5. O estacionamento fica aberto até que horas? Pois os jogos que terminam a meia-noite voce consegue entrar no shopping para pegar o carro? Obrigado

  6. Fui nesse jogo! Muito legal. Fui na categoria C mesmo. Fiquei atrás do gol do Brasil no primeiro tempo! Mesmo do alto a visão é boa! As arquibancadas são bem inclinadas!

Comments are closed.