Já se passaram quase cinco meses desde que a série desta coluna “Primeiro olhar sobre a Delegação Brasileira na Rio 2016” foi ao ar, na semana do Natal. Várias competições ocorreram nesse tempo, algumas coisas mudaram e  outras se consolidaram. Então, faltando apenas dois meses e meio para a cerimônia de abertura no dia 5/8 no Maracanã, é momento de efetuarmos uma revisão no que foi dito lá na primeira série.

Como bônus, aproveitando que alguns esportes já divulgaram suas programações completas, darei algumas dicas de ingresso para acompanhar fortes nomes da delegação brasileira, quando possível.

Atletismo

Classificados: salvo nos revezamentos, a classificação no atletismo é feita atingindo os “índices olímpicos”. O atleta que atinge o índice, estabelecido previamente pela IAAF, entre os dias 01/05/2015 e 11/07/2016 terá vaga assegurada nos jogos até o limite de 3 do mesmo país por prova. Caso a quantidade de classificados ultrapasse o limite, o Comitê Olímpico Nacional é livre para escolher os 3 nomes que irão participar.

27 de fevereiro - Rio de Janeiro - Marcha Atlética. Foto: Ivo Lima/MEPara os revezamentos, serão 16 países classificados para cada prova: os 8 finalistas do mundial de revezamentos de 2015 e os 8 melhores ranqueados em 12/07/2016. O Brasil foi finalista nos 4 revezamentos olímpicos e por isso já tem vaga assegurada em todos.

Chances de medalha: a única chance óbvia, que concorre inclusive ao ouro, continua sendo Fabiana Murer no salto com vara.

Duda voltou de lesão em fevereiro e sequer conseguiu o índice olímpico ainda. É difícil acreditar que um atleta que sequer conseguiu o índice ainda faltando menos de 100 dias para os Jogos vá disputar medalha neste momento. É uma situação que requer monitoramento, pois uma mísera boa marca e as expectativas mudam, mas até o momento não dá para colocar como “chance real”.

Thiago Braz, no salto com vara masculino, tem boas marcas em 2015, que em tese podem ser marcas de uma medalha, mesmo que não dourada. Mas falta ainda fazer uma grande marca em uma competição top, nas quais ele ainda tem uma série de decepções.

Caio Bonfim, 6º colocado na marcha atlética de 20km também é um bom nome para disputar medalhas, ele ficou a menos de 1min do medalhista de bronze nessa prova e em marcha atlética 1min não é uma distância gigantesca.

A partir daqui as chances passam a ser de azarões, que ficam naquela lista dos que “correm por fora”: os dois revezamentos 4x100m e os três maratonistas masculinos, apesar do percurso escolhido não lhes serem favoráveis. Talvez a Erica de Sena, também na marcha atlética de 20km, possa ser um “tiro longo”, mas apesar de resultados interessantes em Copas do Mundo e no Mundial (ela também foi 6ª colocada), a diferença para as medalhistas é um pouco maior do que a de Caio.

Sobre a atual fase do atletismo brasileiro, o melhor resumo foi dado em um diálogo entre o apresentador do Sportv Luiz Carlos Jr. e o comentarista da modalidade, Lauter Nogueira. Segue abaixo um resumo do diálogo ocorrido minutos depois do início do revezamento da chama olímpica em Brasília (retirado da minha cabeça, logo com algumas possíveis pequenas diferenças):

Luiz Carlos Jr: “Lauter, vamos aproveitar para fazer uma análise das chances do Brasil no atletismo da Rio 2016?”

Lauter: “Você quer isso mesmo?”

Luiz Carlos: “Bom… Vamos pelo menos falar de atletismo, né Lauter? Se fosse para falar de natação eu tinha convidado o Pussieldi.”

Badminton:

Classificados: Ygor Coelho (simples masculino) e Lohanny Vicente (simples feminino).

Chances de medalha: tendentes a zero.

Basquete

Classificados: equipes masculina e feminina já classificadas pela vaga de país sede.

Chances de medalha: aqui nada mudou muito, a equipe masculina tem boas chances de disputar semifinais e é uma aposta possível para ganhar o bronze junto com outras 3 ou 4 seleções, enquanto a seleção feminina está muito mal.

15/01/2016 - Rio de Janeiro, RJ, Inauguração da Arena Carioca 1 - Parque Olímpico. ©Daniel Zappe/MPIX/CPB

A grande novidade aqui é que já temos as chaves definidas. No masculino o Brasil no Grupo B ficou com Espanha, Argentina, Lituânia, Nigéria e um país a ser definido no qualificatório mundial que, invariavelmente será uma seleção forte.

Ou seja, o grupo é pedreira pura e todos apenas rezam para que o Brasil não termine em 4º, pois provavelmente enfrentaria os Estados Unidos nas quartas de final e complicaria as chances de medalha. Terminando em 2º os Estados Unidos seriam o adversário das semifinais. Em 1º ou 3º, o cruzamento com os EUA só em uma eventual final.

Obs: isso tudo considerando que os EUA confirmem o favoritismo e terminem em primeiro no outro grupo, o que parece mais certo que a rotação entre dia e noite neste momento.

Já a seleção feminina ficou no grupo A junto com Japão, Austrália e mais 3 países vindos do qualificatório final. O prognóstico continua o mesmo: uma passagem para as quartas de final já seria inesperada.

Dicas de ingresso: a Fiba já soltou a tabela provisória do basquete, com as datas exatas e com o que seria o esboço da ordem das partidas nos horários. O Ouro de Tolo porém apurou nos bastidores que a discussão está grande e deverá haver pelo menos umas duas alterações de horário no esboço apresentado, especialmente de partidas do Brasil. O 1º jogo seria as 14h15m, o 2º as 19h e o 3º as 22h30.

Boxe

Classificados: Patrick Lourenço (até 49kg), Julião Henriques (até 52kg), Robenilson Vieira (até 56kg), Robson Conceição (até 60kg), Joedilson Teixeira (até 64kg), Michel Borges (até 81kg), Juan Nogueira (até 91kg) e Adriana Araújo (até 60kg).

Chances de medalha: aqui também não tenho grandes novidades, minhas fichas continuam apostadas em Robson Conceição e Adriana Araújo, já que a Clélia Costa, medalhista no mundial de 2014, está suspensa por doping.

1024px-Table_Tennis_Riocentro_Pan_2007Porém ainda vale a advertência que fiz em dezembro: o boxe é um esporte que adora reservar surpresas olímpicas e com a mudança de regras, as surpresas estão ainda maiores. Ninguém está entendendo os julgamentos das lutas com as novas regras e prevejo raios e trovões nos Jogos Olímpicos. Ou seja, tudo pode acontecer.

Além disso, sempre há as surpresas, algumas boas outras ruins, dos chaveamentos. Em Londres, Robson se ferrou justamente no chaveamento quando enfrentou o campeão na primeira rodada.

Canoagem Velocidade

Classificados: a classificação aqui é do país e não nominal.  Brasil já está classificado no K1 500m fem., K1 1000m masc., C1 200m masc. e C2 1000m masc.

Chance de medalha: aqui também nada mudou, especialmente quanto o cuidado ao comentar sobre.

Naturalmente as chances de medalha do Brasil ficam com o bi campeão mundial do C1 500 e atual campeão mundial da C2 1000m (junto com Erlon Silva), Isaquias Queiroz. Na minha opinião, Isaquias é o melhor atleta olímpico brasileiro da atualidade. O detalhe é que a C1 500 não é prova olímpica, então Isaquias está focando na C1 200m, prova na qual ele é o atual medalhista de bronze no mundial.

Porém o que poucos sabem é que Isaquias é o único canhoto em um mar de destros e as condições mais comuns da Lagoa Rodrigo de Freitas (palco da canoagem em 2016) pela manhã, horário das finais, são terríveis para canhotos.

A Lagoa é um microclima à parte e é impossível prever com a mínima precisão o que ocorrerá no dia, ainda mais que ela é fortemente influenciada pela maré do Oceano Atlântico; logo pode ser que no dia em si da competição tudo esteja perfeito para Isaquias e péssimo para o resto. Mas fica o alerta para evitar decepções desnecessárias.

Dica de ingresso: a final do C-1 200m, prova na qual Isaquias está entre os favoritos é no dia 18 de agosto as 9h da manhã no Estádio de Remo da Lagoa. No momento em que escrevo tem ingressos a vontade para as 3 categorias de preço: A, B e C. A categoria C custa apenas 100 reais e ainda tem a possibilidade de pedir meia-entrada. A categoria A está em 210 reais, um preço nada ruim para um esporte com chances de medalha brasileira.

Como a competição é de manhã, ainda dá tempo para, depois da canoagem, partir para o Parque Olímpico e não perder nada. Salvo o badminton, todas as principais competições na Barra nesse dia só começam depois das 14h.

Marina-da-Gloria-credito-Renato-Sette-Camara-Prefeitura-do-Rio-1Canoagem Slalom

Classificados: classificação aqui é do país e não nominal. Brasil classificado no K1 fem., K1 masc. C1 masc. e C2 masc.

Chances de medalha: sem mudanças aqui também. As chances são pequenas, mas existem. Há uma atleta que estou de olho há algum tempo, a Ana Sátila. Os jogos do Rio 2016 com certeza não serão seu ápice, afinal ela tem apenas 20 anos. Porém ela já desponta no cenário internacional desde os seus 16 anos de idade, quando foi a caçula da delegação brasileira em Londres 2012.

Sátila vai bem tanto na canoa como no caiaque, mas infelizmente a canoa feminina ainda não é prova olímpica. No último mundial ela foi 13ª colocada e é uma boa aposta para surpresa. A chance de medalha é bem maior em 2020, mas eu não descarto a possibilidade desse prodígio aprontar algo já no Rio.

Dica de ingresso: a sessão da final de Ana Sátila é no dia 11 de agosto no Centro de Canoagem Slalom de Deodoro as 12h30.  No momento que escrevo tem ingressos categoria B (R$ 180 reais) e categoria A (R$ 260 reais) a vontade. Como o estádio de canoagem é em frente a estação de trem de Ricardo de Albuquerque e o Maracanãzinho é bem próximo da estação de trem do Maracanã, é perfeitamente possível emendar a canoagem na sessão noturna do vôlei, às 20h30.

Amanhã, a segunda parte.

Imagens: Arquivo Ouro de Tolo

[related_posts limit=”3″]

9 Replies to “Atualização da Delegação Brasileira na Rio 2016 – Chances de Medalha e Dicas de Ingressos”

  1. Olá Pedro,

    Sobre o basquete, qual o seu palpite para os jogos dos EUA?

    Não seria mais interessante para a NBC que os jogos dos EUA fossem sempre as 22:30 para pegar o horário nobre lá?

    1. Não necessariamente, Xará.

      Ao menos nos 4 primeiros jogos, se os Estados Unidos jogarem as 22h30, o jogo será concomitante com as finais da natação, carro-chefe da transmissão olímpica da NBC, que começam as 22h.

      Para a NBC o ideal seria, ao menos nesses 4 primeiros jogos o horário anterior das 19h. Para o último jogo da 1ª fase talvez o horário de 22h30 seja o melhor mesmo, mas não até o dia 13/08, quando acaba a natação.

      1. Se a TV americana quiser transmitir alguma das 4 finais com americanos é so dividir a tela por um tempo rápido com o basquete. Não acredito que deixariam de ver o basquete para ver natacao em tempo integral. Já o jogo 2 do Brasil se mudar seria uma grande pena pq ja ne programei sair do tênis e ver Brasil x Espanha em seguida.

        1. Se eu fosse apostar em alguma mudança nesta tabela do basquete, seria estes jogos do Brasil saindo das 22:30

  2. Boa noite Pedro!

    Acredito que as maiores chances de Isaquías sejam na prova de 1000m e na prova de duplas, não? A prova de 200m ele sequer ia “remar”, remou no mundial apenas pra garantir uma vaga pro Brasil, e como foi muito bem passou a cogitar competir também nessa modalidade em 2016, mas acredito que prova que ele tenha mais chances continue sendo a de 1000m!

    Abração!

    1. André,

      A prova individual de canoa é a C1-1000, veja que eu não a elenquei nas provas na qual o Brasil está classificado. Por isso Isaquias não é favorito na C1-1000, porque o Brasil não disputará a C1-1000. No que o Isaquias classificou a C1-200, o Brasil perdeu a vaga na C1-1000m.

      Isaquias e Erlon estão na 1ª lista de favoritos na C2-1000m depois do título mundial do ano passado. Eu diria inclusive que as chances de medalha são maiores na C2-1000m do que na C1-200m. Não incluí a C2-1000m na dica de ingresso simplesmente porque nesse momento os ingressos para ela estão esgotados.

      1. Desculpe amigo, mas eu não entendi direito… o Brasil não vai disputar o C1-1000m ? como assim o Brasil perdeu a vaga? quer dizer que o Isaquias não vai estar no CF001 e CF002 ?

        1. Fabiano,

          Foi bom você comentar o assunto novamente pois tivemos novos desdobramentos nessa confusão nesse final de semana. Recapitularei a história desde o início para que todos entendam a confusão.

          A primeira informação sobre classificação que se tem para qualquer edição dos Jogos Olímpicos ocorre dois anos antes, quando o COI em conjunto com o Comitê Organizador e a federação internacional da modalidade publicam o documento “Qualification System” (Sistema de qualificação). Nesse documento, um para cada modalidade, é explicado como será preenchida cada uma das vagas disponíveis nos Jogos Olímpicos.

          No caso da canoagem, como em todos os outros, esse documento foi publicado em julho de 2014 e pode ser visto no próprio site da Federação Internacional de Canoagem: http://www.canoeicf.com/sites/default/files/2014-07_-_rio_2016_-_qualification_system_-_final_-_canoe_sprint_-_en.pdf

          Nesse documento o item D cuida da parte da vaga do país-sede. nela diz que “Caso o Comitê olímpico Nacional da sede dos Jogos não consiga obter uma cota de atleta em cada respectiva categoria (ou seja, caiaque masculino, caiaque feminino e canoa masculino) ela receberá uma cota de atleta nos seguintes eventos:

          – Caiaque Masculino (C-1) 1000m”

          O que eu entendi é que, se o Brasil classificar uma canoa qualquer, ele perderá o direito a essa vaga de país sede. Pois bem, o Isaquias foi medalha de bronze na C1-200m no mundial de 2015, o que o qualificou para os Jogos Olímpicos nesse evento.

          O meu entendimento, e ao que parece o do editor de canoagem da Wikipedía em inglês, pois está igualzinho lá, é que ao conseguir essa vaga na C1-200m, o Brasil perdeu a vaga na C1-1000m. Essa vaga iria para a França.

          Porém, neste domingo a Confederação Brasileira de Canoagem soltou uma reportagem em que confirma que Isaquias irá disputar 3 provas: a C1-200m, a C1-1000m e a C2-1000m. Essa reportagem pode ser vista aqui: http://www.canoagem.org.br/imprensa/noticia/titulo/equipe_brasileira_de_canoagem_velocidade__canoa_masculina__participa_de_ultima_competicao_antes_do_rio_2016/paginas_id/166/noticias_id/2872

          Como a ICF (Federação Internacional de Canoagem) é uma das poucas federações internacionais que decidiu não divulgar, ao menos publicamente, listas parciais de classifcação olímpica, não tenho nenhuma certeza.

          Os fatos estão expostos.

Comments are closed.