Confesso que não sabia muito bem como iniciar essa coluna, mas acho de bom tom primeiramente me apresentar, já que sou nova por aqui. Me chamo Fernanda Jardim, sou de Belém do Pará e corintiana roxa. Conheci o blog Ouro de Tolo através do colunista e amigo Aloisio Villar e desde então passei a acompanhar o conteúdo do blog pelo twitter e facebook.

Além disso, sou estudante de Biologia na Universidade do Estado do Pará, bolsista de iniciação científica na área de oncologia e voluntária em um grupo de pesquisa sobre análise da saúde funcional. E foi justamente isso que me credenciou a ter um espaço neste blog para falar de algo muito importante: saúde.

Não sei tudo, não sou especialista em nada – muito longe disso, estou apenas começando e gostaria de compartilhar com vocês o pouco que sei. Claro que não poderia deixar de agradecer ao editor chefe Pedro Migão pela oportunidade e dizer que encaro esse desafio com muita responsabilidade. Pois bem, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

size_810_16_9_cidade_de_belem_vista_do_rio_guamaEscolhi um assunto para a minha primeira coluna, três, na verdade, que estão muito ‘’na moda’’: Zika vírus, Dengue e Chikungunya, transmitidos pelo temido e versátil mosquito Aedes aegypti. Antes de falar dos sintomas e cuidados que devemos ter para nos prevenirmos, é prudente conhecermos melhor um pouco do vetor dessas três doenças, o mosquito. Mais precisamente, a fêmea do mosquito.

20151214_22817_001_10_daniel_carvalho-87109Basicamente, o ciclo de vida do Aedes aegypti pode ser dividido em duas fases: a fase aérea, na qual os mosquitos estão adultos e a fase aquática, na qual estão englobadas as fases de ovos, pupas e larvas. É justamente por isso que devemos tomar cuidado com o acúmulo de água parada, pois o mosquito necessita desse ambiente para sua reprodução. Além disso, o mosquito está muito bem adaptado à vida nas grandes cidades.

Quando adultos, os machos do Aedes aegypti se alimentam da seiva de plantas e somente a fêmea está adaptada com aparelho bucal capaz de sugar o sangue. Essas fêmeas são mais ativas durante o dia, o que não significa que você não possa ser picado a noite, mas é muito mais provável que isso aconteça durante o dia. Já durante a fase aquática, os ovos podem sobreviver até um ano depois que depositados em água parada e podem ser transportados por grandes distâncias. As larvas nascerão dos ovos e se alimentam de matéria orgânica na água. As pupas não se mexem nem se alimentam; ficam na água até o surgimento de novos mosquitos para que esse ciclo todo recomece.

Agora que já falamos um pouco do mosquito, podemos falar das três doenças que ele transmite. A mais conhecida é a dengue, que pode ser causada por quatro sorotipos diferentes de vírus, o DEN-1, DEN-2, DEN-3 E DEN-4. Por isso, fiquemos atentos, podemos pegar dengue mais de uma vez. Basicamente, temos três formas de manifestações clínicas dessa doença. A dengue clássica, com febre acima de 39°C, dor de cabeça, dor no corpo, nas articulações de forma moderada, podendo surgir manchas vermelhas na pele e dor nos olhos. A dengue hemorrágica tem os mesmos sintomas, mas com o agravante de aparecerem vômitos, náuseas, dor abdominal e hemorragias. O Choque da dengue é uma forma bem mais grave, na qual somada a todos os outros sintomas, surge insuficiência cardíaca, podendo a pessoa evoluir a óbito rapidamente.

CDC-recomendacoes-sobre-o-Zika-virus-para-gestantes-ou-mulheres-que-estao-pensando-em-engravidarO vírus da Zika não tem origem brasileira; muito provavelmente veio da África e se instalou e adaptou aqui muito bem, devido às condições ambientais semelhantes. Em 2015, explodiram vários casos da doença no nosso país, com alarmes da mídia, Ministério da Saúde e até mesmo a OMS. A situação piorou bastante com a suposta associação do vírus com a microcefalia e a síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune grave que afeta o sistema nervoso. Eu digo suposta associação porque ela ainda não foi definitivamente comprovada.

Na última sexta feira saiu uma matéria nos meios de comunicação, a qual dizia que um grupo de pesquisadores visualizou o vírus da Zika atacando neurônios. Essa é, até então, a associação mais forte encontrada. Mas o melhor cuidado com nossa saúde ainda é a prevenção, então, futuras mamães, cuidado redobrado. Os sintomas da Zika são febre, mal estar, dor de cabeça leve, manchas vermelhas intensas e inflamações nos olhos.

A Chikungunya é um pouco menos conhecida. Não há relatos no meio científico de mais de um sorotipo. É transmitida também pelo Aedes albopictus. Os sintomas são febre alta e súbita, cansaço intenso, inchaço nos membros, dor nas costas, manchas vermelhas e dor nos olhos. Como os sintomas das três doenças são clinicamente parecidos, é importante a procura imediata de postos de saúde e não se automedicar.

Essas são algumas das características das três doenças e do Aedes aegypti. Na próxima coluna eu falo de prevenção e vacina contra a dengue. É isso aí, meus caros leitores, espero que tenham gostado e que nós nos entendamos bem.

Até a próxima.

2 Replies to “Dengue, Zika Vírus e Chikungunya”

Comments are closed.