Então vocês acham mesmo que vão passar a vida inteira tendo uma babá? É isso mesmo? Pois eu digo que esse privilégio (e não direito) precisa e vai acabar. Pois se pretendemos tornar esse país mais justo e igualitário, menos violento e mais educado, iremos sim, atacar os mais ricos.

Mas acredite, não é nada pessoal. A foto foi tirada por acaso; poderia ser outro casal da zona sul. Mas ela, a maldita foto, expressa muito bem o teor da desigualdade desse país. Ou vocês acham mesmo que isso é comum em algum país desenvolvido, han?meritocracia

Pois é, nós não te odiamos. Odiamos a reprodução diária de um legado que insiste em não passar. Da super exploração da mão-de-obra barata que, para se ter um pouquinho de dignidade, tem que se desdobrar sábados e domingos para colocar o pão em casa. Se sujeitar a limpar a casa e os filhos dos outros (você sabe limpar cocô de neném, Claudio?). Essa senhora que cuida dos seus filhos, muito provavelmente terá muito mais intimidade com eles do que você.

Mas ela, mora longe, bem longe. Ela representa milhões de brasileiros que tem que sair de suas casas para servir uma elitezinha nos finais de semana e feriados. Ela, a senhora da foto, poderia estar curtindo os filhos e netos, se no bairro onde ela mora tivesse condições mínimas de saneamento, saúde e lazer, educação pública de qualidade (que não dê apenas suco e bolacha na merenda. Ou você acha mesmo que só Alckimn faz isso, hein? Suspeitas de desvio de merenda são mais antigas que mensalão!). Se ela tivesse um trabalho digno durante a semana teria o merecido descanso nos final dela.

charge_divida_publica11Essa foto representa a realidade de milhões de brasileiros que não tiveram a “sorte” de ter um sinhozinho bondoso como você, Cláudio. Mas você está muito bem! É banqueiro, trabalha numa instituição que teve muitos lucros em plena crise! UAU! Que mérito, não? Crise pro povo, dinheiro pro banco! Mas a crise não é de todo mundo?

Por qual motivo alguns tiveram lucros, e outros, a extrema maioria, tiveram sua renda diminuir? Metrô aumenta, gasolina aumenta, tudo aumenta. Claro, sangra quem trabalha e recebe menos, um salário mínimo. Aos endinheirados com privilégios, apenas é um pequeno incomodo. E isso pode ser “legal”, mas não é justo. Porque não acaba com a desigualdade, muito pelo contrário; ela é acirrada.

10351314_1077636455644971_7979464979493430529_nOs bancos vivem as custas desse mesmo Estado que você tanto repudia. Bancos tem a complacência de governos, sobretudo petistas, que lucraram como nunca na história desse país. Não tem como forjar. Você deveria estar agradecendo Lula e Dilma por ter essa situação. Mas o discurso vazio e efêmero de ser contra a corrupção é muito utilizado por grupos fascistas. A história mostra. Como é que esse governo “ditador” e “corrupto” permite que se faça e executa a maior operação da Polícia Federal, a famigerada Lava Jato?

Nunca soube que autonomia de poderes e corrupção fosse compatíveis. Verifica lá, se na época do FHC, para quem você já trabalhou, (ou estou enganado?) se a PF tinha a mesma autonomia. No fim das contas, percebemos que a corrupção corrói todos os poderes há décadas, desde a ditadura militar. Não espere que tendo investigações só agora, há menos de 20 anos, aparecessem somente um ou dois casos de corrupção, né? A tendência é piorar, e vai aparecer mais gente mais antiga envolvido nesse mar de lama.

Por isso que é bom acabar com a corrupção tirando Dilma e PT do poder. Simples, não?

Enfim, eu me envergonho que o símbolo da desigualdade social nesse país seja a foto de dois medianos com a camisa do Mengão. Mas também pudera, né? O Flamengo deixou de ser time do povo para ser time de classe média. O povão, aquele que ia ao estádio, negro e pobre, foi expulso com a política de ingressos mais caros que ópera. Maldito seja o futebol moderno comedor de amendoim. O Flamengo é o maior símbolo da cidadania provida apenas por consumo, ou seja, não temos mais torcedores, autônomos, livres pra torcer. Temos “clientes”, com acesso a cadeira especial e numerada. Cadê a arquibancada?

classemedia_01Por fim, da próxima vez que resolver manifestar na rua, leve seu filho no colo. Sente o cheirinho de bebê, sinta seu filho. É tão bom! Deixe o cachorro em casa, pague para sua “babá” ter um descanso. Mas não venha com essa de que você nada está fazendo de “ilegal”. Pois te digo que práticas culturais mudam, as leis demoram pra acompanhar. E a prática cultural que muitos tem entendimento é de que a meritocracia, ou “ela está lá porque quer”, como você mesmo disse, não dá conta de explicar, sequer resolver o problema de desigualdade extrema nesse país.

Quando EUA se libertou da escravidão, fez reforma agrária; lá se taxam grandes fortunas. No Brasil nada disso parece que vai ser feito. Pagamos 1 trilhão e 300 bilhões ano passado para credores que mal sabemos quem são, a maioria BANQUEIROS, bancos. Isso tem que acabar, meu caro. A Auditoria da dívida, assim como foi feita no Flamengo, precisa ser feita. Precisamos investir no Brasil, e esse dinheiro virá de quem ganha mais de cem mil por mês. É o seu caso? Não? Relaxe, pois pagamos o mesmo imposto que milionários. No Brasil não se taxa a renda, mas o consumo. Absurdo!

the_edukatorsOs fazendeiros escravocratas do século XIX também consideravam “ódio”, quando viram os ex-escravizados de origem africana serem libertos de serem subjugados. Eu chamo de anseio, clamor por redução de desigualdade. Nessa sociedade ideal, pode ficar tranquilo, você terá sua casa, seu carro, e sua viagem ao exterior anual. De quebra, você vai ter momentos únicos com seus bebês, garanto que você não irá se arrepender.

Gostaria que você ouvisse essa música. Se identifica?

Classe Média, por Max Gonzaga

[N.do.E.: o banco no qual o Vice Presidente tema deste post trabalha fez empréstimos ao Flamengo nos últimos anos. No mínimo, um problema de governança. PM]

Charge: Jornal Extra

3 Replies to “Carta ao Casal Flamenguista”

  1. Parabéns pelo texto extraordinário! Se não tiver nenhum problema, pretendo compartilhar no Facebook para que mais pessoas leiam e façam uma reflexão. Parabéns!

  2. OK, mas qual o problema dela ser negra afinal? Se ela fosse branca ou parda seria mais aceitável? É pecado mortal trabalhar no fim de semana, como muita gente, independente da cor ou da dificuldade financeira, faz?

    Devo ter algum problema, porque não consigo ver o racismo e a defesa dos “privilégios da elite branca” que certas pessoas insistem em compartilhar e destilar pela Internet. Vejo apenas uma trabalhadora honesta ganhando o pão de cada dia.

    Se ela não tem condições dignas que nossa Constituição (e suas antecessoras) diz garantir, coloque na conta de todos os presidentes (incluindo as ditaduras) que tivemos nessa republiqueta fajuta em que vivemos. É função deles e dos demais políticos garantir o conforto da população e servir ao povo. Isto independe de partidos e ideologias.

    PF sempre teve autonomia. A diferença é que os governos anteriores eram mais competentes em esconder sua sujeira.

    A culpa do país ser o que é não é dos ricos e nem da classe média, mas da população como um todo. Esta sempre foi passiva quando deveria ter se levantado contra as injustiças. Nos temos uma corja política (sim, não é classe é corja mesmo) porque o povo não vale o prato em que come e os políticos são o reflexo cristalino disso. Não podemos esperar que a corrupção alta acabe enquanto mantivermos a “corrupção nossa de cada dia”, ou o popular “jeitinho”.

    E sim, o banqueiro é um hipócrita.

Comments are closed.