Infelizmente a primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro foi marcada por apresentações fracas no conjunto e, salvo uma zebra de proporções homéricas, a campeã ainda não passou.

Apenas duas das seis escolas que passaram, Unidos da Tijuca e Beija-Flor de Nilópolis, tiveram apresentações que possam ser classificadas como corretas na maior parte dos quesitos, mesmo sem terem sido arrebatadoras.

O melhor desfile da noite foi o da escola do Borel, que apresentou um belo samba-enredo, a evolução mais correta da noite e uma bateria muito bem entrosada sob o comando de Mestre Casagrande. O enredo sobre o campo (patrocinado pela cidade de Sorriso) lembrou muito o da Vila Isabel de 2013, mas foi bem contado.

Visualmente, a escola também apresentou correção nas alegorias (embora estas estivessem mais modestas) e fantasias. Mesmo sem passar a impressão de título como em outros anos, a Tijuca deixou claro mais uma vez que não depende de Paulo Barros para ser competitiva.

beijaflor2016aJá a Beija-Flor, com enredo sobre o Marquês de Sapucaí, teve como seus pontos altos o acabamento impecável de alegorias e fantasias (embora com uma queda de grandiosidade no fim) e a brilhante interpretação de Neguinho, que mostrou como um cantor deve conduzir sua escola, ou seja, preocupado em cantar o samba, sem presepadas.

No entanto, a harmonia da escola não esteve numa noite das mais inspiradas, com um canto mais tímido no fim do desfile. Mas o enredo foi passado com correção e a Deusa da Passarela deve voltar no sábado das campeãs. Título seria uma enorme surpresa.

Já a Acadêmicos do Grande Rio apresentou um conjunto visual correto, mas o enredo sobre Santos foi bastante confuso. Ficou a impressão de que havia um excesso de preocupação em exaltar Neymar e que a cidade era coadjuvante. A bateria como sempre se apresentou bem.

Num grupo inferior destaco as outras três escolas da noite, que tiveram apresentações bastante irregulares e não voltarão no sábado a não ser que algo muito bizarro aconteça. Isso pra não falar em briga contra o rebaixamento…

A Estácio de Sá abriu os desfiles com um enredo sobre São Jorge, que, se por um lado foi dividido com coerência, por outro teve um visual que não agradou. Menos pelo acabamento (sobretudo das fantasias), mais pela divisão cromática e concepção de elementos. A bateria de Mestre Chuvisco foi o destaque absoluto numa apresentação que até foi digna.

Já o desfile da União da Ilha, com o enredo “Olímpico por Natureza” teve apenas dois pontos positivos: a bateria de Mestre Ciça e a empolgação dos componentes mesmo com um samba limitado. Visualmente a concepção das alegorias não agradou e havia um excesso de cores em praticamente todos os figurinos.

Por fim, a Mocidade Independente de Padre Miguel também teve um desfile muito irregular, sobretudo nas alegorias, diria eu as piores da noite. Principalmente no fim do desfile havia elementos com claros problemas de acabamento. A escola foi outra a não ter um samba dos melhores, mas os componentes cantaram. Mas o pior a meu ver foi o enredo, muito confuso, daqueles que não pegam. Era uma tarefa quixotesca…

Como conclusão, fica a quase certeza de que a campeã não saiu no domingo, mas, claro, cabeça de jurado sempre pode surpreender. Aguardemos a segunda-feira.

18 Replies to “Só Tijuca e Beija-Flor se salvam em noite que deixa a desejar”

  1. Fred discordo completamente, acho que se tem é má vontade com a escola de nilopolis lindo desfile

    1. Luiz Augusto, o título do post diz que a Beija-Flor foi uma das que salvaram a noite e o texto fala em acabamento impecável de alegorias e fantasias. Se isso é má vontade, não sei mais o que é… Eu só não vou escrever o que você quer que seja escrito. Quem acompanha o mínimo do noticiário ou segue o dia a dia das escolas sabe que a Beija-Flor, assim como muitas outras agremiações, gastou menos para fazer o desfile de 2016, e isso até a própria escola admitiu. Por isso, ela desfilou com alegorias menores do que em outros anos, o que não quer dizer que ela esteve feia ou desfilou mal. Mas ela não desfilou como nas vezes em ela literalmente passou por cima das concorrentes como em 2001 (absurdamente não levou o título), 2005, 2007 e 2008, só pra citar quatro desfiles. Isso eu não vou escrever porque você quer.

      1. Não preciso que vc escreva nada pra mim até porque disse tudo sua escrita, sua opinião, assim como dei a minha. Mais dinheiro, menos dinheiro não quer dizer que ganhou carnaval ou perdeu. Vi ontem uma escola linda, berrando o samba com uma bela bateria fantasias lindas, componentes felizes todos bem vestidos e o samba funcionando um grande desfile luta sim pelo bi campeonato. Não sou de nilopolis, sou de niteroi e admiro a escola.

        1. O problema não é esse, a opinião é de cada um. O problema é dizer que há má vontade contra escola A ou B. É fundamental deixar isso claro, até porque, insisto, não escrevi que a Beija-Flor passou mal, ao contrário.

          1. Acontece que se houve muitos comentários maldosos sóbre a escola que na minha opinião é uma máquina de fazer carnaval, e aí passou a ser temida tendo comentários desastrosos sobre ela Há um massacre contra a escola por parte da imprensa numa tentativa de fazer a comunidade passar por antipática. Ano passado falaram tanto do ditador e do dinheiro dado a escola e esqueceram do desfile que é o que importa. Se houve crime cabe as autoridades punir os culpados, ninguém falou do dinheiro da prefeitura do Rio dado a Portela, sabe porque? Somos hipócritas e julgamos tudo de acordo com as nossas nascessidades.Enfim acho sim que foi um grande desfile da beija, quanto a dinheiro de patrocínio que a liga proíba, mas na crucifiquem uma comunidade já sofrida.

          2. Bem, então fico ainda mais tranquilo, porque aqui mesmo no OT elogiei o desfile da Beija-Flor em 2015 e considerei o título justo.

  2. A beija flor na minha opinião fez seu melhor desfile dos últimos anos briga sim por título,se nada de anormal acontecer

  3. Nilopolitanos são muito arrogantes. Dizer que isso aí foi o melhor desfile??? É uma afronta com Manoa, Caruanas, Sete Povos…

  4. Falaram num site em rolo compressor. Só se for de chatice. Sem contar o erro da dona Globo em dizer que enredo de Marquês de Sapucaí é inédito. Aham… em 1993. E foi da Imperatriz.

    A coisa só piora. Ninguém disfarça mais a preferência pela BF.

    1. Aí Rodrigo da última década manoa foi, inesquecível, e sim enredo inédito a imperatriz associou o Marques com a marques

      1. Manoa foi inesquecível. Pela excelência da escola, pela chuva que fez fantasias despencarem, pela mesma chuva que fez um alegoria “derreter” e pelo título considerado injusto.

        Se tivesse desfilado no seco, ninguém contestaria esse título da Beija-Flor.

  5. Achei a Beija-flor a melhor escola do dia, fez o seu melhor desfile na década. Não é comparável com alguns da década passada, mas foi um desfile muito bonito sobre um enredo que eu considero fraco. Como sempre a comunidade nilopolitana cantou demais. Gostei do desfile da Tijuca, mas esperava mais vibração por parte da comunidade com um samba lindo nas mãos. Acho que o diferencial da Tijuca segue sendo o Paulo Barros. Não imagino a escola campeã sem ele, pelo menos por enquanto.Sem ele, a escola é super organizada sim, uma das melhores, mas sem um diferencial para ganhar título. Achei um dia fraco no geral e me decepcionei com o desfile da Grande Rio.Esperava mais da Mocidade, mas achei interessante o enredo, que saiu do básico e tentou alguma coisa mais crítica mesmo não dando muito certo. Estácio mesmo fazendo um bom desfile ainda acho a favorita pra cair.

  6. Beija-Flor fez um desfile pesado no primeiro setor,um excesso de dourado sem fim… Eu fico com a Tijuca ,até por conta da fácil leitura das alegorias e fantasias.

  7. A questão da Beija-Flor é algo patológico, ou seja, independente da forma que ela se apresente, sempre terá criticas. Eu comparo ela com a Vai-Vai aqui de São Paulo,pois algumas vezes ambas se comportam com certa “arrogância”, mas ao mesmo tempo sabem mesmo fazer carnaval.

    Achei um bom dia de desfile, como dito nesta coluna e pelos amigos uma noite irregular. Sobre as escolas:

    Estácio de Sá

    Desfile tipica de escola oriunda do Acesso. Com poucos recursos mas com bastante garra e chão. A comunidade do São Carlos ama o pavilhão da escola e nunca deixa de prestigiar as apresentações. Já vi mais de perto três abordagens de São Jorge: Império da Tijuca em 2007, Acadêmicos do Tatuapé em 2014 e a Estácio agora. De longe a da escola carioca foi a melhor. Boas sacadas, principalmente na Comissão de Frente e a ótima bateria. Uma coisa que notei foi as vozes das interpretes femininas se sobressaindo a voz do Wander Pires. Isso de forma alguma é uma critica ou considerei ruim, só achei peculiar devido ele ser o interprete principal.

    União da Ilha

    Por incrível que pareça ainda está fresco na minha mente carnavalesca os desfiles da Mangueira em 1997, Portela 2007 e própria Ilha em 2012. Olimpíadas está se tornando as sempre presentes Amazônia, Egito e afros. Só que este ano a Ilha foi menos brilhante e competente que em 2012. Achei as alegorias simples e de concepção irregular. Destaco a comissão de frente e a bateria. O samba enredo apesar do ótimo Ito Melodia era dificil de acompanhar.

    Beija-Flor

    Grandeza e chão, canto e entrega da comunidade de Nilopolis, assim eu defino a apresentação da Beija-Flor. A marca técnica já tradicional nos desfiles, também imperou. No entanto ela demorou um pouco para dar a continuidade do enredo. Explorou demais o dourado em suas alas. Não sei de que forma um jurado é orientado ou tem o discernimento para interpretar essa “repetição”, mas vou acompanhar com atenção o quesito enredo e fantasia na apuração. Não obstante, considero a apresentação da Beija-Flor coerente para quem quer brigar por mais um título.

    Grande Rio

    O enredo era sobre a cidade de Santos ou o time dos Santos? Em vários momentos ficou dificil entender e acompanhar a linearidade proposta pelo Fabio Ricardo. A comissão de frente usou um elemento ao meu entender inédito (bola que se inflou), mas que lembrou muito a Imperatriz quando falou do Zico: o menino e o sonho de ser jogador, o jovem começando a carreira e o ápice. Para mim falar de qualquer jogador, de Maradona a Luis Fabiano, de Taffarel a Buffon, sempre vai ter essa linha. As alegorias apesar de bem concebidas e confeccionadas, não explicou bem o enredo. A cereja do bolo foi a ultima com Roberto Carlos e Mamonas Assassinas. Ponto para a ótima bateria do Mestre Thiago.

    Mocidade

    Minha Mocidade! Aprendi a gostar de carnaval com a Mocidade quando eu tinha 10 anos (Chuê, Chuá em 1991) e desde 2003 para cá me acostumei a vê-la aquem da grandeza conquistada por ela nos anos 80 e 90. É verdade que sempre tenho a esperança e este ano parecia que ia. O inicio foi promissor e aplaudi de pé na sala (literalmente) a critica da comissão de frente. A bateria e o time de canto levaram bem Padre Miguel, a comunidade cantou com vontade. O conjunto alegórico começou muito bem, mas a ultima alegoria foi digna de Grupo B da cidade de “Cafundó do Norte”. Não arrisco rebaixamento, mas não aposto em campeãs.

    Unidos da Tijuca

    Para mim o melhor samba de 2016. Já começo falando do samba, pois foi justamente o que mais me encantou na apresentação da escola. Não que os outros elementos estavam ruins, pelo contrário. Comissão de frente novamente utilizando elemento alegórico (que abomino), casal maravilhoso e nota 10 com certeza. Mestra Casagrande conduziu bem a bateria, e o samba…ah o samba… Aposto na comunidade do Borel na briga pelo título.

    Valeu amigos,

    Abraços!

  8. Nossa, que decepcionante essa sua crítica. Pensei que você fosse um bom avaliador, até mesmo pelas postagens anteriores. A noite de ontem foi simplesmente magnífica, era uma escola melhot do que a outra. O que você quer maid? Sabe fazer melhor do que foi apresentado? Não né… O único domingo fraco que eu me lembre foi o de 2010, ano em que nenhuma escola foi bem.

    1. Não existe bom ou mau avaliador, existem opiniões diferentes. Você achou o desfile de domingo uma maravilha, enquanto eu não. Não há nenhum problema nisso.

        1. Concluo que, além de mim, toda a imprensa especializada e os jurados são maus avaliadores pra você.

          Só que no fim o resultado oficial foi o seguinte:

          Do 1º ao 6º lugar – Mangueira (segunda), Tijuca (domingo), Portela (segunda), Salgueiro (segunda), Beija-Flor (domingo) e Imperatriz (segunda).

          Do 7º ao 12º lugar – Grande Rio (domingo), Vila Isabel (segunda), São Clemente (segunda), Mocidade (domingo), Ilha (domingo) e Estácio (domingo).

          – As duas únicas escolas da magnífica noite de domingo que voltarão nas campeãs são Tijuca e Beija-Flor, as que escrevi no texto que se salvaram no primeiro dia.

          – As últimas três colocadas desfilaram no domingo.

          Então, Saul Clemente, sinto muito, mas, pela sua ótica, posso dizer aqui que mau avaliador é você. Quem julgou errado foi você.

          E, por fim, lamento suas ofensas gratuitas a mim e falta de educação.

Comments are closed.