Ficou ofuscado por parte do público, que ainda estava de ressaca pela folia, mas ocorreu algo interessante no fim de semana.

Enfrentando um dos Friburguenses da vida no Campeonato Espanhol, o Barcelona meteu mais uma goleada, normal em um torneio que só tem três times. Neymar fez gol, Suárez fez gol, Messi uma cacetada de gols, também tudo normal. O inusitado ocorreu naquele que é o lance mais comum do futebol. Uma batida de pênalti.

Messi foi bater um pênalti, que não existiu, e, em vez e chutar diretamente para o gol como todo mundo faz, tocou para o lado, para que Suárez fizesse o gol.

É raro de ocorrer, dá para contar nos dedos batidas de pênalti assim. Lembro do caso lendário de Cruyff nos anos 80 pelo Ajax e um que deu errado com o Arsenal na década passada, mas é totalmente legal. Não há obrigatoriedade de chutar o pênalti de forma direta. Só não entendo porque alguém toca para o lado.

Evidente que chutar direto é melhor, por isso todo mundo faz assim. O goleiro é obrigado a ficar em cima da linha, não tem nenhum adversário ao lado. O chutador está com aquele gol enorme na frente dele podendo escolher onde chutar. Teoricamente tocar para o lado é burrice. Primeiro que não é para o lado nem para trás, tem que ser para frente, a regra diz isso. Tocando para frente dá chance do goleiro sair no “abafa” e outros jogadores entrarem na área junto com o jogador de seu time. O que pode contar a favor é o fator surpresa. O time adversário não espera por isso e até o cérebro entender o que ocorre, o time que fez tem vantagens.

Mas mesmo assim são menos vantagens que bater direto.

Se esportivamente não há vantagens, a única coisa que explica um pênalti batido dessa forma é “tirar onda”. Barcelona sabe que é um time acima dos demais, ainda mais na Taça Guanabara com grife que é o espanhol. Já golearam e fizeram gols de todos os jeitos. Faltava assim.

Não é necessariamente tirar onda com o adversário, até porque a Cabofriense da vez não incomodava em nada, mas tirar com o mundo, com ele mesmo, porque eles podem bater pênalti e fazer gols como querem.

Alegaram que foi uma homenagem ao Cruyff, como eu já disse ele bateu assim nos anos 80 e é um ídolo eterno do Barcelona, mas mesmo assim soa esquisito. Por quê num campeonato e não em amistoso?

Enfim. Acho que foi para tirar onda mesmo e não acho errado. Quem é o melhor, quem é capaz tem que fazer isso, mostrar que é, só acho hipócrita não assumir. Diz “Fiz porque quis assim e quando quiser faço de novo” e pronto.

A graça do futebol está no improviso e o time do Barcelona fez até um pênalti virar assunto.

Mas na boa. Que bom que foi o Barcelona que fez e não o Flamengo. Era capaz do Marcio Araújo tocar para o Wallace e os dois fazerem um gol contra.

Tira onda quem pode.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar