Este é um post que já se tornou tradição nesta revista eletrônica: o Guia Prático do Desfilante. Este ano, como nos anos anteriores, optei por fazer algo mais amplo e dar algumas dicas àqueles que irão somente assistir aos desfiles, em versão atualizada. Começarei, obviamente, pelas dicas aos que desfilarão.

Parte I – Desfilantes

Lembre-se, leitor, que o trabalho de um ano estará em avaliação e não será você quem irá atrapalhar, né? Não tenho intenção em esgotar o assunto, mas sim compartilhar a experiência de dezesseis anos e mais de quarenta desfiles na avenida.

Praticamente todas as escolas ainda têm vagas em alas comerciais para desfilar este ano. Dependendo do grupo, há roupas de R$ 250 a R$ 1,8 mil. Outras escolas ainda possuem vagas para desfilar como composição de carro alegórico, mas aí o custo, especialmente no Grupo Especial, é um pouco maior.

Com um pouco de sorte, se pode até buscar uma vaga em ala de comunidade em algumas agremiações, mesmo faltando dez dias para o carnaval.

1 – Retire a fantasia antes;

Lógico que isso não depende muito do desfilante, mas se puder retirar a fantasia (caso esteja pronta) cinco ou seis dias antes do desfile é bom para que se possam fazer pequenos ajustes, caso necessários.

Antes de adquirir a fantasia procure referências da ala. O risco de se envolver em uma “roubada” cai consideravelmente. Os sites oficiais das escolas, na medida do possível, também ajudam.

Aos que desfilam em alas de comunidade das agremiações, aí cabe aguardar o cronograma de entrega determinado após a sequência de ensaios. Algumas escolas já entregam suas roupas no momento em que escrevo.

2 – Chegue com antecedência;

Parece óbvio, mas não é: chegue a tempo de fazer os ajustes na fantasia e de encontrar seu lugar na ala sem atropelos. Se houver dificuldade para colocar a roupa corretamente, peça ajuda.

Para o Grupo Especial, basta estar lá quando a escola anterior estiver entrando na avenida. Nos grupos de acesso, meia hora antes é o suficiente, desde que você esteja pronto – um pouco antes se estiver nas primeiras três ou quatro alas.

20150215_0134083 – Não esteja bêbado;

Beber uma ou duas cervejas antes do desfile é salutar, relaxa e facilita. Mas não exagere. A chance de você atrapalhar a escola ou ser retirado do desfile é grande.

Pessoalmente, nos dias em que desfilo bebo uma latinha antes de sair de casa e outra quando saio das frisas para a concentração. Mas depende muito do organismo de cada um – sou forte para cerveja.

4 – Cante o samba;

Saber o samba e cantar o tempo todo é fundamental. E isto é avaliado no quesito Harmonia. Portanto, não atrapalhe a escola. Além disso, isto é cada vez mais cobrado pelas agremiações nos ensaios e no desfile em si.

5 – Sem experiência, não desfile nas pontas;

“Pontas” de ala, primeira e últimas filas são para quem tem experiência em desfilar, pois são necessárias noções do trabalho de Harmonia. Venha no meio da ala caso não tenha experiência;

6 – Esqueça as câmeras de televisão;

Ainda que seja filmado, a chance da sua imagem ser escolhida pelo diretor de edição é quase zero. Esqueça as mesmas – isso atrapalha bastante a escola.

20150213_2158197 – Tenha a fantasia inteira;

Muitas vezes pode parecer desconfortável, mas todas as peças componentes da fantasia são feitas para serem usadas. Isso também é avaliado pelos jurados. Obviamente, pequenos defeitos são normais, até devido ao transporte.

Faça a conferência antes de sair de casa ou de seu lugar na Marquês de Sapucaí para não esquecer nada. E outra coisa: você pode ser retirado do desfile caso esteja com a indumentária incompleta.

8 – Nada de máquinas, celulares e outros penduricalhos;

Tudo que não faz parte da roupa não deve estar lá e é avaliado pelo jurado. Deixe as fotos para depois. “Pau de selfie”, então, nem pensar.

Além disso, ainda que não utilizado, se ficarem à mostra celulares, máquinas e carteiras punições por parte do jurados estão passíveis.

9 – Se desfilar em mais de uma escola no mesmo dia, compre um ingresso;

Facilita demais a logística. Além disso, você pode voltar por dentro do Sambódromo, o que permite um grande ganho de tempo.

Se houver disponibilidade financeira, procure um ingresso de frisa, ainda que nos setores da Praça da Apoteose. Pode-se guardar as fantasias e fica mais fácil para se trocar de roupa. Não se esqueça de retirar a pulseira para poder retornar ao setor quando for desfilar, encontrada nos quiosques atrás de cada setor.

Nos setores de arquibancadas têm havido “guarda-fantasias” nos últimos anos, para facilitar o fluxo nos setores.

20150216_05334010 – Evite desfilar em escolas seguidas;

Só faça isso se o leitor tiver muita experiência e vier em uma das primeiras alas na escola inicial. Pessoalmente, jamais faria isso: a correria e o risco de não desfilar na segunda são muito grandes.

Aliás, para o leitor que não tem o hábito, uma escola por noite é o suficiente. No Grupo de Acesso A de 2004 cometi a loucura de desfilar em quatro escolas na mesma noite. Resultado: no Tuiuti, que era a última, passei me arrastando – e com o joelho estourado…

11 – Evite o “XY”;

Este é um dos grandes limitadores dos desfiles modernos. Tirando a turma que vem na primeira e na última fila da ala, brinque, troque de posição, evolua. Carnaval não é marcha militar. Saiba que para fazer a curva na avenida os diretores da escola farão a organização em filas. Seja paciente como eles porque eles estão mais nervosos do que nós.

Depois que entrar na avenida não só você pode como deve se movimentar em todas as direções, respeitando os limites das alas vizinhas. Não permaneça em fila. Fique atento. Olhe ao seu redor. Preencha os espaços da avenida.

Não se acumule em um lado ou outro da ala. Não se acumule na frente da ala.

12 – Um kit de costura ajuda;

Um kit com tesoura, linha e agulha ajuda para eventuais ajustes de última hora. Experimentar a fantasia quando da sua entrega, também.

11018684_10153159965664801_98613844853969944_o13 – Camisa não atrapalha;

O leitor ganhou uma camisa para desfilar. Não atrapalhe. Mantenha-se nas laterais da avenida, cante o samba, incentive o componente de ala, jamais atravesse a pista após o Setor 1 e respeite o pessoal da Harmonia. Você tem de dar exemplo aos demais desfilantes.

Normalmente o pessoal com mais experiência acaba sendo solicitado para ajudar na Harmonia de alas. Não faça cara feia. Ajude.

14 – Alimentação;

Consuma coisas leves. Deixe aquele lauto jantar para após o desfile. Mas também não esteja de estômago vazio. Após o desfile, procure se reidratar com isotônicos ou água de coco, que repõem sais minerais.

15 – Sem stress;

Deixe para depois. Brinque, divirta-se, cante. É carnaval!

Obviamente não esgoto o assunto, mas o leitor que seguir estas dicas terá um desfile bastante tranquilo.

Para os leitores que gostariam de saber onde irei desfilar, digo abaixo a minha programação.

Sábado, Grupo de Acesso: Império Serrano (Harmonia de ala);

Segunda Feira, Grupo Especial: Portela (Diretoria);

Além disso, os colunistas Carlos Gil e Aline Pessoa desfilam no Império Serrano.

Parte II – Para Quem Vai Assistir

Finalizada a parte referente ao desfilante, algumas dicas a quem irá somente assistir aos desfiles na Marquês de Sapucaí. Ainda há ingressos de arquibancada disponíveis tanto para o Grupo Especial como o Grupo de Acesso, com a venda sendo realizada no Setor 11 do Sambódromo. Somente dinheiro é aceito.

1 – Acesso aos Setores Pares;

É feito bem próximo à estação Praça Onze do Metrô. Se o leitor não estiver levando fantasias para desfilar, a melhor opção é pegar o metrô e descer nesta estação. Os táxis não credenciados deixam bastante longe dos acessos, e os credenciados, obviamente, são mais caros;

20140704_1034272 – Acesso aos Setores Ímpares;

Feito por baixo do viaduto que leva ao túnel Santa Bárbara (setores 3, 5 e 7) ou próximo ao quartel da PM (9, 11 e 13). Ao contrário dos setores pares, o metrô – estação Central – deixa um pouco distante do acesso. Os táxis não credenciados deixam um pouco mais perto. Por outro lado, o trem é uma opção, embora deixe no mesmo lugar da estação do Metrô.

3 – Jamais vá de carro.

Simples: não tem como estacionar. Há um edifício garagem para duas mil vagas no prédio novo da Ambev, mas não está disponível ao grande público. Aliás, o Sambódromo deve ser um dos únicos locais importantes de entretenimento do mundo sem uma única vaga de estacionamento.

O outro prédio que estará aberto, na Rua Benedito Hipólito, somente será para veículos com credenciamento da Liesa. Curiosamente, é onde deixo meu carro para trabalhar no dia a dia.

Ou seja: esqueça.

4 – Se for desfilar, use o táxi especial;

Há cooperativas de táxis especiais, com tarifa mais cara, mas que por estarem credenciadas deixam a pessoa na entrada dos setores. Se estiver com fantasia, é a melhor solução – evita longas caminhadas. As cooperativas cadastradas são publicadas na imprensa na semana do carnaval.

Pessoalmente, como moro em um bairro que não tem transporte coletivo nem em dia normal, será a opção que irei utilizar. Uma dica, se for se utilizar deste serviço, é marcar o táxi antes – à tarde.

5 – Diferenças entre os Grupos

Em dias de Grupo de Acesso, o tempo até o Sambódromo costuma ser um pouco menor, pois o entorno fica com trânsito menos complicado. No Especial recomenda-se sair de casa mais cedo. Lembre o leitor que for assistir ao primeiro dia de desfiles do Acesso (sexta) que ainda haverá o trânsito de saída do Rio neste dia, o que é mais um fator complicador. Em 2015 saí de casa duas horas antes e cheguei com o desfile já iniciado…

Horário de chegar ao Sambódromo: depende do lugar em que estiver. Se for de arquibancada, recomendo chegar cedo se quiser ficar perto das grades, principalmente no Grupo Especial. Já nas frisas, como o lugar é marcado, pode-se chegar mais perto do horário de início dos desfiles. Uns 20 minutos antes é suficiente.

Nos dois dias do Grupo de Acesso o início será às 21:45 horas e, no Grupo Especial, às 21:30. Pretendo estar na Sapucaí uns 20 a 30 minutos antes do início.

20150215_2301386 – Apetrechos a serem levados;

Uma bolsa térmica com bebidas, alguma coisa para se comer, uma capa de chuva, uma camiseta e um par de meias se estiver chovendo, máquina fotográfica ou filmadora. Nas arquibancadas uma almofada pequena é recomendável. Se o leitor usa óculos, como eu, um boné é indispensável em caso de chuva.

Nada de guarda chuvas, por favor. Só atrapalha. E bebidas em latas ou garrafas de plástico – garrafas de vidro são proibidas. Teoricamente há um limite, mas na prática o limite da quantidade de latas ou garrafas plásticas é a capacidade da bolsa térmica – isopores são proibidos.

O crachá com o ingresso deve ser utilizado o tempo todo.

7 – Se for desfilar;

Retire a pulseira que permitirá o retorno ao seu setor após o desfile, nos quiosques atrás de cada setor. É indispensável.

Nas arquibancadas há locais para se guardar as fantasias. Para as frisas, as mesmas são guardadas no local, o que facilita na hora de trocar de roupa – para quem está na arquibancada a estrutura é zero.

Não se envergonhe em ficar apenas de roupa íntima nas frisas ou embaixo das arquibancadas. Afinal de contas, é Carnaval.

Se for desfilar na primeira ou na segunda agremiação de cada noite, saia de casa já fantasiado. Entre em seu lugar, deixe suas coisas e saia para a concentração, sem esquecer de pegar a pulseira – assim se consegue retornar por dentro do Sambódromo após desfilar.

20150215_2202358 – Aprenda os sambas;

Procure ouvir os sambas antes do desfile. Cante com a escola. Incentive o desfilante, se estiver nas frisas.

9 – Divirta-se;

Cante, brinque, respeite. Seu direito começa onde termina o do outro.

10 – Onde Migão estará;

Grupo de Acesso e Especial Setor 3, Fila A no Acesso e B no Especial, com a equipe do Ouro de Tolo.

O Ouro de Tolo terá uma cobertura especial de carnaval, com análises e fotos exclusivas, além de “tempo real” no perfil do Twitter @BlogOurodeTolo. Prestigie!

Dúvidas? Coloque na área de comentários.

Imagens: Arquivo Ouro de Tolo

29 Replies to “Guia Prático da Sapucaí – Versão 2016”

  1. Parabéns pelo Manual Migão. De longe melhor que qualquer um que a Liesa, LigaSP, Globo.com ou qualquer site sobre carnaval possa disponibilizar.

        1. Vou ver se monto (não vai ficar pronto pra 2016, mas em 2017 o Migão pode ter disponível) um KMZ (arquivo do Google Earth) com essas informações básicas: pontos de metrô, ônibus, onde é a entrada de cada setor, onde os táxis credenciados deixam, onde os táxis comuns podem levar…

          Ah! Uma dúvida: banheiros. Em todos os setores existem??

          1. Seria ótimo, porque não sei mexer com programas de imagens e assemelhados. Sobre os banheiros, existem sim em todos os setores, mas os do lado ímpar estavam precisando de uma boa reforma – espero que tenham feito.

  2. Para quem vai nos setores pares,tem um estacionamento ao lado do centro de convenções da Sul-america,com facil acesso pelo rio comprido,quando fui ver o desfile do especial ,tinha pessoas cobrando o preço do estacionamento rotativo ai do rio.Já no ano passado levei uma turma para sair no Império da Tijuca,e me cobraram uma nota para parar o ônibus,e não era gente credenciada.se o Migão puder verificar ,é bom ,uma vez que se tiver segurança,é um ótimo lugar para quem vai nos setores pares.e com uma boa vontade dá até para quem vai nos impares,uma vez que na hora do fim do desfile,vc consegue voltar pelo meio da avenida.

    1. Eu acho este estacionamento da Sul América complicado. Primeiro porque até para os setores pares é um pouco longe, ainda mais se a pessoa estiver com fantasia ou bolsa térmica muito pesada. Segundo porque tem a questão do bloqueio de trânsito e não há a garantia de que se conseguirá chegar até lá.

      Para os setores ímpares acho impraticável, porque teria de se caminhar até quase o Campo de Santana devido ao fechamento com grades.

  3. Guia indispensável. Aliás, segui-o à risca em 2013 quando fui pela primeira vez na frisa com a minha turma pro desfile do Grupo de Acesso, especialmente na hora da falha do som no desfile da Viradouro.

  4. Olá

    Acompanho muito todos vocês não só na revista eletrônica mas também no twitter e farei o mesmo na cobertura dos desfiles.

    Muito bom o guia, coisa que procurei em vários lugares e a única coisa que achei foi a informação de venda no setor 11 e o preço. Já que trabalharei sexta dia inteiro e quero ver todos os desfiles, marquei minha passagem de viagem para sábado 06:30 da manhã e pretendo ver o desfile de sexta no local e quero saber umas coisas. Os outros verei pela televisão e com vocês.

    A venda de ingresso também acontece sábado e domingo? já que trabalho em horário comercial.

    As vendas pela internet de ingressos são confiáveis.

    Tem como comprar ingresso na hora se sobrar?

    É autorizada a entrada de mochila?

    E o trajeto até a rodoviária, é necessário sair até 5h da manhã(espero que esteja acabando no máximo 5h:30min para chegar a tempo?

    Sim, sei que o ônibus vai atrasar e vou pegar um baita trânsito na estrada como via no fim dos desfiles de sexta na televisão.

    Obs: Acompanho e sou fã de vocês, mas desculpe-me não posso divulgar o trabalho de vocês já que não tenho twitter e uso pouquíssimo o facebook.

    Abraço a todos vocês

    Rafael

    1. Vamos lá:

      1) para o desfile de sexta feira do Acesso, eu te garanto com 100% de certeza que vai ter ingresso na hora para vender, de arquibancada – frisas estão esgotadas;
      2) a previsão de encerramento do desfile é em torno de 4h30 da manhã. Mas sugiro, se conseguir, comprar uma arquibancada nos setores iniciais porque você ganha uns 20 a 25 minutos neste encerramento.
      3) olha, para o trânsito que vai estar, sugiro ir a pé da Sapucaí – dá uns três quilômetros de caminhada rs

      Obrigado pelos elogios

  5. Pedro, me senti na obrigação de te enviar um comentário… sou consumidor assíduo dos textos do ouro de tolo, portelense, rubro-negro e amante da NBA como vc. Só queria te dar os parabéns pelo trabalho e te agradecer. Sexta estarei na Clara Nunes pra curtir mais um ensaio da águia altaneira. Quem sabe não nos esbarramos por lá…
    abs
    Marcelo Guedes

  6. Pedro, excelente guia, especialmente pros viajantes de primeira viagem como eu serei. Minha pergunta: posso entrar com cervejinha na bolsa termica?

  7. Parabéns pelo excelente guia. Este ano estarei na Sapucaí pela primeira vez para ver nossa Portela brilhar. Chego no Rio na segunda-feira de manhã, porém, ainda tenho que retirar os ingressos que começam a ser entregues a partir das 17:00 no setor 11. Eu ficarei no setor 10. Pode me informar se é tranquilo esse deslocamento do setor 11 para o 10? Dá pra ir andando numa boa, tem que dar muitas voltas, quanto tempo mais ou menos?
    Outra coisa: qual horário você acha que devo chegar visto que ainda tenho que retirar o ingresso?
    Obrigada e mais uma vez parabéns pelas ótimas dicas.

    1. Laura, passar do setor 11 para o 10 é um pouco complicado, porque não se consegue atravessar a avenida. Não me lembro se por trás da dispersão – entre os setores 12 e 13 – se consegue atravessar cedo, mas tente esta alternativa. Senão a sugestão é pegar um táxi para atravessar.

      Sugiro chegar cedo.

      1. Complementando: acho que até 19 horas você consegue dar a volta por trás da Apoteose pela Rua Frei Caneca

  8. Os ônibus que passam na Central em dias normais também passam nos dias de desfile? Estou saindo de Niterói e não sei se o ônibus vai parar na Central.

Comments are closed.