Retomando, a segunda parte de nossa série sobre os classificados e as chances do Brasil nos Jogos Olímpicos.

Ciclismo BMX

Classificados: Brasil tem uma vaga no feminino e uma no masculino como país sede.

Chances de medalha: tendentes a zero

Ciclismo de Estrada

Classificados: Brasil tem direito a duas vagas por ser o país sede. Ainda há outras classificações e é possível do Brasil conseguir mais vagas, especialmente na prova de estrada masculina. O limite, improvável de ser alcançado, é de 5 vagas na prova de estrada e dois no contra-relógio.

Chances de medalha: o que já era pequeno, ficou menor ainda com o fantástico percurso escolhido pela organização da Rio 2016 (maiores informações aqui).

Ciclismo de Pista

Classificados: não há vaga de país sede aqui e não há ninguém classificado ainda.

Chances de medalha: tendente a zero.

Ciclismo Mountain-Bike

Classificados: por ser país-sede, Brasil tem direito a uma vaga no feminino. A vaga masculina foi conquistada no Pan de 2015. Dificilmente o Brasil obtém uma 3ª vaga.

Chances de medalha: bem pequenas.

nathalie moelhausenEsgrima

Classificados: todos os classificados da esgrima só serão conhecidos em 2016. O Brasil como país-sede tem direito a 8 vagas a serem distribuídos conforme o COB queira nos 10 eventos da esgrima, além das vagas que forem conquistadas pelos métodos normais de classificação.

É provável que Renzo Agresta classifique direto via ranking no sabre masculino. A equipe brasileira de florete masculino (Guilherme Toldo, Ghislain Perrier e Heitor Shimbo) disputa ponto a ponto com o Canadá a classificação da equipe completa.

Chances de medalha: de pequenas para médias. Na esgrima se compete em um dia apenas, então às vezes ocorre um resultado inesperado. Assim, não se pode descartar a possibilidade do Renzo Agresta, campeão mundial militar, acertar uma medalha inesperada ou mesmo a equipe brasileira de florete, já que apenas 8 países disputam a competição por equipes.

Ainda há a italiana naturalizada Natalia Moellhausen, já campeã olímpica por equipes, na espada feminina. Ela é top 20 do ranking da espada feminina e tem chances, mesmo que pequenas, de medalhar aqui no Rio de Janeiro.

Futebol

Classificados: equipes masculina e feminina já classificadas pela vaga de país sede.

Chances de medalha: a equipe masculina como sempre disputará o pódio, inclusive o ouro. Já é improvável a equipe feminina medalhar, mas também não é impossível.

as-pequenas-rebeca-andrade-e-e-flavia-saraivaGinástica Artística

Classificados: o Brasil classificou sua equipe masculina completa (5 ginastas) no Mundial de 2015. Porém a equipe feminina precisava terminar em 8° e ficou em 9°.

Assim, a equipe brasileira feminina disputará as quatro últimas vagas de equipe completa no evento-teste da Ginástica que será realizado aqui na Arena Olímpica do Rio de Janeiro, em abril. Caso o Brasil não classifique equipe completa, poderá indicar uma ginasta para competir no individual.

Chances de medalhas: boas. A aposta óbvia é nosso atual campeão olímpico das argolas Arthur Zanetti. Apesar do mundial ruim no aparelho, precisamos ter em mente que o foco naquele momento não era o título, mas a classificação da equipe.

Sergio Sasaki não pode competir no mundial por causa de lesão e não sabemos como ele fará sua volta em breve, mas ele era um nome destacado do individual geral e um dos poucos ginastas com condições de fazer 90 pontos nessa competição, o que automaticamente o coloca no hall de medalháveis. Ele ainda tem uma fortíssima prova de saltos, que também o credencia a medalha neste aparelho.

Ainda há sempre a esperança de Diego Hypólito no solo. Ele não competiu o mundial pois estava no final da recuperação de uma série de lesões que ele teve em 2015. Ainda sim, na final da competição por equipes, quando ele participou do solo, conseguiu a nota 15.233,  o que se fosse na final de solo lhe daria o bronze. O ouro é mais difícil pois o japonês Kenzo Shirai está em outro mundo, um ponto à frente de todos os outros.

Por fim, o Mundial mostrou uma terceira chance de medalha que não estava no radar. Artur Nory fez três apresentações muito boas na barra fixa (ou barra horizontal como alguns conhecem) e se credenciou para brigar por medalha no Rio de Janeiro.

Já as chances do feminino de trazer uma medalha são pequenas. Flávia Saraiva precisa evoluir um pouco mais na trave e será necessário esperar para saber como Rebeca Andrade voltará de sua grave lesão.

Ginástica de Trampolim

Classificados: por ser o país-sede o Brasil poderá escolher 1 ginasta, masculino ou feminino para competir. Pelas regras da FIG, ele terá que ser Rafael Andrade.

Chances de medalha: tendentes a zero.

Ginástica Rítmica

Classificados: por ser país-sede, o Brasil tem garantida a vaga por equipes e uma vaga no individual.

Chances de medalha: pequenas.

Golfe

Classificados: por ser o país-sede o Brasil tem garantida uma vaga no masculino e uma vaga no feminino. Dificilmente haverá outras classificações.

Chance de medalha: tendentes a zero.

goleira-babiHandebol

Classificados: equipes masculina e feminina já classificadas pela vaga de país sede.

Chances de medalha: boas com a equipe feminina. O Brasil, surpreendeu o mundo do handebol ao ganhar o mundial de 2013 e mesmo com a eliminação nas oitavas no mundial de 2015, a equipe feminina mostrou que está em alto nível mundial e é um dos países que disputará o ouro na competição.

Já equipe masculina tem chances de medalha bastante reduzidas e só uma classificação para as quartas de final já seria um bom resultado.

Hipismo Adestramento

Classificação: por ser país-sede Brasil tem equipe completa já classificada.

Chances de medalha: tendentes a zero.

Hipismo Concurso Completo de Equitação

Classificação: por ser país-sede Brasil tem equipe completa já classificada.

Chances de medalha: pequenas.

Hipismo Saltos

Classificação: por ser país-sede Brasil tem equipe completa já classificada.

Chances de medalha: médias. Brasil será um candidato ao bronze por equipes e é possível dizer que com possibilidades diferentes, todos os conjuntos brasileiros tem alguma chance de disputar medalha no individual, mesmo que nada próximo ao favoritismo.

Nesta quarta, a terceira parte.

Imagens: Getty e Uol