Não sem uma (grande) pitada de exagero me peguei fazendo uma lista de impressões que, às vezes, navegando pelo mundo do samba virtual e nos bons papos do nosso quase inabitável mundo real, tenho a sensação de serem minhas e apenas minhas.

Aquele tipo de opinião que, de uma hora para a outra, você acaba achando que não é compartilhada por absolutamente nenhum outro ser humano na face da Terra – o que não deve ser verdade. Como dizia um ex-presidente que não deixou saudades… Não me deixem só!

Será que pelo menos umas três pessoas concordam comigo que:

– o samba da Unidos da Tijuca é uma tentativa genérica de emplacar o sucesso rural da Vila 2013 e nem chega aos pés da obra da Imperatriz para 2016? É bom, mas tem potencial para enjoar até fevereiro?

– o samba da Santa Cruz, ainda que bem feito, com bons trechos, parece a muita gente um dos melhores do grupo apenas e tão somente porque o estamos comparando com as safras recentes (insossas) da escola?

https://www.youtube.com/watch?v=-K722G-etas

– o samba da Vila não perdeu tanto assim com as modificações e, mesmo com (pequenos) problemas melódicos tem uma letra incrível e linda? E merece figurar entre os melhores do ano!

– as participações de artistas do The Voice ou da MPB nas faixas não acrescentam tanto assim (pra não dizer que não acrescentam nada, seria deselegante com os convidados)?

– os puxadores-tenores do CD da Série A são cansativos nos excessos das interpretações?

– a Estácio perdeu uma grande chance de levar para a avenida uma obra mais empolgante, mais completa, mais poética, mais valente… enfim, vai levar um São Jorge burocrático?

– a crítica social contida no samba da Unidos de Padre Miguel poderia estar bem mais presente na obra da São Clemente? Em outras palavras, a preto e amarelo do novo milênio está mordendo e assoprando…

– enredos repetitivos nos fazem ser mais implicantes com sambas que, de repente, não são ruins (os assuntos é que nos impedem de gostar mais)? Alô, Ilha, Grande Rio, Rocinha e Cubango, por exemplo.

– o samba da Mocidade pode crescer bastante e surpreender positivamente?

– ainda que admirando e aprendendo com todo o conhecimento do Simas sobre religiosidade afro-brasileira (li a explicação da mudança)…o “bate de frente pra ver” do refrão salgueirense não era bem mais legal que “vem no meu samba pra ver”?

– se eu só tivesse o dinheirinho contado para assistir a um dia de desfiles do Especial não teria a menor dúvida de comprar segunda-feira?

E, já que assumi o papel de chato, pseudoentendedor de samba, ranzinza, amargo e tudo o mais… Para fechar sendo agraciado com aquele xingamento sonoro, de boca cheia: o enredo da Viradouro é fenomenal mas o samba está um pouco abaixo do enredo?

Digo, é lindo e tal. Pelo tema, pela mensagem (ainda mais num momento pós-atentados de Paris, em que o mundo rediscute e redebate a intolerância religiosa). Mas a obra em si? Como música, como trilha sonora… é mesmo a melhor do ano?

Sei lá. Sempre que ouço os sambas da Série A o da Renascer me agrada mais que o da Viradouro. Estou pronto para o apedrejamento virtual!

13 Replies to “O Bloco do Eu Sozinho”

    1. Concordo com a questão da MPB, dos tenores, do desfile de segunda-feira, da Mocidade e do Salgueiro, embora entenda a decisão da escola.

  1. Essa do samba da Renascer ser melhor que o da Viradouro,foi para fechar com chave de Ouro.em relação ao resto,algumas eu concordo,outras não.

  2. Em relação aos pontos abordados, discordo com relação ao samba da Viradouro, acho até que ele “melhorou” o enredo, de forma a torná-lo mais compreensível A sinopse era bem chatinha. O samba é muito bom, e o refrão principal espetacular. Mas, vc não está completamente sozinho em suas observações rs.

  3. Vamos lá:

    1) discordo e muito;
    2) gosto e muito deste samba, mas pode ser;
    3 a 7) sim;
    8) os sambas são funcionais, apenas;
    9) discordo, acho esta composição Z4 na safra;
    10)concordo. Vale ressaltar que a subida do tom na cabeça do samba tirou um pouco o significado de reverência do verso;
    11) concordo;
    12) o samba traduziu uma sinopse densa. Foi justamente o contrário;

  4. Discordo com algumas coisas, principalmente em relação ao samba da Viradouro, o samba é sem dúvida é o melhor samba do grupo A (apesar de que a Renascer possui um excelente samba), possuindo uma excelente melodia e letra, pois emociona desde da primeira audição, tem momentos de explosão, de exaltação a escola e descreve o excelente e denso enredo.Concorre com a Imperatriz ao melhor samba do ano, mas na minha opinião é realmente é samba do ano. O que está faltando no samba para ele ser considerado o melhor do ano?

    E discordo a São Clemente não necessita de um samba crítico, pois o enredo não é crítico, e a escola está correta na sua busca de crescimento com seu jeito alegre e brincalhão de ser.

  5. Migão, você é sensacional! Respondeu item a item. Quando falo de Renascer e Viradouro é menos dizer que o primeiro é melhor e bem mais dizer que eu gosto mais de ouvir. É uma diferença não tão sutil. A obra da Viradouro está entre as melhores do ano, não tenho a menor dúvida. Com relação à São Clemente acho que a sinopse prevê, sim, a crítica. Os palhaços no salão também somos os brasileiros. Outros sambas da disputa optaram, inclusive, por dar mais peso a essa interpretação. Enfim, tudo o que envolve o assunto samba de enredo tem forte conotação pessoal. Exemplificado, por exemplo, no samba da Tijuca. Não me tocou, apesar de tecnicamente ser uma boa obra. Mas, é vocês? Que opiniões pessoais consideram “polêmicas”? Que acham que são compartilhadas por poucos? Obrigado pelos comentários de todos.

    1. Carlos, concordo com alguns pontos :

      Adoraria ver um samba poético no enredo da São Clemente. Palhaços são figuras que por si só já rendem grandes obras. Mas, eu tenho certeza que será um grande desfile.

      Eu também daria “um braço para assistir os desfiles da segunda feira. Adoraria ver a minha águia(pegando fogo) de perto. Rsrs Brincadeiras à parte, esse é o dia mais poderoso. Teremos três gigantes e uma nanica emergente que prometem um grande espetáculo.
      Concordo com o que foi dito sobre a Mocidade. O samba do Estácio é emocionante mas caiu no lugar comum. Já ouvimos essa melodia um zilhão de vezes.
      Quanto ao samba da Grande Rio, fico sempre na dúvido se estou ouvindo um samba enredo ou lendo um manual de instruções de Santos. Que sambinha feio e feito para ser esquecido na quarta feira de cinzas.

      Carlos, Migão e Aloísio, sou um mineiro apaixado por escolas de samba e se um dia eu puder assistir aos desfiles na Sapucaí, gostaria muito de dar um abraço e, se possível fazer uma selfie com vocês. Não sei se vocês gostam desse contato com estranhos, nem sei se tem tempo, mas, eu ficaria eternamente grato.

      Abraços portelense!!

  6. Já eu bato ponto no setor 10. Também nas frisas. Sempre vestido com alguma camisa do Império Serrano. Abs e obrigado pelos comentários.

    1. E eu sempre com uma camisa da Portela – a exceção será se o NY Giants chegar ao SuperBowl no domingo do carnaval, aí estarei fantasiado de Eli Manning nas frisas rs

  7. Grande Carlos Gil, saudações imperianas. Parabéns pela coluna.Seguem minhas considerações:
    . Unidos da Tijuca tem um bom samba, mas não é superior a “Festa no arraiá” da Vila e a comparação é inevitável
    . Santa Cruz com aquele verso “Dismata que eu digo verde” fica difícil de se fazer qualquer avaliação, é um pula-faixa do cd.
    . Esses caras do The Voice não acrescentam em nada na gravação. A gravação do samba da Imperatriz então é lamentável. Quem compra o cd quer ouvir samba de enredo e não sertanejo
    . Não aguento estes tenores, em especial o de Pilares e o da Inocentes. É muito forçado.
    . Gosto do samba da Estácio mas talvez esteja sendo influenciado pela devoção ao Santo.
    . Gosto do samba da São Clemente mas também esperava um viés mais crítico como foi a cara da escola nos anos 80/90.
    . Samba da Mocidade é burocrático e confuso ao meu ver. Daria 9,6
    . Também gostava do refrão original do Salgueiro. Era mais marrento e mais legal.
    . A segunda-feira está mais empolgante
    . Concordo com voce em relação à Renascer.Penso que o samba da Viradouro é supervalorizado

Comments are closed.