Na última semana tivemos o início da terceira fase de venda de ingressos para os Jogos Olímpicos de 2016, a serem disputados aqui no Rio de Janeiro. Ao contrário das fases anteriores, baseadas em um sorteio, desta vez foi venda direta: quem chegasse primeiro levava.

Escrevi post anterior sobre o sistema de vendas, então desta vez não irei me ater ao sistema de vendas propriamente dito. A ideia é contar um pouco da experiência e analisar as vendas de alguns esportes.

Vale dizer que o site suportou bem a alta demanda, à exceção da primeira hora após a abertura, quando houve alguma instabilidade e o site “caiu” duas vezes. Após este primeiro momento – foram vendidas cerca de 240 mil entradas apenas nas primeiras horas após a abertura, segundo dados do Comitê Rio 2016 – o site vem funcionando de forma adequada.

Estas duas quedas acabaram me impedindo de adquirir as sessões que eram minha prioridade máxima (Cerimônias de Abertura e Encerramento e final do basquete masculino), mas “garimpando” com cuidado após conseguir entrar no site (cerca de meia hora após a abertura) ainda consegui algumas coisas interessantes, tais como a final e uma quartas de final do handebol masculino, duas quartas de final do basquete masculino, a disputa pelo bronze no handebol feminino e uma semifinal do basquete feminino (esta ainda com ingressos no momento em que escrevo).

Finais de esportes como judô, tênis e atletismo também foram disponibilizadas nesta terceira fase de vendas – este último, inclusive, ainda tinha entradas disponíveis quando da confecção deste artigo, na última sexta feira.

estádio aquático02170786-24e0-49a1-a655-b246446f5da7Conforme o Comitê Organizador havia avisado, alguns ingressos de sessões esgotadas voltaram à venda, mas em número reduzido. No site há um sistema de devolução/revenda muito semelhante ao “resale” das ligas americanas, embora sem a opção do vendedor determinar o preço que deseja pelas entradas, que parece estar funcionando bem.

Estas entradas devolvidas foram colocadas à venda neste processo, e sempre é bom dar uma “garimpada” pelo site: a qualquer momento ingressos devolvidos de sessões procuradas podem estar disponíveis para compra.

Além disso, deveremos ter outros dois momentos onde deverá haver mais entradas de sessões muito procuradas sendo disponibilizadas neste sistema. O primeiro é por volta do carnaval, devido à venda internacional que se inicia em janeiro – até agora somente cidadãos domiciliados no Brasil puderam adquirir entradas.

O segundo, especialmente nos esportes coletivos, deverá ser cerca de um mês antes dos jogos, quando se definirem as tabelas efetivas das fases preliminares. Aliás, no caso específico do basquete tenho o feeling (não é informação) que as sessões mais procuradas do masculino (a última, das 22:30) deverão perder importância após a tabela: o horário das 19 horas é mais adequado ao fuso americano e com o vôlei do Brasil jogando no horário nobre noturno não me surpreenderia se ao menos nos dias de semana colocassem a seleção brasileira no primeiro horário, à tarde. A conferir.

Também devem retornar para venda ingressos que chamaria de “hedge”. Dou dois exemplos pessoais: eu “fechei” dois dias do basquete masculino para não perder a oportunidade de ver o Brasil e os EUA, mas quando a tabela sair pretendo vender um dos três ingressos que tenho em cada dia – quero assistir a dois jogos somente.

Ou, se conseguir ingressos para o bronze do vôlei feminino, deverei colocar à venda os ingressos do bronze no handebol. Ou se aparecer algo para natação. E por aí vai. Ou seja: sempre dê uma olhada no site, leitor, porque podem aparecer ingressos disputados disponíveis para venda.

Analisando as modalidades, quando este artigo está sendo escrito não restavam entradas disponíveis para natação, todas as modalidades de ginástica, judô, vôlei masculino, vôlei de praia, hipismo, nado sincronizado, triatlo, tiro com arco, tiro esportivo, tênis, canoagem velocidade, remo, ciclismo de pista e saltos ornamentais.

Basquete masculino, vôlei feminino (este deverá estar esgotado quando você estiver lendo estas linhas), rugby masculino e vela só tem entradas para fases preliminares.

Arena da Juventude - 20150921_CO_IOL_CDEO_LV-4374-1600x1067Um caso curioso é o do basquete feminino: há várias sessões da fase preliminar esgotadas, mas na fase decisiva somente para a final não há mais entradas disponíveis. O que deixa claro que a Arena da Juventude, em Deodoro (local das partidas da primeira fase, acima), estava subdimensionada para a demanda. A fase final será realizada na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico.

Outro caso claro de subdimensionamento foi o do Centro Aquático, local das provas da natação. Até a FINA, Federação Internacional, reclamou disso em carta ao Comitê Organizador. Sabemos que o novo momento econômico mundial não permite instalações mastodônticas como as de Pequim, mas claramente havia espaço para algo maior – ainda mais ao sabermos que esta será uma instalação temporária. A natação, aliás, foi o único esporte que não teve nenhuma entrada disponibilizada nesta terceira fase de vendas.

O caso inverso é o do futebol. Ainda há muitas entradas à venda, mas devido, especialmente, às capacidades dos estádios, porque a venda está sendo boa. A maioria destas é para o futebol feminino, mas nas sedes fora do Rio de Janeiro ainda há ingressos para o masculino – que se encontram esgotados para o público carioca. O atletismo ainda tem disponibilidade de lugares para algumas finais.

A avaliação é que até agora o sistema de vendas de ingressos para os Jogos Olímpicos está funcionando de forma adequada. Se o leitor quiser adquirir alguma entrada, o link é este.

Imagens: Arquivo Pessoal, Brasil 2016. Gov e Cidade Olímpica