Deprecated: get_the_author_ID está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use get_the_author_meta('ID') em seu lugar. in /home/pedromig/public_html/ourodetolo/wp-includes/functions.php on line 4713

Deprecated: attribute_escape está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use esc_attr() em seu lugar. in /home/pedromig/public_html/ourodetolo/wp-includes/functions.php on line 4713

Deprecated: attribute_escape está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use esc_attr() em seu lugar. in /home/pedromig/public_html/ourodetolo/wp-includes/functions.php on line 4713

Nas semifinais da Copa América, a lógica prevaleceu: o Chile sofreu como o esperado mas venceu de forma merecida o valente time peruano. Já a Argentina teve uma atuação de gala: como em um bom tango, botou o Paraguai para dançar… Com isso a final de amanhã terá o duelo do tango contra o vermelho…

Chile 2 x 1 Peru

Uma semifinal que foi muito disputada. A seleção chilena tentou se impor, mas não conseguia devido à valente atuação da seleção peruana; os dois times jogavam de forma oposta, mas o Peru era muito mais competente: se no Chile a técnica sobrava, no Peru, a tática era bem definida e muito bem executada – mesmo com a justa expulsão de Zambrano ainda na metade do 1°tempo.

000_apm573545Apesar de tudo isso, foi o Chile que saiu na frente: numa bola esquisita, Vargas se aproveitou da confusão e abriu o placar. Aí o jogo ficou à medida que o Chile esperava: com um Peru que precisou sair, o Chile teve mais espaço, mas não conseguiu fazer o segundo. Em um ataque rápido na direita, o Peru chegou ao empate num gol contra de Medel.

Só que quando a situação começava a se complicar para a La Roja, Vargas de novo (desta vez num chutaço) salvou a lavoura fazendo um golaço, com uma colaboração do goleiro peruano é bom que se diga.

No fim das contas, apesar do sofrimento e de uma partida um tanto abaixo do habitual do Chile, a classificação se fez merecida por tudo que as duas equipes fizeram. O Chile, apesar de jogar em casa, foi quem melhor se apresentou na Copa América numa média geral e merece estar na final. O Peru não conseguiu chegar à final e pode até perder o 3°lugar, mas sai do Chile com uma campanha superior à de 2011 em muitos aspectos.

Argentina 6 x 1 Paraguai

Um massacre.

argentina_finalistaO que se viu em Concepción foi um massacre: a Argentina dominou o time paraguaio durante os 90 minutos. Não que não houve susto durante alguns momentos, mas em nenhum momento do jogo a Argentina se viu de fato ameaçada de algo semelhante ao que aconteceu com o Brasil na fase anterior. O domínio foi absoluto nos 90 minutos e a classificação totalmente merecida

O jogo foi de comando argentino desde o começo e o gol não demorou a sair, em cobrança de falta de Messi: a bola em um rápido bate-rebate sobrou para Rojo abrir o marcador. Logo em seguida, grande jogada de Messi para Pastore ampliar o marcador.

Barrios até assustou ao marcar o primeiro e único paraguaio antes do intervalo, mas na 2ªparte do jogo, o domínio virou show: em grande jogada de Pastore, Dí Maria ampliou. Depois foi a vez de Messi dar show, em jogada de Messi ele achou Pastore que parou em Villar, mas no rebate novamente Dí Maria marcou, no fim Aguero em cruzamento de Dí Maria e Higuaín em outro passe de Messi fecharam a conta e o show em 6-1. Faltou um…

A classificação argentina premia a melhor seleção sul americana dos últimos anos com a chegada à final. Apesar do jogo ser difícil por conta do adversário jogar em casa, os argentinos tem total condição de levantar o troféu. Para os paraguaios, apesar da goleada sofrida, a campanha nesta Copa América é surpreendente e tem que ser muito comemorada por todos no grupo.

Uma rápida observação sobre arbitragem nesse jogo: apesar de muito ter se falado, Sandro Meira Ricci de péssima atuação nas quartas se recuperou com ótimo desempenho nas quartas e o medo de possíveis cartões para Messi e Mascherano não se confirmou. Bom para o espetáculo.

Palpites para a Final e a decisão do 3°Lugar

Peru x Paraguai, 03/07 às 20:30 em Concepción

É um jogo que eu não gosto: não gosto de decisão de 3°lugar – e neste caso específico a torcida do Flamengo me acompanha…

Apesar de render jogos animados, é um jogo onde nenhum dos dois times quer estar lá é algo que não gosto. Mas como aqui é pra opinar sobre o jogo, não se gosta dele, aposto que nesse jogo a seleção peruana conseguirá vencer o Paraguai. O Peru se apresentou melhor e tem um conjunto um pouco mais forte e com isso vai superar o Paraguai: aposto em 3-1 para o Peru, com mais um show particular de Guerrero para delírio do editor.

000_apm573936Chile x Argentina, 04/07 às 17:00 em Santiago

A grande decisão deve reservar o melhor jogo desta edição.

Ccertamente será um jogo onde as duas propostas de jogo devem criar bons momentos no jogo. Os chilenos tem um ataque forte tal como os argentinos, mas a defesa argentina é um pouco superior à chilena. Está aí a diferença que vai decidir esse jogo a favor dos argentinos: vai ser apertado e com muito sofrimento, mas depois de 22 anos os argentinos quebrarão o jejum e vencerão um torneio. Placar final? 2-1 para a Argentina.

A Copa América na Morada Imperial e no Ouro de Tolo não acabou ainda: na semana que vem teremos coluna sobre os jogos que vão acontecer e farei um balanço da participação das 12 equipes do torneio.

Mandem seus palpites para os últimos jogos, dúvidas, questionamentos, xingamentos ao colunista ou ao editor-chefe nos comentários, sempre respondemos a todos, espero que os leitores continuem lendo esta coluna e todas desta revista eletrônica.

É isso, um abraço!

Imagens: Conmebol e AFP