Começou a Copa América, começou com cara de Brasileirão, com um futebol que decepcionou e agradou em momentos diferentes desta primeira rodada. Foi impossível não se lembrar da nossa Série A que também vive de altos e baixos, destaco de ínicio a boa estreia do Chile, a vitória importante do Brasil e os excelentes resultados de Paraguai e Venezuela, o público foi dentro do esperado, com destaque negativo para o jogo Uruguai e Jamaica.

Chile 2-0 Equador

Resultado fundamental para os donos da casa. Os chilenos estrearam nervosos como o esperado, mas ao longo do jogo e principalmente após o pênalti conquistado, os chilenos se soltaram e conseguiram ir bem apesar de um ou outro susto. Já os equatorianos se conseguirem fazer o que se espera deles na próxima partida não tem muito o que reclamar: devem avançar tranquilamente para as quartas.

México 0-0 Bolívia

A pelada da rodada, jogo horrível e sem graça, como o esperado. Confesso ao leitor que só vi o jogo por pura obrigação não sem antes dar uma ou outra zapeada em outros canais, um jogo totalmente sem graça, que sintetizou o que deve ser a participação de ambas as equipes no torneio.

IMG_7201 (1)Uruguai 1-0 Jamaica

Outro jogo bem abaixo do que se espera. Os atuais campeões não foram bem, o time se limitou tecnicamente porque estava mal postado, os jamaicanos fizeram o que puderam e quase conseguiram arrancar um pontinho. O gol de Cebolla Rodríguez só serviu pra diferenciar as duas equipes tecnicamente. Apesar da vitória, os uruguaios se quiserem algo a mais terão que melhorar muito, já os jamaicanos terão duas chances de pelo menos somar um pontinho.

Argentina 2-2 Paraguai

Melhor jogo da rodada. Disparado. Jogo aberto e franco, onde os dois times se propuseram a jogar ou tentar jogar como no caso do Paraguai, muito por isso os dois empataram. Os argentinos começaram bem e dominando o jogo, conseguiram fazer 2-0 e impor seu ritmo. Entretanto, no 2°tempo faltou Sabella ao time argentino, que cansou e não conseguiu manter o pique, com isso os paraguaios começaram a acreditar, com o time argentino perdido em seu sistema defensivo, ficou impossível não sofrer gol, gol não, gols. O empate saiu e de forma justa premiou a luta paraguaia e a ineficiência argentina em saber controlar o jogo na etapa final. Para os argentinos, fica a lição para os próximos jogos e para os paraguaios, o sonho de tentar chegar as quartas ficou vivo.

Colômbia 0-1 Venezuela

Um jogo um tanto inesperado. A Colômbia não jogou bem de fato, mas o mais surpreendente é a falta de organização da seleção colombiana que não conseguiu se impor e assustar de fato a Venezuela. Já a seleção “vinotinto” – que não vestia vinho – conseguiu fazer a sua proposta funcionar perfeitamente que foi premiada com um gol de Rondón que a fez conquistar seus 3 pontos e encaminhar sua classificação. A Colômbia, com a derrota, liga o sinal amarelo e precisa pelo menos não perder da seleção brasileira se quiser ficar no mínimo em 2°lugar no Grupo C.

IMG_7222Brasil 2-1 Peru

O Brasil sofreu, suou sangue, mas venceu. Jogando mal, mas venceu. Os 3 pontos para a seleção brasileira foram fundamentais para a seleção manter a pegada de vitórias que vinha tendo no pré-Copa América. Apesar dos pontos e da vitória, muita coisa ruim aconteceu na estreia da seleção canarinho, a começar pela trapalhada da zaga brasileira no gol peruano; logo depois foi visível a inexistência do nosso meio-campo e a partida bem abaixo do esperado do centroavante Diego Tardelli.

Porém, nem tudo foi ruim. Neymar fez grande jogo (apesar de ser um tanto fominhas em diversas situações) e apesar de tudo, Dunga foi bem nas mexidas. Douglas Costa apesar de ter perdido um gol feito, conseguiu fazer o meio funcionar de forma mais eficaz do que vinha acontecendo. Por tudo isso, a vitória acabou sendo excelente para a seleção que continua embalada no torneio. Já os Peruanos não tem muito do reclamar, apesar da boa partida no aspecto ofensivo onde em diversos momentos a seleção da faixa cruzada assustou os brasileiros, a defesa se portou muito mal e acabou ajudando na construção da derrota peruana.

Palpites para a 2ªrodada.

Equador x Bolívia, segunda, 15/6, às 18:00 em Valparaíso

A seleção equatoriana certamente vai se recuperar da derrota na estreia e com isso conseguirá fazer com que a Bolívia leve seus primeiros gols nesta Copa América. Por tudo que foi dito, aposto em 3-0 para os equatorianos.

Chile x México, segunda, 15/6 às 20:30 em Santiago

Os donos da casa, sem a pressão da estreia muito provavelmente vai atuar melhor que no primeiro duelo. Já os mexicanos agora diante de um adversário mais forte não conseguirão suportar outro jogo sem derrota, com isso é impossível não apostar em uma boa vitória chilena por 2-0.

Paraguai x Jamaica, terça, 16/6 às 18:30 em Antofagasta

Os paraguaios vão pegar a pior seleção do torneio e como vem com moral após a bela estreia diante dos argentinos e é improvável que não consigam os 3 pontos. Aposto em vitória tranquila do Paraguai por 3-0.

Argentina x Uruguai, terça, 16/6 às 20:30 em La Serena

Certamente, será um jogo brigado, mas que dessa vez fará a Argentina vencedora. A seleção uruguaia é extremamente limitada tecnicamente e num jogo brigado, o talento faz a diferença. Aposto em um resultado magro, mas excelente para os argentinos que vencem por 1-0. A propósito, olho em Sandro Meira Ricci, que irá apitar a partida.

IMG_7248Brasil x Colômbia, quarta, 17/6, às 21:00 em Santiago

O Brasil terá outro desafio e tanto nesta Copa América, mas acredito em nova vitória suada. Os colombianos certamente estarão um tanto abalados após a derrota inesperada junte isso a uma atuação mais solta da nossa seleção e temos o placar de 2-0 para o Brasil que é o que aposta este colunista.

Peru x Venezuela, quinta, 18/6, às 20:30 em Valparaíso

Os peruanos vão sofrer novamente com o sistema defensivo e isso os impedirá de sair com os 3 pontos, como seu ataque deve funcionar de forma mais eficaz do que o colombiano contra a Venezuela, aposto em 2-2 nesse jogo.

Qualquer dúvida, questionamento, xingamento ao colunista ou ao editor-chefe encaminhe nos comentários, sempre respondemos a todos, espero que os leitores continuem lendo esta coluna e todas desta revista eletrônica.

É isso, um abraço!

Imagens: Ouro de Tolo

5 Replies to “Uma Copa América com cara de Brasileirão…”

Comments are closed.