Na última semana, o assunto que mais chamou a atenção após o sorteio da ordem de desfile das escolas de samba foi a contestada decisão da União da Ilha de trocar a sua ordem de desfile com a Unidos da Tijuca, deixando de encerrar o desfile de domingo para ser a segunda a desfilar.

O tema já foi assunto da análise dos colunistas desta revista eletrônica e, posteriormente, do colunista Aloisio Villar. Mas o objetivo deste post é tentar traduzir em números a sensação que todo o mundo do carnaval tem: que desfilar como a segunda de domingo automaticamente afasta a sorteada de um bom resultado de desfile. Assim como tentar mensurar o prejuízo ou o lucro da União da Ilha com a troca.

Para isso, com o auxílio inestimável do colunista Rafael Rafic, comparou-se os resultados alcançados desde a construção do Sambódromo entre as escolas que foram a segunda a desfilar no domingo e a que fechou este mesmo dia de desfile. Como o número de escolas variou nestes 32 carnavais, a última de domingo pode ter sido a sexta, a sétima, a oitava ou até a nona a desfilar (1995/96).

Olhando a comparação geral, um número já salta aos olhos: em 32 carnavais, somente em sete deles a segunda de domingo ficou à frente da última a desfilar no mesmo dia na classificação final: 1995, 1996, 2000, 2003, 2009, 2013 e 2014. Se por um lado mostra a vantagem de se encerrar vis a vis a ser a segunda, por outro mostra que nos últimos sete anos em três deles a segunda a desfilar no domingo levou vantagem.

Especial Domingo 2012 205A diferença média de classificação ficou em 3,9 posições médias a favor da última a desfilar. Este indicador, vale dizer, está claramente influenciado pelo número de escolas totais no Grupo Especial: de 1984 a 93, com mais escolas – em média 16 – a média foi de 5,7 posições a mais.

De 1994 a 2003 e de 2004 a 2015, estas duas “décadas” tiveram resultados semelhantes: 3,1 e 3,2 respectivamente. Traduzindo para o português: de 2004 a 2015, a escola que encerrou o desfile de domingo ficou, em média, 3,2 posições à frente daquela que foi a segunda a desfilar.

Outro dado é que em três ocasiões a escola que encerrou o desfile de domingo se tornou campeã – embora isso tenha ocorrido pela última vez em 1994. Já como segunda de domingo a melhor classificação alcançada por uma agremiação foi o quinto lugar, em 2009 e 2013.

Há um fator a se levar em conta: na posição de segunda a desfilar há uma dispersão maior das escolas que ocuparam esta ordem de desfile. A Grande Rio foi quem mais vezes ocupou esta posição, com quatro; seguida de Império Serrano e Salgueiro, com três.

Das atuais pertencentes ao Grupo Especial, somente a Beija Flor e curiosamente a São Clemente jamais estiveram nesta posição (a Beija Flor na única vez que foi sorteada, 2006, trocou com a Rocinha para poder encerrar). Mangueira, Mocidade, Portela e União da Ilha apenas uma vez desfilaram nesta ordem.

Já como última de domingo, há uma concentração bem maior: Portela (com oito) e Beija Flor (com seis) concentram sozinhas quase a metade das alocações nesta posição. Vale lembrar que de 2005 para cá apenas em 2013 a Portela esteve nesta posição, enquanto que a Beija Flor, curiosamente, encerrou nos anos de Copa do Mundo: 2006/10/14.

20130210_223558Estácio e União da Ilha jamais encerraram este desfile – a São Clemente esteve em 1991, quando, aliás, foi rebaixada. A Grande Rio ocupou pela primeira vez em 2015 e nos últimos dez anos somente as azuis e branca de Nilópolis e de Vila Isabel estiveram mais de uma vez nesta posição – em 2016 a Tijuca se juntará ao grupo.

A segunda a desfilar de domingo foi rebaixada sete vezes, mas duas ressalvas precisam ser interpostas: primeiro que cinco destas vezes foram entre 1984 e 1993 e, segundo, que as vezes restantes foram nos anos em que duas escolas foram rebaixadas – 2006 e 2007.

Em nenhuma das vezes em que apenas uma escola foi rebaixada a segunda de domingo foi para o cutelo – aliás e a propósito, à exceção de 2010 sempre a escola que veio do Acesso e abriu o desfile voltou para o mesmo ao final da apuração.

A última de domingo caiu apenas duas vezes: 1991 e 1996. Parece haver alguma correlação entre a concentração de escolas com resultados melhores nesta posição e o não rebaixamento, mas é apenas uma hipótese.

Vale ressaltar, também, que em alguns anos a segunda de domingo não foi uma posição de sorteio, cabendo à escola que ficou no ano anterior classificada imediatamente à frente da primeira rebaixada. Mas isto não ocorre mais desde 2001.

Olhando os dados estatísticos e, como se diz em Economia, “coeteribus paribus” (tudo o mais permanecendo constante), pode-se dizer que há alguma correlação estatística indicando que um mesmo desfile como segunda de domingo ou como última tende a ter um melhor resultado final fechando a noite.

Por outro lado, na atual configuração onde só desce uma escola para o Grupo de Acesso, jamais uma escola foi rebaixada como segunda de domingo – nem como última. Ou seja, a troca feita pela União da Ilha, estatisticamente falando, não se explica nem com o argumento de “evitar o rebaixamento”, olhando-se simplesmente os números.

Ressalvando-se que é uma análise puramente estatística e fria e que não incorpora elementos de análise que não a observação dos números, não há nada no histórico que possa justificar objetivamente a opção feita pela escola insulana. Desde a construção do Sambódromo apenas em 22% dos desfiles a segunda de domingo ficou à frente, e ainda que se tome o recorte temporal mais recente e favorável a esta alocação (últimos sete anos), a chance cresce para 43% somente. Estatisticamente a tricolor insulana assumiu que prefere ficar três posições abaixo da original na classificação final, de acordo com a análise dos dados acima.

Abaixo o leitor pode conferir o quadro ano a ano. Concorda, discorda? Utilize a área de comentários.Ordem de desfile e resultados 1984_2015

7 Replies to “Uma análise estatística da “Escolha de Sofia” da União da Ilha”

        1. O Galeria do Samba tem bastante coisa, mas tem que entrar ano a ano, desfile a desfile. A ajuda do Rafic foi inestimável

  1. Parabéns pelo trabalho de pesquisa… muito interessante a matéria! Mas carnaval é uma caixinha de surpresa, né? rs… Sorte pra Ilha.

Comments are closed.