Estamos a pouco menos de um mês do quinquagésimo Festival Folclórico de Parintins (a ser realizado dias 26, 27 e 28 de junho)  e, no que depender das toadas, teremos uma disputa eletrizante e de alto nível nesta histórica edição da maior festa folclórica do país.

O Caprichoso saiu na frente ao lançar o seu álbum com bastante antecedência. O boi azul e branco, que tem como tema “Amazônia”, apostou num menor número de toadas genéricas, as quais têm por maior finalidade a interação com a galera.

Talvez pelo fato de terem reduzido a quantidade destas toadas, parece ter havido maior critério na seleção das músicas genéricas e o resultado foi bastante positivo. Ouso afirmar que este é o melhor álbum do Boi Caprichoso nos últimos 15 anos. Destaco, sobretudo, a impactante “Serpentárias” e as belíssimas “Tribos Brasil”, “Norte das Canoas”. Esta última leva a assinatura daquele que é considerado o maior compositor do azul e branco, qual seja, Ronaldo Barbosa.

amazonia caprichosoJá o Garantido, por problemas que não vale a pena entrar no mérito, demorou longos dias até iniciar a comercialização do seu álbum. O “Boi do Povão” apresenta a temática “Vida” e tem a volta de consagrados compositores, que por divergência com a antiga diretoria, haviam migrado para o boi contrário. Paulinho Du Sagrado é, sem dúvidas, o maior dos reforços e emplaca as excelentes “Pandré – o retorno da mística” e “Boi de Pândega”.

E, na contramão do Caprichoso, o “Boi do Coração” aposta na força das toadas genéricas para incendiar sua galera e emocionar os jurados. Há, porém, um certo desequilíbrio nestas toadas, visto que algumas carecem de maior esmero, sobretudo nas letras, destoando do bom CD que o Garantido nos entrega habitualmente.

Mas, se houve um equívoco em algumas poucas escolhas, deve-se louvar a seleção daquela que, para esta humilde torcedora do Boi Garantido, é a melhor toada do ano, qual seja, “Poema Garantido” (ou Poema da Cachaça). A letra inspirada aliada ao ritmo contagiante da Batucada do boi vermelho encerra todos os ingredientes para torná-la a sensação do ano.

vida garantidoA primeira parte do duelo do cinquentenário festival, portanto, está bastante equilibrada. A conferir a disputa nas três noites na Arena do Bumbódromo de Parintins, nos dias 26, 27 e 28. O Garantido busca mais um tricampeonato. Já o Caprichoso tenta quebrar a sequência de vitórias dos encarnados.

E o leitor do Ouro de Tolo terá todos os detalhes do Festival de Parintins. Até a próxima.

6 Replies to “Garantido x Caprichoso – Parte 1”

  1. Excelente artigo. Soube resumir perfeitamente a realidade musical dos dois bois.
    O Garantido aposta na força da sua galera… Principalmente com toadas que exaltam o nosso amor. Além da já citada Poema Garantido… Acredito na força de Isso é Garantido para incendiar o bumbodromo.
    E ah, já estou na espera dos próximos artigos. Abraços.

  2. Boa tarde!

    Prezada Aline Pessoa:

    Em primeiro lugar, parabéns por este artigo sobre o Festival de Parintins, ainda (Infelizmente) muito desconhecido no sul do país. Ouso dizer que muita gente até sabe que existe, mas não entende como funciona.
    Cheguei a pensar que haveria uma série chamada “Bodas de Ouro”, contando os 50 anos do Festival (Tal qual “Bodas de Prata”, sobre os 25 do Anhembi, ou a “Sapucaí em 30 atos”, sobre os 30 anos do sambódromo carioca).

    Bem, como torcedor de camisa encarnada, devo dizer que o álbum “Vida” deixou um pouco a desejar, principalmente depois de 4 anos consecutivos de boas obras e gravações que faziam jus às composições escolhidas. Pode até ser que vá “tremer”, mas com certeza o lado azul e branco…
    …”Vai fazer levantar a poeira” com a excelente “Amazônia, nas cores do Brasil”, não mencionada acima (Esqueceu, né?!).

    Que venha a festa!

    Atenciosamente
    Fellipe Barroso

  3. Felipe,

    De fato fiquei um pouco desapontada com o cd Vida. Até porque a nova diretoria (para cuja vitória eu torci) prometeu um cd tradicional e de qualidade, porém o resultado ficou aquém do esperado. Não que seja um álbum ruim, mas não chega aos pés dos cds de 2011 e 2012, por exemplo.
    Já o Caprichoso acertou na escolha das toadas. Talvez tenha já o dedo do Chico Cardoso que para lá migrou. Confesso que senti muito a perda deste profissional, que reputo do mais alto gabarito.
    Por fim, agradeço os elogios. Em breve comentarei mais sobre o Festival Cinquentenário.
    Abraços

  4. Eu ficaria desapontada se o Garantido esquecesse “Lamento de raça”. Fantástica, maravilhosa toada! E, principalmente nos 50 anos de Festival, a presença deste hino é obrigatória.

Comments are closed.